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Àrea Tecnica => Chassis => Tópico iniciado por: alvaro carvalho em 08 de Maio de 2010, 11:59 am

Título: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: alvaro carvalho em 08 de Maio de 2010, 11:59 am
Boas.
Ontem fui á Norauto meter pneus e pedi p porem azoto- ou Nitrogenio- p vêr se realmente resulta.
Mas...na hora de saber q pressao haveria de pôr nao sabia q fazer.

A minha Laguna manda 2.3 á frente e 2.1 a traz em percursos normais.Mas em AE manda 2.7 á frente e 2.3 a traz.

Como normalmente quando faço viagens grandes ponho a pressao de AE e no fim volto a pôr a pressao mais baixa para as voltinhas. Tenho uma bomba sempre no carro

Mas c o azoto nao posso andar a pôr e a tirar e resolvi pôr a pressao de AE ou seja Frente 2.7- Traz 2.3.

Agora, nao sei se fiz bem porque os construtores quando recomendam as pressoes estao a contar q em andamento elas irao subir bastante e de verao ainda mais...
Neste caso vou andar sempre em frio c ela mais alta do q é recomendado no manual e em andamento nunca ira subir como dantes.
Que é q acham q devo fazer? Pôr uma pressao intermedia?...Do genero 2.5-2.5?
Cumptos
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: OCRAM00 em 24 de Maio de 2010, 11:29 am
2.5-2.5 não porque a frente é sempre mais pesada, se não me engano no meu tenho a pressão dita normal, isto pk o pneu sofre menos deformação com este gas logo em autoestrada não é necessario uma pressão mais elevada para diminuir a deformaçao do pneu.
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: salazar em 25 de Maio de 2010, 22:47 pm
2.5 atrás é um exagero.

E também estranho uma diferença tão grande na pressão aconselhada para estrada e AE.
2.7 medidos a frio devem andar muito perto dos 3.0 a quente. Isto com "ar".

Quando usava azoto, andava sempre com 2.3/2.1 (isto no Clio), que equivale à pressão aconselhada para AE - percurso que normalmente fazia.

Estar a dizer um valor não ajuda nada, porque a pressão ideal depende de vários factores (tipo de condução, percurso, pneu, etc, etc..). Mas, se fosse eu a ti, metia a pressão recomendada ao tipo de percurso que fazes normamente. Fazia uns quantos km e depois logo "via" se precisava de subir ou de descer. Até porque, segundo me lembro, os ajustes são gratuitos.
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: el_pibe em 26 de Maio de 2010, 17:45 pm
no que calha ao azoto pelo menos pelo que sei/conheço levam euros para voltar a encher...
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: octávio em 16 de Agosto de 2010, 19:36 pm
epa este tema morreu e entao azoto ou nao??
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: GNG em 26 de Agosto de 2010, 12:46 pm
no que calha ao azoto pelo menos pelo que sei/conheço levam euros para voltar a encher...

na Norauto, segundo o vendedor, o reenchimento e verificação da pressão é de borla... ainda só lá fui uma vez e não paguei nada...
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Verdi em 04 de Setembro de 2010, 00:44 am
Boa noite.

Na anterior viatura, Renault scenic 1.4 16v/95 cv, cheguei a meter nitrogérnio nos pneus na Casa Cunha e Filhos, situada no Freixo/Porto. A direcção mais leve, baixaram os consumos, contudo, notei os pneus mais duros. Só verificava a pressão de três em três meses, e regra geral, de uma verificação para a outr, havia uma diferença de 0.1 a 0.2 bar, isto é, o pneu perdida pouca pressão comparativamente quando utilizava ar.

Na nova viatura, Renault Scenic DCI 1550/105 cv, uso ar, pois acho que não compensa o uso do nitrogénio para a minha viatura. Verifico sempre no início de cada mês, a pressão dos pneus.

Isto que eu disse, não impede que experimentem o uso de nitrogénio nas vossas viaturas.

