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Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: Clio_1.9d em 25 de Agosto de 2014, 22:43 pm
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Boa noite!
Conforme mandam as "leis" aqui do sitio já me apresentei na área para o efeito, contudo suponho que nem todos a vejam regularmente. Adquiri recentemente um Clio 1.9d comercial de 1999 com 271 000 kms.
Muito bem impressionado pelo que tinha lido e também pela opinião de alguns amigos, achei que era o carro certo para fazer uns bons kms até ao trabalho, visto que ida e volta são +- 50 kms! Eis que começam os problemas:
- Já ganhei para o susto com o nivel de óleo, quando logo no primeiro dia me aprece no pseudo-CB o aviso! Coloquei 0,5l e os pontinhos/bolinhas ficaram todas completas. Desde ai tem sido um sobe e desce... Ora tá cheio, ora tem menos uma bolinha, entretanto deixei o carro num lugar desnivelado e já perdeu duas. Em muito idêntico a este caso. http://www.renaultpt.com/index.php?topic=7144.msg133811#msg133811 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=7144.msg133811#msg133811) . É normal variar assim tanto?
-O primeiro arranque da manhã é sempre complicado. Dá-se á chave. ele engasga-se e tenho que mandar dois toques no acelerador até ele estabilizar, isto claro acompanhado de algum fumo branco(não azul). A quente, no problem e deita zero de fumo quando se manda umas "bombadas".
- Ontem fui dar com uma pequena fuga, junto de um tubo que liga do motor a uma peça ao lado da vareta do óleo que não consigo identificar qual é...
Bem tendo em conta todo este testamento, será que a dita fuga está relacionado com a oscilação do nivel de óleo? E a questão do arranque any ideias?
Obrigado desde já!!
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verifica o nível do óleo pela vareta. o sensor pode estar avariado.
o custar a pegar de manha pode ser velas...
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Obrigado pela resposta MaNel!
Relativamente à peça que falo que tem uma fuga, consegues identificar pela minha descrição qual é?
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Com uma foto seria mais facil. ;)
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Boas!
Vou arranjar uma foto na net, assinalar a dita peça e já venho cá por!
Thanks
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A dita peça que falo é onde o tubo assinalado vai encaixar que se encontra à direita da vareta se tivermos virados para o motor. A imagem está minimamente perceptível?
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Não há foto.
Tutoriais aqui: http://www.renaultpt.com/index.php?board=3.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?board=3.0)
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Antes de mais, o nível na vareta? Foste verificar?
O fumo branco é sem duvida problema com as velas ou o módulo das mesmas.
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(http://imagizer.imageshack.us/v2/580x400q90/905/jTHltV.jpg)
Será que é desta?
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Antes de clicares em "Enviar", clica em "Pré-Visualizar". Deste modo, tens um "rascunho" de como vai ficar o teu post.
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No dia em que me deu o aviso que estaria sem óleo fui verificar e realmente estava no mínimo. Desde que meti óleo e visto que moro numa zona algo acidentada, quando chego a algum local plano já o carro aqueceu... Contudo hoje vou ter oportunidade de verificar... De qualquer das formas é normal estas subidas e descidas serem causadas pelo desnível dos sítios onde deixo o carro?
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E cliquei só que como estou na empresa e não consigo ver outras imagens do forum fiquei da dúvida se estaria ou não...
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Tanto, não me parece. Acho que no máximo seria entre a meio do máximo e mínimo na vareta.
Só tens de inserir [img*]link da imagem[/img*]. Mas remove os asteriscos (meti para o img não desaparecer).
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Foi exactamente isso que fiz e realmente a imagem no pré-visualizar não apareceu, mas como te digo pensei que fosse do facto de ter eventualmente alguma proxy que bloqueie as imagens, já que outras imagens também não consigo ver.
