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Àrea Tecnica => Comprar um Renault => D: Laguna, Talisman & Espace => Tópico iniciado por: HelderPinto em 07 de Outubro de 2010, 22:53 pm
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Olá pessoal,
Estou prestes a fazer negocio e adquirir um Laguna 1.9 DCI Privilege de Julho de 2002 com 145.000 Km...
Mas nao conheço o carro nem a fama que estes possam ter... nunca tive carros renault...
Alguem me sabe dizer algo acerca deste carro?
Performances... consumos... tipos de avarias conhecidos ou que sejam teimosia neste modelo...
O que dizem acerca deste modelo?
O modelo em questão é este :
(http://img405.imageshack.us/img405/8548/c148093641.jpg)
Cumprimentos
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A minha prima tem uma carrinha de 2001 também com esse motor.
Não me recordo dos km, mas até hoje nunca houve nada a apontar.
Agora, sei que esta versão com este motor tem sido um tanto ou quanto problemática.
Relativamente à consumos, quando ela anda de uma forma cuidada não chega aos 7l.
Já a volvo do meu pai que tem esse motor, raramente passa dos 6.6 / 6.8.
Faz uma pesquisa pela secção dos lagunas, decerto que encontrarás mais informação.
De qualquer maneira, aguarda que pessoal com mais experiência no carro deixem as suas opiniões.
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são conhecidos muitos relatos de problemas de turbo , que partem e ao partir , o motor alvora ( entra oleo na camera de combustão ) e so para quando parte o motor todo .
conhecem se tambem alguns problemas de elevadores de vidros e fechaduras .
recomendo que tentes optar pela fase II , 1..9 dci 130cv , já não são tão problematicos .
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Como é que se diferencia os Lagunas fase 1 dos fase 2?! :undecided:
A partir de que data começaram a sair os Fase 2 ??
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Os fase II chegaram em 2005... No entanto os modelos fase I de 2004 já não são tão problemáticos.
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Tenho uma Break 1.9 Dci de 2003, e em termos de performance e consumos estou bastante satisfeito. O conforto, esse, é inigualável.
Em termos de mecânica, o pior é mesmo o turbo (o motor da minha foi dos que partiu à conta do turbo). De qualquer forma, uma manutenção cuidada (revisões com óleo 100% sintético e não aguardar os 30.000 km recomendados) ajudam a cuidar da saúde do motor e afins. O resto são coisas relativamente pequenas que se vão resolvendo à medida que vão aparecendo.
O carro tem livro de revisões? É comprado a particular ou a um stand com garantia?
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É um excelente carro como já foi dito, mas tem alguns problemas que já foram descritos.
Saber o historial do carro era optimo,
O problema do turbo é o mais grave e com isso deves ter muito cuidado, se optares comprar o carro aconselho-te a leva-lo imediatamente a uma casa de turbos para fazer uma "revisão" ao mesmo e assim andares descansado.
Eu vou fazer isso no meu Megane, que tem esse motor, muito em breve visto que já tem 123000 km.
Posso-te dizer que fica por volta dos 400€.
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Isto está a deixar-me um bocado assustado...
Não gosto da ideia de estar a comprar um carro para andar sempre com medo que me avarie o turbo e parta o motor. Neste caso vou pensar seriamente em escolher outra marca... Venho de um mercedes 190D que em 9 anos que o tive a única avaria foi a bateria que deu o berro... não estou habitado a estas coisas...
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nao e' preciso ir para outra marca... apenas outra fase do modelo.. ou ate' mesmo, outro modelo.. :)
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A fase seguinte deste modelo já vai para uns valores que fogem um pouco ao meu orçamento... só tenho 7.000 euros para gastar... :sad:
Eu gostei do aspecto deste carro, mas pelos vistos, saiu-me o diabo disfarçado de mulher...
