Forum RenaultPT

Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: fovigo em 04 de Novembro de 2010, 21:16 pm

Título: batida no motor injetores ou vavulas
Enviado por: fovigo em 04 de Novembro de 2010, 21:16 pm
 Ola sou principiante  precisava alguma ajuda  tenho um clio 1.5 dci com motor  k9k704

 faz um ligeiro grilanço quando troco de velocidades  entre as 1500 e 2000 rpm em frio depois da temperatura  estar normal deixa  de fazer o grilanço  .

  alguem me pode dar alguma dica   :huh:
Título: Re: batida no motor injetores ou vavulas
Enviado por: Gonçalo em 05 de Novembro de 2010, 02:17 am
Qual o estado das correias?
Título: Re: batida no motor injetores ou vavulas
Enviado por: Rui em 05 de Novembro de 2010, 09:05 am
Não me parece que tenha algo a ver com injectores ou válvulas.
Correia do alternador.
Já agora de que ano é o Clio?
Título: Re: batida no motor injetores ou vavulas
Enviado por: salazar em 05 de Novembro de 2010, 19:40 pm
Quantos km?
Quando foi trocada a distribuição?

Quase que aponto para a poli do alternador, mas responde primeiro que eu já digo.
Título: Re: batida no motor injetores ou vavulas
Enviado por: fovigo em 05 de Novembro de 2010, 21:06 pm
 MEU clio  e 12-2005 tem 102000KM  aos 94000  ia pra lisboa  e agarrou uma biela a cambota  abri o motor em casa

comprei uma cambota  e uma biela  comprei bomba de agua Kit de distribuição bronzes de cambota e brozes de biela

tenho o manual da renault clio em françes montei o motor trabalha na perfeição excepto o sintoma referido

a duas semanas  mandei reparar os injetores por perderem gasoleo pelas fichas  depois de programados o clio continua

igual  como sou miunto picuinhas não gosto do grilanço a frio

alguma  ideia  ficaria agradeçido
Título: Re: batida no motor injetores ou vavulas
Enviado por: salazar em 05 de Novembro de 2010, 21:12 pm
Troca a poli do alternador.
Aliás, deve ser trocada aquando da muda da "distribuição".
Título: Re: batida no motor injetores ou vavulas
Enviado por: fovigo em 05 de Novembro de 2010, 21:24 pm
 o problema não e do alternador  ja tirei acorreia motor atrabalhar sintoma perssiste  :huh:
Título: Re: batida no motor injetores ou vavulas
Enviado por: Markx em 08 de Novembro de 2010, 19:05 pm
E só compraste uma biela? Atenção com isso porque as bielas são produzidas 4 a 4 por causa do peso. Isto é as bielas têm de ter exactamente o mesmo peso, por tanto ao mudares devias de ter comprado o conjunto de 4!
Título: Re: batida no motor injetores ou vavulas
Enviado por: fovigo em 08 de Novembro de 2010, 21:31 pm
o sintoma da grilagem  eo mesmo  ao mudar de velocidade entre as1500 e2000 rpm antes de reparar o motor

no sabado ia para viana do castelo acendeu a luz da resistencia  depois a frio custa a pegar

hoje notei alteração do sintoma com tempo frio não grila  a minha duvida e terei comprado carro mal reprogramado


se for o caso onde posso tirar duvidas  :angry:


não é permitido fazer duplos posts , agradecemos que os evite
a minha paciensiaesta esgotar  depois de algumas opinões reparei o motor depois foram os injetores  agora a luz da resistencia  depois de tanto investimento o sintoma  eu ate gosto do branquelas

alguem me pode fazer um deagnostico credivel  agradecia
Título: Re: batida no motor injetores ou vavulas
Enviado por: Artur em 08 de Novembro de 2010, 23:18 pm
pega no carro e liga a clip para diagnosticar os erros ....
a resistencia acender em andamento pode ser o pedal de acelerador
Título: Re: batida no motor injetores ou vavulas
Enviado por: overlord em 10 de Novembro de 2010, 11:36 am
E só compraste uma biela? Atenção com isso porque as bielas são produzidas 4 a 4 por causa do peso. Isto é as bielas têm de ter exactamente o mesmo peso, por tanto ao mudares devias de ter comprado o conjunto de 4!

Ai a culpa secalhar foi do vendedor que nao soube explicar, e vender
Título: Re: batida no motor injetores ou vavulas
Enviado por: Markx em 10 de Novembro de 2010, 11:52 am
E só compraste uma biela? Atenção com isso porque as bielas são produzidas 4 a 4 por causa do peso. Isto é as bielas têm de ter exactamente o mesmo peso, por tanto ao mudares devias de ter comprado o conjunto de 4!

Ai a culpa secalhar foi do vendedor que nao soube explicar, e vender
Exactamente, mas ai se define a qualidade e profissionalismo do vendedor (se foi esse o caso)!
Título: Re: batida no motor injetores ou vavulas
Enviado por: fovigo em 11 de Novembro de 2010, 21:41 pm
olà pessoal desculpem aminha irritaçâo aluz da resistencia està resolvida era agua no filtro de gasoleo.

sou de Braga na zona me pode ajudar a descubrir  a batida em desacelaraçâo às 1500 e2000 RPM  com omotor frio

porque depois de quente nâo faz batida
Título: Re: batida no motor injetores ou vavulas
Enviado por: Black Phoenix em 11 de Novembro de 2010, 23:34 pm
Qual é o oleo que usas no veiculo? Indice de viscosidade principalmente.
Título: Re: batida no motor injetores ou vavulas
Enviado por: fovigo em 12 de Novembro de 2010, 20:55 pm
visco7000 da BP 0w40 sintetico turbo diesel
Título: Re: batida no motor injetores ou vavulas
Enviado por: Artur em 12 de Novembro de 2010, 21:17 pm
esse oleo não é indicado para esse motor ....
Título: Re: batida no motor injetores ou vavulas
Enviado por: salazar em 12 de Novembro de 2010, 22:09 pm
esse oleo não é indicado para esse motor ....

É.
Os k9k podem levar:
Indice a frio de 0 a 10
e indice a quente de 40 a 50
Título: Re: batida no motor injetores ou vavulas
Enviado por: Black Phoenix em 13 de Novembro de 2010, 17:44 pm
visco7000 da BP 0w40 sintetico turbo diesel

Esse oleo nao e o recomendado para o motor, tal como ja foi dito. A batida a frio deve-se a viscosidade do mesmo oleo a frio. Dai ter perguntado qual era a viscosidade do oleo que usavas. Experimenta meter um 5W40 ou um 10W40 na proxima revisao e essa batida desaparece.
Título: Re: batida no motor injetores ou vavulas
Enviado por: fovigo em 13 de Novembro de 2010, 21:10 pm
olá amigos hoje fui ao Porto  no regreço a braga voltou aacender a luz da resistencia 
estou na duvida se a avaria é mesmo da agua no filtro de gasoleo
fiz a medição das velas  tém uma queimada averá razão direta com a luz.
Título: Re: batida no motor injetores ou vavulas
Enviado por: Artur em 13 de Novembro de 2010, 21:14 pm
olá amigos hoje fui ao Porto  no regreço a braga voltou aacender a luz da resistencia 
estou na duvida se a avaria é mesmo da agua no filtro de gasoleo
fiz a medição das velas  tém uma queimada averá razão direta com a luz.

ficas sem acelerador quando isso acontece ?

pega no carro e liga a clip para diagnosticar os erros ....
a resistencia acender em andamento pode ser o pedal de acelerador
Título: Re: batida no motor injetores ou vavulas
Enviado por: fovigo em 13 de Novembro de 2010, 21:33 pm
não a luz fica sempre açesa
Título: Re: batida no motor injetores ou vavulas
Enviado por: Artur em 13 de Novembro de 2010, 21:37 pm
respondo o mesmo ....

pega no carro , liga a clip e faz um diagnostico aos erros
Título: Re: batida no motor injetores ou vavulas
Enviado por: fovigo em 13 de Novembro de 2010, 22:24 pm
o ultimo foi agua no filtro de gasoleo
Título: Re: batida no motor injetores ou vavulas
Enviado por: Caçoilauto em 13 de Novembro de 2010, 22:51 pm
pega no carro e liga a clip para diagnosticar os erros ....
a resistencia acender em andamento pode ser o pedal de acelerador

Tb pode ser apenas mau contacto na ficha que fica debaixo do volante com cerca de10 a 12 fios interligados ( ficha electrica simbolizada a verde).

Esta ficha deu muitos problemas , mas para tirares dúvidas apenas ligando a CLIP.
Título: Re: batida no motor injetores ou vavulas
Enviado por: Black Phoenix em 14 de Novembro de 2010, 01:37 am
o ultimo foi agua no filtro de gasoleo

O ultimo foi agua no filtro do gasoleo. O ultimo antes de te acender novamente o sinal da resistencia, logo agora esta outro erro memorizado. Ate pode ser o mesmo como ser outro. Liga a CLIP e volta a ver o que desta vez ficou armazenado na ECU.
Título: Re: batida no motor injetores ou vavulas
Enviado por: caseiro em 20 de Janeiro de 2011, 01:09 am
Aconselho-te a tirares a tampa do carter e ver se não há folga nos parafusos que apertam os braços dos pistons à cambota.
Essses motores têm esse problema.
Os engenheiros da Renault acham que não é necessário colocar capas na cambota com ranhuras de fixação para as mesmas não rodarem. Passados uns 100.000 / 120.000 kms ganham folga e começam a rodar provocando o desaperto dos ditos parafusos.
Aconselho todos os que tenham esse motor a verificarem o estado de aperto dos mesmos aos 100.000 kms, antes que aconteça uma desgraça e tenham que comprar um motor novo.
Título: Re: batida no motor injetores ou vavulas
Enviado por: Caçoilauto em 20 de Janeiro de 2011, 10:38 am
Aconselho-te a tirares a tampa do carter e ver se não há folga nos parafusos que apertam os braços dos pistons à cambota.
Essses motores têm esse problema.
Os engenheiros da Renault acham que não é necessário colocar capas na cambota com ranhuras de fixação para as mesmas não rodarem. Passados uns 100.000 / 120.000 kms ganham folga e começam a rodar provocando o desaperto dos ditos parafusos.
Aconselho todos os que tenham esse motor a verificarem o estado de aperto dos mesmos aos 100.000 kms, antes que aconteça uma desgraça e tenham que comprar um motor novo.

Como é que é ???

Nem os parafusos  desapertam nem as capas podem rodar.

Os parafusos de aperto das bielas tem que ser apertados com precisão além de terem que ser substituidos aquando da  sua retirada visto se tratarem de parafusos elasticos.

O aperto tem que ser dado inicialmente com 27 nm numa primenira fase e deseguida apertados com 45+6º . Posto isto é a medida exacta para que seja evitada a folga exessiva na capa de biela.

A folga que possa originar a rotação das capas pode ter origem na folga da cambota, por falat de aperto, medidas das capas inadequadas ( deverão ser sempre STD) ou por desgaste das capas por falta de lubrificação adequada.