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Se calhar não em expliquei bem. Logo no primeiro dia ele avisou, verifiquei na vareta e realmente ele realmente estava no mínimo. Nessa mesma altura coloquei +- 0,5l de óleo e ele ficou com as bolinhas todas e a vareta no máximo. Desde ai ora está no máximo, ora tem menos uma, ontem deixei num local com desnível mais acentuado e de lado, quando cheguei ao carro tinha menos duas...
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Tens de copiar o link directo apenas sem mais nada agarrado ao resto do endereço da foto. Tudo o resto é "lixo".
Já está corrigido e já se vê a imagem.
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Eu percebi o que disseste mas acontece que não sei a quantos litros se refere o nível da vareta. Acho que é mais que meio litro.
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Obrigado luisnogueira!
Também achei estranho com apenas meio litro ficar logo cheio, mas a verdade é que ficou mesmo!
De qualquer das formas hoje vai fazer uma visita ao mecânico para trocar filtros, reparar a fuga e então como sugerido dar uma vista de olhos às velas. Penso ter lido algures por aqui que para este motor convém colocar as velas originais. Isto é mais um daqueles mitos provenientes de conversa de café, ou realmente faz diferença? E em termos de preços alguém tem ideia?
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Não me lembro de nada nesse sentido. Umas velas de marca boa devem chegar.
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Relativamente à imagem que coloquei consegues por alto identificar a peça que supostamente tem fuga? Aquele tubo da imagem vai ligar a essa dita peça...
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Descobri finalmente o que é o dito tubo, é o respirador do motor. Resumindo aparentemente a união desse tubo a uma outra peça que fica perto da vareta do óleo é que está a pingar. Algum problema crónico conhecido?
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Update:
O carro ficou na oficina e como tal os problemas detectados à partida são:
-Bomba injectora verte gasóleo por baixo (espero que seja apenas necessario uma anilha ou um o-ring para o problema ficar resolvido)
-O sitio por onde pinga oleo em principio é apenas algo mal montado/encaixado.
-Muito provavelmente pelo menos uma das velas está queimada.
Apenas de acrescentar que daqui para a frente vai começar a levar com 15w40 em vez do 10w40 que levava até agora!
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porque cortar no qualidade do óleo? é como pedires para te trocarem o sangue por um mais fraco lool
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Boas!
Segundo o mecânico por causa dos kms/anos do carro, já que se gastar algum bocadinho de óleo essa questão fica resolvida. Se bem que as revisões vão ter que ser feitas mais cedo...
Pelos vistos deve ser uma questão um pouco polémica, visto que um amigo meu que já teve uma oficina diz que apesar de compreender os motivos que levam o mecânico a sugerir a passagem para o 15w40, não faria o mesmo!
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Acho que faz mais sentido reparar a fuga do que trocar o óleo. Digo eu lool
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Lolol eu tb acho... Se calhar é o melhor não?!
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Sim a fuga vai ser reparada!Nem é essa a questão que se coloca... Pelo que percebi é apenas para evitar algum eventual consumo que ele ande a fazer devido aos anos/kms que já tem em cima!
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Primeiro devias ver se consome óleo.
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Se mantiver o 10w40 e depois mais tarde reparar que ele está a beber um bocadinho, não há stress em passar para o 15w40 ou convêm mudar pelo menos o filtro?
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Acho que sabes a resposta a essa pergunta
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Mandando um bitaite para o ar diria que sim...
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É óbvio que ao trocar o óleo, se troca sempre o filtro. No entanto, continuo a não entender o porquê da troca de óleo.
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Sendo muito leigo nesta matéria apenas te posso citar uma frase que li num outro forum:
"Não te posso dizer qual é o melhor óleo. Mas do que tenho aprendido, digo que não convém passar para óleos mais finos em carro já com alguma quilometragem porque já existem folgas que esse óleo não vai preencher"
Visto que já li frases idênticas a esta inúmeras vezes em outros forums, deduzo que tenha a ver com anos-kms-folgas.
Claro que nem tudo o que se ouve/lê é verdade, apenas estou a juntar o que o mecânico me disse com o que tenho lido.
