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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: MarcosCosta em 25 de Maio de 2019, 16:57 pm
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Boas tardes.
Eu tenho um Clio VI de 2015.
Eu gostava de saber se ha alguma forma de saber quando ele está a fazer a regeneração do FAP, pois já me disseram que ele pode estar a fazer a regeneração e podemos desligar o motor enquanto ele faz interrompendo assim a regeneração sem darmos por isso.
Queria descobrir como saber a fim de o deixar fazer até ao fim quando ele fizer.
Nunca o vi a aumentar a rotação sozinho nem nada que se pareça.
Ha alguma coisa que indique que ele está a fazer a regeneração?
Obrigado desde já.
Cumprimentos.
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No meu gt line de 2015 nunca percebi qualquer regeneração e estou sempre muito atento.
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O ralenti fica mais alto, e sentes o carro/motor/escape bem mais quente, ao ponto de a ventoinha do radiador começar a funcionar (nem sempre). O ruído de escape também ficará ligeiramente diferente, de som mais grave.
As velas de pré-aquecimento são activadas durante o processo, há quem tenha puxado um fio de corrente do sinal para um ponto no tablier/consola central, ligado a um led.
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No meu gt line de 2015 nunca percebi qualquer regeneração e estou sempre muito atento.
O ralenti fica mais alto, e sentes o carro/motor/escape bem mais quente, ao ponto de a ventoinha do radiador começar a funcionar (nem sempre). O ruído de escape também ficará ligeiramente diferente, de som mais grave.
As velas de pré-aquecimento são activadas durante o processo, há quem tenha puxado um fio de corrente do sinal para um ponto no tablier/consola central, ligado a um led.
Obrigado pelas respostas.
Pelo que percebi então não é algo que se possa saber sem estar um pouco atento. :S
Deviam trazer esse tal LED de origem.
Assim torna-se difícil.
Me parece que vou ter que andar mais atento então.
Obrigado.
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Eu também dizia que não notava mas agora até já consigo perceber bem...
O ralentim fica ligeiramente acima do normal, é uma coisa de milímetros a nível do ponteiro, mas uso como referencia o "1" das RPM's. Quando está a trabalhar normal, a parte de baixo do 1 fica completamente tapada pelo ponteiro, no entanto, quando está a regenerar, é possível ver um "pedacito" do fim do 1, ou seja, o ponteiro fica ligeiramente acima da zona habitual. É mesmo uma questão de milímetros.
Também é notável uma ligeira diferença no ruído, apesar de ser algo mínimo, e além disso o stop&start não ativa.
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A Renault (ao contrário da Nissan) refere que não tem nenhuma informação no quadrante acerca das regenerações porque isso podia confundir as pessoas desnecessariamente


De qualquer forma, o processo está criado para ter o mínimo impacto na utilização da viatura.
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Eu também dizia que não notava mas agora até já consigo perceber bem...
O ralentim fica ligeiramente acima do normal, é uma coisa de milímetros a nível do ponteiro, mas uso como referencia o "1" das RPM's. Quando está a trabalhar normal, a parte de baixo do 1 fica completamente tapada pelo ponteiro, no entanto, quando está a regenerar, é possível ver um "pedacito" do fim do 1, ou seja, o ponteiro fica ligeiramente acima da zona habitual. É mesmo uma questão de milímetros.
Também é notável uma ligeira diferença no ruído, apesar de ser algo mínimo, e além disso o stop&start não ativa.
Porra. Tem que se andar muito atento se a diferença é assim tão pequena.
De qualquer forma, o processo está criado para ter o mínimo impacto na utilização da viatura.
Sim realmente impacto na utilização é praticamente 0 mas a falta de percepção da regeneração pode levar a não deixar o carro a fazer devidamente e levar a problemas mecânicos digo eu.
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A marca terá o seu interesse nisso..
Pouco podes fazer... Além de fazeres algumas viagens regularmente para a coisa se dar, eu costumo dar uns bons passeios em 4a. velocidade alí acima das 2700rpm.. E teres cuidado com o combustível que lhe pões..
Em outras marcas, descobri recentemente um DYI para o meu Peugeot 3008 para saber quando estava a ocorrer a regeneração, que era ligar um led (com resistência para alim. 12v) ao circuito anti-embaciamento dos espelhos retrovisores exteriores, pois esse sistema era automaticamente ativado quando o carro faz as regenerações, e permanece ativo até estar concluído.. Para o Renault é no circuito das velas de pré-aquecimento, mas dá-me muito trabalho fazer essa instalação..