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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: nunoabreu em 26 de Setembro de 2010, 23:39 pm

Título: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: nunoabreu em 26 de Setembro de 2010, 23:39 pm
Caros, boa noite

Já há algumas semanas que me inscrevi neste fórum para obter resposta a algumas perguntas que tinha cá dentro da minha cabeça. Algumas já estão esclarecidas e outras vão a caminho. Criei este tópico pois, como é possível ver, disponho de um Clio DCI 1.5 de 80CV e faz alguns meses que o motor deu o badagaio. Razão? A mesma que alguns de vocês já ouviram falar. Tudo normal até que o motor ficou acelerado e mesmo desligando o chave ele acelera até que se esgote o óleo....resultado: duas chumaceiras partidas, dois pistões e injectores lixados, etc. etc. Depois de muito tempo a investigar este problema, descobri que afinal não sou o único a tê-lo, pelo que presumo que seja doença ou algum defeito destes motores. A solução para este problema foi adquirir um motor reconstruído e colocar mãos à obra. Pois o motor já chegou e agora vamos começar a colocá-lo no sítio. Como vamos colocar um motor novo, decidi comprar o material mais crítico todo novo, desde o premotador de óleo, rtermostato, bomba de água, etc. etc. Deixo-vos abaixo um foto do motor e nos próximos dias conto ir colocando mais algumas fotos do trabalho feito.

Abraço e até breve!
Nuno Abreu

(http://c.imagehost.org/0504/IMG00099-20100926-1618.jpg)
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Hardcore em 26 de Setembro de 2010, 23:45 pm
Boas!
Em quanto ficou a brincadeira?
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: nunoabreu em 26 de Setembro de 2010, 23:49 pm
Boas

Epá, ainda não está tudo comprado, falta algumas peças (termostato e um tubo de água), mas já vai em perto de 3 mil euros.
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: RenaultTurbo em 27 de Setembro de 2010, 13:47 pm
Isso não acontece só nos dci isso se é o que eu penso ao seja o turbo e (com coragem) meter a 5ª para o carro ir abaixo e chamar o reboque :lipsrsealed:
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Hardcore em 27 de Setembro de 2010, 13:53 pm
Bom, pelo menos fica novo.

Vai fazendo aqui o "report" do andamento da montagem.
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: depx em 27 de Setembro de 2010, 14:33 pm
Isso não acontece só nos dci isso se é o que eu penso ao seja o turbo e (com coragem) meter a 5ª para o carro ir abaixo e chamar o reboque :lipsrsealed:

Nessas alturas é mais sangue frio do que propriamente coragem. :wink:
Boa sorte com a montagem. :wink:
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: RenaultTurbo em 27 de Setembro de 2010, 16:03 pm
Pois realmente :grin:
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: nunoabreu em 27 de Setembro de 2010, 17:10 pm
Boas

O turbo não foi, até porque é novo (isto não o impede de rebentar claro) mas está em perfeitas condições quando foi desmontado. Penso que o problema mesmo foi a situação do óleo ou estar acima do nível ou da quebra das chumaceiras.

Hoje ao fim do dia coloco mais algumas fotos do trabalho.

Abraço a todos!
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: depx em 27 de Setembro de 2010, 18:51 pm
Sim também tens razão, se o óleo estiver acima do nível pode fazer isso. :wink:
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: nunoabreu em 27 de Setembro de 2010, 21:59 pm
Boas!

Como prometido, aqui ficam mais algumas fotos...estive hoje em limpezas! Levei até à exaustão a limpeza da EGR, dos apoios, de tubos (aquele que sai do motor e que liga na EGR, estava uma desgraça!!!). Foi preciso comprar um tensor e uma poli (daquele apoio grande que fica no bloco, mais precisamente onde passa a correia do alternador), o termostato, a vareta do óleo pois a antiga era de plástico e partiu-se e um tubo da bomba de água. Só agora ao fim do dia consegui levar o motor para a oficina onde vai ser montado e começar a prepará-lo. Espero que gostem.

