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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: dangerepox em 20 de Novembro de 2010, 00:10 am
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Boas pessoal, quais os principais verificações/revisões ou resoluções aconselhaveis para resolver o excesso de gases que leva chumbo no IPO?
Sei que temos de ter atenção a estas coisa, Sonda Lambda, Catalisador e Sensor de Temperatura algo assim... o que acontece é que tenho gases a mais e ja mudei a sonda lambda mas mesmo assim tão altos, será do catalisador?
Opinem...
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ou das entradas de ar xpto que tens no carro . Disse te isso num topico anterior , ja verificas te ?
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Ja verifiquei a linha de escape se tinha fugas, catalisador ta bom, mudei sonda lambda, mudei 3x o corpo de injecção por diferentes, e meti a caixa de ar da origem, e os gases ainda estao mt altos, sabem o que pode ser?
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e isso que colocas te é tudo material novo ?
é que sinceramente , sonda , injecção e filtro origem .... não estou a ver mais nada por onde possa acusar gases ....
e se o cat está bom .....
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As vezes os gases dao a 0 e depois ficam tds malucos e ficam altos, meu mecanico supos que talvez seja erro de leeitura na centralina, será possivel?
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a sonda lambda é nova ?
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Ja experimentaste ir mandar umas valentes ganzadas com o carro em AE e voltar a medir? :wink:
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Ja experimentaste ir mandar umas valentes ganzadas com o carro em AE e voltar a medir? :wink:
não digas isso que o homem ainda cai a agua .......
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Ja experimentaste ir mandar umas valentes ganzadas com o carro em AE e voltar a medir? :wink:
não digas isso que o homem ainda cai a agua .......
looool aconteceu com o Honda que a minha madrasta trás... Foi ir á AE um bocado, acelerador a fundo, voltar a repetir IPO e passou... :smiley:
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o homem é da madeira .... auto estrada por lá não abunda
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o homem é da madeira .... auto estrada por lá não abunda
Tem la algumas em que ainda pode esticar um pouco :smiley: ja la estive :smiley:
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coolwater umas " ganzadas "? isso nao é ilegal? ja viste a egr ?
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Honda é a gasosa :smiley: é carro de cidade logo é perfeitamente normal tal situação :wink:
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Ele trabalha bem? O monoponto está OK?
Pedro motor a gasolina não tem EGR. ;)
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sorry nao tinha visto que era a gasosa
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Ele trabalha bem? O monoponto está OK?
Pedro motor a gasolina não tem EGR. ;)
Este pode não ter. O EGR não é exclusivo dos diesel.
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boas,já mudás-te tudo o que podia ser a origem do problema.então como é que viste que o catalisador está bom?desmontàs-te e viste se estava inteiro? tenta trocar por outro catalizador ,para experimentar. ele ás vezes está inteiro,mas pode não estar a fazer o trabalho dele.já me aconteceu varias vezes. e como o artur disse e bem, o material que puses-te era novo?confirma lá isso tudo.verifica também se não existe entrada de ar ,depois de do corpo de injeçao,é possivél que haja uma entrada de ar na junta de admissão,ou outra. :azn:
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tá resolvido ?
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Boas,
Gostava que todos vossses e os mais atentidos me ajudassem a entender um pequeno problema.
O meu carro foi hoje ao IPO, e passou! No entanto andamos a mexer muito na sonda lambda, andam la sondas usadas com fios cortados e inxeridos uns nos outros. Conclusão:
- O meu carro o relanti ficou baixo demais;
- Em baixas perde força ( Entre 1000 a 3000rmp )
- Noto que o carro esta com menos força.
Agora a duvida é, será que tudo é derivado a sonda lambda? Que sonda lambda é aconselhavel para um 1.4 Energy monoponto de 1994? Universal serve ou Bosch mesmo?
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continuando o mesmo problema e já que havia um topico aberto para o assunto , continua se no mesmo em vez de se abrir outro .
alem disso , é dificil responder , quando não respondes a certas coisas que te foram perguntadas ;)
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O meu carro ja passou por gases no IPO, isso ja esta certo.
Agora como o meu mecanico andou mexendo e cortando e metendos outras sondas lambdas gostava de saber se os efeitos que estou a sentir sao da sonda lambda-
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então e já agora , qual era o problema dos gases ?
