Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: richard quintaneiro em 15 de Outubro de 2010, 21:53 pm
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ola a todos. tenho um pobrema com meu carro ele e uma laguna de 2002 ten me dado pobremas e nao sei o que faser. nao a queria trocar mas esto a ter muitos gastos com ela
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Qual(ais) os problemas? Eu tenho uma de 2003, e já lhe vou conhecendo as manhas. Se deres um pouco mais de informação, vais ver que o pessoal por cá te dá umas dicas para resolveres os problemas (ou pelo menos parte deles...)
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richard, atenção ao português, sff.
A moderação,
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bem, antes de mais, precisas de explicar melhor:
que motor tem? (por ex. 1.9?)
que problemas está a dar?
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ela tem um motor 1.9. ja tive que mudar a enbraiajen e tive que mudar o turbo tive que por tudo novo. desculpen o portugues e vim da venezuela
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A questão dos turbos é muito frequente nestas carrinhas. Também o da minha foi à vida, e levou o motor com ele.
Em termos de recomendações gerais, faz mudanças de óleo e filtros de óleo e ar mais frequentes que o recomendado (encurta os 30.000 km recomendados para 10 ou 15 mil km, e nunca mais do que um ano), com óleo sintético 5w40 de qualidade (procurando promoções de hipermercados e afins, compras shell helix diesel ultra por cerca de 30€/4l), nunca faças arranques muito violentos a frio (até o ponteiro da temperatura chegar ao nível normal, pois só a temperaturas mais elevadas o óleo flui mais fluentemente), e espera cerca de 1 minuto/minuto e meio entre o parar o carro e desligar o motor (para que o turbo desacelere, evitando cortar a lubrificação enquanto ainda se encontra em elevadas rotações).
Quantos km tem o carro? A embraiagem é peça de desgaste, pode ser normal a mudança...
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tamben tenho o motor a faser un barulho estranho ja me falaran que o tenho que mudar. disseran para por um motor do ano de 2004 que e o melhor para a laguna mas nao sei o que faser.
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Quem te disse, a Renault? Algum mecanico amigo? Amigos numa conversa de Cafe?
Se foi a ultima hipotese, nao te admires pois a imagem desse modelo ficou manchada e muito com os problemas do turbo, dai ter a má fama e ao minimo ruido e motor para o lixo segundo algumas pessoas, no entanto neste forum existem varios utilizadores que ja partiram turbos e substituiram e os motores continuam de boa saude, isso claro se forem tidos os devidos cuidados como mencionado reduz em muito a hipotese de problemas. Nao a anula mas minimiza.
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o pobrema e so as de 2001 e 2002 que estao assim mas se tiver que por um motor novo meto os motores 1.9 de 2004 falan vem deles mas ja ando com medo de gastar mais dinheiro e nao ficar boa
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O problema não é só nas de 2001 e 2001, as de meados de 2003 ainda tiveram esses problemas.
Um barulho no motor é demasiado geral... Comprar um motor numa sucata é sempre uma lotaria, pois não sabes o tratamento que teve. Reparar o motor que tens deverá ser mais viável (dependendo obviamente do seu estado), e em princípio melhor opção.
Essa história de mudar o motor por um de 2004 não seria propriamente solução, pois o problema não estará no motor em si, mas mais provavelmente na electrónica (forma como a ECU gere o turbo?). Li num fórum inglês (que vale o que vale) que um fulano garantia a pés juntos que o problema era do tubo que levava o óleo do motor para o turbo (tubo com uma curvatura muito acentuada, o que limitava o fluxo de óleo para lubrificar o motor, e que levava, no longo prazo, à deficiente lubrificação do veio do turbo e consequentemente ao turbo partido) - teria sido essa a modificação nos carros de fins de 2003/início de 2004 que resolveu o problema dos turbos partidos. Nunca consegui saber se isto tem ou não ponta de verdade, ma quando na Renault me mudaram o motor e turbo, uma das peças novas que foi posta foi efectivamente esse tubo.
