Autor Tópico: Problemas na cx automática megane 2  (Lida 17519 vezes)

Offline Lmiguel

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Problemas na cx automática megane 2
« em: 05 de Fevereiro de 2014, 16:30 pm »
Boa tarde!
Eu tenho uma carrinha megane 2 2004 com cx automática, mais em frio aparece no computador cx velocidades deficiente.
Desligo o carro e fica bom, só em quente é que funciona melhor e quase sem se notar a troca de mudanças.
Podera resolver-se com a mudança de óleo e limpeza do filtro da cx?
Obrigada!

Offline Pedrob

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Re: Problemas na cx automática megane 2
« Responder #1 em: 05 de Fevereiro de 2014, 17:39 pm »
Sim podera, nao custa nada tentar.
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Offline pmcb

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Re: Problemas na cx automática megane 2
« Responder #2 em: 24 de Junho de 2014, 21:43 pm »
Qual é o tipo de caixa, sabes?

Se for a DP0 não dá para mudar facilmente o filtro, a caixa tem que sair fora e ser aberta. O óleo dá para mudar, mas também não é tarefa fácil, tem que ser sempre feita por especialista e tem que se fazer o reset com a clip.

Offline RicardoZF

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Re: Problemas na cx automática megane 2
« Responder #3 em: 02 de Julho de 2014, 19:24 pm »
boa tarde,

eu estou a ter um problema parecido mas so me acontece em andamento a caixa desengata-se, paro sem desligar o carro volto a arrancar mas a embraiagem patina. desligo volto a ligar tudo ok.....

o que poderá ser? embraiagem ou caixa?
 
perguntei a JAP Renault e disseram que não se troca o óleo a estas caixas... será possível??

obrigado
Ricardo Moreira MeganeII dci100cv

Offline Sls a GPL

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Re: Problemas na cx automática megane 2
« Responder #4 em: 03 de Julho de 2014, 08:53 am »
Provavelmente é capaz de ser a embraiagem, que já está gasta.

Muda-se sim, mas não tem um intervalo de tempo preconizado, porque mais cedo ou mais tarde, vais precisar de fazer um intervenção ao carro onde é necessário retirar o óleo da caixa, por exemplo a substituição de um fole, e se não me engano, nas notas técnicas diz que para a substituição da embraiagem, ao fazerem essa operação o método que devem seguir (não quer dizer que seja obrigatório, depende dos mecânicos) retiram as transmissões, para poder retirar a caixa fora, se essa operação obrigar retirar o óleo da caixa, é mais umas das operações onde depois vai ser necessário repor o óleo, e nesse caso põem novo ;) por essa razão, não há um prazo definido para a sua substituição.

Xmarine

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Re: Problemas na cx automática megane 2
« Responder #5 em: 03 de Julho de 2014, 10:47 am »
Embraiagem numa caixa auto??????????   What????? Estou incrédulo....

Offline Dom

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Re: Problemas na cx automática megane 2
« Responder #6 em: 03 de Julho de 2014, 11:50 am »
Então não têm? Então e as que dizem ter dupla-embraiagem? Deixaste-me confuso agora X :laugh:

Offline Rui

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Re: Problemas na cx automática megane 2
« Responder #7 em: 03 de Julho de 2014, 12:10 pm »
Essas são na realidade semi-automáticas.
Podem possuir um sistema que faz de forma automática a troca das relações de caixa, ou em adição a isto um comando sequêncial para o mesmo efeito.

A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Dom

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Re: Problemas na cx automática megane 2
« Responder #8 em: 03 de Julho de 2014, 12:12 pm »
Compreendido. Thanks Rui.
Vou investigar a mecânica para perceber como é feita a transferência entre motor e caixa :P

Edit:
Torque Converter? É isto? Achei a ideia genial
https://www.youtube.com/watch?v=z5G2zQ_3xTc
« Última modificação: 03 de Julho de 2014, 12:26 pm por Dom »

Xmarine

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Re: Problemas na cx automática megane 2
« Responder #9 em: 03 de Julho de 2014, 13:21 pm »
Exacto. Caixas automáticas normais usam um conversor de binário. Só as mais recentes usam EDC usam dupla embraiagem robotizada. Na verdade as EDC são muito parecidas a uma caixa manual mas são controladas por electrovalvulas hidraulicas e com comando por centralina.

