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		Àrea Tecnica  => Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: Jeronimo em 27 de Janeiro de 2011, 10:23 am
		
			
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				Uma pergunta.. o teu rip curl tem farois com olho de boi ? Se tiver, tens aquela funçao em que a lampada acende conforme viras o volante ? Eu reparei ontem no meu que tenho 4 lampadas que funcionam como maximos, como achei estranho, resolvi espreitar as ligaçoes e vi la uns fios soldados. A minha duvida é se ali nao foi feito um esquema qualquer para desactivar essa funçao e meter tudo como lampada de maximos.. :huh:
			
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				4 lampadas? :huh: :huh: É a lampada dos minimos, maximos, medios e a de viragem todas acesas ao mesmo tempo?
 O dele tem opticas abertas.
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				4 lampadas? :huh: :huh: É a lampada dos minimos, maximos, medios e a de viragem todas acesas ao mesmo tempo?
 O dele tem opticas abertas.
 
 
 Quando dou maximos acendem as lampadas que estao em cima dos minimos e as que estao nos cantos das opticas. Ou seja, 4 lampadas H7 .
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				Então são 2 lampadas por cada farol, certo? (isto sem contar com a lampada dos minimos)
 
 [edit] que opticas tens no teu carro?
 
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				O meu é de ópticas simples. H7 em médios e H1 em máximo! :)
 
 Há também outra "versão" das ópticas simples, com H7 em médios e máximos.
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				Então são 2 lampadas por cada farol, certo? (isto sem contar com a lampada dos minimos)
 
 [edit] que opticas tens no teu carro?
 
 
 Exactamente.. quando dou maximos, acende-se no total 4 lampadas h7
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				Nesse caso será as 2 lampadas dos médios acesas + 2 dos máximos, ficando um total de 4 lampadas ligadas. Se assim for é normal. :wink:
			
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				A optica e' igual a esta:
 (http://i54.tinypic.com/wthcmh.jpg)
 
 Quando dou maximos acendem as lampadas onde fiz um circulo vermelho. A minha pergunta é se aquelas que estao do lado esquerdo nao deveriam acender quando viro o volante ?
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				Deveriam e é esse o intuito dessas lampadas. Pode-se é dar o caso de o teu carro como foi comprado usado o antigo dono ter arranjado essas opticas e como não tinha a opção de farois direccionais monto-as como farois de maximos. Caso nao tenhas farois, ate te dou a ideia de comprares lampadas H7 de leds e montas como luzes diurnas, que apagam-se quando ligas os farois.  :assobio:
			
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				Deveriam e é esse o intuito dessas lampadas. Pode-se é dar o caso de o teu carro como foi comprado usado o antigo dono ter arranjado essas opticas e como não tinha a opção de farois direccionais monto-as como farois de maximos. Caso nao tenhas farois, ate te dou a ideia de comprares lampadas H7 de leds e montas como luzes diurnas, que apagam-se quando ligas os farois.  :assobio:
 
 
 Desenvolve la isso das luzes diurnas..  :tongue: é que ligar as luzes enquanto viro nem e' coisa que aprecie nem me faça falta..
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				Pois no teu caso essas opticas devem ter sido adaptadas por não tenho conhecimento de nenhum ripcurl com esses farois. Neste caso até ficas com um total de 6 lampadas acesas medios + maximos + luzes de viragem. :wink:
			
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				Pois no teu caso essas opticas devem ter sido adaptadas por não tenho conhecimento de nenhum ripcurl com esses farois. Neste caso até ficas com um total de 6 lampadas acesas medios + maximos + luzes de viragem. :wink:
 
 
 
 De facto tambem estranhei.. aqui em Braga ha 1 ou 2 iguais ao meu e tem as opticas sem o olho de boi.. pois, quando dou maximos pareço um farol :laugh: nao ha maneira de colocar aquilo a funcionar normal :huh: ou entao as tais luzes diurnas :cool:
 (http://images.forum-auto.com/mesimages/389032/clio_rip_curl3.jpg)
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				Acho que é melhor criares um topico para isto, para não estarmos a acumular off topic aqui. :wink:
			