Abraço

(http://c.imagehost.org/0067/IMG00087-20100915-2048.jpg)
(http://c.imagehost.org/0350/IMG00102-20100927-1319.jpg)
(http://c.imagehost.org/0204/IMG00103-20100927-1319.jpg)
(http://c.imagehost.org/0058/IMG00105-20100927-1319.jpg)
(http://c.imagehost.org/0309/IMG00107-20100927-1942.jpg)
(http://c.imagehost.org/0214/IMG00108-20100927-1942.jpg)
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Pedrob em 27 de Setembro de 2010, 22:05 pm
Muito bom trabalho, parabens! e obrigado por partilhares... mas já agora uma questão. Em vez de reparares e teres despesa tao grande, comprar motor usado nao era opção?

cumps
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: ABSPower em 27 de Setembro de 2010, 22:06 pm
Parece novinho a sair de fábrica.
Parabens.
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: nunoabreu em 27 de Setembro de 2010, 22:13 pm
Boas

Comprar um motor usado é sempre complicado...Ainda procurei mas os que encontrei estavam assim com um aspecto meio duvidoso e como vivo na Madeira, comprar algo fora sem ver ao vivo é sempre complicado! Basta arranjar uma fotografia e colocar na net a anunciar uma coisa e depois sai-nos mais um bicho de sete cabeças...

Prefiro gastar mais qualquer coisa e ter a certeza daquilo que estou a colocar no carro e ter garantias do que correr novos riscos.

Abraço
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Hardcore em 27 de Setembro de 2010, 22:26 pm
Sim, sem duvida que assim pelo menos ficas com uma coisa nova, e com garantia.

Ainda tens ai um trabalhinho pela frente....
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: nunoabreu em 27 de Setembro de 2010, 22:36 pm
O tempo que o carro esteve parado à espera de uma resolução, pode muito bem esperar mais uns dias. Vou fazer as coisinhas com pés e cabeça. Como trabalho num distribuidor de óleos (Total, ELF e Cepsa) já tenho o óleozito aconselhado para o carro e também ai já tenho mais garantias. Tudo com pés e cabeça!
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Gonçalo em 27 de Setembro de 2010, 22:46 pm
Ora bem, assim ao menos já sabes o que lá tens dentro e não tens surpresas com que não estejas a contar  :wink:

se possivel continua a postar fotos o trabalho, estou a gostar de ver  :wink:
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Hardcore em 27 de Setembro de 2010, 22:47 pm
Claro que sim, com calma para tudo ficar 5*!

Vai dando noticias.
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: nunoabreu em 27 de Setembro de 2010, 23:00 pm
Assim será. Obrigado a todos...espero poder contar com a vossa ajuda caso tenha alguma dúvida.

Abraço
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Hardcore em 28 de Setembro de 2010, 01:49 am
No que eu souber e puder, tás a vontade.
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Pedrob em 28 de Setembro de 2010, 08:11 am
Muito bem

Força com isso
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: el_pibe em 29 de Setembro de 2010, 15:09 pm
Força nisso, e bom trabalho...
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: nunoabreu em 29 de Setembro de 2010, 23:04 pm
Boa Noite

Não tenho vindo cá nestes últimos dias mas isso não significa que o trabalho esteja parado, muito pelo contrário. Necessitei de mais algum material e como a Renault não disponha em stock teve que mandar vir. Aquelas tampas de plástico da correia de distribuição, o tubo de pressão do turbo, alguns vedantes, etc. Material de desgaste. Já fui buscar o material, amanhã vamos à carga ;)

Abraço a todos.
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: nunoabreu em 06 de Outubro de 2010, 20:09 pm
Boas

Malta, as coisas já vão mais ou menos avançadas, e por ter imenso trabalho não tenho conseguido colocar as fotos na sua devida altura. Abaixo ficam algumas fotos de como já vai o trabalho. Hoje foi novamente à Renault pedir material e algum não tinha...mais uns diazitos à espera. Espero que gostem (peço desculpa a qualidade mas foram tiradas de tele)

(http://b.imagehost.org/0242/motor2.jpg)
(http://b.imagehost.org/0034/motor3.jpg)
(http://b.imagehost.org/0319/motor4.jpg)
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Gonçalo em 07 de Outubro de 2010, 00:40 am
Esse motor vai ficar completamente novo... Continua  :wink:
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Lipe em 07 de Outubro de 2010, 00:42 am
Realmente, parece mesmo novo!
Bom trabalho
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: nunoabreu em 09 de Outubro de 2010, 21:27 pm
Boa Noite pessoal

Ainda não houve oportunidade de colocar fotos mas o motor está pronto a colocar no carrinho. Houve um pequeno atraso durante o dia de ontem, visto que um dos suportes do motor (aquele que fica do lado da correia de distribuição e que fica no bloco do motor) tinha várias roscas moídas. Fora isso, já colocamos o motor no ponto, correias novas, velas de aquecimento, etc. etc., na 2ª feira o carro vai para a oficina para ser feita a transfusão de "coração". Assim que for havendo tempo vou colocar mais algumas fotografias.