Cumprimentos.
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: cesarperry em 04 de Setembro de 2010, 01:14 am
boas pessoal hoje fui a uma casa de pneus por azoto e digo uma coisa tou satisfeito daqui em diante o clio e os pneus toyo t1r não vão mais sentir o cheiro do ar ,porque mt simples mal foi colocado o ozoto fui para a estrada toda a gente que tem ar nos pneus e vai para auto estrada com este calor que esta o asfalto ta a escaldar certo. O ozoto notei uma coisa que com o ar nota e mt os pneus com o ar nota se que ficam mais quentes e o carro parece mais com dificuldade em movimentar-se e com o ozoto o pneu ta sempre mais fresco logo nao a mais temperaturas elevadas o carro desliza melhor nas curvas com ozoto o carro nao adorna tanto a altas velocidades por exemplo 200km/h parece que o carro tem mais estabilidade e da mais prazer de conduzir pk fica mt mesmo confortavel de o conduzir. Eu como domingo vou a lisboa mandei por azoto e pelo que vou perceber economia de combustivel vou poupar imenso hehe
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: vmps em 05 de Setembro de 2010, 01:53 am
Boas...

Eu não notei assim tanta mudança quando experimentei.

Clio 2 fase 2 pneu 205\45\16... michelin pilot exault
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Verdi em 06 de Setembro de 2010, 00:59 am
Boa noite

Caro cesarperry, em que casa de pneus pediu para meter nitrogénio nos seus pneus?

Já agora mais duas questões:

- que viatura tem e que valores de pressão utiliza na sua viatura?

-Sentiu diferenças na maneabilidade da direcção? isto é, ficou mais leve?


Obrigado pela atenção.

Votos de uma boa semana.

Cumprimentos
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: urui em 11 de Setembro de 2010, 21:57 pm
O nome mais comum é azoto, é uma gas mais rarefeito e não deixa aquecer tanto o pneus em andamento, logo o mesmo não tem um "desgaste tão rapido" pelo nemos na teoria. Não altera em nada a maneabilidade da direcção. Quando se opta por este tipo de gas as pressões a dar são as mesmas que com o "ar normal" devem é ter sempre em atenção que o pneu deve estar frio. Na renault para a minha laguna break recomendam 2,5 á frente e 2.4 a trás.
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Tsukuyomi em 12 de Setembro de 2010, 15:36 pm
Eu ontem por acaso tive um azarito e furei um pneu... E agora vou meter dois pneus novitos a frente aproveito e ponho azoto neles para ver se realmente noto alguma difrença...
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: ze_rafael em 12 de Março de 2012, 11:50 am
Para um Clio 3 1.5dci 85cv na medida 195/50 R16 para por azoto as pressões podem ser as mesma do que diz na porta?

Na porta diz 2.5 a frente e 2.2 a trás.

 
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: urui em 12 de Março de 2012, 12:40 pm
Sim, a pressão a dar é a mesma.
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Rui em 12 de Março de 2012, 12:42 pm
Para um Clio 3 1.5dci 85cv na medida 195/50 R16 para por azoto as pressões podem ser as mesma do que diz na porta?

Na porta diz 2.5 a frente e 2.2 a trás.

O nome mais comum é azoto, é uma gas mais rarefeito e não deixa aquecer tanto o pneus em andamento, logo o mesmo não tem um "desgaste tão rapido" pelo nemos na teoria. Não altera em nada a maneabilidade da direcção. Quando se opta por este tipo de gas as pressões a dar são as mesmas que com o "ar normal" devem é ter sempre em atenção que o pneu deve estar frio. Na renault para a minha laguna break recomendam 2,5 á frente e 2.4 a trás.

É só ler o que já tinha sido escrito...
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: ze_rafael em 12 de Março de 2012, 16:12 pm
Muito obrigado.
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Artur em 13 de Março de 2012, 01:10 am
a informação que me deram na casa de pneus onde coloquei o azoto foi que se deve adicionar 0,1 bar com a justificação que o azoto não aquece como o ar normal e depois não há a oscilação 0,2 bar com o pneu a quente
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: henriqe em 01 de Abril de 2012, 15:40 pm
Artur, faz sentido! Já tinha pensado nisso.. porque teoricamente metos 2.0 por exemplo porque depois em uso vai andar em 2.2 quando tiver quente.

