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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Lmiguel em 05 de Fevereiro de 2014, 16:30 pm

Título: Problemas na cx automática megane 2
Enviado por: Lmiguel em 05 de Fevereiro de 2014, 16:30 pm
Boa tarde!
Eu tenho uma carrinha megane 2 2004 com cx automática, mais em frio aparece no computador cx velocidades deficiente.
Desligo o carro e fica bom, só em quente é que funciona melhor e quase sem se notar a troca de mudanças.
Podera resolver-se com a mudança de óleo e limpeza do filtro da cx?
Obrigada!
Título: Re: Problemas na cx automática megane 2
Enviado por: Pedrob em 05 de Fevereiro de 2014, 17:39 pm
Sim podera, nao custa nada tentar.
Título: Re: Problemas na cx automática megane 2
Enviado por: pmcb em 24 de Junho de 2014, 21:43 pm
Qual é o tipo de caixa, sabes?

Se for a DP0 não dá para mudar facilmente o filtro, a caixa tem que sair fora e ser aberta. O óleo dá para mudar, mas também não é tarefa fácil, tem que ser sempre feita por especialista e tem que se fazer o reset com a clip.
Título: Re: Problemas na cx automática megane 2
Enviado por: RicardoZF em 02 de Julho de 2014, 19:24 pm
boa tarde,

eu estou a ter um problema parecido mas so me acontece em andamento a caixa desengata-se, paro sem desligar o carro volto a arrancar mas a embraiagem patina. desligo volto a ligar tudo ok.....

o que poderá ser? embraiagem ou caixa?
 
perguntei a JAP Renault e disseram que não se troca o óleo a estas caixas... será possível??

obrigado
Título: Re: Problemas na cx automática megane 2
Enviado por: Sls a GPL em 03 de Julho de 2014, 08:53 am
Provavelmente é capaz de ser a embraiagem, que já está gasta.

Muda-se sim, mas não tem um intervalo de tempo preconizado, porque mais cedo ou mais tarde, vais precisar de fazer um intervenção ao carro onde é necessário retirar o óleo da caixa, por exemplo a substituição de um fole, e se não me engano, nas notas técnicas diz que para a substituição da embraiagem, ao fazerem essa operação o método que devem seguir (não quer dizer que seja obrigatório, depende dos mecânicos) retiram as transmissões, para poder retirar a caixa fora, se essa operação obrigar retirar o óleo da caixa, é mais umas das operações onde depois vai ser necessário repor o óleo, e nesse caso põem novo ;) por essa razão, não há um prazo definido para a sua substituição.
Título: Re: Problemas na cx automática megane 2
Enviado por: Xmarine em 03 de Julho de 2014, 10:47 am
Embraiagem numa caixa auto??????????   What????? Estou incrédulo....
Título: Re: Problemas na cx automática megane 2
Enviado por: Dom em 03 de Julho de 2014, 11:50 am
Então não têm? Então e as que dizem ter dupla-embraiagem? Deixaste-me confuso agora X :laugh:
Título: Re: Problemas na cx automática megane 2
Enviado por: Rui em 03 de Julho de 2014, 12:10 pm
Essas são na realidade semi-automáticas.
Podem possuir um sistema que faz de forma automática a troca das relações de caixa, ou em adição a isto um comando sequêncial para o mesmo efeito.

Título: Re: Problemas na cx automática megane 2
Enviado por: Dom em 03 de Julho de 2014, 12:12 pm
Compreendido. Thanks Rui.
Vou investigar a mecânica para perceber como é feita a transferência entre motor e caixa :P

Edit:
Torque Converter? É isto? Achei a ideia genial
https://www.youtube.com/watch?v=z5G2zQ_3xTc (http://www.youtube.com/watch?v=z5G2zQ_3xTc#ws)
Título: Re: Problemas na cx automática megane 2
Enviado por: Xmarine em 03 de Julho de 2014, 13:21 pm
Exacto. Caixas automáticas normais usam um conversor de binário. Só as mais recentes usam EDC usam dupla embraiagem robotizada. Na verdade as EDC são muito parecidas a uma caixa manual mas são controladas por electrovalvulas hidraulicas e com comando por centralina.
Título: Re: Problemas na cx automática megane 2
Enviado por: Rui em 03 de Julho de 2014, 13:25 pm
E as 2 embraiagens têm funções diferentes. Uma para as relações impares e outra para as pares.
Por isto é que as actuais de 2 embraiagens são mais rápidas que as robotizadas de apenas uma.
Título: Re: Problemas na cx automática megane 2
Enviado por: Dom em 03 de Julho de 2014, 13:32 pm
Mesmo assim existe uma embraiagem. One-way clutch xD
Portanto, se houver uma fuga do líquido utilizado no conversor, pode dar a mesma sensação de patinar.
Título: Re: Problemas na cx automática megane 2
Enviado por: Sls a GPL em 03 de Julho de 2014, 14:33 pm
Eu sempre ouvi dizer que as caixas automáticas também tem embraiagem (na giria), neste caso o sistema que faz o mesmo efeito que a embraiagem convencional ;) .
Da mesma forma que a embraiagem convencional se gasta e patina, o mesmo acontece com o sistema das caixas auto, ou não, xmarine?  :laugh:

As relações de velocidade das caixas auto são alteradas por processos mecânicos, que com o tempo e uso ficam com desgaste e passam a funcionar de forma inadequada, dando a sensação de patinar, como acontece com as caixas manuais.