Abraço, resto de bom fim-de-semana!
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Gonçalo em 10 de Outubro de 2010, 02:35 am
Ja agora, isso merece um video do momento do dar á chave  :tongue:
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Lipe em 10 de Outubro de 2010, 02:46 am
Ja agora, isso merece um video do momento do dar á chave  :tongue:

Momento overhaulin  :grin:
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: nunoabreu em 10 de Outubro de 2010, 21:14 pm
Boas

Filmar não vou filmar mas tenho a certeza que vai ficar para sempre na memória. Estou ansioso por vê-lo novamente trabalhar, depois de tanto dinheiro e tempo gasto nesta recuperação, espero que o resultado final seja o melhor! a ver vamos...amanhã é o dia!

Abraço
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Caçoilauto em 11 de Outubro de 2010, 13:10 pm
Bom trabalho!!!


Vais ver que isso vai pegar a 1/4 de volta :wink:
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Gonçalo em 11 de Outubro de 2010, 16:04 pm
E então?  :tongue:
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: nunoabreu em 11 de Outubro de 2010, 20:30 pm
As coisas do costume!! A pedido do mecânico, amanhã vou comprar uns tubos de água e de óleo que parecem não estar em boas condições...parece que passaram coisas que não deviam ter passado e tornaram os mesmos algo moles!

Será amanhã se Deus quiser!!!

Abraço
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: nunoabreu em 14 de Outubro de 2010, 23:40 pm
Boas

Pessoal, está quase! Está um bocado atrasado porque surgiu um trabalho de última hora lá na oficina (um diferencial partido de um Polo) e o mecânico, como é lógico, tem que pensar naquilo que lhe dá dinheiro! Entretanto vou colocando mais umas fotos da preparação do carro para receber o motor. Espero que gostem.

Abraço

(http://b.imagehost.org/0812/1.jpg)
(http://b.imagehost.org/0778/2.jpg)
(http://b.imagehost.org/0750/3.jpg)
(http://b.imagehost.org/0213/4_15.jpg)
(http://b.imagehost.org/0936/5.jpg)
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Artur em 15 de Outubro de 2010, 00:15 am
já nao falta tudo
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Lipe em 15 de Outubro de 2010, 00:19 am
Está quase!!!  :grin:
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: salazar em 15 de Outubro de 2010, 00:20 am
Eh pá! Ao menos perde 10 min e lava-me esse vaso de expansão.. Até destoa..  :wink:

Estou a gostar de acompanhar!
Bom trabalho!!
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Gonçalo em 15 de Outubro de 2010, 00:29 am
Apoio o salazar, ficava mesmo porreiro  :tongue:
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: nunoabreu em 15 de Outubro de 2010, 00:38 am
Hehehe. o vaso é um novo, só não foi trocado ainda porque o material estava já todo na oficina. Isso foi das primeiras coisas a ser compradas!!!!

Abraço
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: salazar em 15 de Outubro de 2010, 00:41 am
Hehehe. o vaso é um novo, só não foi trocado ainda porque o material estava já todo na oficina. Isso foi das primeiras coisas a ser compradas!!!!

Abraço

 :afro:
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: nunoabreu em 15 de Outubro de 2010, 00:48 am
Já agora, vamos a ver se alguém me pode ajudar...Desde que o meu pai adquiriu o carro em 2004, o mesmo já deve ter levado para ai uns 4 jogos de rolamentos. A carga que o meu pai acarta até nem é muita...mais compras para casa e isso. Podemos chamar a isto uma "situação normal" (haver outros renault's com o mesmo desgaste) ou pode haver aqui coisa mal?
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Gonçalo em 15 de Outubro de 2010, 00:51 am
Deve haver alguma coisa mal  :lipsrsealed:
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: nunoabreu em 15 de Outubro de 2010, 01:00 am
Pois, acho estranho tal situação mas...uns dois ou 3 meses antes de acontecer este problema o carro levou rolamentos às quatro rodas e pelo que o meu pai me disse há pouco, parece que já estava a fazer de novo. Sugestões?
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Caçoilauto em 15 de Outubro de 2010, 15:47 pm
Muitas bermas? o estado dos cubos de roda como estão? apresentam folga? como são montados os rolamentos? Alerto para a pressão exercida aquando da montagem.
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: nunoabreu em 02 de Novembro de 2010, 22:11 pm
Malta, após umas merecidas férias...lá recomeçamos no carro! Amanhã vai fazer fuminho (espero que não!) se deus quiser. Mais algumas fotos:

(http://d.imagehost.org/0382/1_30.jpg)
(http://d.imagehost.org/0270/2_8.jpg)
(http://b.imagehost.org/0572/3_8.jpg)
(http://b.imagehost.org/0610/4_4.jpg)
(http://d.imagehost.org/0526/5_13.jpg)
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Artur em 02 de Novembro de 2010, 22:45 pm
ta quase
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Lipe em 02 de Novembro de 2010, 22:47 pm
Este tópico dá mesmo gosto de ver!