Tenho que ver se passo lá para aumentarem-me 0.1


Uma coisa que nunca consegui perceber, foi a pressão se é a mesma independentemente das medidas do pneu. Isto é, quem tem 195/50 R15 mete a mesma pressão do que se tivesse 185/55 R15?
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: scenick em 01 de Abril de 2012, 17:19 pm
Salvo melhor opinião para cada medida de pneu e conforme o carro há uma pressão diferente , ou seja , no mesmo carro usar 195/50/15 é para ter 2.0 de pressão mas se o pneu for 185/65/15 já será outra pressão
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: bruno_twingo em 01 de Abril de 2012, 17:58 pm
Fogo espectaculo, direçao mais leve, adorna menos, consome menos, DESLIZA melhor em curva, nao fazia ideia que os carros deslizavam nas curvas (a nao ser em drifts xD) , mas como o cesarperry diz adorna menos em velocidades de 200kmh por isso acredito que deslize xD Sao piéguices que a mim nao me convencem, nao pago 10€ para me porem azoto nos 4 pneus, com ar ta muito bom... e ando sempre com a mesma pressao 2.2 a frente e atras, nunca notei desgaste anormal de pneus, alias eu ate acho que o meu carro nao gasta pneus xD. Penso que a diferença para o ar é insignificante, pois ja usei os 2...
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: urui em 01 de Abril de 2012, 18:34 pm
Como já escrevi anteriormente, não altera em nada na performance do carro, como é obvio o que transcreves é puro placebo, quase tanto como usar a mesma pressão á frente e atrás e achar que é o correto, a menos que o carro em questão tenha motor á frente e atrás...quanto ao desgaste de pneus depende de muita coisa, principalmente a forma como se conduz assim como ter pneus ou ter plasticos, o que eu gosto de ouvir..."os meus são os melhores....já lá andam á 70 mil"
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Hardcore em 01 de Abril de 2012, 20:50 pm
... o que transcreves é puro placebo, quase tanto como usar a mesma pressão á frente e atrás e achar que é o correto, a menos que o carro em questão tenha motor á frente e atrás...

Mas olha que há marcas que recomendam a mesma pressão nos 4 pneus, e posso apresentar a tabela oficial de umas 10/15 marcas de carros com vários modelos por marca, onde em vários modelos de diferentes marcas, este recomendam pressões iguais nas 4 rodas.
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: henriqe em 01 de Abril de 2012, 22:28 pm
Salvo melhor opinião para cada medida de pneu e conforme o carro há uma pressão diferente , ou seja , no mesmo carro usar 195/50/15 é para ter 2.0 de pressão mas se o pneu for 185/65/15 já será outra pressão

Então como raio posso saber a pressão que devo por no meu? :|
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: tulicreme em 02 de Abril de 2012, 01:39 am
henriqe, se a medida for 175/65/14, metes 2.0 bar nos 4 pneus. Se a medida for 185/55/15, 2.3 bar à frente, 2.0 bar atrás.

http://www.michelin.pt/pneus-turismo/pneus-turismo/#type=type_2&brand=renault&range=clio&model=clio%2520ii&engine=1.5%2520dci%252080&year=2001%2520-%25202005 (http://www.michelin.pt/pneus-turismo/pneus-turismo/#type=type_2&brand=renault&range=clio&model=clio%2520ii&engine=1.5%2520dci%252080&year=2001%2520-%25202005)
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: red46 em 02 de Abril de 2012, 02:20 am
Boas.
 
Mas olha que há marcas que recomendam a mesma pressão nos 4 pneus, e posso apresentar a tabela oficial de umas 10/15 marcas de carros com vários modelos por marca, onde em vários modelos de diferentes marcas, este recomendam pressões iguais nas 4 rodas.
Por acaso, no Auris da minha namorada, o manual diz para usar 2.5 nos 4 pneus quando anda muito em AE ou carregado. Eu desconfio sempre de se usar a mesma pressão nos 4 pneus, mas se a marca o diz, quem sou eu para contrariar.

No site da Michelin diz essas pressões para o Clio, mas no manual do Clio, diz que é 2.1 à frente e 1.9 atrás. Agora, qual é que está certo?
Eu tenho usado sempre a pressão que diz no manual.

Cumprimentos
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: henriqe em 02 de Abril de 2012, 03:35 am
henriqe, se a medida for 175/65/14, metes 2.0 bar nos 4 pneus. Se a medida for 185/55/15, 2.3 bar à frente, 2.0 bar atrás.