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O que não se deve fazer é andar a trocar de óleos e a citação que usaste, diz que não se deve passar para um mais fino, ou seja, deve-se manter o que se está a usar. Já li também que se deve utilizar um óleo mais "grosso" em carros antigos mas não tão antigos como o teu. Como dizes, é o que se lê. Já agora, sabes as diferenças do 10w40 para o 15w40?
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Exacto, mas a justificação utilizada é exactamente a mesma, as ditas pequenas folgas devido aos kms...
Muito resumidamente será a viscosidade certo?
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Sim, é o valor que indica a viscosidade a frio. Ao aumentar de 10 para 15, estás a passar para um óleo mais viscoso que por consequência, flui mais lentamente pelo motor.
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E em termos de consequências positivas/negativas ?
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http://www.renaultpt.com/index.php?topic=5713.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=5713.0)
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Obrigado! :smiley:
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Pois, ouve-se muitas coisas por ai, o meu carro já vai com uns 280 mil km e eu sempre usei 10w40 e passei agora para o 5w40, faltam pouco menos de 10 mil km para a próxima revisão e até agora, no que toca a consumo de óleo, notei que anda a gastar menos do que quando usava o 10w40, em parte porque tratei de algumas fugas que havia :laugh:
resumindo e como não tenho nenhuma forma de comparar, parece-me realmente, que não tem havido aumento no consumo de óleo, mas sim uma ligeira redução.
Acima de tudo, é verificar primeiro se existe fugas e repara-las, porque se não o que tens é um desperdício de óleo e não um consumo de óleo pelo motor ;)
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Em termos desse consumo que referes, entre revisões quantos pontinhos é que perdes naquela verificação de óleo que o carro faz quando o ligas?
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Não ligues muito a isso. Verifica sempre pela vareta. Com o tempo esse sensor pode atrofiar e deixar de ser fiável.
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Eu sei que é o mais fiável, mas isto foi uma paranóia que ganhei desde a semana passada quando fui buscar o carro, porque se não aparecesse nada eu verificava na vareta de tempos a tempos como faço com os meus outros carros!
Ainda por cima logo no primeiro dia aparece-me que o carro não tem óleo... Fiquei logo com o coração nas mãos.
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A primeira e única coisa que tens de fazer para já, é verificar onde tens fugas e resolver. Só depois te deves preocupar com coisas mais complicadas.
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Sim, pelo menos a que estava identificada(não sei se vão ser descobertas mais) vai ser reparada. Depois é estar atento para ver o que acontece... Como é o primeiro carro usado que compro qualquer coisa é logo motivo para achar que fui enganado!
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Essas coisas são normais. Repara e espera
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Olá olá, também tneho uma coisa dessas e é normal quando o deixas em sítios inclinados !!
No meu acontece o seguinte, se eu o deixar a descer (frente para a descida, tens q engatar a marchaatras para ele ficar quieto) o nível de óleo sobe e o gasoil também, porque os sensores e a boia devem andar pela frente)
ao contrário é o inverso!
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Por acaso o meu a descer ainda não ficou! Ficou foi a subir e desnivelado para o lado direito... A subir acho que subiu e para o lado acho que desceu! Gasóleo acho que não houve grande diferença, dai ter ficado um bocado assustado com a questão do óleo!
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Por alguma razão é recomendado que o óleo seja verificado com os carros a frio e em terreno plano!!!
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Nem mais :D
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e não é só o óleo, todos os fluidos devem ser verificados os níveis em plano e de uma maneira geral a frio, pois a quente expandem... no caso do óleo muito algum ainda não desceu ao cárter ;)
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Exactamente, mas o facto do carro ser usado + o facto de quando se liga o carro ter lá aquela indicação do óleo, acaba por criar alguns macaquinhos na cabeça muito provavelmente sem necessidade nenhuma...
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Na minha opinião, deves parar de olhar pro indicador e ir ver à vareta. Ainda começas a arranjar problemas onde não existem.
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4 paginas pra chegares a essa conclusão!!!