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eu tenho este carro a poco tempo tem 9 meses na minha mao. o motor ja ten 164 mil klm a ultima ves que se mudo o oleo foi na norauto e meteran para 30 mil eres disseram que era o melhor
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richard , no teu perfil onde esa escrito «titulo personalizado » emenda a palavra renout para RENAULT sff .
quanto ao oleo , conselho , muda o oleo desse carro a cada 10 mil km , ou anualmente e acredita que poupas muito esse motor e esse turbo
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Lá por meterem o óleo "para 30.000 km" não quer dizer que o tenhas que lá deixar 30.000 km, e tendo esse carro um feitio especial, nada como tentar prevenir danos de maior...
É algo muito fácil mudar óleo e filtro de óleo; sugiro-te que o aprendas a fazer (gastas 10€ em material - uns 3€ na chave quadrada para desapertar o bujão do cárter e o resto numa chave de filtros, e dura-te o resto da vida) e faças tu as mudanças frequentes. Eu faço as revisões "grandes" a cada 30.000 km na Renault, mas isso não me impede de fazer mudanças de óleo intermédias. Hoje em dia os óleos de qualidade não são assim tão caros, o filtro de óleo custa uns 10€. Por 50€ fazes a festa. Claro que isto não te resolve o problema actual, mas quando o tiveres resolvido, trata bem do motor que é meio caminho andado para afastares problemas futuros...
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pois nisso ten razao fica mais barato. ela bao vai ter que ficar nao a quero trocar e uma carrinha boa e confortavel ten tudo o que e presiso. o mais estranho que eu acho e que um mecanico me falo que tinha que mudar o motor mas eu pucho por ela e responde muito bem.
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O problema não é só nas de 2001 e 2001, as de meados de 2003 ainda tiveram esses problemas.
Um barulho no motor é demasiado geral... Comprar um motor numa sucata é sempre uma lotaria, pois não sabes o tratamento que teve. Reparar o motor que tens deverá ser mais viável (dependendo obviamente do seu estado), e em princípio melhor opção.
Essa história de mudar o motor por um de 2004 não seria propriamente solução, pois o problema não estará no motor em si, mas mais provavelmente na electrónica (forma como a ECU gere o turbo?). Li num fórum inglês (que vale o que vale) que um fulano garantia a pés juntos que o problema era do tubo que levava o óleo do motor para o turbo (tubo com uma curvatura muito acentuada, o que limitava o fluxo de óleo para lubrificar o motor, e que levava, no longo prazo, à deficiente lubrificação do veio do turbo e consequentemente ao turbo partido) - teria sido essa a modificação nos carros de fins de 2003/início de 2004 que resolveu o problema dos turbos partidos. Nunca consegui saber se isto tem ou não ponta de verdade, ma quando na Renault me mudaram o motor e turbo, uma das peças novas que foi posta foi efectivamente esse tubo.
Sim também já ouvi essa teoria, e acredito que assim seja.
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pois nisso ten razao fica mais barato. ela bao vai ter que ficar nao a quero trocar e uma carrinha boa e confortavel ten tudo o que e presiso. o mais estranho que eu acho e que um mecanico me falo que tinha que mudar o motor mas eu pucho por ela e responde muito bem.
A minha quando mudou o turbo foi para o teste de estrada ser puxada, mas voltou de lá com "uma batida" no interior, e daí ter levado de seguida o motor novo. Mas no meu caso levou motor novo porque foi a Renault que custeou a totalidade, se fosse a mim a sair-me do bolso, mandava abrir o motor, mudar o que tem que ser mudado, e voltar a fechar. Feito por quem sabe, fica-se com o motor novo.
Tenta arranjar uma 2ª opinião sobre a batida, nem que tenhas que ir a um concessionário Renault para ficares com mais certezas. Agora um mecânico que ao ouvir uma batida manda logo mudar de motor...