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				Após ter descoberto que o antigo dono do meu carro desactivou a funçao cornering das lampadas que tenho, alguem me sabe dizer como activo isso novamente :huh: Ou entao e' possivel substituir as mesmas e fazer de luz Diurna ?
 (http://ledsbylord.com/modulos/loja/imagens/08-06-10_20.06.55_dsc01041.jpg)
 
 As opticas em questao sao estas:
 (http://www.aepdirect.com/components/com_virtuemart/shop_image/product/88953.jpg)
 
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				Ele não o desactivou certamente, pelo que sei, ripcurl's com opticas olho de boi são rarissimos, pelo que ele deve ter colocado essas opticas e para não ter aquelas 2 lampadas desactivadas, chantou isso. Contudo tens uma solução simples para verificar a existencia ou não dos auxiliares de viragem. Do lado esquerdo do carro, olhas por baixo do para choques e tens 2 parafusos torx 20, tiras esses 2 parafusos e desentalas a cava da roda do parachoques, e espreitas la para dentro e vês se tens lá alguma central preta ao alto, uma peça que leva 3 fichas, se tiveres é porque o carro tinha farois auxiliares de viragem, se não tiver, isso foi adaptação para ficarem todos a funcionar. Simples  :wink:
 
 Mas atenção quando fores a IPO pois não sei até que ponto isso passa com esses 4 máximos  :wink:
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				Ele não o desactivou certamente, pelo que sei, ripcurl's com opticas olho de boi são rarissimos, pelo que ele deve ter colocado essas opticas e para não ter aquelas 2 lampadas desactivadas, chantou isso. Contudo tens uma solução simples para verificar a existencia ou não dos auxiliares de viragem. Do lado esquerdo do carro, olhas por baixo do para choques e tens 2 parafusos torx 20, tiras esses 2 parafusos e desentalas a cava da roda do parachoques, e espreitas la para dentro e vês se tens lá alguma central preta ao alto, uma peça que leva 3 fichas, se tiveres é porque o carro tinha farois auxiliares de viragem, se não tiver, isso foi adaptação para ficarem todos a funcionar. Simples  :wink:
 
 Mas atenção quando fores a IPO pois não sei até que ponto isso passa com esses 4 máximos  :wink:
 
 
 ok.. e se nao tiver essa tal central, posso fazer luzes diurnas ?
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				Como o Gonçalo disse, esses farois foram adaptados a esse carro e as lampadas foram ligadas atraves de um chante.
 De qualquer das formas para activares as luzes diurnas podes sempre comprar um kit e adaptar ou então improvisar qualquer coisa com recurso a um relé e alguma imaginação. :wink:
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				Ai o raio da mulher que anda a traficar opticas.. :grin: (no documento unico do carro era duma mulher de Pinhal Novo)
			
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				Pá, no Pinhal Novo é só gente sem juizo.
			
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				 :laugh: :laugh:
 O carro podia estar no nome de uma mulher mas não quer dizer que fosse ela a andar com o carro.
 Podia ser por exemplo do um filho, mas o nome do livrete era o dela para ter o seguro mais barato.
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				 :laugh: :laugh:
 O carro podia estar no nome de uma mulher mas não quer dizer que fosse ela a andar com o carro.
 Podia ser por exemplo do um filho, mas o nome do livrete era o dela para ter o seguro mais barato.
 
 
 Pois, comigo acontece o mesmo, carro registado no paizinho para ficar mais barato, mas sou eu que ando com ele :tongue:
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				E o Pinhal Novo e como o Entrocamento, so la e que acontecem coisas estranhas (eu que o diga)... :shocked:
			
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				Resumindo, so posso ter a funçao cornering se tiver a tal central, caso contrario matenho o sistema de 4 lampadas de maximos (sob o risco de chumbo na IPO) ou passo para luz diurna (sem esquema de montagem)
			
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				Exacto. Podes sempre colocar a tal central que faz os auxiliares de viragem  :wink: Contudo tens de arranjar cablagem para tal que duvido que a tenhas...
			
