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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: Richa em 27 de Janeiro de 2011, 17:21 pm

Título: trabalhar estranho a frio
Enviado por: Richa em 27 de Janeiro de 2011, 17:21 pm
Boas

Tenho um clio II 1.5 dci de 80cv com 150000 feitos este fds.
Aos 90000 mudei 2 velas.

Durante 6 anos sempre dormiu na rua, com as temperaturas de inverno aqui da covilha. A frio sempre fez umas vibrações, mas como não gosto de arrancar logo com o carro, esperava 30s a 1 minuto, as vibrações desapareciam e seguia viagem.

em Novembro e Dezembro as vibrações custavam um pouco mais a desaparecer, ao que pensei, que pelo menos as outras 2 que não mudei deveriam estar queimadas.

Há 2 ou 3 semanas, comprei uma garagem, mas parece que o gajo não gosta, e esta segunda, custou a pegar, durante uns 5s tudo bem, e depois começou a vibrar cada vez mais, até que acendeu a luz da resistencia e quase não se aguentava ao ralentin enquanto que deitava fumo branco. Depois acelerei até as 1500RPMs e deixei estar assim por uns segundos, e voltou ao normal, e apagou a luz. Dai para cá tem feito sempre isso a frio, mas como sei que vai perder rotação e vibrar, dou-lhe um pouco de aceleração e já não faz, em estrada, tudo normal.

Ontem mudei as 4 velas. Hoje demanha, fumo branco e vibração. que acham que poderá ser?
Título: Re: trabalhar estranho a frio
Enviado por: Artur em 27 de Janeiro de 2011, 17:23 pm
pergunta estupida ( digo eu )

mudas te as 4 velas porque ?
Título: Re: trabalhar estranho a frio
Enviado por: Richa em 27 de Janeiro de 2011, 17:32 pm
pergunta estupida ( digo eu )

mudas te as 4 velas porque ?

porque tinha 3 pifadas, e a 4ª até podia ter pifado hoje, assim mudei as 4.
Título: Re: trabalhar estranho a frio
Enviado por: tvaz em 27 de Janeiro de 2011, 17:35 pm
Por norma as velas mudam-se as que estão queimadas, logo mudar as 4 tem que ficar bom...
Título: Re: trabalhar estranho a frio
Enviado por: Artur em 27 de Janeiro de 2011, 17:39 pm
pergunta estupida ( digo eu )

mudas te as 4 velas porque ?


mas o problema que tens , nada tem a ver com as velas . Velas fazia com que custasse a pegar e ficasse a mastigar ( tipo a deitar fumo sem pegar )
no teu caso , ou tens um problema no sensor de arranque a frio ( pois aceleras um bocado e deixa de fazer ) ou noutra coisa que agora não me ocorre . Liga a maquina e faz diagnostico a ver o que acusa .

as velas , deitas te dinheiro a rua
porque tinha 3 pifadas, e a 4ª até podia ter pifado hoje, assim mudei as 4.
Título: Re: trabalhar estranho a frio
Enviado por: Richa em 27 de Janeiro de 2011, 17:40 pm
Por norma as velas mudam-se as que estão queimadas, logo mudar as 4 tem que ficar bom...
Pois, isso foi o que eu pensei


É normal as velas trazerem sujidade? é que as que penso serem de origem, que até custaram um pouco mais a sair, traziam terra, ou um acumulado de pó que parecia terra, ou isso são particulas que se vâo acululando?
Título: Re: trabalhar estranho a frio
Enviado por: Black Phoenix em 27 de Janeiro de 2011, 17:44 pm
Normalmente sim, o chamado carvao.
Título: Re: trabalhar estranho a frio
Enviado por: Richa em 27 de Janeiro de 2011, 17:46 pm
no teu caso , ou tens um problema no sensor de arranque a frio ( pois aceleras um bocado e deixa de fazer ) ou noutra coisa que agora não me ocorre . Liga a maquina e faz diagnostico a ver o que acusa .

e onde fica esse sensor?

já agora, queria ver se era alguma coisa que pudesse resolver sem ir à máquina, mas sem mexer grande coisa.

Tb acho que não é o filtro do gasoleo, senão acontecia em andamanto
Título: Re: trabalhar estranho a frio
Enviado por: Richa em 27 de Janeiro de 2011, 17:47 pm
Normalmente sim, o chamado carvao.

Mas não era preto, era castanho, tb no sitio da rosca
Título: Re: trabalhar estranho a frio
Enviado por: Artur em 27 de Janeiro de 2011, 17:47 pm
resolver sem ir a maquina ? ahhhhhh tabem ..... se tivesse ido a maquina e mesmo que tivesses de pagar o diagnostico , já te tinha ficado mais barato que as velas ;)
Título: Re: trabalhar estranho a frio
Enviado por: Black Phoenix em 27 de Janeiro de 2011, 17:48 pm
Puderes resolver ate poderás, mas como pode ser tanta coisa e preferivel ires directamente a maquina e se for o sensor indica por ser electronica. E assim escusas de te por a desmontar e nao ser tantas quantas as coisas que te recomendarem.
Título: Re: trabalhar estranho a frio
Enviado por: Richa em 27 de Janeiro de 2011, 17:49 pm
resolver sem ir a maquina ? ahhhhhh tabem ..... se tivesse ido a maquina e mesmo que tivesses de pagar o diagnostico , já te tinha ficado mais barato que as velas ;)

Pois, mas tinha-as mudado na mesma, podia era terem sido só 3
Título: Re: trabalhar estranho a frio
Enviado por: Artur em 27 de Janeiro de 2011, 17:56 pm
resolver sem ir a maquina ? ahhhhhh tabem ..... se tivesse ido a maquina e mesmo que tivesses de pagar o diagnostico , já te tinha ficado mais barato que as velas ;)

Pois, mas tinha-as mudado na mesma, podia era terem sido só 3

para que  ? ainda nao percebi e acho que nem nunca vou perceber porque o pessoal gosta de mudar velas nos diesel ....
já tive carros com 300 e 400 mil com velas de origem .... e na maquina acusavam queimadas desde os 50 mil ou menos ...
as velas no diesel servem apenas para por o motor a trabalhar quando a temperatura é inferior a 0 graus ..... E quando ligam , as vezes nem 3 segundos trabalham .....
mas ok , força com as velas
Título: Re: trabalhar estranho a frio
Enviado por: Caçoilauto em 28 de Janeiro de 2011, 09:04 am
o carro durante o dia pega normalmente?

