Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Mecânica Geral => Tópico iniciado por: RenUser em 24 de Setembro de 2017, 22:22 pm
-
Boas pessoal,
Tenho um clio IV e reparei que em retas planas (em bom estado) se largar o volante o carro começa a descair ligeiramente para a direita. Não é uma coisa exagerada, mas é notavel.
O carro foi a alinhar e disseram que estava tudo 5*, mas voltaram a alinhar e aparentemente estava a 100%, no entanto mesmo depois do alinhamento faz exatamente o mesmo. Ao largar o volante noto que ele mexe se ligeiramente para a direita, é uma coisa de milimetros, para quem olha e não está a conduzir, o volante aparenta estar 100% direito.
Resumindo, pode existir algum problema grave com o carro, ou é simplesmente mau alinhamento? Ou é da direção assistida?
Obrigado a todos.
-
Como é que está a pressão dos pneus?
-
Há estradas que mesmo em reta, que pareça plano, o traçado tem um ligeiro declive para a direita, tem a ver com escoamento da água quando chove e que pode provocar isso. A solução é pedir ao funcionário que fez o alinhamento para testar o carro contigo, para ver em tempo real esse comportamento..
-
Relatos de algo idêntico aqui http://www.renaultpt.com/index.php?topic=21574.0 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=21574.0) Já não me lembro se ficou resolvido ou não. Dá uma leitura.
-
Como é que está a pressão dos pneus?
Eles verificaram ao fazer o alinhamento e supostamente tudo ok.
Há estradas que mesmo em reta, que pareça plano, o traçado tem um ligeiro declive para a direita, tem a ver com escoamento da água quando chove e que pode provocar isso. A solução é pedir ao funcionário que fez o alinhamento para testar o carro contigo, para ver em tempo real esse comportamento..
Duvido que venham dar uma volta comigo lol. Além disso, acho estranho que nas varias estradas que testei deslizava sempre para direita e nunca para a esquerda. Dá a sensação que quando alinharam (e colocam o volante supostamente direito) o volante ficou uns milimetros mais para o lado direito. É algo muito minimo, mas pronto...
-
Há estradas que mesmo em reta, que pareça plano, o traçado tem um ligeiro declive para a direita, tem a ver com escoamento da água quando chove e que pode provocar isso. A solução é pedir ao funcionário que fez o alinhamento para testar o carro contigo, para ver em tempo real esse comportamento..
CarM, porfavor apaga as PM's que tens na tua inbox pois já estou a algum tempo a tentar responder te à PM e diz sempre que tens a inbox cheia.
Relatos de algo idêntico aqui [url]http://www.renaultpt.com/index.php?topic=21574.0[/url] ([url]http://www.renaultpt.com/index.php?topic=21574.0[/url]) Já não me lembro se ficou resolvido ou não. Dá uma leitura.
Obrigado vou dar uma vista de olhos.
P.S: Fiz doble post porque infelizmente não consigo editar o post anterior.
-
Troca os pneus da frente um pelo outro. Se começar a fugir para a esquerda já sabes de onde é
-
Já me aconteceu essa situação e de facto era dos pneus, testa
-
Os factores que levam a isso são muitos, desde folgas nos componentes da suspensão e direcção, como desgaste dos pneus.
Como fazemos sempre mais curvas para um lado do que o outro, o desgaste dos pneus nunca é igual, por essa mesma razão que eu troco os pneus de lado a cada 10 mil km sensivelmente.
-
Hoje coloquei 2 pneus novos à frente. Os de trás mantém-se os originais pois ainda estão em bom estado. Continuo a notar o tal desvio mas nada extremamente acentuado, provavelmente não é nada que me deva preocupar. É algo minimo que só se nota se largar o volante e andar uns bons metros em linha reta. Mantendo a mão no volante não noto nada de mal, ao largar o volante se olhar para ele nem o vejo mexer praticamente portanto se ele se mexe é uma questão de poucos milimetros...
-
Devias ter posto os novos atrás e os usados à frente. :wink:
Como já tinha dito, as folgas do conjunto, suspensão/direcção, acabam por ter esse efeito.
-
Na casa onde colocaram os pneus acharam melhor meter os novos à frente. São uma daquelas marcas "manhosas" pelo que se calhar foi mesmo a melhor opção. Assim atras fico com os Continental, que segundo eles tão impecáveis (e realmente aparentam).
-
Se são dos manhosos, fizeram bem :laugh: :laugh: mas porque é que em vez de uns manhosos, não puseste uns melhorzitos ? Visto os pneus serem um elemento de segurança, não devemos optar por pneus de má qualidade, quanto muito, sub-marcas das marcas premium, que apesar de serem mais baratos, são melhores que algumas chinesices que andam por ai.
-
Porque o carro foi comprado em 2º mão e um dos pneus que tinha de origem não estava em muito bom estado, pelo que quem me o vendeu responsabilizou-se e mandou colocar os pneus novos (portanto não fui eu que os escolhi).
Parece me mais importante que a traseira do carro não fuja do que a parte da frente :p
-
Sim é mesmo essa a intenção. :wink:
A cavalo dado, não se olha o dente :laugh: é esperar que esses pneus manhosos se portem bem.