Espero mesmo um vídeo de quando o carro for ligado pela "1ª" vez.

Tem sido um excelente trabalho
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Hardcore em 02 de Novembro de 2010, 23:52 pm
Estamos todos a espera desse video com a primeira "gazada"....
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: el_pibe em 03 de Novembro de 2010, 16:44 pm
Este tópico dá mesmo gosto de ver!

Espero mesmo um vídeo de quando o carro for ligado pela "1ª" vez.

Tem sido um excelente trabalho

Da mesma opinião  :grin:
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: leandro em 03 de Novembro de 2010, 18:08 pm
Este tópico dá mesmo gosto de ver!

Espero mesmo um vídeo de quando o carro for ligado pela "1ª" vez.

Tem sido um excelente trabalho

Da mesma opinião  :grin:

mais com esta opiniao...
esta quase no ponto...
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: rpfc em 03 de Novembro de 2010, 19:14 pm
ta' quase..!! :D queremos é mais fotos.. :P ehehe
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: nunoabreu em 04 de Novembro de 2010, 00:39 am
Boas pessoal...

As notícias não são muito animadoras...Depois de termos "varrido" o carro de ponta a ponta, inspeccionar tudo ao pormenor, demos com um problema ou na bomba de alta pressão ou na injecção do gasóleo. O que acontece é o seguinte: depois de termos tudo montado, fomos bombear gasóleo na bomba manual...eis que surge o primeiro problema. A bomba ao ser espremida não "volta" ao seu lugar, mais concretamente, não volta a encher como devia. O sistema estava ainda com algum ar, por isso decidimos ser mais práticos e ligar uma bomba que tem mesmo essa função (bombear pressão para limpar o sistema) e retirar todo o ar. Trabalho feito, sem nada de ar, ligamos a bateria e tal...quando fomos a ver, o sistema já estava com ar novamente. Percorremos todo o sistema novamente e não encontramos nenhuma anomalia. Via de dúvidas, desapertamos as porcas dos injectores a ver se chegava gasóleo a todos e chega uma coisa de nada...Começamos a investigar mais ao pormenor e possivelmente descobrimos dois problemas que passo a explicar após a última foto a ver se alguém consegue esclarecer. Ficam mais algumas fotos do "serviço":

(http://b.imagehost.org/0438/1_10.jpg)
(http://d.imagehost.org/0680/2_7.jpg)
(http://b.imagehost.org/0658/3_16.jpg)
(http://d.imagehost.org/0311/4.jpg)
(http://d.imagehost.org/0451/5_3.jpg)
(http://d.imagehost.org/0723/6_5.jpg)
(http://d.imagehost.org/0180/7.jpg)
(http://d.imagehost.org/0237/8_10.jpg)
(http://b.imagehost.org/0358/9_10.jpg)
(http://b.imagehost.org/0773/10_14.jpg)
(http://b.imagehost.org/0082/11_2.jpg)
(http://d.imagehost.org/0357/12_4.jpg)

Tem duas marcações nestas duas últimas fotos. A primeira (horizontal) é uma das fichas da bomba de alta pressão, a do retorno mais concretamente, parece estar com um problema. Nós conforme sangrávamos o sistema, ele nunca seguia o mesmo sentido. Assim que pressionávamos a bomba manual, o gasóleo seguia para dentro, assim que o largávamos ele vinha para fora. Um mecânico de cá da Renault disse-nos que para tirar a dúvida se a bomba está ou não boa, temos que tirar o tal tubo do retorno e dar a misse. Se ele sair gasóleo a bomba está estragada, se não está boa. A verdade é que este jogou gasóleo assim que se deu a misse...! A 2ª (vertical), que é um tubo pequeno que sai da bomba para os injectores, parece estar trincado e pode ser por ai que esteja a meter ar...Não sei se já vos aconteceu algo parecido...se sim, digam-me se possível como resolveram a ver se conseguimos.

Abraço e obrigado!
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: ABSPower em 04 de Novembro de 2010, 08:23 am
Boas.

Parabéns. Que belo trabalho. Tá novo.

Continua. Bota ai um videozito da maquina a trabalhar.
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Artur em 04 de Novembro de 2010, 10:16 am
só uma pergunta , que pode não ser a solução , mas já codificaram os injectores ?
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: nunoabreu em 04 de Novembro de 2010, 10:25 am
Boas

Já sim, numa das fotos que coloquei vês isso perfeitamente. O problema está na bomba injectora ou nos tubos, até porque foi das únicas coisas que não levou novo.