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				Exacto. Podes sempre colocar a tal central que faz os auxiliares de viragem  :wink: Contudo tens de arranjar cablagem para tal que duvido que a tenhas...
 
 
 e uch compactivel ;)
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				Fica mais barato repores isso com os dois maximos apenas e adaptares as luzes diurnas, com um recurso a relés que vao buscar sinal aos farois de medios, sendo que quando la passa corrente automaticamente atraca a relé desligando as diurnas.
			
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				 :rolleyes:
			
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				Exacto. Podes sempre colocar a tal central que faz os auxiliares de viragem  :wink: Contudo tens de arranjar cablagem para tal que duvido que a tenhas...
 
 
 e uch compactivel ;)
 
 
 E não só, aquela caixa de "fusiveis" preta no lado direito ao lado da bateria tambem tem de ser compativel, senão nada feito, confirmei abocado com quem entende do assunto  :tongue:
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				Mas tambem informo que normalmente esses kits DIY de luzes diurnas ja trazem tudo o necessario para por a funcionar, e so fazer as ligações correctas.
			
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				Acho que devias começar por desligar essa ligação manhosa que tens feita e depois fazes uma pesquisa no mercado pelos kits de luz diurna que já vêm com tudo preparado para montar e livro de instruções. 
 Caso não queiras gastar dinheiro fazes como eu e o Black Phoenix te dissemos, usas um relé e vais buscar sinal aos minimos ou aos médios para desactivar as luzes, mas aí precisas de usar a bela da arte do bricolage. :wink:
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				Hum.. ok. Vou ver entao a melhor maneira.
 Obrigado pela ajuda.  :cool:
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				Ora aproveitando este tópico com o titulo de luz diurna queria saber se é possível e se será muito difícil de fazer o seguinte:
 
 Colocar as luzes direccionais do clio III como luz diurnas, e ao ligar os médios apagarem e ficarem a funcionar como direccionais??
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				Ora aproveitando este tópico com o titulo de luz diurna queria saber se é possível e se será muito difícil de fazer o seguinte:
 
 Colocar as luzes direccionais do clio III como luz diurnas, e ao ligar os médios apagarem e ficarem a funcionar como direccionais??
 
 Lembra-te que as lâmpadas são H7 e as luzes diurnas na Megane são lâmpadas brancas normais. O aquecimento será excessivo.
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				Por acaso não pensei nisso. :(
			
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				Isso por acaso já é uma ideia muito que eu e o depx temos tido para uma possível mod do carro dele, mas... o dele não tem direccionais, seria só diurna :)
			
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				Apesar da barra que a renault vende de leds, com esta hipotese não mexia na parte estética do carro.
			
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				Isso por acaso já é uma ideia muito que eu e o depx temos tido para uma possível mod do carro dele, mas... o dele não tem direccionais, seria só diurna :)
 
 
 essa eu pagava para ver .... nem 2 bancos montam quanto mais eletronica e afins
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				Apesar da barra que a renault vende de leds, com esta hipotese não mexia na parte estética do carro.
 
 E com o kit que a Renault vende ninguem pode implicar. Só que doi dar 113€ pelo kit.
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				113€???? Isso é o que está no site........num agente/concessionário com desconto arranja-se bem em conta.
			
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				113€???? Isso é o que está no site........num agente/concessionário com desconto arranja-se bem em conta.
 
 O que é para ti em conta nao nos esquece-mos que ai da a mao de obra para eles colocarem aquilo.
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				Os 113€ é com mão de obra??
			
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				Nao..
			
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				Por acaso não pensei nisso. :(
 
 Carlos com uma lampada h7 de leds deixas de ter o stress do aquecimento. :wink:
 
 Isso por acaso já é uma ideia muito que eu e o depx temos tido para uma possível mod do carro dele, mas... o dele não tem direccionais, seria só diurna :)
 
 
 Só me falta as notas na carteira para avançar.  0:))
 
 essa eu pagava para ver .... nem 2 bancos montam quanto mais eletronica e afins 
 
 
 Olha que ainda vais largar a nota. :tongue:
 
 
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				Ora aproveitando este tópico com o titulo de luz diurna queria saber se é possível e se será muito difícil de fazer o seguinte:
 
 Colocar as luzes direccionais do clio III como luz diurnas, e ao ligar os médios apagarem e ficarem a funcionar como direccionais??
 