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Não foram 4 págs. para chegar a esta conclusão, mas tendo em conta que nunca tive um Renault nem um carro usado, quis "ouvir" pessoas que para além de terem renault's também tem mais conhecimentos mecânicos que eu!
Sempre soube que mais fiável que ver o óleo na vareta é impossível, mas por outro lado também pensei, se esta indicação não fosse minimamente fidedigna e cada vez que andas com o carro varia, porque raio foi a renault espetar com esta porcaria mesmo aqui à frente dos olhos?
Já para não falar que à partida coloquei completamente de parte o facto do carro ter possivelmente os segmentos gastos. A única coisa que que na verdade tinha "medo"...
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Tens de pensar assim:
A renault colocou o sensor como mero suplemento à vareta. Um extra que te dá comodidade pois estares a ver o óleo todos os dias, seria um sacrifício e ninguém faz isso. Deste modo, continuas a ver na vareta, vá, de mês a mês e diariamente tens uma indicação se tudo está ok. O sensor é fidedigno enquanto o seu funcionamento for o correcto. Se avariar, pode deduzir-te em erro.
Agora tens de ter em conta que com o carro inclinado, quer vejas no quadrante ou na vareta, o resultado será sempre o mesmo. Leitura incorrecta devido à gravidade.
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Claro, mas depois do susto que apanhei logo no primeiro dia, a primeira coisa que fazia antes de entrar ou sair do carro era olhar para o nível de óleo no ecrã visto que como o carro estava quente não ia ver na vareta.
Agora já estou perfeitamente descansado e apenas ansioso por o ir buscar hoje para ver o que é que foi trocado e se já pega bem a frio!
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Então mas se o carro está quente nem a vareta nem o sensor te dão o nível correcto.
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Esquece, tens toda a razão... Vou é ignorar aquilo até me dar o alerta que precisa de óleo!ahah
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Lool então vai ao meu DB ver, quando mudei o óleo, o cb continuava a marcar 3 marcas :laugh: quando ele der o aviso para colocares o óleo, já vai ser tarde.
Tal como já foi dito, aquilo é muito bonito mas a utilidade é 0. Há quem confie demasiado no sensor, e depois tem dissabores lol.
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Update:
O filme continua...
Pois bem, após a revisão feita em que para além do óleo, filtros da praxe e 4 velas, já que 2 delas estavam queimadas, no Domingo aparece uma mancha verde no chão de liquido refrigerador. Visto que estava numa descida, coloquei o carro num sitio plano e cairam apenas mais umas pingas. Fui controlando o liquido até porque depois disso ainda fez +- 150kms em auto estrada e ontem quando cheguei a casa verifiquei o liquido e estava a bom nivel. Hoje de manhã a minha namorada leva o carro para o trabalho e ao chegar muito fumo, o carro desliga-se e não pega mais... No inicio nem ligava. Quando se vai verificar o liquido de refrigeração, este está no minimo!
Resumo: Aparentemente um fio eléctrico que liga à valvula de corte do combustivel queimou. Identifiquei entretanto que a dita fuga na bomba injectora vem também dessa mesma válvula! Será que o facto do liquido ter desaparecido é pura coincidência?
Amhhã vai levar a dita válvula por 35 euros... A questão agora é, o que terá levado o cabo a derreter mesmo na porca que liga à valvula de corte?
Alguém tem alguma ideia?
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Podia estar partido e a fazer mau contacto, ou com um contacto muito fraco e com o aquecimento acabou por derreter.
Quanto ao liquido de refrigeração, se tinhas uma possa no chão é porque ele esta a sair por algum lado. Devias ir ver por onde é que ele esta a sair.
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Boas!
Claro, hoje quando for para montar a válvula vai ser também vista a questão da fuga do liquido. O estranho é que desde que comprei o carro não gastou uma gota de água, nem para consumo nem através de fuga. Foi necessário ser feita uma revisão e ter passado de água destilada para liquido refrigerador decente para começar a perder e de que maneira... Às vezes parece que funciona tudo ao contrário!