Abraço
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Artur em 04 de Novembro de 2010, 10:29 am
então deve ser mesmo a bomba de alta pressão :(
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: nunoabreu em 04 de Novembro de 2010, 18:31 pm
Pois parece. Comprei o tubo que liga aos injectores e continua tudo na mesma. Portanto, deve-se confirmar, o problema é da bomba de alta pressão. No programa da renault, o dyalogis, ele divide a bomba em vários componentes, o que eu não sei é se o problema está na saída para o retorno ou se é mesmo do interior da bomba.

(http://d.imagehost.org/0760/esquemabomba.jpg)
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: nunoabreu em 07 de Novembro de 2010, 13:58 pm
Boa tarde pessoal...

Mais boas e más noticias...

Começamos pelas boas...o carro na passada sexta-feira já trabalhou, por obra divina ligamos a bateria, rodamos a chave e ele trabalhou. Por diversas vezes colocamos o mesmo a trabalhar e nunca falhou. Como ainda tinha várias coisas para colocar, agarrei no carro e fui até à Renault comprar umas luzes e aqueles parafusos de prender aquelas partes de plástico do guarda-lamas. Depois de colocados, agarrei no carro e seguia para a inspecção...pelo caminho, acendeu uma luz da resistência e o sinal do motor com as letras STOP por cima. Parei o carro, abri o capot, olhei atentamente para todos os lados e não reparei em nada de anormal. Liguei ao mecânico e ele disse-me para colocar novamente o carro a trabalhar. Assim o fiz e o carro já estava operacional outra vez. Uns minutos depois voltou a fazer o mesmo e desligou-se...já não o conseguimos por a trabalhar outra vez. Chamamos o reboque e voltamos a colocar o carro na oficina...ligamos a máquina e deu duas avarias. A primeira foi a válvula rail e a segunda, salvo erro, o potenciómetro do acelerador. Tivemos a ver o sensor do acelerador e depois de desligar e ligar a ficha já não acusou mais o mesmo erro...agora a da válvula rail continua acesa.

Alguém já teve este problema? Sabem-me dizer se é aquela válvula que fica naquela peça que divide o gasóleo para os 4 injectores?

Abraço
Nuno Abreu
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: joao carlos em 07 de Novembro de 2010, 15:04 pm
boas,tenta pôr aqui os codigos de avaria.para te poder dizer mais alguma coisa.já tive varios problemas parecidos,um deles tive que mandar reparar a bomba de alta pressão.e num outro caso era o regulador da pressão de rail que estava avariado.conclusão: para o carro pegar , deves ter mais ou menos 300bares de pressão de gasóleo,a bomba manda a pressao conforme a rotação do motor e o regulador só tem a funçao de garantir a pressao certa de gasóleo,quando é a mais ,manda para o retorno até estabilizar,quando é a menos que o estabelecido pelo fabricante,o sistema entra em safe mode e pára,ou fica no ralenti. devias ligar o carro á máquina e ver qual é a pressao de gasóleo que a bomba manda,quando a dás ao motor de arranque.já vi que tens uma brainbee :smiley:,tem lá parametros que te permitem ver isso.o regulador é a peça com o nº4.cumprimentos
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: salazar em 07 de Novembro de 2010, 19:28 pm
Como o joao carlos disse, a valvula de rail é a peça 4.
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: nunoabreu em 07 de Novembro de 2010, 19:53 pm
Pois, tem lógica a explicação...até porque era mais ou menos isso que acontecia. É estranho ser a bomba avariada, até porque o carro andou praticamente o dia todo e só mais ao fim do dia é que deixou de trabalhar...por isso penso que da bomba de alta pressão não pode ser.
Agora o regulador, faz sentido. Até porque das primeiras vezes que ligamos o carro, tinha bastante pressão de gasóleo nos tubo de retorno.
Amanhã tento cá por os erros que acusa e logo peço a vossa opinião.

não é permitido fazer duplos posts , agradecemos que os evite
Boas...tá confirmado. Bomba de alta pressão lixada. Substituímos hoje a válvula de rail e já ficamos assustado com o que encontramos. Imensa limalha solta dentro da bomba e optamos por desarmá-la...rolamento lixado, algumas esferas lixadas, etc. Duas soluções: mandar reparar ou então, atendendo ao que já foi feito, meter uma bomba nova.