[url]http://www.michelin.pt/pneus-turismo/pneus-turismo/#type=type_2&brand=renault&range=clio&model=clio%2520ii&engine=1.5%2520dci%252080&year=2001%2520-%25202005[/url] ([url]http://www.michelin.pt/pneus-turismo/pneus-turismo/#type=type_2&brand=renault&range=clio&model=clio%2520ii&engine=1.5%2520dci%252080&year=2001%2520-%25202005[/url])


Agora é que me tramei, e ando à muito com pressões erradas como desconfiei. Como poderei descobrir qual é a pressao apra 195/50 R15 no Clio IIFIII dci80 ? :|
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: GeoAir em 02 de Abril de 2012, 09:43 am
Curiosamente, o manual da minha GS 2 PH2 1.5 105cv também indica a mesma pressão nos 4 pneus: 2.2 (embora o site da michellin indique pressões diferentes...  :huh:)
Pus 'gas' há pouco tempo e o menor aquecimento do pneu é notório, a diminuição dos consumos também, embora aí não possa atribuir exclusivamente ao gas dos pneus porque também fiz revisão e pneus novos na mesma altura.
Já agora gastei 1.5€ em cada um
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: henriqe em 02 de Abril de 2012, 20:59 pm
GeoAir, se tivesses pedido oferta quando montaste os pneus novos quase de certeza que te ofereciam.  :tongue:

Quantos aos consumos, não acredito que faca diferenca. Pelos menos comigo não. O que pode acontecer e que andas menos vezes com pressoes mais baixas do recomendado (a não ser que sejas das pessaos que estão sempre a verificar a pressao de ar) e isso sim, faz gastares menos combustivel
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Tsukuyomi em 02 de Abril de 2012, 21:04 pm
Comigo também não fez diferença nos consumos...
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: red46 em 03 de Abril de 2012, 07:48 am
Boas.

Agora é que me tramei, e ando à muito com pressões erradas como desconfiei. Como poderei descobrir qual é a pressao apra 195/50 R15 no Clio IIFIII dci80 ? :|

Aindei a ver as pressões no site da Michelin e aparece a pressão recomendada para essa medida de pneus que tens, mas é para o Clio RS1 2.0. Penso que o peso do RS não deve de ser muito diferente de um a gasóleo, mas não tenho a certeza. A pressão recomendada é de 2.3 para a frente e 2.1 para trás.

Cumprimentos
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Kovinha em 29 de Novembro de 2012, 22:15 pm
O enchimento com azoto aguenta quanto tempo?
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: luisnogueira em 29 de Novembro de 2012, 22:28 pm
Da experiência que tenho dura "eternamente". Da outra vez que coloquei fui verificar novamente só ao fim de uns 8 ou 9 meses e tinha baixado 0,1 num dos pneus, os outros 3 estavam com a pressão que tinha sido colocada inicialmente.
Por alguma razão eles cobram o enchimento, mas as verificações\reatestos são gratuitos. Há-de ser porque têm a noção que aquilo praticamente não perde.
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Kovinha em 30 de Novembro de 2012, 09:24 am
Onde o vais fazer e por quanto te vai ficar?

Não pensei que durasse tanto tempo...Tive oportunidade de o fazer na Midas a quando da revisão tanto do C2 como do Clio e nao quis por pensar ser uma cena superfula... :lipsrsealed:

Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: luisnogueira em 30 de Novembro de 2012, 11:04 am
Em principio há-de ser na Norauto ou na Feuvert ou coisa parecida. É tudo mais ou menos o mesmo preço, portanto vai ser no sitio que ficar mais em mão. Anda à volta dos 2Eur por pneu.
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Sls a GPL em 30 de Novembro de 2012, 11:50 am
Da experiência que tenho dura "eternamente". Da outra vez que coloquei fui verificar novamente só ao fim de uns 8 ou 9 meses e tinha baixado 0,1 num dos pneus, os outros 3 estavam com a pressão que tinha sido colocada inicialmente.
Por alguma razão eles cobram o enchimento, mas as verificações\reatestos são gratuitos. Há-de ser porque têm a noção que aquilo praticamente não perde.

Acho que não depende só de ser azoto ou não, mas sim da qualidade e do estado do pneu, se a borracha tiver micro-fugas, daquelas que nem dentro de água se conseguem ver, eles perdem pressão na mesma, quer se use ar comprimido, ou azoto, acho eu....
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: henriqe em 30 de Novembro de 2012, 11:59 am
Sim, ai provavelmente não tem solução. "Eternamente" (termo incorrecto, porque há sempre variações apesar de muito reduzidas em comparação com o ar) é em situações em que o pneu está ok
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Kovinha em 30 de Novembro de 2012, 12:27 pm
Eu entendi o alcance do "eternamente": enchendo normalmente os pneus, devemos verificar a pressão no minimo de 2 em 2 semanas enquanto com o azoto essa verificação já nao precisa de ser tão apertada temporalmente...

Agora uma coisa: começando o pneu a perder azoto passado algum tempo, a pressao pode ser acertada com ar, ou é necessário novamente colocar azoto...

Quanto ao custo: compensa :)
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: henriqe em 30 de Novembro de 2012, 12:30 pm
Não. A pressão deve ser sempre ajustada com azoto (é gratuito) porque senão estragas tudo.

As verificações eu faço a cada 2 meses mais ou menos.
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Sls a GPL em 30 de Novembro de 2012, 14:27 pm
Se alguém mais desatento lê ainda pensa que com azoto "nunca" mais tem que se preocupar em verificar a pressão dos pneus e fazer as respectivas recargas de azoto, nem ficar admirado porque no seu caso a pressão baixou mais do que é normal, não é só a questão do que se usa para encher os pneus, como também o estado de conservação dos mesmos.
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: henriqe em 30 de Novembro de 2012, 14:35 pm
A conversação só é relevante para quem anda muito pouco. Porque quem troca de pneus uma vez em cada 3/4 anos o pneu mesmo com ar não perde as qualidades... pelo menos em marcas premium nunca tive esse problema antes.

Os consumos dizem que melhora 0,1... um computador de bordo de um amigo meu confirmou isso. Mas verdade ou não, é sempre relativo..
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: luisnogueira em 30 de Novembro de 2012, 17:20 pm
Claro que quando utilizei o eternamente entre "" era precisamente com essa intenção. Obviamente que parte-se do principio que se mantem a pressão se o pneu não tiver fugas de ar. Mas com o ar comprimido mesmo sem fugas de ar(furos mesmo que pequenos), notas mais a perda de pressão, porque ele escapa-se sempre por algum lado. Por exemplo eu agora noto que a ver a pressão de mês a mês, tinha sempre de reencher com mais 0,2 a 0,3. E no caso tenho uma bomba a 500m de casa, portanto é sempre feito com o pneu a frio e sempre na mesma bomba.
Com o azoto no outro carro não notei isso.
Quanto a reatestos, das casas onde tenho perguntado sempre me têm dito duas coisas.
1-Fazem a verificação\reatesto gratuitamente.
2-Se houver um furo(daqueles lentos) não há qualquer problema(o mito de rebentar o pneu pela mistura de dois ares diferentes, etc) em misturar com ar comprimido com o azoto. O unico prejuizo é a perda das vantagens(há quem considere como pseudo vantagens) do azoto pela mistura de dois gazes diferentes.
E portanto no caso de ter um furo, é possivel misturar as substâncias, mas que é conveniente depois o mais rapidamente possivel, se for com ar comprimido, também a ideia é remendar o mais rapidamente possivel para não andar a maltratar o pneu, tratar de arranjar o furo e então nessa altura esvaziar totalmente e voltar a encher só com azoto.
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Kovinha em 30 de Novembro de 2012, 18:47 pm
Amanha vou passar pela Midas para colocar essas questões porque ainda estou com algumas dúvidas...;)

Depois dou feedback :)
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: luisnogueira em 24 de Janeiro de 2013, 18:29 pm
Ora depois de ter enchido os pneus com azoto à cerca de 2meses, hoje ao passar na norauto para comprar lampadas, aproveitei e fiz a verificação de pressão, ora pressao exactamente na mesma que quando cheios com azoto. Impecavel. E dizer que os consumos também têm melhorado, tendo em conta que o andamento tem sido igual, poderá ter tido influência, sendo que o facto de 2 dos pneus serem novos(os de trás) também poderem ter influência.
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Verdi em 02 de Fevereiro de 2013, 22:56 pm
Boa noite.

Obrigado pela atenção Carlos jcm. Na realidade, a pesquisa é nossa amiga. Depois de ler o tópico, fiquei devidamente esclarecido.