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Deve ter sido da Sonda Lambda. No entanto tanto mexeram que os gases melhoraram mas o motor ficou a perder força, relanti baixo e parece afogar-se em baixas, o meu electricista disse que era pa passar segunda pa por a sonda antiga e que o carro voltava a ficar bom, Será?
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então não resolveram o problema ....
andaram a inventar para ficar bom nos gases , mas para ficar com o «motor» normal tem de andar a acusar gases ...
assim sendo , pela logica , digo eu , o problema continua .... e vai continuar ....
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Boas.
Gostava de vos compartilhar estes seguintes sintomas e discutirmos qual será o problema que se passa.
Caro em questão, o meu, Clio 1.4 Energy Monoponto
- Em arranque a frio o carro soluça muito, (A quente tambem faz, mas menos do que a frio );
- Após arranque nota-se perca de potencia;
- É necessario puxar/acelerar muito para obter resultados minimamente satisfatorios.
Basicamente nota-se que existe algo a interferir na potencia que faz com que ele responda basicamente a 58% da potencia existente.
Qual será o problema? Obrigado pela ajuda que possam disponibilizar
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ainda não percebi bem porque fazes questão de abrir topicos atras de topicos com os mesmos problemas , tendo a conta a quantidade de perguntas que já te fizeram e não respondes te ....
la vou eu juntar mais um post teu ao topico antigo .....
enfim
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ou das entradas de ar xpto que tens no carro . Disse te isso num topico anterior , ja verificas te ?
e isso que colocas te é tudo material novo ?
é que sinceramente , sonda , injecção e filtro origem .... não estou a ver mais nada por onde possa acusar gases ....
e se o cat está bom .....
a sonda lambda é nova e indicada para o carro ?
já fizes te um teste de compressão ?
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Ok, desculpa.
Continuando...
Pus uma sonda lambda original, com as ligações todas direitas, o carro melhorou.
A entrada de ar que tenho ja testei com a caixa de origem e com a admissao directa e o efeito é mesmo, não é por ai.
No entanto continua com os mesmos sintomas em cima mencionado... Ja pensei que talvez sejam as velas de ignição.
Boas.
Gostava de vos compartilhar estes seguintes sintomas e discutirmos qual será o problema que se passa.
Caro em questão, o meu, Clio 1.4 Energy Monoponto
- Em arranque a frio o carro soluça muito, (A quente tambem faz, mas menos do que a frio );
- Após arranque nota-se perca de potencia;
- É necessario puxar/acelerar muito para obter resultados minimamente satisfatorios.
Basicamente nota-se que existe algo a interferir na potencia que faz com que ele responda basicamente a 58% da potencia existente.
Qual será o problema? Obrigado pela ajuda que possam disponibilizar
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Teste de compressao ja fizeste?
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Teste de compressao ja fizeste?
já perguntei o mesmo , mas ajudar e dar ideias sem obter respostas , é complicado ....
enquanto o pessoal não se mentalizar de uma coisa que é começar por uma ponta , dificilmente se vai a algum lado ....
e um carro com uma data de alterações e sempre no red line , é normal que os problemas apareçam , pois milagres não há ...
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Desculpa, não, ainda não fiz nenhum teste de compressão. Em que consiste isso?
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Ok, desculpa.
Continuando...
Pus uma sonda lambda original, com as ligações todas direitas, o carro melhorou.
se melhorou é porque a antiga já não está nas melhores condições , mas vi nos classificados que tens uma a vender e não é original
A entrada de ar que tenho ja testei com a caixa de origem e com a admissao directa e o efeito é mesmo, não é por ai.
No entanto continua com os mesmos sintomas em cima mencionado... Ja pensei que talvez sejam as velas de ignição.
acho que já li em qualquer lado que tinhas colocado velas há pouco tempo , senão erro meu , mas se levou cabos de velas como já vi ai , presumo que tenham no minimo olhado para o estado das mesmas
Boas.
Gostava de vos compartilhar estes seguintes sintomas e discutirmos qual será o problema que se passa.
