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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: azegrokas em 08 de Dezembro de 2016, 03:41 am
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Boas.como alguns users sabem tenho um clio 1.2 de 99.
Como adquiri outro carro este tem andado menos,mas ontem quando decidi andar mais com ele,do nada ligou a resistência,ficando sem força ao relenti.para chegar a casa tinha que carregar no pedal para ele ir mantendo o motor ligado.ele anda bem e puxa normalmente.por e simplesmente não se aguenta e tenho a luz no quadrante.ora pisca ora fica acesa.alguma ideia?
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Pesquisa por luz de resistência. Pode ser só mau contacto, no pedal do acelerador, borboleta, velas e bobine, sonda lambda, etc, é tanta coisa que sem ver qual o erro registado, só mesmo indo Às apalpadelas. :laugh:
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Borboleta não é.mas se fosse bobine ou velas o carro não soluçava em andamento?quando o trouxe para casa ele veio normalmente tirando a parte de ir a baixo ao relenti.
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Sendo de 99 o pedal é por Cabo. Parece que tens algum sensor marado.. Ou lambda ou o famoso da cambota.
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É por cabo, mas tem o potenciómetro no compartimento do motor, por isso pode ser mau contacto na ficha do potenciómetro ;)
Não sei se o teu já tem 2 sondas lambda, um à saída do escape e outro depois do catalisador, se tiver verifica cablagem de ambos.
Como tinha dito antes, pode ser muita coisa. A luz acende quando há uma sucessão de erros, e dependendo do tipo de erro, a luz pode voltar a apagar ou não.
Se por falha da bobine ou velas, tiveres tido o motor a trabalhar a 3 cilindros, e depois volte ao normal, a luz acende mas já não apaga enquanto não for À maquina, porque sendo uma avaria que pode danificar o catalisador, a luz fica sempre acesa.
Se for um mau contacto no potenciómetro do pedal, se não for constante, basta desligar e voltar a ligar o carro para a luz apagar e só voltar a acender quando voltar a existir o mau contacto.
A forma mais pratica de saberes por onde começar é ver o erro registado, nem que seja com um elm
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Mas quando isto aconteceu o carro não mudou o seu comportamento.apenas não se aguenta e vai a baixo.ele só tem uma sonda.um amigo meu tem uma maquina delphi e o carro não responde...
Tony costumas vir a lisboa?tens maquina para me ver isso?até te pago a verificação se for preciso.só quero saber o que é que ele tem.
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Até costumo, mas só tenho um elm, o que não serve de muito.
Começa por limpar a ficha do potenciómetro do acelerador.
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Rodinhas não há potenciometro nesse carro isso só acontece no 16v. Nesse é borboleta à antiga..
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O meu é por cabo.
Amanha vou testar com outro sensor passo passo a ver no que dá.
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Mas o motor não é um d7f?
A doc do diacoiso, não é muito especifica, e como está em francês pior, não consegui perceber a que potenciómetro eles se referem, se não tiveres o do acelerador, tens o da borboleta, que vai dar ao mesmo.
Verifica se a borboleta está limpa e se os contactos das fichas estão bons.
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Ja testei outra borboleta.com outros sensores.e está na mesma.não será dali.
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E já leste os erros que estão registados? Começa por ai, será mais facil de perceber onde estará o problema.
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Não tenho como o fazer.aí está a minha grande duvida...
Já agora tony,tenho o aviso que tenho PM'S mas não lhes consigo aceder.Sabes porquê?
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Mas quando isto aconteceu o carro não mudou o seu comportamento.apenas não se aguenta e vai a baixo.ele só tem uma sonda.um amigo meu tem uma maquina delphi e o carro não responde...
Tony costumas vir a lisboa?tens maquina para me ver isso?até te pago a verificação se for preciso.só quero saber o que é que ele tem.
A maquina é a delphi ds150e? Eu tenho uma e funciona no meu.
Tens é que selecionar manualmente o ano, modelo, motor, etc.
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Nao sei.só sei que ele escolheu todos os d7f que lá estava e nada.preciso mesmo de saber o que raio se passa com o carro.
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Das duas uma, ou tens a caixa cheia ou não estás a ir ao sitio certo. No canto superior direito por baixo do teu nick tens lá a dizer "você tem X mensagens, Y são novas", se carregares no que diz X mensagens abre a pagina das mensagens, depois é veres quais são as mensagens que estão por ler (X e Y são as mensagens que tens na tua caixa de mensagens).
Passa numa renault e pede para fazer um diagnostico, se com a delphi não consegues, vês com a clip.
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Até passava,mas é me impossivel porque o carro não mantem o relenti.ele simplesmente vai a baixo...
A mim nem me aparece a barra de mensagens
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Mesmo depois de aquecer??
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Ele ficou assim depois de fazer 50km's seguidos.ele estava bem quente quando isto aconteceu.
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Isso não será o injector marado?
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até pode ser parvo o que vou dizer mas não poderá ser também o medidor de temperatura do ar da admissão? Sei que o meu 1.6 andou a pregar partidas ao relantim, erros não acusava, e quando lhe mudei o sensor por via das duvidas, a verdade é que o problema passou, o carro começou a reagir melhor, e os consumos baixaram (posso dizer que o CB marcava sempre 8.2 para cima em misto a gasolina e que neste momento ao fim de 1500km marca 7.3 a 7.5 e a GPL passou de 10l +- aos 100 para 9l sensivelmente)..
