Autor Tópico: Azoto e a pressao dos pneus  (Lida 50171 vezes)

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
Azoto e a pressao dos pneus
« em: 08 de Maio de 2010, 11:59 am »
Boas.
Ontem fui á Norauto meter pneus e pedi p porem azoto- ou Nitrogenio- p vêr se realmente resulta.
Mas...na hora de saber q pressao haveria de pôr nao sabia q fazer.

A minha Laguna manda 2.3 á frente e 2.1 a traz em percursos normais.Mas em AE manda 2.7 á frente e 2.3 a traz.

Como normalmente quando faço viagens grandes ponho a pressao de AE e no fim volto a pôr a pressao mais baixa para as voltinhas. Tenho uma bomba sempre no carro

Mas c o azoto nao posso andar a pôr e a tirar e resolvi pôr a pressao de AE ou seja Frente 2.7- Traz 2.3.

Agora, nao sei se fiz bem porque os construtores quando recomendam as pressoes estao a contar q em andamento elas irao subir bastante e de verao ainda mais...
Neste caso vou andar sempre em frio c ela mais alta do q é recomendado no manual e em andamento nunca ira subir como dantes.
Que é q acham q devo fazer? Pôr uma pressao intermedia?...Do genero 2.5-2.5?
Cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline OCRAM00

• 0.9 TCe
  • *
Re: Azoto e a pressao dos pneus
« Responder #1 em: 24 de Maio de 2010, 11:29 am »
2.5-2.5 não porque a frente é sempre mais pesada, se não me engano no meu tenho a pressão dita normal, isto pk o pneu sofre menos deformação com este gas logo em autoestrada não é necessario uma pressão mais elevada para diminuir a deformaçao do pneu.

Offline salazar

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: MG
« Responder #2 em: 25 de Maio de 2010, 22:47 pm »
2.5 atrás é um exagero.

E também estranho uma diferença tão grande na pressão aconselhada para estrada e AE.
2.7 medidos a frio devem andar muito perto dos 3.0 a quente. Isto com "ar".

Quando usava azoto, andava sempre com 2.3/2.1 (isto no Clio), que equivale à pressão aconselhada para AE - percurso que normalmente fazia.

Estar a dizer um valor não ajuda nada, porque a pressão ideal depende de vários factores (tipo de condução, percurso, pneu, etc, etc..). Mas, se fosse eu a ti, metia a pressão recomendada ao tipo de percurso que fazes normamente. Fazia uns quantos km e depois logo "via" se precisava de subir ou de descer. Até porque, segundo me lembro, os ajustes são gratuitos.

Offline el_pibe

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Gaia
« Responder #3 em: 26 de Maio de 2010, 17:45 pm »
no que calha ao azoto pelo menos pelo que sei/conheço levam euros para voltar a encher...

Offline octávio

• 1.6 TCe
  • *
  • Utilizador: oct79
  • Scenic previllege 1500 Dci 80cv 2005
« Responder #4 em: 16 de Agosto de 2010, 19:36 pm »
epa este tema morreu e entao azoto ou nao??

Offline GNG

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Leiria
« Responder #5 em: 26 de Agosto de 2010, 12:46 pm »
no que calha ao azoto pelo menos pelo que sei/conheço levam euros para voltar a encher...

na Norauto, segundo o vendedor, o reenchimento e verificação da pressão é de borla... ainda só lá fui uma vez e não paguei nada...
Renault Clio II 1.9D SBOE - 2001

Offline Verdi

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: gondomar
« Responder #6 em: 04 de Setembro de 2010, 00:44 am »
Boa noite.

Na anterior viatura, Renault scenic 1.4 16v/95 cv, cheguei a meter nitrogérnio nos pneus na Casa Cunha e Filhos, situada no Freixo/Porto. A direcção mais leve, baixaram os consumos, contudo, notei os pneus mais duros. Só verificava a pressão de três em três meses, e regra geral, de uma verificação para a outr, havia uma diferença de 0.1 a 0.2 bar, isto é, o pneu perdida pouca pressão comparativamente quando utilizava ar.

Na nova viatura, Renault Scenic DCI 1550/105 cv, uso ar, pois acho que não compensa o uso do nitrogénio para a minha viatura. Verifico sempre no início de cada mês, a pressão dos pneus.

Isto que eu disse, não impede que experimentem o uso de nitrogénio nas vossas viaturas.