Cumprimentos

Atenciosamente
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: luisnogueira em 18 de Fevereiro de 2014, 19:26 pm
Ressuscitando este assunto, vou colocar uma questão, para ver se alguém consegue esclarecer.
Em "conversas de café" surgiu há dias a afirmação que o azoto das Norauto, Feuvert e afins não seria "real", ou seja que seria uma mistura não pura e que por isso não traria os beneficios reais do azoto. Alguém confirma ou desmente isto? Pode ter algum pingo de verdade?
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Sls a GPL em 20 de Fevereiro de 2014, 00:08 am
É a velha questão, do : como é mais barato que nos outros lados não presta.... e tal
Em caso de duvida, pede para consultar a ficha técnica do produto, e depois compara com a ficha técnica do produto que é utilizado nas casa que o vendem mais caro.
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: luisnogueira em 20 de Fevereiro de 2014, 00:16 am
Nem é pelo preço rodinhas, porque isso é tudo mais ou menos o mesmo preço. Eu há 6 anos atrás meti numa casa de pneus e levaram 2,50 por pneu, hoje em dia as Norauto e afins levam 2Eur, 2,10Eur, dependendo do sitio, por isso nem é pelo preço por pneu. Porque não há praticamente diferença.
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Sls a GPL em 20 de Fevereiro de 2014, 00:24 am
Sim luis, mas o principio é o mesmo quando falamos destas lojas tipo norato e os seus padrões de qualidade vs outras lojas do mesmo tipo mas que não pertencem a grandes cadeias ou tipo bosh car servive.
Está entranhado na sociedade que este tipo de lojas, norautos e afins tem padrões de qualidade baixos, por isso o azoto que usam não presta, os pneus que vendem não prestam, a qualidade de serviço é má, etc.quando comparado com outro tipo  de lojas.

Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Dom em 20 de Fevereiro de 2014, 09:26 am
Acho que são daqueles mitos que só um técnico que trabalhe com e esteja bem informado, possa desvendar.
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Xmarine em 20 de Fevereiro de 2014, 10:20 am
Pode ser que sim, Zigga.

Não vou opinar sobre o assunto, vou só informar como o mesmo é produzido onde trabalho.
E é muito simples.
Basicamente o azoto é retirado do ar da atmosfera (que já contém 73% de azoto) com uma máquina, pelo meio de filtros.

Filtros esses que são activos com carvões e ouros componentes que não faço ideia e que servem para retirar o oxignio, CO2, e todos os outros gases que a atmosfera possui.


Se realmente filtra tudo... não sei, nunca analisei o gás que sai da máquina. Mas se se lembram das aulas de química do secundádio, sabem que é impossível separar a 100% uma mistura. Consegue-se apróximado dos 100%, mas 100 é impossível.
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Dom em 20 de Fevereiro de 2014, 10:22 am
Tendo em conta essa informação e que os filtros realmente actuam, então será maioritariamente azoto. Myth Busted xD
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: luisnogueira em 24 de Fevereiro de 2014, 01:49 am
Basicamente o azoto é retirado do ar da atmosfera (que já contém 73% de azoto) com uma máquina, pelo meio de filtros.

Pronto, acho que está explicado. É possivel que alguém tenha visto esse processo e tenha pensado... afinal aquilo é ar normal. Só não viram foi os filtros e companhia  :laugh: Confesso que também desconhecia o processo de "fabricação" do azoto
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Sls a GPL em 24 de Fevereiro de 2014, 13:29 pm
Xmarine, o azoto é feito "na hora" ou é engarrafado fornecido por entidade externa?
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Xmarine em 28 de Fevereiro de 2014, 15:20 pm
"feito na hora" ;)
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Artur em 04 de Março de 2014, 23:29 pm
Está entranhado na sociedade que este tipo de lojas, norautos e afins tem padrões de qualidade baixos, por isso o azoto que usam não presta, os pneus que vendem não prestam, a qualidade de serviço é má, etc.quando comparado com outro tipo  de lojas.