Citação de: [url]http://carros.hsw.uol.com.br/transmissoes-automaticas1.htm[/url]
As embreagens na caixa são um pouco mais complexas. Nestas existem quatro embreagens. Cada uma é acionada por fluido hidráulico pressurizado que faz um pistão entrar no interior da embreagem. Molas garantem que a embreagem seja desacoplada assim que a pressão é diminuída. Abaixo você pode ver o pistão e o tambor de embreagem. Note o vedador de borracha no pistão – este é um dos componentes que é substituído quando a caixa é recondicionada.


A seguir algumas dicas sobre como ver se a caixa automatica está boa ou não quando da compra de um carro com caixa auto em 2ª mão

Citação de: [url]http://noticias.automoveis-online.com/sabe-como-testar-uma-caixa-de-velocidades-automatica-num-carro-usado/[/url]
No entanto, é durante um Teste Drive que deve estar muito concentrado, para perceber tudo o que se passa com o automóvel que pretende comprar. Um dos sintomas de avaria da caixa de velocidades automática é a resposta tardia a uma mudança de velocidade.

Para ligar o automóvel, tem de o fazer com a caixa de velocidades na posição (P) Park, com o pé pressionado no pedal de travão, depois deve mudar para a posição drive “D” e quase imediatamente deve sentir que o carro quer andar para a frente. Isto deve acontecer muito suavemente, sem qualquer soluço ou uma forte batida. Ao mudar para neutro “N” a transmissão deve desengatar. De seguida e ainda com o pé no travão deve colocar em marcha atrás “R”. Mais uma vez a transmissão deve arrancar quase de imediato e sentir o automóvel a andar para trás o que deve acontecer suavemente sem qualquer batida.

Depois de efectuar estes testes e verificar um atraso considerável no arranque ou um ruído no arranque, isso quer dizer que está na presença de uma caixa de velocidades automática com problemas. Assim, deve abandonar de imediato a compra do carro

Vá acelerando de forma gradual no modo Drive, para que possa sentir a troca de velocidades, em todas as passagens de caixa e estas passagens devem ocorrer de forma natural sem soluços, escorregamentos ou pancadas.

Outro indício de avaria é o escorregamento. Se a transmissão for deslizando, isto é ao acelerar, o aumento de rotação do motor não faz aumentar a velocidade. Isto significa que a transmissão está desgastada ou tem alguma avaria mecânica ou electrónica.

Outra coisa que deve fazer é testar o automóvel o tempo suficiente até que este aqueça bem, pois por vezes a transmissão funciona muito bem com o automóvel a frio, mas depois de aquecer, surgem os sintomas de avaria, como por exemplo escorregamento, empurrões ou tremer e outros ruídos.
Título: Re: Problemas na cx automática megane 2
Enviado por: Xmarine em 03 de Julho de 2014, 19:09 pm
Rodinhas... O conversor de binario nao tem absolutamente nada a ver com um sistema de embraiagem. Nem sequer é peça de desgaste. Vai la ao teu amigo google e ve como funciona.
Título: Re: Problemas na cx automática megane 2
Enviado por: Dom em 03 de Julho de 2014, 21:34 pm
Vê o vídeo que pus rodinhas. Leva um disco de embraiagem mas não funciona como uma caixa manual. Pela maneira que o sistema está feito, nem me parece que o disco sofra muito desgaste.
Título: Re: Problemas na cx automática megane 2
Enviado por: Pedrob em 03 de Julho de 2014, 21:37 pm
Rodinhas....ouviste dizer? pois mas com base em "ouvir dizer" acho que não é correcto mandar pro ar uma teoria que pode induzir em erro alguem
Título: Re: Problemas na cx automática megane 2
Enviado por: Sls a GPL em 03 de Julho de 2014, 22:00 pm
Há caixas de velocidades que tem embraiagem sim senhor, funcionam de maneira diferente que o disco normal de embraiagem mas fazem o mesmo propósito.
Se este sistema com "embraiagem" é utilizado nas caixas da renault, não sei.
Quando andei na escola e quando se falou em sistemas automáticos, falou-se em caixas automáticas e essas tinham um sistema de embraiagem, se não me engano era robotizado ou semi-robotizado e também com sistemas hidraulicos, julguei que o mesmo principio se aplicasse também.