 
 Conseguiste algo?
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				Ora aproveitando este tópico com o titulo de luz diurna queria saber se é possível e se será muito difícil de fazer o seguinte:
 
 Colocar as luzes direccionais do clio III como luz diurnas, e ao ligar os médios apagarem e ficarem a funcionar como direccionais??
 
 
 Dificil nao deve ser, basta quem perçeba bem dessa poda, mas nao vos fazem falta as luzes de viragem??
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				Dificil nao deve ser, basta quem perçeba bem dessa poda, mas nao vos fazem falta as luzes de viragem??
 
 
 Falando por mim nao me faz falta, porque apesar de as ter na optica nao estao a funcionar com esse efeito mas sim como lampada de maximo.
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				pedro1987 o objectivo era continuar com as direccionais, mas a minha ideia é muito difícil e quase impossível de fazer.
			
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				alguém sabe se é possível utilizar a lâmpada de mínimos como luz diurna?
 a ideia é utilizar a mesma lâmpada ou troca-la por um LED de forma a não alterar a estética do carro.
 
 eu já uso luzes diurnas desde sempre - optei por manter os médios sempre acesos, que dão mais visibilidade.
 
 sei que tem custos mas sempre me defendo sendo visto.  :police:
 
 se alguém tiver uma ideia  :lamp: agradeço
 
 obrigado
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				E em vez de andares com os médios ligados, andares só com os mínimos? Não é a mesma coisa? e escusas de andar a fazer modificações 
			
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				a diferença está na intensidade da luz.
 
 a ideia é ser visto com clareza. os médios permitem que sejamos melhor vistos do que com os mínimos.
 experimenta usar uns e outros e vez a diferença. é muito grande.
 
 o principio por trás das luzes diurnas está na visualização e não na sinalização.
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				http://www.renaultpt.com/index.php?topic=3521.45 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=3521.45)
			
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				Carlos o que queres não é de todo impossivel, antes pelo contrário, contudo tens de arranjar forma de contornar a centralina dos faróis colocando um relé no circuito de modo ao mesmo ficar fechado quando os farois estão desligados e ao mesmo tempo permitir a passagem de energia para as lampadas auxiliares :)
			
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				Pois e para mais as direccionais passado uns minutos desligam!
 
 Existe Módulo Luz Diurna á venda não sei se será isso que eu preciso, apenas diz isto
 "Este módulo activa automaticamente as Luzes do seu veículo, mal é ligada a ignição, funcionando assim como Luz Diurna. Desactiva assim que desligar a ignição." Mas não mostra foto do material.
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				Mas em nada tem a ver com isso, tem a ver com a centralina que corta a energia á lampada direccional como forma de protecção da optica, nada mais :)
			
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				Sim essa parte percebi, mas terei de comprar também o modulo ou será que com um simples relé conseguirem fazer isso também?? Digo 1 relé ou 2.
			
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				Com 1 ou 2 simples relé consegues fazer o que queres :)
			
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				não é bem com um simples relé, é mais com um relé com 87A e 87B, ai talvez já se consiga qualquer coisa ;)
			
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				Nessa parte tu melhor do que eu saberás, digo simples relé na situação do mesmo abrir e fechar passagens capicce xôr admin? 
			
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				xôr não, engº sff
			
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				Sim essa parte percebi, mas terei de comprar também o modulo ou será que com um simples relé conseguirem fazer isso também?? Digo 1 relé ou 2.
 
 
 Carlos, esse modulo não passa de um conjunto de relés metidos numa caixa preta ;)
 
 Edit:
 Acrescento ainda que muitos desses modulos (quase todos) são para ligar a uma fonte de corrente alterna (alternador) ou a um fio pós contacto e não directamente à bateria.;)