Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: depx em 07 de Junho de 2010, 16:55 pm
-
Boas,
Segundo a união europeia todos os veículos ligeiros apartir de 2011 terão que vir equipados de origem com luzes diurnas.
Já alguem tem alguma ideia de como é que a renault vai aplicar isso ao novo clio. Será com uma tira de leds ou aproveitar o farol de curva e manter a luz sempre ligada? :rolleyes:
-
Pelo que sei alguns já trazem. Acendem uma pequena luz no sítio dos máximos.
-
Quando fui a montar o alarme falei com a vendedora e ela disse que ainda não estava disponivel.
Por isso é que pensei em colocar o tópico.
-
Já vi algures um Photoshop do Clio IV, com uma pequena barra de led's no pára choques. Ficava parecido com o Mégane RS.
-
Espero bem que não venha a ser obrigatório andar com luzes ligadas de dia.
-
Espero bem que não venha a ser obrigatório andar com luzes ligadas de dia.
E porque não?
-
Se desse para activar os minimos sem ligar os farois de presença traseiros, era optimo :wink:
-
Se desse para activar os minimos sem ligar os farois de presença traseiros, era optimo :wink:
E dá :wink:
-
Falo em activar tipo na clip entendes? Nao quero inventar no carro :lipsrsealed:
-
Espero bem que não venha a ser obrigatório andar com luzes ligadas de dia.
E porque não?
Porque ainda vejo bem de dia.
-
Espero bem que não venha a ser obrigatório andar com luzes ligadas de dia.
E porque não?
Porque ainda vejo bem de dia.
Hás-de experimentar a conduzir de dia e com o sol de frente.
Depois logo contas se vês bem quem vem no contrário. :wink:
-
Ja me aconteceu ir distraido e nao me aperceber do carro que la vem, se tivesse luzes ligadas (como os que têm luzes diurnas), apercebia-me logo e está provado que tem um efeito na redução de acidentes :wink:
-
Espero bem que não venha a ser obrigatório andar com luzes ligadas de dia.
E porque não?
Porque ainda vejo bem de dia.
A questão não está em veres bem ou não. Acredito que sim, senão não podias conduzir. A questão está em tornar o carro mais visível a outros condutores. Como o MRC disse, ha certas situações em que mesmo de dia os outros carros são mais dificeis de visualizar.
Acho que as luzes diurnas são uma mais valia a todos os níveis. Não chateia absolutamente nada quem conduz e permite ver melhor outros carros :wink:
-
Eu é que não ando com as minhas ligadas em dias de sol. Agora ao amanheçer, anoitecer e dias de nevoeiro ligo sempre.
-
Nas meganes e clios novos as direccionais andam sempre ligadas durante o dia. O coolwater no encontro de Las Vendas disse se o facto nao faria aquecer muito os farois. Bem se a Renault usa essa hipotese e porque nao... So e pena que as ECUs da Renault nao sao tao flexiveis como as dos Grupo VAG... Pois cheira-me que os modelos antigos (leia-se modelos com luzes direcçionais) nunca terao uma actualização de ECU para esse efeito. E se tiver que usar as luzes normais durante o dia, e mais uma opção que comprei para o carro desnecessaria (nomeadamente o sensor de luz).
-
No clio 2 fase 2 já existiam luzes diurnas. mas nenhum saiu com isso em PT.Mas tenho cá em casa a instalação electrica para o fazer :grin:
-
Pois, no norte da Europa já existem carros equipados com isso há bastantes anos.
-
Pois, no norte da Europa já existem carros equipados com isso há bastantes anos.
Sim e tu na ECU da Renault podes activar a opção de luzes diurnas. Mas se a activares o que faz e fazer com que os medios e minimos fiquem sempre ligados, com as presença atras tambem. Eu fiz esse teste um sabado com o Artur, logo ele pode confirmar. A unica coisa que consegui alterar foi o volume do sensor de estacionamento... Mais nada...
-
Eu quando faço viagens levo sempre os faróis ligados.
Já apanhei alguns sustos por não trazer as luzes ligadas, principalmente quando ando nas nacionais. :undecided:
Ontem vi uma espace (salvo erro) que tinha umas luzes mais fracas ligadas no espelho dos máximos e as traseiras estavam apagadas.
É possível que adoptem o mesmo mecanismo para o clio.
Contudo estas hipoteses levam-me a pensar que se as luzes diurnas forem de halogenio vão aquecer toda a optica e fazer com que fiquem baças mais depressa. Para evitar isso acho que as barrinhas pequenas de leds como os mercedes trazem agora eram uma boa opção, mas olhando para o para-choques do meu carro não vejo grandes hipoteses de montar essas barras de leds. :rolleyes:
-
ECU == Electronic Central Unit?
Vocêzes e mais as siglas.. ;p
Eu acho bem que se meta leds, se forem bem metidos fica catita.. E não é por "eu ver bem de dia" ou não, até porque isso é como já foi dito, para sermos vistos e não para vermos...
O caso do Sol de frente é um clássico, é a diferença de ver na outra faixa uma sombra ou um borrão preto, ou então um borrao com umas luzes na frente.. Eu tenho a sorte de nos últimos dois anos andar sempre a favor do Sol, faço Este-Oeste de manhã e o oposto à tarde.. Mas ainda assim penso nos sócios que vem de frente e conforme as condições de luz e época do ano, ligo as minhas.. Não sem o meu sócio das boleias "car-cheiring" ;p me dizer logo algo como "oh, pra quê as luzes, aqui nem se pode ultrapassar!"....