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lol. e meganes?! o 1.5 dci sempre foi mais fiavel... :)
edit: se quiseres o mesmo carro...a gasolina
http://www.afmotor.com/veiculo.asp?IdV=488199 (http://www.afmotor.com/veiculo.asp?IdV=488199)
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Não pode ser a gasolina, faço cerca de 100 km por dia...
O Megane não gosto muito daquela traseira esquisita... Só se for o Megane comprido... assim com a traseira como este...
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fugindo ao orçamento...
tens este: http://www.afmotor.com/veiculo.asp?IdV=408162 (http://www.afmotor.com/veiculo.asp?IdV=408162)
estavas a falar, deste assim, com mala, certo?
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Exactamente... estou a falar desse modelo. Não gosto muito do modelo curto... Acho a traseira muito esquisita... parece que levou um chuto no traseiro! :tongue:
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gostos meu caro, gostos.. :) eheheh
como vê, nao precisa de mudar de marca! :)
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gostos meu caro, gostos.. :) eheheh
como vê, nao precisa de mudar de marca! :)
Há sempre solução para tudo :grin:
Senão é um arranja-se outro :tongue:
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Sabe dizer-me se o motor deste carro é o mesmo que o Laguna ?
http://www.standvirtual.com/carros/Renault/Megane/P2704319/ (http://www.standvirtual.com/carros/Renault/Megane/P2704319/)
Se calhar também é dos problematicos....
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Sim, é o mesmo.
Como já disse, eu tenho esse motor num Megane desses com traseira esquesita e nunca tive problema algum e já vai com 123MK.
O Laguna é um excelente carro a um preço muito em conta. Porque não comprar o carro, e fazer uma revisão geral, turbo incluido? Fica com um excelente carro e já com outra confiança, e secalhar nem 1000€ gasta a mais do preço do carro, ou então negociar com o stand ou vendedor.
Todos os carros, novos incluidos, estão sujeitos a avarias.
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Ora viva,
Tenho uma Laguna Break com esse motor e após 6.000km (tenho-a há pouco tempo), estou bem impressionado. Como principal defeito, até ao momento, aponto alguns plásticos de menor qualidade, alguns ruídos, especialmente com temperaturas mais frias.
Virtudes: Motor relativamente silencioso, muito seguro e confortável
Consumos que tenho feito, com condução relativamente suave:
- em estrada 5.1l
- urbano 7.2l
- misto 6.6l
Se realmente estiveres interessado, leva um mecânico de confiança para te dar uma opinião válida do estado geral da mecânica do carro.
espero ter ajudado :azn:
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Nunca fui muito adepto dessa teoria de levar um mecânico para ver o carro...
Porque se houver uma peça ou outra que esteja nas ultimas, como o turbo, por exemplo, não me parece que um mecânico consiga detectar alguma coisa só pelo facto de estar simplesmente a olhar pro motor ou a ouvi-lo a trabalhar...
Pelo menos é a opninião que eu tenho...
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2 coisas para pensar ....
se queres um carro que nunca de problemas como o 190d , deixa te estar com ele então , pois nao tem por onde avariar .... nao tem eletronica , nao tem nada , arrasta se , é normal que nao de problemas ....
o laguna e um bom carro , todas as marcas teem problemas ....
por 7000€ , não dá para ser muito exigente
desculpa a sinceridade , mas é a realidade
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Para o carro que é e para o valor que ele custava novo, acho uma calamidade dar tantos problemas com o turbo, havendo casos em que não dura mais de 30.000kms... dar tantos problemas com o leitor do cartão e do próprio cartão em si... tubos que rebentam assim sem mais nem menos... etc...
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Os cartões/leitor de cartões e o do turbo são problemas reportados. Quanto as tubagens, depende de muita coisa, a qualidade do gasoleo que se usa, os cuidados que se tem com as mesmas, se o carro fica muitas vezes com elas ressequidas devido a po acumulado ou apanha muito calor. La por leres em foruns problemas com os carros nao significa que todos sejam maus.
