Autor Tópico: Alinhamento CLIO IV  (Lida 4106 vezes)

Offline RenUser

• 1.0 SCe
  • *
Alinhamento CLIO IV
« em: 24 de Setembro de 2017, 22:22 pm »
Boas pessoal,

Tenho um clio IV e reparei que em retas planas (em bom estado) se largar o volante o carro começa a descair ligeiramente para a direita. Não é uma coisa exagerada, mas é notavel.

O carro foi a alinhar e disseram que estava tudo 5*, mas voltaram a alinhar e aparentemente estava a 100%, no entanto mesmo depois do alinhamento faz exatamente o mesmo. Ao largar o volante noto que ele mexe se ligeiramente para a direita, é uma coisa de milimetros, para quem olha e não está a conduzir, o volante aparenta estar 100% direito.

Resumindo, pode existir algum problema grave com o carro, ou é simplesmente mau alinhamento? Ou é da direção assistida?

Obrigado a todos.

Offline MauroTM

• Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Utilizador: MauroxD
Re: Alinhamento CLIO IV
« Responder #1 em: 24 de Setembro de 2017, 22:41 pm »
Como é que está a pressão dos pneus?
Renault Clio II 1.2 8v RT 99' - https://goo.gl/TEX8Ap  Renault Clio III 1.2 TCe 101cv - https://goo.gl/VXjCfn
Peugeot 308 II 1.6 BlueHDI 120cv - https://goo.gl/V9gjkN

Offline CarM

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
« Responder #2 em: 24 de Setembro de 2017, 23:03 pm »
Há estradas que mesmo em reta, que pareça plano, o traçado tem um ligeiro declive para a direita, tem a ver com escoamento da água quando chove e que pode provocar isso. A solução é pedir ao funcionário que fez o alinhamento para testar o carro contigo, para ver em tempo real esse comportamento..
« Última modificação: 25 de Setembro de 2017, 20:47 pm por Sls a GPL »

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #3 em: 24 de Setembro de 2017, 23:05 pm »
Relatos de algo idêntico aqui http://www.renaultpt.com/index.php?topic=21574.0 Já não me lembro se ficou resolvido ou não. Dá uma leitura.

Offline RenUser

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 24 de Setembro de 2017, 23:12 pm »
Como é que está a pressão dos pneus?

Eles verificaram ao fazer o alinhamento e supostamente tudo ok.

Há estradas que mesmo em reta, que pareça plano, o traçado tem um ligeiro declive para a direita, tem a ver com escoamento da água quando chove e que pode provocar isso. A solução é pedir ao funcionário que fez o alinhamento para testar o carro contigo, para ver em tempo real esse comportamento..

Duvido que venham dar uma volta comigo lol. Além disso, acho estranho que nas varias estradas que testei deslizava sempre para direita e nunca para a esquerda. Dá a sensação que quando alinharam (e colocam o volante supostamente direito) o volante ficou uns milimetros mais para o lado direito. É algo muito minimo, mas pronto...

Offline RenUser

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 24 de Setembro de 2017, 23:13 pm »

CarM, porfavor apaga as PM's que tens na tua inbox pois já estou a algum tempo a tentar responder te à PM e diz sempre que tens a inbox cheia.

Relatos de algo idêntico aqui http://www.renaultpt.com/index.php?topic=21574.0 Já não me lembro se ficou resolvido ou não. Dá uma leitura.

Obrigado vou dar uma vista de olhos.

P.S: Fiz doble post porque infelizmente não consigo editar o post anterior.

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
« Responder #6 em: 25 de Setembro de 2017, 09:08 am »
Troca os pneus da frente um pelo outro. Se começar a fugir para a esquerda já sabes de onde é

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #7 em: 25 de Setembro de 2017, 09:24 am »
Já me aconteceu essa situação e de facto era dos pneus, testa
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #8 em: 25 de Setembro de 2017, 20:51 pm »
Os factores que levam a isso são muitos, desde folgas nos componentes da suspensão e direcção, como desgaste dos pneus.
Como fazemos sempre mais curvas para um lado do que o outro, o desgaste dos pneus nunca é igual, por essa mesma razão que eu troco os pneus de lado a cada 10 mil km sensivelmente.

Offline RenUser

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 25 de Setembro de 2017, 21:56 pm »
Hoje coloquei 2 pneus novos à frente. Os de trás mantém-se os originais pois ainda estão em bom estado. Continuo a notar o tal desvio mas nada extremamente acentuado, provavelmente não é nada que me deva preocupar. É algo minimo que só se nota se largar o volante e andar uns bons metros em linha reta. Mantendo a mão no volante não noto nada de mal, ao largar o volante se olhar para ele nem o vejo mexer praticamente portanto se ele se mexe é uma questão de poucos milimetros...

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #10 em: 25 de Setembro de 2017, 23:03 pm »
Devias ter posto os novos atrás e os usados à frente.  :wink:

Como já tinha dito, as folgas do conjunto, suspensão/direcção, acabam por ter esse efeito.

Offline RenUser

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 25 de Setembro de 2017, 23:17 pm »
Na casa onde colocaram os pneus acharam melhor meter os novos à frente. São uma daquelas marcas "manhosas" pelo que se calhar foi mesmo a melhor opção. Assim atras fico com os Continental, que segundo eles tão impecáveis (e realmente aparentam).

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #12 em: 25 de Setembro de 2017, 23:29 pm »
Se são dos manhosos, fizeram bem  :laugh: :laugh: mas porque é que em vez de uns manhosos, não puseste uns melhorzitos ? Visto os pneus serem um elemento de segurança, não devemos optar por pneus de má qualidade, quanto muito, sub-marcas das marcas premium, que apesar de serem mais baratos, são melhores que algumas chinesices que andam por ai.

Offline RenUser

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #13 em: 26 de Setembro de 2017, 00:01 am »
Porque o carro foi comprado em 2º mão e um dos pneus que tinha de origem não estava em muito bom estado, pelo que quem me o vendeu responsabilizou-se e mandou colocar os pneus novos (portanto não fui eu que os escolhi).

Parece me mais importante que a traseira do carro não fuja do que a parte da frente :p

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #14 em: 26 de Setembro de 2017, 08:00 am »
Sim é mesmo essa a intenção.  :wink:

A cavalo dado, não se olha o dente  :laugh: é esperar que esses pneus manhosos se portem bem.