Caro em questão, o meu, Clio 1.4 Energy Monoponto
- Em arranque a frio o carro soluça muito, (A quente tambem faz, mas menos do que a frio ); por norma é mistura ar / gasolina incorrecta
- Após arranque nota-se perca de potencia; poderá ser falha de compressão
- É necessario puxar/acelerar muito para obter resultados minimamente satisfatorios. só lhe dás saude e depois diz que tens problemas
Basicamente nota-se que existe algo a interferir na potencia que faz com que ele responda basicamente a 58% da potencia existente.
Qual será o problema? Obrigado pela ajuda que possam disponibilizar
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Desculpa, não, ainda não fiz nenhum teste de compressão. Em que consiste isso?
consiste em medir a compressão do motor a ver se existem fugas por má vedação dos segmentos .
ao que me parece pelo estado do material que colocas te a vender , esse carro já levou uns aquecimentos valentes .
alem disso , para uns cabos de velas novos , teem para lá agua fervida com ferrugem até dizer chega ....
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"Pus uma sonda lambda original, com as ligações todas direitas, o carro melhorou.
se melhorou é porque a antiga já não está nas melhores condições , mas vi nos classificados que tens uma a vender e não é original"
- Sim, ao meter uma original o carro melhorou no desempenho.
A Sonda que tenho a venda foi uma que comprei a 1 ano atras para ir ao IPO em Dezembro de 2009, como era universal levei so ao IPO, esta sonda ta nova e melhorou nos gases, acontece que como era universal e não especifica para o meu carro eu voltei a meter a original que era a antiga BOSCH e guardei a MTE-THOMSON e nunca mais foi utilizada.
"No entanto continua com os mesmos sintomas em cima mencionado... Ja pensei que talvez sejam as velas de ignição.
acho que já li em qualquer lado que tinhas colocado velas há pouco tempo , senão erro meu , mas se levou cabos de velas como já vi ai , presumo que tenham no minimo olhado para o estado das mesmas"
- As velas devem ter cerca de 3 meses, estavam no meu antigo motor e o meu mecanico substituio para este motor que pus recentemente.
"- Em arranque a frio o carro soluça muito, (A quente tambem faz, mas menos do que a frio ); por norma é mistura ar / gasolina incorrecta"
- O meu mecanico quando tivemos os problemas de gases no IPO mudamos umas 3x o cubo da Injecção Monoponto para testes. Talvez seja isso mal afinado?
"- Após arranque nota-se perca de potencia; poderá ser falha de compressão"
Falta de compressão, fugas nos segmentos?
Os cabos de vela que estou a vender sao uns da NGK que comprei para o meu antigo motor, e aquilo sao peças que estou a vender do outro.
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acho que tens varios problemas mesmo ,
1 deles , o mecanico que mexe no carro , outro deles é inventarem demais , outro deles é não colocar material novo e correcto para o carro , assim não se consegue tirar duvidas , outro deles é o teu tipo de condução ....
como queres tirar duvidas se esta bom ou não , se pões sondas universais e atamancas com enxertos ? depois como não fica bom , voltas a por o velho , sem ter a certeza se o problema é dali ( tambem ) pois nao deves ter so um problema . Já reparas te que em todos os foruns onde andas a postar , toda a gente te diz a mesma coisa ?
para de atamancar ( leia se inventar e enxertar ) compra material novo e em condições e arranja o carro de uma vez por todas , pois isso a cada vez que lhe mexem , fica pior ... é o melhor conselho que te posso dar
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Actualmente ele esta com a sonda original, e ja com as ligações sem enxertos. Da sonda Lambda tenho certeza que não é. Agora a partir daqui queria chegar a alguma conclusao de qual seria o eventual problema, julgo que talvez seja velas e cabos...
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se esta com a sonda original e sem enxertos , já e um começo e um dado novo que finalmente ao fim de 5 respostas das ( ou pelo menos , so agora percebi , porque ainda há um post atras li que voltas te a por a velha original )
eu começava por fazer um teste de compressão , pois se desse falha de compressão , se calhar pensava era em comprar outro motor em vez de gastar mais dinheiro nesse .
a dar tudo ok , ia verificar velas , cabos e bobine . Depois disso , todo o corpo de admissão . E se mesmo assim não ficasse bom ( o que duvido muito ) trocava de mecanico
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Material em bom estado e comprovado por mim:
- Sensor de massa de ar;
- Sonda Lambda;
Achas melhor fazer 1º o teste de compressão e so depois verificar velas, cabos e bobine? Vou tentar entrar em contacto com um bom electricista mecanico para me afinar isto. Fiquei amarelo foi agora com essa do teste de compressão..