Basicamente num forum apanha-se mais problemas que falar bem porque e para isso que os foruns servem, resolver problemas, trocar opinioes. O que leste em varios foruns é 1% da realidade, e como tal nao deve ser aceite como dogma.
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então basicamente o problema deste carro é o turbo e o leitor do cartão?
isto quando avaria não fica barato, pois não?
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Nunca fui muito adepto dessa teoria de levar um mecânico para ver o carro...
Porque se houver uma peça ou outra que esteja nas ultimas, como o turbo, por exemplo, não me parece que um mecânico consiga detectar alguma coisa só pelo facto de estar simplesmente a olhar pro motor ou a ouvi-lo a trabalhar...
Pelo menos é a opninião que eu tenho...
É a tua opinião...
Mas, posso dizer-te que poupei muitos €€€€, por ter efectuado exactamente como te recomendei...
Antes de comprar a minha carrinha, estive interessado numa outra Laguna (eu gostava destas carrinhas e experimentei várias até encontrar uma razoavelmente boa), tendo andado inclusivamente a conduzi-la, sem me parecer que tivesse qualquer problema grave de mecânica...
Combinei com o dono em levá-la ao meu mecânico (na zona) e apenas fechar o negócio se estivesse minimamente saudável de motor (tinha um preço bem baixinho... 6.750€)... o meu amigo, mecânico detectou-lhe passagem de compressão para o circuito de refrigeração (junta da cabeça queimada) e fuga no intercooler... além de me ter dito logo que de forma geral, o motor estava nas lonas... para mim era apenas uma compra acessível... :wink:
Se somar a reparação do motor, a outras coisas que necessitava de reparar em termos de interiores e exteriores, tinha gasto mais de 3.500€, para a deixar minimamente boa para serviço familiar... :azn:
Estou muito satisfeito com a minha Laguna, já investi cerca de 1000€ nela, e ainda não gastei um cêntimo em reparações de avarias, embora saiba que como todos os carros, está sujeito a qualquer avaria, especialmente se não for bem tratado.
cumps
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Para o carro que é e para o valor que ele custava novo, acho uma calamidade dar tantos problemas com o turbo, havendo casos em que não dura mais de 30.000kms... dar tantos problemas com o leitor do cartão e do próprio cartão em si... tubos que rebentam assim sem mais nem menos... etc...
tambem há casos em que em 400 mil km roda com o turbo de origem , mas o povo portugues tem por habito apenas e so falar mal ;)
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Sinceramente estou com um pouco de medo de arriscar...
O meu orçamento é de 7.000 euros para o carro... e não posso estar daqui a um mês ou dois a gastar mais 1.000 ou 2.000 euros em reparações...
É arriscado sabendo de antemão que este carro tem estes problemas característicos... o problema é que eu gostei mesmo do visual do carro! :rolleyes:
Acho um carro muito bem conseguido... com umas linhas muito bonitas...
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Sinceramente estou com um pouco de medo de arriscar...
O meu orçamento é de 7.000 euros para o carro... e não posso estar daqui a um mês ou dois a gastar mais 1.000 ou 2.000 euros em reparações...
É arriscado sabendo de antemão que este carro tem estes problemas característicos... o problema é que eu gostei mesmo do visual do carro! :rolleyes:
Acho um carro muito bem conseguido... com umas linhas muito bonitas...
O max que podes fazer e conseguir o numero de chassie e/ou matricula e ires a uma Renault pedir o historial do mesmo. Assim ficas a saber se sempre foi a marca fazer revisões e o que foi trocado.
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Sinceramente estou com um pouco de medo de arriscar...
O meu orçamento é de 7.000 euros para o carro... e não posso estar daqui a um mês ou dois a gastar mais 1.000 ou 2.000 euros em reparações...