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Quanto ao líquido tive o mesmo problema, a água desaparecia, até de noite !
a noite parava o carro, e de manhã, não tinha liquido.
Resumindo era uma braçadeira toda podre!
Fui comprar braçadeiras e troqueias todas, agora nem um tico !! Está ali nas curvas :)
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Supostamente e segundo o mecânico que fez a dita revisão, as braçadeiras algumas podres outras que já nem existiam, foram colocadas em ordem. A verdade é que foi a partir dai que o carro começou a perder água... Mas realmente os sintomas são exactamente os mesmos! Como esta válvula vai ser montada por outro mecânico, vamos lá ver o que ele tem a dizer sobre esta situação.
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tens q encher, andar até a válvula abrir e o circuito girar, depois páras o carro, e andas com o ouvido a beira do motor, vais saber onde anda a fuga !
Outra coisa, confirma a tampa do vaso de espação, tem um válvula que funciona tipo panela de pressão, se ela tiver velhota, liberta pressão muito cedo, ou seja, vapor, ou seja, ficas sem água rápido
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Por acaso experimentei outro dia após uma viagem e ainda com o carro a trabalhar abrir o vaso de expansão com cuidado e a verdade é que mais do que não ver qualquer tipo de vapor a sair com a tampa fechada, abri totalmente e saiu muito pouco vapor. Por outro lado no dia em que fui dar com a possa de liquido refrigerador no chão, o vaso de expansão tava todo verde de lado pelo que pelos vistos saiu pela tampa. Na altura pensei que tivesse sido o mecânico a por um bocado mais do que era suposto...
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olha o meu quando isso acontecia era 1 braçadeira, e a tampa, fiz a festa com 10€
Fui comprar uma tampa À sucata, e um jogo de braçadeiras.
Só a tampa foi 5€, ainda perguntei se era banhada a ouro, mas não resolveu de nada.
Outra coisa, se comprares a tampa, compra da mesma cor que a tua, porque algumas diferentes têm as válvulas de pressão, também diferentes
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Vou ter atenção a esse facto que por acaso desconhecia... Só espero que seja dai e não seja nada mais grave!
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Update:
Depois de trocada a válvula de corte de combústivel, o carro continua a não pegar. Visto que quando se dá à chave não aparece nem a luz do motor nem das velas, deduz-se que ou tenha rebentado eventualmente alguns fusiveis, ou então que o relé das velas tenha ido para o galheto. Hoje vai se verificar esta questão e aproveitar para desligar o alarme, já que como alguns casos que se vai vendo por aqui a luz do alarme mesmo com o carro a andar continua ligada.
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Boas!
Passado praticamente 3 semanas o carro voltou para casa... Reparações: Valvula corte de combustivel, falange, termóstato e tampa do vaso de expansão nova (leia-se velha, porque a que o mecânico comprou nova já vinha rachada e assim pôs a de um outro clio).
Aparentemente o carro deixou de consumir óleo e liquido refrigerador, contudo relativamente ao liquido só vou conseguir confirmar durante esta semana visto que a tampa só foi substituida há 2 dias. O que é que noto de anormal neste momento? Numa viagem seja ela de AE ou cidade, desde que o carro esteja a andar o ponteiro da temperatura anda sempre um pouco acima do meio, quando paro num semáforo em ponto morto ou com a mudança engatada, o ponteiro fica exactamente no meio. Se desligar o carro nem que seja por 1 minuto a temperatura desce logo para abaixo do meio. Esta situação é normal?
Thanks!
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Se é normal ou não, não sei, a mim parece-me !!
Quando os dias andam assim meio quentes meio frios, o ponteiro fixa-se mesmo no meio.
No Inverno anda sempre um bocadinho a baixo do meio
No verão anda sempre um bocadinho a cima do meio, e em grandes trânsitos é quando me dispara a ventoinha !