Em questão as velas/cabos se tiverem alguma anomalia os sintomas que possam provocar são identicos os que tenho?
O que me revolta mais é sentir que o carro quer libertar-se na sua potência e nota-se que algo lhe impede de soltar-se... basicamente é isso.
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sensor de massa de ar ? :S o teu carro tem isso ?
sim , com tantos problemas e já que não dão com o problema , acho melhor fazer primeiro o teste de compressão , pois se der o motor em mau estado , vais estar a gastar dinheiro em cabos de velas , velas e bobines para que ? arranja é um motor em condições se esse estiver a dar as ultimas
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Não se é bem isso que se dá o nome...
Ok, vou seguir teu conselho.
Outra coisa é, não quero estar a fazer publicidade de outros foruns, mas encontrei isto e achei interessante e talvez uma boa possibilidade de resolução para o problema.
http://www.renaultclubeportugal.com/viewtopic.php?f=41&t=12378&hilit=perda+de+potencia (http://www.renaultclubeportugal.com/viewtopic.php?f=41&t=12378&hilit=perda+de+potencia)
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não sei se reparas te , mais atras ( há uns dias até ) perguntei te se a mistura ar / gasolina estava em condições ....
tua resposta , experimentamos 3 corpos de injecção diferentes ....
minha dedução , está bom porque dificilmente estarão 4 corpos ( o do carro e mais 3 que experimentaram ) estragados
edit :
e reparas te nesta parte ?
ATENÇAO!
Esta intervençao so deve ser feita em ultimo recurso, com a certeza de que nao existem avarias electronicas em nenhum componente do sistema de injeçao,
Que o sistema de igniçao se encontra em perfeitas condiçoes de funcionamento velas,placa e rotor e bobine,
Que nao existem problemas a nivel de motor,filtros sujos, falta de compressao quer de segmentos ou de falta de estanquecidade de valvulas ou fugas de escape.
é que dá me ideia que queres uma solução milagrosa no carro , mas infelizmente não a vais ter ....
se fazes esta intervenção sem ter a certeza de tudo atras estar a 100% ( coisa que não tens ) vais passar a ter outro problema ..... chamado excesso de pressão de gasolina .....
para de inventar , se pedes conselhos , tenta segui los senão não perco o meu tempo pois tenho um bocado mais que fazer do que estar a queimar cerebro para nada .
se queres soluções , segue primeiro os conselhos que já te dei / deram
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não sei se reparas te , mais atras ( há uns dias até ) perguntei te se a mistura ar / gasolina estava em condições ....
tua resposta , experimentamos 3 corpos de injecção diferentes ....
Desculpa não reparei. Mas sinceramente não sei se esta boa a mistura de ar / gasolina pois o meu mecanico a que ando mexendo nisso por causa dos gases algo assim. Mas é uma questão de eu verificar, visto esse processo não ser muito dificel. A minha duvidas nesse processo é se posso esticar muito a mola, e se ao esticar a mola a mistura de gasolina seja melhor mas no entanto os consumos devem aumentar!?
minha dedução , está bom porque dificilmente estarão 4 corpos ( o do carro e mais 3 que experimentaram ) estragados
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eh pah , faz me um favor , lê lá o meu post anterior todo para não ter que me estar a repetir .....
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1º Nao me parece que realmente queiras ser ajudado, pois tal como ja foi mencionado apenas procuras uma solução milagrosa que te resolva os problemas de vez. Isso não existe, infelizmente. Tal como esta escrito no topico que puseste do outro forum isso so deve ser feito APÓS (TALVEZ ASSIM VEJAS BEM E PERCEBAS) ter verificado se o motor esta em condições em termos de compressao, teres visto cabos de velas, velas, distribuidor, etc.
2º Concordo com o Artur quando ele menciona que depois de 3 corpos de admissao mais o do carro duvido que seja falta de pressao do combustivel. Nao mexas ai ainda antes de verificares tudo antes.