Abraço e obrigado a todos pela ajuda!
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Artur em 08 de Novembro de 2010, 23:19 pm
com o trabalho que ai está feito eu ia para uma bomba nova , até porque está tudo novo
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: nunoabreu em 08 de Novembro de 2010, 23:25 pm
Boas

Pois, é isso mesmo que vai ser...já está comprada, amanhã vou levantar..Mais 490€.

Para que fiquem mais ou menos com uma ideia, aqui ficam algumas fotos de como ficou a bomba:

(http://d.imagehost.org/0586/1_33.jpg)
(http://d.imagehost.org/0704/2_2.jpg)

Uma vez que o motor trabalhou assim, vou comprar também o filtro de gasóleo novo, visto que alguma limalha deve ter passado para dentro dos tubos e isso.
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Gonçalo em 14 de Novembro de 2010, 14:55 pm
Mais uns dias e já o tens a andar outra vez  :cool:
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: nunoabreu em 17 de Novembro de 2010, 00:01 am
Finalllllllmenteeeeeeeeeeeeeeeeeeeee já anda!!!!

Levou a bomba nova e os injectores foram mandados limpar pois estavam entupidos. Por precaução limpamos toda a tubagem, o depósito, gasóleo todo para o lixo e lá o bicho trabalhou da melhor forma e sem um único problema.

Amanhã vai à inspecção, já estive a fazer a ronda pelas luzes e essas coisitas todas, parece estar tudo operacional. Atendendo a que já estava de noite, deixo-vos uma foto do aspecto do motor depois de tudo estar colocado. Amanhã coloco outras mais ao pormenor e com mais claridade.

(http://b.imagehost.org/0308/1_30.jpg)
(http://b.imagehost.org/0875/2_25.jpg)

Obrigado a todos aqueles que vieram cá dar a sua opinião e dar força, acreditem que foi muito importante esse apoio...!

Abraço
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Lipe em 17 de Novembro de 2010, 00:06 am
Espectáculo pah!!
Muitos parabéns pelo trabalho e esforço.
Finalmente está cá fora a andar!

Faltou aí o video do motor a ligar  :laugh:

Boa sorte para amanha  :wink:
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Artur em 17 de Novembro de 2010, 00:31 am
boa sorte com a maquina daqui em diante ;)
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: salazar em 17 de Novembro de 2010, 00:42 am
É caso para dizer

Boa rodagem!!  :wink:
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Timoteo em 17 de Novembro de 2010, 07:08 am
Vais ver que passa á 1ª, boas voltas com o bicho  :dance:
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: nunoabreu em 17 de Novembro de 2010, 09:12 am
Bom dia.

Vinha fazer-vos uma pergunta, a ver vamos se alguém me pode ajudar.
Eu trouxe o carro para o trabalho para levá-lo de seguida à inspecção...noto o carro a fazer alguma "matraca" de injectores. Agora não sei se é por estar habituado a não ouvir esse barulho no meu carro (Mini Cooper D) ou se é normal nestes carros. É que sinceramente já nem me lembro se o trabalhar do motor era assim..

Abraço
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Caçoilauto em 17 de Novembro de 2010, 09:48 am
Bom dia.

Vinha fazer-vos uma pergunta, a ver vamos se alguém me pode ajudar.
Eu trouxe o carro para o trabalho para levá-lo de seguida à inspecção...noto o carro a fazer alguma "matraca" de injectores. Agora não sei se é por estar habituado a não ouvir esse barulho no meu carro (Mini Cooper D) ou se é normal nestes carros. É que sinceramente já nem me lembro se o trabalhar do motor era assim..

Abraço

A matraca que referes não poderemos identificar  a oriem , mas mais atrás li que mandas-te limpar os injectores pois estavam entupidos.

Desde já digo que se trata de um mito.

Um injector diesel nunca entope!!!

Não pulveriza  por falta de pressão ( " lança apenas um jacto") ou a pulverização não é efectuada em pleno  sendo lançado o jacto com uma pequena pulverização.

Ora reparem...


O que passa no interior do injector???

- Combustível plenamente limpo de quaisquer impureza. ( para isso contamos com o Filtro de combustível que protege todos os componentes sendo o injector o último do circuito).

Relembro que o Diesel tem a capacidade de lubrificar e arrefecer os componentes do motor.

Desta forma como é possível um injector entupir???

Efectivamente trata-se mesmo de um mito que por vezes até é lançado por um " técnico" de reparação,  que até lhe fica mal dizer tal coisa.

E olhem que em certos workshop's em tema de conversa de grupo já ouvi várias babuseiras destas, tb já corrigi certos colegas de profissão, num sentido de formação em como abordar o cliente, dar a respectiva explicação sobre o processo de reparação, etc.