Nos países nórdicos já há muito tempo que é obrigatório circular de médios, mas lá pra cima também há países que pra tirar a carta tens de passar provas de condução em Gelo, Neve, etc.. E aqui é o que se vê, eu acho que a Farinha Amparo já não se vende mas de certeza que ainda há cartas a sair em pacotes desses.... ;)
BTW: (By The Way ;p ) aqui há anos a ANECRA teve uma campanha de "circule com luzes acesas", e mais recentemente também houve as célebres estradas de Tolerância Zero, onde se era obrigado a trazer-las ligadas, sob ameaça de multa e tudo!... Só que acho que já se esqueceram todos disso..
DN
-
Nas meganes e clios novos as direccionais andam sempre ligadas durante o dia. O coolwater no encontro de Las Vendas disse se o facto nao faria aquecer muito os farois. Bem se a Renault usa essa hipotese e porque nao. . . . . . E se tiver que usar as luzes normais durante o dia, e mais uma opção que comprei para o carro desnecessaria (nomeadamente o sensor de luz).
o sensor de luzes há-de servir na mesma pra ligar médios.. Estas luzes de LED's hão-de ser pra andar sempre ligadas desde que a chave esteja no Contacto, ou então o carro a trabalhar..
Quanto à nova moda das direcionais.. pra mim eficaz eficaz é como nos Ibiza, o nevoeiro é que acende, porque esta ali rasteirinho e ilumina bem a curva, nomeadamente o traço lateral de uma qualquer estrada escura...
Já Essas lâmpadinhas como as que o Cool tem, não hão-de estar assim tantoooo tempo aceso pra esquentar.. Só se a malta andar sempre sempre às voltas numa qualquer rotunda.. ;p
mas se for pra passarem a andar sempre ligadas.......
....
DN
-
Pois só que tanto as luzes diurnas como os farois direccionais são ilegais em Portugal porque não existe ainda legislação. Os Ibizas e os mercedes que acendem o farol de nevoeiro podem levar duas multas: Uma por andar com farois de nevoeiro acesos e outra por só acender um farol e o outro estar apagado. Sim...é a lei que temos por cá.
-
Pois só que tanto as luzes diurnas como os farois direccionais são ilegais em Portugal porque não existe ainda legislação. Os Ibizas e os mercedes que acendem o farol de nevoeiro podem levar duas multas: Uma por andar com farois de nevoeiro acesos e outra por só acender um farol e o outro estar apagado. Sim...é a lei que temos por cá.
Conclusão: "Portugal no seu melhor"
-
Hmmm.. Eu já tive uma tipa que uma vez me contou que teve de ir mostrar o manual do carro ao GNR para o convencer que aquilo era função do carro.. E supostamente a coisa terá ficado por ali.. Mas tendo em conta que ela uma vez também se assustou toda porque aqui-del-rei que a temperatura estava a 40o....
Nos Ibizas novos Parece-me fácil de mostrar isso, mesmo parado ele faz isso, basta virar o volante e a luz acende.. Pessoalmente acho mal, porque se páras com o volante virado aquilo fica prali a luz acesa..
DN
-
Exactamente, aliás muitos carros já acedem os faróis de nevoeiro da frente quando viras o volante..
Agora essa da Policia embirrar, e a rapariga ter que mostrar o manual do carro... por amor de deus...
-
Exactamente, aliás muitos carros já acedem os faróis de nevoeiro da frente quando viras o volante..
Agora essa da Policia embirrar, e a rapariga ter que mostrar o manual do carro... por amor de deus...
Podes acreditar que é verdade... Farois de nevoeiro ligados quando não está nevoeiro dá multa.
Os direccionais da Renault desligam passado um tempo por segurança certamente... Por acaso ja nem me lembro de ter dito isso LOL sou mesmo bom para guardar segredos! Para mim acho que se desse para activar unicamente os minimos era o ideal, nao gostava muito de ter de adoptar uma barra de led's para o para choques nem para a optica, mas considero a atitude de ter as luzes ligadas mesmo benéfica em todos os sentidos :wink:
-
Alias bastava que de dia fossem so os medios acessos e a noite ligassem as luzes de presença atras. Ou os direccionais como nas novas Megane... De dia estavam sempre ligadas. A noite so ligavam abaixo dos 70KM/h e quando em curva (como e normal)
-
Segundo as directizes europeias as luzes diurnas têm que baixar de intensidade sempre que os médios forem ligados.
Já reparei que os audis sempre que os piscas acendem ou os médios os leds baixam de intensidade.
-
Segundo as directizes europeias as luzes diurnas têm que baixar de intensidade sempre que os médios forem ligados.
Já reparei que os audis sempre que os piscas acendem ou os médios os leds baixam de intensidade.
Ou baixar ou apagar, dado que as luzes diurnas de nada servem apos ter sido ligado os farois...
-
Espero bem que não venha a ser obrigatório andar com luzes ligadas de dia.
E porque não?
Porque ainda vejo bem de dia.
mas pensas mal.
as luzes nao e' para veres (tambem... ) mas e' para seres visto!
epah.. eu para mim, 24/7.. luzes ligadas...
nao custa nada... e um carro com farois ligados.. num espelho.. ou num retrovisor... ve-se muito mais depressa...evitando "chatices" :)
cumps!!
edit: ja' vi que responderam.. de igual forma.. antes :)
-
Obrigado.
-
As motos já são obrigadas a andar com a luz ligada durante o dia há muitos anos, por isso porque não os carros?
E era da maneira que os artistas que se esquecem de ligar as luzes a noite nas cidades, já não se esqueciam...