É arriscado sabendo de antemão que este carro tem estes problemas característicos... o problema é que eu gostei mesmo do visual do carro! :rolleyes:
Acho um carro muito bem conseguido... com umas linhas muito bonitas...
O max que podes fazer e conseguir o numero de chassie e/ou matricula e ires a uma Renault pedir o historial do mesmo. Assim ficas a saber se sempre foi a marca fazer revisões e o que foi trocado.
Se não for o dono duvido que lhe entreguem o historial.
Agora na minha opinião, podes perfeitamente comprar esse carro, são carros bons e dentro do orçamento que tens não vais conseguir melhor. É como te disseram, se fizeres uma revisão a fundo ao carro (como convem ser feita...) não creio que tenhas problemas de maior. Contudo é como o Artur disse, se queres algo sem problemas, fica com o mercedes que é totalmente mecanico... Carros com alguma electronica podem por vezes ter problemas. Contudo se fores a ver algumas das avarias tens aqui DIY que alguns nem chegas a gastar muito € e possivelmente se fores para outra marca, não te vais safar tao facilmente com DIY e terás mesmo de recorrer a peças novas que não sao propriamente baratas. Se tiveres um cuidado com o turbo de nao apertar com ele a frio e esperar uns 30 segundos após uma viagem, as coisas duram, temos é de as estimar, nada mais que isso :wink:
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e porque nao comprar um carro um pouco maior? andei a pouco tempo com essa ideia e vi alguns bons negocios, mas entretanto desisti. ja se encontra alguns safranes 2.5 dt de 1998 a bons preços. vai ver algum, vai dar uma volta... safrane esta em outro patamar ;)
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O leitor de cartões não costuma avariar! O que acontece é partir uma palheta de plástico no interior, cujo principal sintoma é ter que manter o dedo no botão start/stop para arrancar o carro (em vez de premir apenas o botão e ele arrancar). A resolução desse problema é fácil, e encontras n fóruns a explicar. Também se não arranjares, o carro não se queixa de forma alguma...
Os cartões avariam se os deixares cair frequentemente, se os puseres no bolso de calças apertadas, juntamente com chaves e telemóvel, e te sentares de seguida (sobra o cartão, e aí as ligações partem-se). Fora isso, não se avariam assim com tanta facilidade. Um dos meus já resistiu a um ciclo de lavagem completo - foi no bolso de umas calças para a máquina de lavar, e saiu limpinho e a funcionar - quantos comandos de chave resistiriam a 2 horas numa máquina da roupa?
Como te disse anteriormente, se o vendedor tiver o livro de revisões carimbado, poderás tentar ver qual o tratamento que levou o carro até aí. Depois disso, é como tudo. Quando compras um melão, sabes se é saboroso antes de o abrires?
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O que me assusta mesmo é a questão do turbo...
Porque já li em diversos fóruns que muitas vezes quando o turbo avaria parte o motor... e o conserto não deve ficar nada barato!! :sad:
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Quando o turbo avaria não tem que obrigatoriamente levar o motor atrás, se souberes o que fazer (eu na altura não sabia) - ou, com o carro parado, metes uma 6ª, travão a fundo e tiras o pé da embraiagem para forçar o carro a ir abaixo, ou manter o dedo no botão start/stop por uns segundos até o motor parar (não garanto que funcione, mas o primeiro método funciona). O meu partiu porque conduzi uns 25 km em AE com o carro a consumir o óleo do motor (recentemente tinha morrido o irmão de um colega meu por ter parado com uma avaria na berma de uma AE, já estava sinalizado com a carrinha da BRISA quando levou com um fdp num mercedes em cima, e não estava para esses riscos com os meus filhos no carro), e quando parei nas portagens é que o motor desalvorou (em ponto-morto ponteiro das rotações ultrapassava o red-line, e não respondia ao simples premir do botão start-stop).