estás errado, ou pelo menos essa afirmação está errada . Essas lojas, tipo norauto e afins , vendem caro ( e podes ir confirmar preços marca e preços norauto e verificas o que escrevo )
sobrevivem sim por um estigma que existe que ao fazerem inumeras campanhas com um produto com preço atrativo, atraem clientes . Alem disso , funcionam em horarios alargados até as 22 horas pelo menos e em sitios chave tipo hipers e afins . Mas o grande lucro deles , está na mão de obra barata que conseguem, devido a serem empresas " que dão oportunidade aos joves de trabalhar " podendo assim dessa forma explorar legalmente trabalhadores que por vezes descansam 1 dia por semana e durante a semana, que ao fim de semana é tudo a trabalhar . Funcionam tal como um hipermercado, explorar o maximo possivel os trabalhadores , oferecendo miserias a troco de horas a fio .
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Xmarine em 04 de Março de 2014, 23:58 pm
Pois.... oh rodinhas.. se calhar antes de dizeres barbaridades devias tentar conhecer o mundo das oficinas....

Comparas a norauto com a bosch car service. Isso é algo que nem tem comparação. Porque a Bposch é oficina de mecânica geral e fazem praticamente tudo o que é de reparação auto. A norauto é uma empresa de manutenção e serviços rápidos. Não faz nem 1/10 dos serviços porque não tem acesso a documentação técnica e conhecimentos específicos como tem a Bosch.


norautos e afins tem padrões de qualidade baixos,

Pensas tu.  Imensas formações teóricas, práticas e a constante pressão e vigilância das chefias para que os amortecedores saiam bem montados, as lâmpadas bem montadas, os farois bem polidos, as pastilhas bem montadas...e quando há garantias por algum erro humano, o responsável quase que é crucificado e leva uma dose de formação para não voltar a fazer o mesmo erro. Isso é falta de qualidade?

por isso o azoto que usam não presta, os pneus que vendem não prestam,

O azoto que vendem é exactamente igual ao que tu respiras... se fosse assim tão mau, se calhar já tinhas ido desta para melhor :laugh:

Bridgeston e Michelin são maus pneus? é que vendem muitos desses em qualquer Norauto.
Sim, também lá há Pneus de plástico chineses. Assim em como qualquer casa que venda pneus no mundo inteiro, têm pneus bons e pneus maus à escolha do cliente....


Sim, Artur, o que dizes, é a inteira verdade e sabes isso na perfeição porque conheces quem lá trabalhe. mas o bom disso é que é uma das melhores escolas para quem quer começar no mundo da manutenção/reparação auto
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Sls a GPL em 05 de Março de 2014, 14:02 pm
Dah! xmarine, lê lá melhor o que eu escrevi...
Está entranhado na sociedade que este tipo de lojas, norautos e afins tem padrões de qualidade baixos, por isso o azoto que usam não presta, os pneus que vendem não prestam, a qualidade de serviço é má, etc.quando comparado com outro tipo  de lojas.
Eu não disse que não tem qualidade, pelo contrário, tem métodos e procedimentos de trabalho que muitas oficinas que não pertencem a grandes cadeias, não têm.
No entanto as pessoas pensam logo que são de má qualidade, tal como artur disse, ganham clientes graças ao marketing apesar de terem preços elevados.
O que eu disse é o que constato quando falo com as pessoas, que me dizem logo que estas oficinas não prestam face às ditas oficinas normais.
Eu sei bem, e por isso é que perguntei a origem do azoto, tal como os pneus, as ferramentas, etc, não são de fabrico próprio nem estas marcas tem alguma coisa a ver com a qualidade dos produtos.
Em relação à relação entre funcionário e empresa, nem comento, pois sei de muitos casos que não exploram mais porque não podem....
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Xmarine em 05 de Março de 2014, 23:33 pm
Ok, então percebi mal o que querias dizer. peço desculpa então.

Mas sabes porque é que muitas pessoas dizem isso? porque a Norauto não tem uma grande diversidade de serviços. Só aceita basicamente os que dão lucro fácil, rápido e sem chatisses e descartam tudo o resto. E claro que aqueles que estão habituados ao mecânico lá da rua que resolve tudo com um alicate e um martelo, acham que como a norauto recusa arranjar-lhe o carro (por questões de lucro vs tempo) é porque os técnicos são burros.
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Artur em 06 de Março de 2014, 00:11 am