O Cliente não é ignorante necessita apenas que lhe seja dada a explicação correcta sobre o sucedido. Caso a queira interiorizar ou aprofundar é decisão própria.

Penso que por vezes é entendido que o cliente tem que ouvir uma explicação sobre o sucedido e então é interpretado como um Ignorante no processo por isso é necessário dizer-lhe alguma coisa logo SAI A MAIOR ASNEIRADA DO MUNDO.

Quanto á tua questão penso que deverias verificar a pressão correcta dos injectores, pois os custos de uma intervênção por injecção incorrecta ainda são bem elevados.
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Gonçalo em 17 de Novembro de 2010, 16:53 pm
Muitos parabens pela obra  :wink:

Isso nesses carros não se costuma ouvir grandes roncos, pelo menos nos que andei nunca notei nada e tenho um colega com um dci de 80cv... Verifica os injectores como o caçoilauto te indicou  :wink:
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Hardcore em 17 de Novembro de 2010, 17:41 pm
Parabéns pelo excelente trabalho, desejo-te muitos e bons km ao volante desse novo Dci.
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: el_pibe em 17 de Novembro de 2010, 17:59 pm
Parabéns pelo trabalho, e que role muitos km's...
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: salazar em 17 de Novembro de 2010, 18:43 pm
Bom dia.

Vinha fazer-vos uma pergunta, a ver vamos se alguém me pode ajudar.
Eu trouxe o carro para o trabalho para levá-lo de seguida à inspecção...noto o carro a fazer alguma "matraca" de injectores. Agora não sei se é por estar habituado a não ouvir esse barulho no meu carro (Mini Cooper D) ou se é normal nestes carros. É que sinceramente já nem me lembro se o trabalhar do motor era assim..

Abraço


A matraca que referes não poderemos identificar  a oriem , mas mais atrás li que mandas-te limpar os injectores pois estavam entupidos.

Desde já digo que se trata de um mito.

Um injector diesel nunca entope!!!

Não pulveriza  por falta de pressão ( " lança apenas um jacto") ou a pulverização não é efectuada em pleno  sendo lançado o jacto com uma pequena pulverização.

Ora reparem...


O que passa no interior do injector???

- Combustível plenamente limpo de quaisquer impureza. ( para isso contamos com o Filtro de combustível que protege todos os componentes sendo o injector o último do circuito).

Relembro que o Diesel tem a capacidade de lubrificar e arrefecer os componentes do motor.

Desta forma como é possível um injector entupir???

Efectivamente trata-se mesmo de um mito que por vezes até é lançado por um " técnico" de reparação,  que até lhe fica mal dizer tal coisa.

E olhem que em certos workshop's em tema de conversa de grupo já ouvi várias babuseiras destas, tb já corrigi certos colegas de profissão, num sentido de formação em como abordar o cliente, dar a respectiva explicação sobre o processo de reparação, etc.

O Cliente não é ignorante necessita apenas que lhe seja dada a explicação correcta sobre o sucedido. Caso a queira interiorizar ou aprofundar é decisão própria.

Penso que por vezes é entendido que o cliente tem que ouvir uma explicação sobre o sucedido e então é interpretado como um Ignorante no processo por isso é necessário dizer-lhe alguma coisa logo SAI A MAIOR ASNEIRADA DO MUNDO.

Quanto á tua questão penso que deverias verificar a pressão correcta dos injectores, pois os custos de uma intervênção por injecção incorrecta ainda são bem elevados.



(http://www.engageselling.com/blog/wp-content/uploads/2008/12/bender-applause.jpg)

Muito bom!
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: nunoabreu em 17 de Novembro de 2010, 19:32 pm
Boas malta

Acabadinho de chegar da inspecção, zero anomalias e ainda um grande elogio do inspector. Tem aqui um carro impecável.
Pensou que tinha lavado o motor por estar tão fresquinho mas depois percebeu.
Quanto ao barulho dos injectores, parecem estar a desaparecer, já não se nota tanto. Hoje vou dar mais uma volta grande para rodar o motor, ver se a coisa melhora.

Abraço e obrigado a todos pelo apoio.
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: rodrigopt em 17 de Novembro de 2010, 20:25 pm
Ficou como novo! :w00t: :happy: Parabéns pelo excelente trabalho! :wink:
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: leandro em 17 de Novembro de 2010, 21:20 pm
realmente esta novo mesmo...
boa rodagem com o bicho e boa sorte para o futuro... :happy: :happy: :happy:
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Lipe em 17 de Novembro de 2010, 23:11 pm
Boas malta

Acabadinho de chegar da inspecção, zero anomalias e ainda um grande elogio do inspector. Tem aqui um carro impecável.
Pensou que tinha lavado o motor por estar tão fresquinho mas depois percebeu.
Quanto ao barulho dos injectores, parecem estar a desaparecer, já não se nota tanto. Hoje vou dar mais uma volta grande para rodar o motor, ver se a coisa melhora.