Digo este sensor porque sei que afecta directamente no relantim .. mas até posso estar equivocado..
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mas injectores não iria afectar o comportamento do carro?
Podes me dizer onde fica esse sensor do colector?O meu dá me erro Gonçalo fica a luz da resistência acesa.
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Sim, afecta, e por isso fica em " safe mod ". às apalpadelas nunca mais vais lá. Tens seguro, não tens? chamas o reboque e levas a uma oficina para que te consigam fazer o diagnostico ao carro. Depois consoante o erro que tiver, logo ponderas em arranjar na oficina ou em casa ;)
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O sensor no meu 1.6 está logo localizado na frente do colector de admissão.. Nesse motor desconheço a sua localização, atenção que a luz da resistência pode nem ter nada a ver com este sensor, mandei o palpite mas foi o que disse, podia estar a ser uma valente barbaridade o que estava a dizer..
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Tony como disse o carro chegou a casa bem.só não se aguenta se fosse injectores gagejava certo?
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Qualquer coisa para avariar basta estar boa, se o injector não estiver bom, é natural que depois não consiga funcionar correctamente. Mas tal como tenho andado a dizer, por palpitologia não vais lá, perdes tempo e dinheiro para nada.
Essa luz acende por inúmeras coisas, e sem saberes que erro é ao certo nunca mais vais lá.
há um diy que explica um problema com os motores monoponto, vê lá se os sintomas são os mesmos.
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Tenho e de arranjar alguem com maquina para ver o que é que ele tem.
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Eu tenho a delphi e. O meu funciona. Hoje meti o meu a trabalhar e ficou a luz da resistência acesa e foi logo abaixo.
Mas como tinha o borne da bateria moído desde sábado lembrei-me logo disso e foi só trocar.
Não perdes nada em desligar/ligar fichas e verificar os bornes da bateria.
Estes motores, já são multiponto.
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Fabio eu mandei te pedido no face para falar por lá contigo.
O carro teve a bateria desligada desde que se passou isto e hoje estava na mesma.ele tem um problema debaixo do capot.agora qual...
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bem,já lhe pus velas e cabos novos,já testei outra bobine e nada.mas tem se mantido ao relenti,contudo continua na mesma só liga com acelerador.Já começo mesmo a pensar em injectores...até porque sinto um cheiro anormal no funcionamento dele.tenho mesmo de ir as apalpadelas :sad:
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Alguem sabe quem tenha maquina de diagnóstico renault?universais o carro não responde...
Já fui a renault e a strobosom e o valor pedido é exorbitante.
Houve uma vez que ele trabalhou bem,mas depois de estacionar e liga-lo novamente voltou ao mesmo,e agora até acelera sozinho.
Ja me falaram em injectores sonda sensor de temperatura ou a bomba de gasolina.
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Isso não deve ser nada de mais, na certa encontraras a solução facilmente sozinho :laugh:
Primeiro passo guardas a nota de 50 € do diagnostico no cinzeiro, e quando descobrires a avaria sozinho vais ver que não era nada demais e ganhaste 50 eur.
:laugh:
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Azegrokas, uma dúvida só para te poder aconselhar melhor...qual é o ponto de viragem entre o que consideras barato, caro e exorbitantemente caro?
Assim talvez seja mais fácil aconselhar um sítio onde ires!
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Na midas é barato de certeza.
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Faz um teste bem simples.. Desliga a bateria e espera uns minutos.
Quando voltares a ligar confirma bem se os bornes estão apertados e especialmente a ligação de massa
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Ora bem já descobri o problema.
E o problema dele era a centralina,mas agora tenho um problema.
Só encontro centralinas sagem, e a que tenho lá é magnetti mareli.
Ele liga e trabalha normal com a sagem mas no dia a seguir não tenho bateria se deixar a marelli ligada ou sem nenhuma a bateria aguenta se durante varios dias até com o alarme activado.
Alguem sabe de quem tenha uma centralina para venda mareli?
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Qual é a centralina mareli, aquela do 1.2 16V que fica montada na caixa de admissão de ar?
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O meu é 8v.esta:
(Estou no telemovel não consigo por visivel)
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Não sei porquê que não fez upload da foto.
Mas no PC é mais façil.
Agora pergunto,pode ser apenas magnetti marelli SR200 ou tem de ter as Refs todas iguais?
(https://i.imgur.com/H6X613s.jpg)
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Tem que ter referencia igual, para ser igual, depois tens que ter também a uch e chaves que pertencem à mesma centralina, não sei se terás que ter também o anel de leitura da chaves,há quem diga que sim, mas como é coisa que nunca mexi, não te sei dizer.
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Mas eu tenho lá uma sagem e ele liga e trabalha bem
Não faz conflitos com o imobilizador.
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O pin out da cablagem é igual para as duas centralinas? Eu sei, mas parece-me que não. Agora não tenho comigo dados para verificar isso.
Essa sagem não terá já o imobilizador desactivado? O único risco disso é depois qualquer um põe o carro a trabalhar e nem precisa de chaves ;)
O código da chaves é gravado na centralina, e só quando os códigos coincidem, é que o carro liga. Se a sagem liga normal e tu não fizeste a programação da chaves é porque já há ai marosca. Talvez por isso é que a bateria descarrega.
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Pelo que sei,o carro tem uma centralina a "parte" para o imobilizador.eu já a tirei fora para mandar codificar chips novos.
A sagem saiu directa de outro carro para mim.