Agora faço todos os possíveis para manter a saúde da carrinha (mudanças de óleo a cada 10.000 km com filtro de óleo, filtro de ar a cada 15.000 km, ter cuidado com acelerações bruscas antes de o motor estar na temperatura certa, e aguardar cerca de 1 minuto desde que se pára o carro até desligar o motor)
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olha este laguna http://www.standvirtual.com/carros/Renault/Laguna/P2122408/ (http://www.standvirtual.com/carros/Renault/Laguna/P2122408/) pelo que tá ali levou turbo novo e injectores é só comprovar que é mesmo novo e que está saudável e é uma boa compra.
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Parece-me um bom negócio.. pena que já tem quase 200.000 kms... :sad:
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lol
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E.... é por isso que martelam km nos carros, lá por ter muitos kms não quer dizer que não esteja bom.
Eu vendi um 206 1.4 Hdi com 200mk e posso-te garantir que estava impecavel, e porquê? porque eu sou cuidadoso com os meus carros e não descuro na manutenção.
É preferivel comprares a saber que são reais do que comprares a pensar que tem menos e secalhar ainda tem mais, e depois sentes-te enganado e com razão.
200mk para um carro a diesel não é nada.
Abraço!
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Pelo que o homem diz no anuncio foi tudo feito em ae praticamente se for verdade isso leva com mais 200 mil ainda. :wink:
E com os 600 euros que sobra até os 7000 dá para fazer uma revisão mais profunda.
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Pelo que o homem diz no anuncio foi tudo feito em ae praticamente se for verdade isso leva com mais 200 mil ainda. :wink:
E com os 600 euros que sobra até os 7000 dá para fazer uma revisão mais profunda.
Realmente, pelo desgaste (pouco) dos interiores não parece carro de grandes manobras de cidade... parece estimado...
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eu se pudesse ia busca-lo
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Esse laguna realmente parece mesmo muito bom negocio... Porque nao das uma olhada? :wink:
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Bem, se quiseres tenho um amigo meu que recebeu agora um carro de serviço e como tal está a vender a sua Laguna Break 1.9dCi Initiale, matricula XX-XX-TR, portanto acho que é de 2002, sempre assistida na Renault. A cor é aquele prata esverdeado, ou que raio é aquilo... LOL!
Já levou turbo novo, por isso esse problema já está afastado. Não sei os kms, nem o preço, mas sei que o gajo é muito calminho a andar naquilo (até me irrita quando fazemos viagens juntos... :grin: )
Se alguém quiser o contacto dele, mandem-me PM.
PS- Desculpem estar a poluir com este off-topic, mas soube hoje desta oportunidade.
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Não é offtopic, ele anda a procura dum carro, logo porque não. :grin: Se foi posto posts com links para outro site, não e por isso que nao se ha de permitir... Tambem nao vamos ser burros com palas.
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O que me assusta mesmo é a questão do turbo...
Porque já li em diversos fóruns que muitas vezes quando o turbo avaria parte o motor... e o conserto não deve ficar nada barato!! :sad:
Eu quando comprei a minha, que também foi um excelente negocio comecei a ler desgraças á cerca do motor...comecei a entrar em parafuso...já só via problemas á minha frente antes sequer da sua existencia...cada vez que pegava na carrinha não era para fazer uma viagem agradavel, mas sim uma viagem sempre tenso a analisar cada metro. Deixei-me disso, falei com o pessoal aqui do forum, troquei ideias, ouvi conselhos...(ainda hoje estou grato por isso).
O meu veredito...cuidar das coisas, manutenções a tempo e horas e como deve ser, pequenas dicas para qualquer motor diesel, tens muitos DIY para arranjar ou melhoras certos aspectos sem gastar €. Estou muito satisfeito com o carro, bastante confortavel, muito seguro e economico se andares de pé leve, fiz media de 5,8 de coimbra até ao algarve com a carrinha carregada e com o AC ligado na casa dos 120 130.