3º Mais uma vez para veres se entendes que deves fazer como te dizemos, pois parece que tal como mencionei nao queres ser ajudado:
1º - Verifica a compressao do motor;
2º - Caso tenhas boa compressao entao verificas velas, cabos, bobina, etc;
3º - Caso isso tudo esteja bem, verifica tambem se nao tens a admissao de ar obstruida com alguma coisa;
4º - Caso nao esteja obstruida, verifica entao o corpo de admissao, mas so apos teres feito os passos anteriores.
Espero que desta vez entendas que aqui nos estamos para te ajudar, agora se te limitares a fazer o que pensas que seja a solução milagrosa sem ouvires os outros, nao te admires depois e nao digas que nao foste avisado varias vezes.
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Na minha opinião troca de mecânico... depois concordo com o pessoal (diga-se que entendo o básico de mecánica), anda muito corte e custura nesse carro...muito tira e põe. É que as vezes anda-se a poupar meia duzia de € a aproveitar daqui e dali e mais tarde vem o tombo ou pior, nunca se encontra o preoblema.
Boa sorte para a resolução do teu problema!
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já há novidades ?
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Ainda não tive tempo de fazer o teste de compressão ( Isto agora na altura de Natal esta tudo fechado ou ocupado a acabar alguns trabalhos ), mas saliento que as velas e cabos estão bons, até porque foram novos.
Estive falando com o Mecanico, e ele falou-me que esta falha que eu tenho eventualmente seja por causa desta peça:
(http://img88.imageshack.us/img88/3266/22122010141.jpg)
Esta peça tem 4 pinos, e está boa, no entanto a que possuo no carro tem apenas 3 pinos. Assim sendo penso que as tantas ou é de 3 pinos ou tem 1 partido. Meu mecanico disse que era para substituir por esta de 4 pinos, que é mesmo a original de 1.4 e que esta boa.
Começo a achar que o meu mecanico quando pediu um cubo da injecção a um amigos para testar por causa dos gases é capaz de ter metido uma cuba de injecção de um 1.2 no meu motor 1.4... Existe diferenças entre as duas 1.2 vs 1.4 ?
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isso , continua com tentativas que pode ser que um dia destes acertem ...
over and out
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Eu da minha parte ja dei por terminado a minha participação neste topico. Já vi que não vale a pena estar a gastar as teclas se depois os conselhos que sao dados de nada servem e continuam com tentativas...
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Olha eu da minha parte nem sequer chego a entrar ...... :grin: :grin: :grin: :grin:
Experiencias / tentativas???
Eu tb todas as sextas feiras tento a sorte no euromilhões e nada :grin: :grin: :grin:
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Oh pá mas voçes andam a bater todos mal da mona ou o quê? Eu apenas salientei coisas que talvez fossem o problema, nao tenho espaço pa fazer testes porque isto aqui no Natal fecha tudo e nao tenho a quem recorrer. Querem me ajudar, ok! Não querem, entao nao precisam enviar bocas.
Ja agora se este topico tanto incomoda, e dá muito trabalho nos dedos e no teclado de alguns, podem fazer uma coisa que se chama "Eliminar Topico" e se quiserem podem tambem "Eliminar utilizador: Dangerepox".
Parecem canalhinha....
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topico encerrado
utilizador banido a pedido do mesmo
nota : as pessoas que querem ser ajudadas e procuram ajuda , são ajudadas como foi o caso .
bocas de canalhinha e afins para quem ainda tenta ajudar e desperdiçar tempo , são de muito mau tom e revelam muita falta de educação . Se calhar , deveria se auto intitular a si proprio de canalhinha , de criança e afins , pois atitudes de «puto» são para se ter no jardim escola e não num forum ainda por cima onde houve pessoas que tentaram ajudar .
E quando se vem pedir ajuda e depois de ouvir muitas opiniões de ajuda , parece que ainda continua em tom de gozo com as inumeras tentativas de tentar acertar ao «calhometro» é normal que oiça alguns comentarios de alguem que tenta ajudar no sentido de deixar de o fazer , pois afinal está a ajudar para nada .
Boa sorte para a sua viatura e já agora boas festas
ps - aprenda a aceitar opiniões quando as pede e deixe de olhar para o seu umbigo . Cresça como homem e como pessoa .