Sim, Artur, o que dizes, é a inteira verdade e sabes isso na perfeição porque conheces quem lá trabalhe. mas o bom disso é que é uma das melhores escolas para quem quer começar no mundo da manutenção/reparação auto

sem duvida, pena que seja a custa de "escravidão" que se façam profissionais nos dias de hoje
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Sls a GPL em 06 de Março de 2014, 00:38 am
É tipo isso X. quando estavamos a falar do azoto, mesmo sem saber de onde vinha, nem como era feito, há logo opiniões, de que o da casa x ou Y não presta, é adulterado, etc, etc, e no entanto, até o equipamento pode ser o mesmo que é usado numa casa da especialidade.
Quando falamos destas oficinas porque precisamos de um desenrasca, vem logo alguem dizer, "foge dai!!!".
Quando nessas casa encontram-se técnicos formados e onde tem que ser cumpridas normas de trabalho que muitas das vezes, nas ditas casa de especialidade não tem nada disso.
No entanto permanece na opinião publica a má reputação deste tipo de oficinas.
É claro que ninguém nasce ensinado, e que tem que se começar por baixo, ser "pisado" não é bom para ninguém, mas infelizmente há empresas que não se preocupam com isso, as grandes cadeias principalmente.
Por um lado até é bom que haja lugar para a malta nova ir aprendendo, só é pena que muitas vezes seja em regime quase de escravatura, já para não falar nos estágios não remunerados.

Quando eu disse aquilo, referia-me à opinião das pessoas que nada presta só porque é da loja x ou da y ;)
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Verdi em 30 de Março de 2014, 00:45 am
Boa noite.

Embora o assunto que vou apresentar não esteja relacionado com a pressão dos pneus, refere-se à utilização do azoto nos pneus.

Um familiar portador de uma Renault Scenic Fase III, pretende substituir o ar comprimido pelo azoto/nitrogénio, antes de se deslocar à casa de pneus para proceder a tal alteração, colocou-me algumas que passo a redigir:

1.como é processada a substituição do ar pelo azoto?

2.aquando da substituição, é necessário efetuar nova calibragem das rodas? e alinhamento da direção?

3.esta substituição é prejudicial aos pneus?

Embora seja adepto deste produto, não consegui dar respostas às três questões, pois quando pedi para insuflar os pneus da minha viatura com azoto, tal operação foi efetuada aquando da aquisição de quatro pneus novos, não se tratando da substituição do ar comprimido pelo azoto, daí eu apresentar as referidas questões ao fórum, na tentativa de obter esclarecimentos.

Obrigado pela atenção dispensada.

Atenciosamente.
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Xmarine em 30 de Março de 2014, 00:51 am
1: Levantar o carro, tirar o ar do pneu, meter o interior da válvula novo e encher com azoto.

2: Não ; Não

3: Não
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: angelocampia em 30 de Março de 2014, 12:48 pm
Tenho aqui uma oficina que me fiz isso de graça no quatro pneus... basicamente ligam a maquina ela faz vaco, e pneu encolhe todo...

Mas sinceramente não vi nada de diferente pois sempre que andava um pouco com o carro a pressão subia como no ar normal...
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: Verdi em 07 de Abril de 2014, 20:49 pm
Boa noite.

Venho por este meio indicar o Beed-back relativo à substituição do ar comprimido pelo azoto, que o um familiar processou na sua viatura:

-custo de cerca de dois euros por pneu;

-aos quatro pneus, é colocado uma mangueira ligada a uma máquina que mediante o sistema de vácuo, retira todo o ar existente no interior do pneu, enviando seguidamente azoto de acordo com os valores da pressão estabelecidos pela marca Renault em relação á viatura;

-não foi necessário efetuar equilibragem das rodas;

-segundo indicação do técnico, a pressão deve ser verificada de dois em dois meses;

-se necessário reajustar os valores da pressão, insuflando algum azoto dentro do pneu, não é cobrado qualquer valor ao cliente;

-o cliente foi informado da série de vantagens já mencionadas no fórum, relativamente ao uso deste produto.

Para além do que foi referido, não obtive mais indicações relativas por exemplo a diferenças notadas comparativamente com a utilização do ar comprimido. Mal tenha estas informações, coloco-as no fórum.

Obrigado pela atenção dispensada.

Atenciosamente.
Título: Re: Azoto e a pressao dos pneus
Enviado por: luisnogueira em 08 de Abril de 2014, 17:33 pm
Beed-Back!!? Isso é mesmo o quê?
Não quererias dizer feedback?