Cumprimentos.
Renault Scénic DCI 1500/105 cv, modelo Previlége Luxe de 2006

Offline cesarperry

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Porto
« Responder #7 em: 04 de Setembro de 2010, 01:14 am »
boas pessoal hoje fui a uma casa de pneus por azoto e digo uma coisa tou satisfeito daqui em diante o clio e os pneus toyo t1r não vão mais sentir o cheiro do ar ,porque mt simples mal foi colocado o ozoto fui para a estrada toda a gente que tem ar nos pneus e vai para auto estrada com este calor que esta o asfalto ta a escaldar certo. O ozoto notei uma coisa que com o ar nota e mt os pneus com o ar nota se que ficam mais quentes e o carro parece mais com dificuldade em movimentar-se e com o ozoto o pneu ta sempre mais fresco logo nao a mais temperaturas elevadas o carro desliza melhor nas curvas com ozoto o carro nao adorna tanto a altas velocidades por exemplo 200km/h parece que o carro tem mais estabilidade e da mais prazer de conduzir pk fica mt mesmo confortavel de o conduzir. Eu como domingo vou a lisboa mandei por azoto e pelo que vou perceber economia de combustivel vou poupar imenso hehe

Twingo GT Clio 3

Offline vmps

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: OAZ
  • Don't dream t... Be it
« Responder #8 em: 05 de Setembro de 2010, 01:53 am »
Boas...

Eu não notei assim tanta mudança quando experimentei.

Clio 2 fase 2 pneu 205\45\16... michelin pilot exault

Offline Verdi

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: gondomar
« Responder #9 em: 06 de Setembro de 2010, 00:59 am »
Boa noite

Caro cesarperry, em que casa de pneus pediu para meter nitrogénio nos seus pneus?

Já agora mais duas questões:

- que viatura tem e que valores de pressão utiliza na sua viatura?

-Sentiu diferenças na maneabilidade da direcção? isto é, ficou mais leve?

Obrigado pela atenção.

Votos de uma boa semana.

Cumprimentos
« Última modificação: 06 de Setembro de 2010, 01:03 am por Verdi »
Renault Scénic DCI 1500/105 cv, modelo Previlége Luxe de 2006

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Renault Laguna 1.9dci com açucar e Clio 1.9dti
« Responder #10 em: 11 de Setembro de 2010, 21:57 pm »
O nome mais comum é azoto, é uma gas mais rarefeito e não deixa aquecer tanto o pneus em andamento, logo o mesmo não tem um "desgaste tão rapido" pelo nemos na teoria. Não altera em nada a maneabilidade da direcção. Quando se opta por este tipo de gas as pressões a dar são as mesmas que com o "ar normal" devem é ter sempre em atenção que o pneu deve estar frio. Na renault para a minha laguna break recomendam 2,5 á frente e 2.4 a trás.
Renault...o disign deixa-as a babar da junta

Offline Tsukuyomi

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova De Famalição
  • Garagem : Renault Megane I Fase I 1.4 75cv 1998
« Responder #11 em: 12 de Setembro de 2010, 15:36 pm »
Eu ontem por acaso tive um azarito e furei um pneu... E agora vou meter dois pneus novitos a frente aproveito e ponho azoto neles para ver se realmente noto alguma difrença...
Spritmonitor.de" border="0

Offline ze_rafael

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santarém
« Responder #12 em: 12 de Março de 2012, 11:50 am »
Para um Clio 3 1.5dci 85cv na medida 195/50 R16 para por azoto as pressões podem ser as mesma do que diz na porta?

Na porta diz 2.5 a frente e 2.2 a trás.

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Renault Laguna 1.9dci com açucar e Clio 1.9dti
« Responder #13 em: 12 de Março de 2012, 12:40 pm »
Sim, a pressão a dar é a mesma.
Renault...o disign deixa-as a babar da junta

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #14 em: 12 de Março de 2012, 12:42 pm »
Para um Clio 3 1.5dci 85cv na medida 195/50 R16 para por azoto as pressões podem ser as mesma do que diz na porta?

Na porta diz 2.5 a frente e 2.2 a trás.

O nome mais comum é azoto, é uma gas mais rarefeito e não deixa aquecer tanto o pneus em andamento, logo o mesmo não tem um "desgaste tão rapido" pelo nemos na teoria. Não altera em nada a maneabilidade da direcção. Quando se opta por este tipo de gas as pressões a dar são as mesmas que com o "ar normal" devem é ter sempre em atenção que o pneu deve estar frio. Na renault para a minha laguna break recomendam 2,5 á frente e 2.4 a trás.

É só ler o que já tinha sido escrito...
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh: