Aconselho-te a tirares a tampa do carter e ver se não há folga nos parafusos que apertam os braços dos pistons à cambota.
Essses motores têm esse problema.
Os engenheiros da Renault acham que não é necessário colocar capas na cambota com ranhuras de fixação para as mesmas não rodarem. Passados uns 100.000 / 120.000 kms ganham folga e começam a rodar provocando o desaperto dos ditos parafusos.
Aconselho todos os que tenham esse motor a verificarem o estado de aperto dos mesmos aos 100.000 kms, antes que aconteça uma desgraça e tenham que comprar um motor novo.
Como é que é ???
Nem os parafusos desapertam nem as capas podem rodar.
Os parafusos de aperto das bielas tem que ser apertados com precisão além de terem que ser substituidos aquando da sua retirada visto se tratarem de parafusos elasticos.
O aperto tem que ser dado inicialmente com 27 nm numa primenira fase e deseguida apertados com 45+6º . Posto isto é a medida exacta para que seja evitada a folga exessiva na capa de biela.
A folga que possa originar a rotação das capas pode ter origem na folga da cambota, por falat de aperto, medidas das capas inadequadas ( deverão ser sempre STD) ou por desgaste das capas por falta de lubrificação adequada.