As caixas automáticas, como já foi dito anteriormente tem sistemas electrónicos, mecânicos e hidráulicos, que fazem o mesmo efeito que a embraiagem normal, e quando disse:
Eu sempre ouvi dizer que as caixas automáticas também tem embraiagem (na giria), neste caso o sistema que faz o mesmo efeito que a embraiagem convencional ;) .
refiro-me ao equipamento que faz esse efeito.
Título: Re: Problemas na cx automática megane 2
Enviado por: Xmarine em 03 de Julho de 2014, 22:48 pm
Rodinhas.

Imagina 2 ventoinhas que usas em tua casa para te refrescar. Metes uma ligada de frente para a outra desligada. O que vai acontecer à que está desligada?
Ao fim de uns segundos começa a rodar também devido à deslocação do ar.

Agora imagina essas 2 ventoinhas dentro de um reservatório de óleo à pressão. Isso é (esquematizando) um conversor de binário

(http://www.dieselperformance.com/productImage/large/Torque_Multiplier.jpg)

Todas as caixas de velocidades automáticas convencionais, desde que apareceram por volta dos anos 70 do seculo 20 que usam isto.

A única coisa que tem em comum com um sistema de embraiagem é o facto de também servir para transmitir a força do motor para a caixa de velocidades. Mas o funcionamento é completamente diferente.

Isto é um sistema de embraiagem normal de disco que faz pressão sobre o volante através da prensa:

(http://www.zf.com/media/media/img_1/brands_1/sachs/products_sachs/clutches_sachs/clutch_kit_600x554_PC_SACHS.jpg)

As caixas DSG e EDC, tal como disseram e bem usam um sistema com duas embraiagens convencionais. Uma embraiagem para as mudanças pares e outra para as ímpares. Quando se engrena a primeira, a segunda velocidade é engrenada em simultâneo e a troca da primeira para a segunda mudança é feita pelo levantar da primeira embraiagem e atracagem da segunda embraiagem.
Daí essas serem consideravelmente mais rápidas que as caixas auto convencionais.
São muito parecidas a caixas manuais, no entanto são comandadas por "robot's" electroválvulas e comandos hidraulicos por centralina ao invés de um pedal e um selector manual.

Não tenho conhecimentos quanto a manutenção de caixas de velocidades automáticas convencionais ou às EDC, uma vez que nunca mexi em nenhuma dessas. As DSG têm preconizado a substituição do lubrificante, salvo erro de 60 em 60 mil km. E têm ferramentas e procedimentos específicos para retirar, colocar e ver o nível de óleo.
Título: Re: Problemas na cx automática megane 2
Enviado por: Xmarine em 03 de Julho de 2014, 23:16 pm
Da mesma forma que a embraiagem convencional se gasta e patina, o mesmo acontece com o sistema das caixas auto, ou não, xmarine?  :laugh:

Não. 'porque o conversor de binário não tem peças em fricção como numa embraiagem! Simples....

E não não patina porque não tem onde patinar...:laugh:
Título: Re: Problemas na cx automática megane 2
Enviado por: Sls a GPL em 05 de Julho de 2014, 01:54 am
Mas avariam ;) dando sintomas semelhantes ao patinar da embraiagem, por exemplo o acelerar demasiado do motor, e o não responder da caixa de velocidades (sintoma semelhante ao patinar da embraiagem), vibrações anormais, andar bem em velocidades altas, e nas baixas não funcionar bem, tal como o contrario.
Alguns conversores de binario ( ou torque) é possível substituir o óleo, outros não, uns dão para abrir e outros são blindados, dependendo da marca.
Este óleo também perde características com o uso e o aquecimento.

Quando dizes que o conversor de binário não é uma peça de desgaste , queres dizer o que? Que não há peça para substituir, sem ser trocar a caixa completa?

Alem disso o conversor de binário pode ser reparado, e há quem o faça, em Portugal, não sei, mas noutros países há empresas que o fazem.

Depois não vejo qual é o mal de uma pessoa que não faça o mínima ideia de como funciona um carro chame de embraiagem,  a um componente que faz o mesmo efeito, e que quando avaria tem alguns sintomas idênticos ao de uma embraiagem normal.


Título: Re: Problemas na cx automática megane 2
Enviado por: Xmarine em 06 de Julho de 2014, 15:22 pm
Oh Rodinhas.... Já ordenhaste os cavalos hoje lá na tua quinta?
Título: Re: Problemas na cx automática megane 2
Enviado por: MRC em 06 de Julho de 2014, 17:04 pm
lol

Rodinhas a malta sabe que és um gajo que gosta de ajudar. Mas guarda a ajuda, para quando, pelo menos, saibas para ti.

Nas caixas automáticas (as convencionais, que como já foi dito, as outras são semi-auto), quando há deficiencia no seu funcionamento, o que se faz antes de mais, é a troca do óleo e filtro da mesma. Se não resolver, mais vale pensar em largar uns bons €€€, porque os danos são muito dispendiosos. E é por isto que nas auto (e semi), é preconizado um intervalo de muda de óleo e filtro ao contrário das manuais em que em nada são comuns.