Offline Rui

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Re: Problemas na cx automática megane 2
« Responder #10 em: 03 de Julho de 2014, 13:25 pm »
E as 2 embraiagens têm funções diferentes. Uma para as relações impares e outra para as pares.
Por isto é que as actuais de 2 embraiagens são mais rápidas que as robotizadas de apenas uma.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Dom

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Re: Problemas na cx automática megane 2
« Responder #11 em: 03 de Julho de 2014, 13:32 pm »
Mesmo assim existe uma embraiagem. One-way clutch xD
Portanto, se houver uma fuga do líquido utilizado no conversor, pode dar a mesma sensação de patinar.

Offline Sls a GPL

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Re: Problemas na cx automática megane 2
« Responder #12 em: 03 de Julho de 2014, 14:33 pm »
Eu sempre ouvi dizer que as caixas automáticas também tem embraiagem (na giria), neste caso o sistema que faz o mesmo efeito que a embraiagem convencional ;) .
Da mesma forma que a embraiagem convencional se gasta e patina, o mesmo acontece com o sistema das caixas auto, ou não, xmarine?  :laugh:

As relações de velocidade das caixas auto são alteradas por processos mecânicos, que com o tempo e uso ficam com desgaste e passam a funcionar de forma inadequada, dando a sensação de patinar, como acontece com as caixas manuais.

Citação de: http://carros.hsw.uol.com.br/transmissoes-automaticas1.htm
As embreagens na caixa são um pouco mais complexas. Nestas existem quatro embreagens. Cada uma é acionada por fluido hidráulico pressurizado que faz um pistão entrar no interior da embreagem. Molas garantem que a embreagem seja desacoplada assim que a pressão é diminuída. Abaixo você pode ver o pistão e o tambor de embreagem. Note o vedador de borracha no pistão – este é um dos componentes que é substituído quando a caixa é recondicionada.


A seguir algumas dicas sobre como ver se a caixa automatica está boa ou não quando da compra de um carro com caixa auto em 2ª mão

Citação de: http://noticias.automoveis-online.com/sabe-como-testar-uma-caixa-de-velocidades-automatica-num-carro-usado/
No entanto, é durante um Teste Drive que deve estar muito concentrado, para perceber tudo o que se passa com o automóvel que pretende comprar. Um dos sintomas de avaria da caixa de velocidades automática é a resposta tardia a uma mudança de velocidade.

Para ligar o automóvel, tem de o fazer com a caixa de velocidades na posição (P) Park, com o pé pressionado no pedal de travão, depois deve mudar para a posição drive “D” e quase imediatamente deve sentir que o carro quer andar para a frente. Isto deve acontecer muito suavemente, sem qualquer soluço ou uma forte batida. Ao mudar para neutro “N” a transmissão deve desengatar. De seguida e ainda com o pé no travão deve colocar em marcha atrás “R”. Mais uma vez a transmissão deve arrancar quase de imediato e sentir o automóvel a andar para trás o que deve acontecer suavemente sem qualquer batida.

Depois de efectuar estes testes e verificar um atraso considerável no arranque ou um ruído no arranque, isso quer dizer que está na presença de uma caixa de velocidades automática com problemas. Assim, deve abandonar de imediato a compra do carro

Vá acelerando de forma gradual no modo Drive, para que possa sentir a troca de velocidades, em todas as passagens de caixa e estas passagens devem ocorrer de forma natural sem soluços, escorregamentos ou pancadas.

Outro indício de avaria é o escorregamento. Se a transmissão for deslizando, isto é ao acelerar, o aumento de rotação do motor não faz aumentar a velocidade. Isto significa que a transmissão está desgastada ou tem alguma avaria mecânica ou electrónica.

Outra coisa que deve fazer é testar o automóvel o tempo suficiente até que este aqueça bem, pois por vezes a transmissão funciona muito bem com o automóvel a frio, mas depois de aquecer, surgem os sintomas de avaria, como por exemplo escorregamento, empurrões ou tremer e outros ruídos.

Xmarine

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Re: Problemas na cx automática megane 2
« Responder #13 em: 03 de Julho de 2014, 19:09 pm »
Rodinhas... O conversor de binario nao tem absolutamente nada a ver com um sistema de embraiagem. Nem sequer é peça de desgaste. Vai la ao teu amigo google e ve como funciona.

Offline Dom

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Re: Problemas na cx automática megane 2
« Responder #14 em: 03 de Julho de 2014, 21:34 pm »
Vê o vídeo que pus rodinhas. Leva um disco de embraiagem mas não funciona como uma caixa manual. Pela maneira que o sistema está feito, nem me parece que o disco sofra muito desgaste.