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É exactamente o que me acontece... Tanto que no fds fiz uma viagem durante a noite e não passou um pouco abaixo do meio. Sendo assim vou só controlar se gasta água. Entretanto o mecânico deu uma vista de olhos geral no carro e vai-me fazer uma lista de coisas que é preciso ir mudando, mas segundo ele nada de preocupante nem caro e sobretudo susceptiveis de serem mudadas quando se compra um carro usado. Quando tiver a dita lista coloco aqui!
Thanks!
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Normal. Pequenas oscilações acontecem no ponteiro.
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Boas!
Depois da ida ao mecânico e de aprox. 2 semanas a andar sem problemas, já temos novidades, neste caso negativas.
Novamente a história do liquido de refrigeração... Agora em vez de sair pela tampa do vaso de expansão, simplesmente desaparece. O que tenho andado a notar é que aparentemente se for numa viagem sempre a andar e desligar o carro nada acontece... Se tiver paragens pelo meio e a ventoinha disparar, lá se vai uma boa dose de liquido embora. Outra coisa que ando a reparar e esta ainda mais estranha, é que o motor fica mais quente desligado do que ligado, isto claro depois de uns km's.
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Outra coisa que ando a reparar e esta ainda mais estranha, é que o motor fica mais quente desligado do que ligado, isto claro depois de uns km's.
Não entendi esta parte
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Verifica se tens o vaso de expansao rachado... é normal acontecer nestes modelos com os km... o carro da minha mae acontece o mesmo...
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Calculei que fosse suscitar algumas dúvidas até porque é muito estranho... Imagina, ando com o carro sem problemas, paro, meto a mão no capot e no motor e estão fresquissimos. Desligo o carro, volto lá passado meia hora e o motor está quente e o capot também!
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Duvido que tenha, porque se tivesse notava-se água em algum sitio e neste caso nem vê-la...
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Isso não é nada normal, nada mesmo.
O capot frio e depois quente, pode ser justificavel, já que a andar o vento arrefe, e quando páras o motor liberta o calor e aquece o capot.
agora o motor frio, e depois quente, não sei !!
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Entao se nao e disso, verifica radiador, tubagens, permutadores oleo/agua, depois disso se nao for nada do que referi, junta da cabeça a ir po caneco... como esta o nivel do oleo??? Esta mais aguado ou mais para o espesso???
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Isso não é nada normal, nada mesmo.
O capot frio e depois quente, pode ser justificavel, já que a andar o vento arrefe, e quando páras o motor liberta o calor e aquece o capot.
agora o motor frio, e depois quente, não sei !!
Pois, nem sei o que pensar, até porque se der à chave o ponteiro da temepratura está mais baixo do que em andamento
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Sinceramente ando muito inclinado para ai, apesar de o óleo estar a nivel e sem água, e o liquido do vaso de expansão estar verdinho sem sujidades.
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Começa sempre pelo mais barato, na ordem do que te disse acima, antes de verificares a junta verifica o radiador da soufagem tb faz parte do sistema de refrigeraçao do carro e a agua circula por la... na pior das hipoteses podes ter passagem de agua para o oleo... significa junta queimada...
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Por falares em soufagem, este fds o carro deixou de mandar calor e nota-se uma espécie de cheiro a resistência queimada, ou algo do género... Deve estar relacionado não?
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Não notas o chão do carro húmido?
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Até agora não e ainda o aspirei...
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O que eu queria dizer é que ainda ontem o aspirei.
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Primeiro que tudo, leiam este tópico - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8238.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8238.0)
Depois é natural o motor estar mais quente depois de parado que quando em andamento, pois durante o andamento do carro, a agua circula pelo motor e radiador, o que faz com que se mantenha a uma certa temperatura. Quando o motor para, a agua deixa de circular, e por essa razão deixa de arrefecer o motor. A temperatura residual do motor, acaba por aquecer a agua que está retida dentro do motor, e por sua vez faz com o que esteja ao seu redor aqueça. São simples leis da física ;)
Por essa mesma razão é que é perigoso mexer no radiador enquanto o carro está quente, mesmo desligado, pois se a temperatura do liquido de refrigeração for suficientemente alta, a ventoinha pode começar a trabalhar.