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Se o Particular diz que tem facturas e tudo, acho que nem se poe em causa. E dos poucos que tem cuidado com o seu carro, logo se estiver tudo la atestado, porque não?
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Não é offtopic, ele anda a procura dum carro, logo porque não. :grin: Se foi posto posts com links para outro site, não e por isso que nao se ha de permitir... Tambem nao vamos ser burros com palas.
Bem já tenho mais infos, pois hoje estive com ele:
Laguna Break 1.9dCi Initiale
Prata Metalizado
Ano 2002, 157.000kms
Sempre assistido na Renault
Já levou turbo novo, muito estimada.
Preço: 10.000€ (não sei se é o valor comercial dela, mas é o que ele pede).
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Gravedigging por instrucções do Gonçalo XD
A pergunta:
Ando a pensar comprar uma Renault Laguna da segunda metade de 2004 com ~120k KMs.
Versão: 1.9dCi, 120CV, Segunda metade de 2004.
Já ouvi coisas muito boas e coisas muito más sobre as Lagunas..
Alguém teve/tem uma carrinha destas?
Pros e contras são bem vindos.
Obrigado!
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Apesar de o titulo anunciar 2002, como estamos dentro do mesmo modelo as opiniões ficam bem mais condensadas ;)
Aqui neste tópico tens muita informação sobre essa carrinha. Isso ainda é uma laguna II phase I certo?
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Penso que sim.. o meu conhecimento de Renaults(e outros veículos com 4 rodas) é muito limitado.
Houve uma edição entre 2001-2003 que deu vários problemas.. e depois em 2004, pelos vistos fizeram alteracções a nível de motor/centralina para acabar com os problemas.
Mesmo assim, ainda se ouve muita gente a queixar.. e eu como ando a pensar comprar uma carrinha de 09/2004, precisava de mais informações... antes de correr o risco.
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Bem, tenho uma Laguna II 1.9dCi de 2003 e posso dizer-te que irias bem servido.
É verdade que já tive problemas (tive de trocar injectores, um sensor de ponto morto superior) e neste momento tenho problemas com a parte electrica do motor ou sensores, mas é um carro com quase 9 anos e 220mil KM em cima, muito pouco em AE (comprei-a com 120mil)...
De referir que, mesmo sendo de 2003, só tive um problema com o turbo que foi a válvula que descalibrou (turbo fora e entregue na SoTurbo em Leiria e voltou impecável por 25€). Quando tenho oportunidade peço sempre para analisar o estado do turbo (pressão e folgas) e até agora impecável.
Sendo um carro com muita electrónica é natural que surjam alguns problemas, uns mais comuns que outros, mas a maior parte deles de fácil reparação. Basta pesquisares aqui no forúm e encontras muitas soluções para os problemas mais comuns...
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A nivel de conforto e espaço é bastante boa, o motor que tem também se mexe bastante bem, a nivel de manutenção é que é um bocadinho mais "mesquinha" se assim se pode chamar, aparecem sempre umas coisinhas por aqui ou por ali, algumas delas são de facil reparação que se pode fazer mesmo em casa sem gastar €.
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Os problemas que o TC descreve aparentam ser os normais de um carro a Diesel.
Quando tinha um Terrano II, passei por situações semelhantes.
Quanto aos outros problemas.. inscrevi-me no forum(quase morto?) do LagunaTeam e vi um DYI interessantes.. :)
Obrigado pelas vossas opiniões, amanhã vejo a carrinha.
Algo a que deva ter mais atenção?
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uma das coisas que avaria nesse modelo é os elevadores dos vidros e os fechos das portas, vê se os vidros sobem de descem sem dificuldades e se as portas trancam todas e se abrem por dentro e por fora. Outra coisa que podes testar é o leitor de cartões, se pegar com apenas um toque no botão start está bom de tiveres que ficar com o dedo até pegar é sinal que está "avariado" mas é um problema facil de resolver em casa sem gastares €.
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Obrigado urui.