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pois nisso ten razao fica mais barato. ela bao vai ter que ficar nao a quero trocar e uma carrinha boa e confortavel ten tudo o que e presiso. o mais estranho que eu acho e que um mecanico me falo que tinha que mudar o motor mas eu pucho por ela e responde muito bem.
A minha quando mudou o turbo foi para o teste de estrada ser puxada, mas voltou de lá com "uma batida" no interior, e daí ter levado de seguida o motor novo. Mas no meu caso levou motor novo porque foi a Renault que custeou a totalidade, se fosse a mim a sair-me do bolso, mandava abrir o motor, mudar o que tem que ser mudado, e voltar a fechar. Feito por quem sabe, fica-se com o motor novo.
Tenta arranjar uma 2ª opinião sobre a batida, nem que tenhas que ir a um concessionário Renault para ficares com mais certezas. Agora um mecânico que ao ouvir uma batida manda logo mudar de motor...
as vezes é preciso é haver material para reparar .... muitas vezes não há .....
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Ainda se encontra material para reparar o motor 1.9 dci de 120 cv, ou não? Estás a falar da possibilidade do possível dano estar no próprio corpo do motor (numa das câmaras de combustão) e não haver solução possível que não a mudança do bloco completo?
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nisso e em material mesmo .... material novo , por vezes não há referencia para substituição ... para o 1.9 de cor nao sei ...
posso te adiantar que ( ainda ) não há ( origem ) cambotas para 1.5 dci ....
não há ( origem ) material para o bloco 2.0 dci
entre outros
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Ainda se encontra material para reparar o motor 1.9 dci de 120 cv, ou não? Estás a falar da possibilidade do possível dano estar no próprio corpo do motor (numa das câmaras de combustão) e não haver solução possível que não a mudança do bloco completo?
Supoe que e um motor com camisas de cilindro integradas no bloco e nao camisas removiveis: Logo ai tem de levar bloco novo porque nao ha peça a alterar.
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Ainda se encontra material para reparar o motor 1.9 dci de 120 cv, ou não? Estás a falar da possibilidade do possível dano estar no próprio corpo do motor (numa das câmaras de combustão) e não haver solução possível que não a mudança do bloco completo?
Supoe que e um motor com camisas de cilindro integradas no bloco e nao camisas removiveis: Logo ai tem de levar bloco novo porque nao ha peça a alterar.
Fazes uma camisa "amovivel", alargas a camisa que está danificada e a camisa "amovivel" nova é cravada à pressão aí.
Isto para estragos grandes. Porque ainda há uma medida até à qual os componentes podem ser rectificados.
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Claro, daí eu ter referido que sendo o dano no próprio cilindro aí teria que se partir para um bloco novo.
Artur, não fazia ideia que a marca não fornecia material para reparar os blocos do motor... Então num 1.5 dci, se a cambota der problemas, tem que levar um bloco novo? Ouch...
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Claro, daí eu ter referido que sendo o dano no próprio cilindro aí teria que se partir para um bloco novo.
Artur, não fazia ideia que a marca não fornecia material para reparar os blocos do motor... Então num 1.5 dci, se a cambota der problemas, tem que levar um bloco novo? Ouch...
ou reconstruido ...
dai , por norma , motores 1.5 dci serem dificeis de arranjar usados ( 80cv / 100cv / 105cv ) e por norma pedem ouro por eles .... dai tambem quando apareceu ai um user a dizer que lhe pediram 1250€ por um , aconselhei a ir a correr busca lo
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so que a minha a nivel do motor me parese boa porque quando entro na auto estrada ela desenvolve bem. qual sera a marca de oleo melhor para meu carro?
eu que restaurar o meu turbo. fico como novo ele agora fas um barulho do turbo que o senhor que o arranjo disse que e normal por estar novo e um asiviar estranho