Abraço e obrigado a todos pelo apoio.

Agora é andar com ele  :grin:
Ainda bem que correu tudo ok.

caçoilauto, Sempre em alta  :yahoo:
Adorei o teu post!

salazar, adorei a tua reacção!  :laugh:
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: nunoabreu em 18 de Novembro de 2010, 14:22 pm
Boas

Até à próxima semana o Mini vai ficar em casa e vou andar com o Renault. Hoje já viagei (até parece ser distante mas é só 7 km's) até ao trabalho com carro e parece estar tudo a se compor. Já não se nota muito a "matracada" dos injectores. Já falei ao mecânico dessa situação, vamos aguardar mais uns dias a ver se desaparece senão vamos ir onde limpamos os injectores ver o que se passa.

Obrigado a todos mais uma vez, pelo apoio e pelas palavras de incentivo, espero que continuem com este fórum pois eu já me tornei um visitante assíduo.

Abraço
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Artur em 18 de Novembro de 2010, 14:42 pm
agora falta abrir um diario de bordo para a maquina ;)
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: armstrong em 18 de Novembro de 2010, 23:09 pm
 :kiss: fonix...isso é que é força de manter um carro. :wink:

parabens pelo trabalho de recuperação.

oxala tenhas o tenhas para muitos e bons KMs sem mais chatisses.. :wink:
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: lafayette em 19 de Novembro de 2010, 00:24 am
Ufa...la acabei de ler o topico...grande trabalho!!! :happy:
Estou com o Artur, Venha esse DB!!!
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: nunoabreu em 19 de Novembro de 2010, 13:41 pm
Boas

Vou abrir o diário de bordo mais dia menos dia. Hoje o carro está no bate chapa a arranjar umas coisitas que já estavam para arranjar alguns tempos. Vai ficar novinho =)

Este fim-de-semana vou dar mais uma volta grande pela ilha e vou tirar umas fotos ao pormenor para vocês puderem ver como ficou tudo.

Abraço e bom fim-de-semana!
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Caçoilauto em 19 de Novembro de 2010, 17:16 pm
Boas malta

Acabadinho de chegar da inspecção, zero anomalias e ainda um grande elogio do inspector. Tem aqui um carro impecável.
Pensou que tinha lavado o motor por estar tão fresquinho mas depois percebeu.
Quanto ao barulho dos injectores, parecem estar a desaparecer, já não se nota tanto. Hoje vou dar mais uma volta grande para rodar o motor, ver se a coisa melhora.

Abraço e obrigado a todos pelo apoio.

Agora é andar com ele  :grin:
Ainda bem que correu tudo ok.

caçoilauto, Sempre em alta  :yahoo:
Adorei o teu post!

salazar, adorei a tua reacção!  :laugh:

Obrigado Lipe

Tentei apenas ser o mais elucidativo possível numa questão que têm mesmo que ser desmistificada.
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: joao carlos em 20 de Novembro de 2010, 14:26 pm
boas,os injectores não estão livres de impurezas,é preciso frizar isto :cool:. ora vejamos, essa bomba de alta pressão está cheia de limalhas,ora esse gasóleo vai ser empurrado a alta pressão para a rampa comum( comon rail) e por sua vez para os injectores.se por acaso uma limalha dessas entrar num orifiçio de pulverização de gasóleo,o que é que impede de ficar entupido? nada. espero que tenham percebido a logica :azn: cumprimentos
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Black Phoenix em 20 de Novembro de 2010, 16:12 pm
boas,os injectores não estão livres de impurezas,é preciso frizar isto :cool:. ora vejamos, essa bomba de alta pressão está cheia de limalhas,ora esse gasóleo vai ser empurrado a alta pressão para a rampa comum( comon rail) e por sua vez para os injectores.se por acaso uma limalha dessas entrar num orifiçio de pulverização de gasóleo,o que é que impede de ficar entupido? nada. espero que tenham percebido a logica :azn: cumprimentos

Pois mas como ele disse, a bomba foi trocada e o sistema foi limpo de limalhas. (Ver Pag.4 em baixo e Pag. 5).
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Hardcore em 20 de Novembro de 2010, 16:46 pm
Venha o DB repleto de fotos....
Título: Re: Motor K9K702 (Clio DCI 1.5 80Cv)
Enviado por: Artur em 16 de Abril de 2011, 01:09 am
continua a rolar ?