Em caso afirmativo tem a ver com ar no circuito diesel. ou um injector .

Tens que fazer um diagnóstico cuidado senão andas a enterrar dinheiro e não resolves.


Temos todos que nos consciencializar que nos dias de hoje o diagnóstico não poderá ser feito por experiência de profissão, por ouvido ou qualquer outro intuito. Existem mecanismos que estão ao nosso alcançe para realizar esses diagnósticos e desse modo temos que os usar.


Quando estamos doentes não tomamos um medicamento qualquer. A automedicação sempre foi condenável. Nos carros é igual....
Título: Re: trabalhar estranho a frio
Enviado por: Richa em 28 de Janeiro de 2011, 10:38 am
Ontem à tarde depois de 4h parado, e estava frio, não fez nada, quando nos dias anteriores bastava 1 ou 2h parado para dar os sintomas referidos.

Há noite estive a fazer a revisão, estava na altura, filtro do ar, do oleo, do gasoleo e Oleo. Estava parado desde as 19, e as 23:30, tudo normal. Hoje de manha, normal.

o carro durante o dia pega normalmente?

Em caso afirmativo tem a ver com ar no circuito diesel. ou um injector .

Tens que fazer um diagnóstico cuidado senão andas a enterrar dinheiro e não resolves.


Temos todos que nos consciencializar que nos dias de hoje o diagnóstico não poderá ser feito por experiência de profissão, por ouvido ou qualquer outro intuito. Existem mecanismos que estão ao nosso alcançe para realizar esses diagnósticos e desse modo temos que os usar.


Quando estamos doentes não tomamos um medicamento qualquer. A automedicação sempre foi condenável. Nos carros é igual....
Como já referi anteriormente bastava algumas horas parado para fazer o que referi.

Tb sei que o melhor é ir directamente ao médico. Já mudei o que considero de facil resolução, se voltarem a aparecer os sintomas, vai à máquina, ou médico!!! :wink:
Título: Re: trabalhar estranho a frio
Enviado por: Caçoilauto em 28 de Janeiro de 2011, 16:01 pm
Desculpa desiludir-te mas acho que a revisão efectuada não irá servir para resolução do problema.


A menos que o problema estivesse numa tomada de tubos de combustível mal encaixada.
Título: Re: trabalhar estranho a frio
Enviado por: Richa em 28 de Janeiro de 2011, 17:54 pm
Desculpa desiludir-te mas acho que a revisão efectuada não irá servir para resolução do problema.
Mas havia uma pequena hipótese de ser alguma coisa no filtro do gasóleo, porque tb sei que não era por mudar o filtro do oleo e o oleo.


A menos que o problema estivesse numa tomada de tubos de combustível mal encaixada.
E andava 30000km tudo bem, e agora de repente ficava assim :shocked:

Ar na tubagem do combustivel tb não me parece, porque sábado fiz 20/30kms com a luz da reserva acesa. Atestei e fiz mais 20km. No domingo à tarde pus a trabalhar e fiz 370km, nas calmas a velocidades de 110/130. Cheguei a casa e encostei-o. segunda de manha, foi o que já contei!!!

Outra coisa, é que no sabado atestei numa bomba do Intermarché junto à Espanha, onde o gasoleo é mais barato que na Espanha. Enchi a 1.199€. Começo a ficar desconfiado destas bombas low cost, umas contam a mais, outras os gasoleo dura menos, desta vez deu os litros certos, mas gastei o mesmo de quando meto Galp e ando a 140/150, não terão metido água lá para dentro, e como vim devagar nem reparei que o carro não andava o mesmo?

vamos ver como se porta daqui a pouco, com 8h parado ao frio.
Título: Re: trabalhar estranho a frio
Enviado por: Richa em 31 de Janeiro de 2011, 10:10 am

vamos ver como se porta daqui a pouco, com 8h parado ao frio.
[/quote]

Bem, na sexta à tarde, pegou bem, normal ao nivel das vibrações, mas custou ou pouco a pegar.

Durante o fds, dormiu na rua, esteve sempre normal, mas a custar um pouco a pegar.

Hoje de manha, tudo impecavel, assim que dei à chave, pegou logo, sem vibrações, nem fumo branco.

Estes custar a pegar de que falo, foram acompanhados de uns barulhos estranhos, que me parecem do motor de arranque, poderão as escovas estar gastas?
Título: Re: trabalhar estranho a frio
Enviado por: R.Miguel em 31 de Janeiro de 2011, 15:37 pm

vamos ver como se porta daqui a pouco, com 8h parado ao frio.

Bem, na sexta à tarde, pegou bem, normal ao nivel das vibrações, mas custou ou pouco a pegar.

Durante o fds, dormiu na rua, esteve sempre normal, mas a custar um pouco a pegar.

Hoje de manha, tudo impecavel, assim que dei à chave, pegou logo, sem vibrações, nem fumo branco.

Estes custar a pegar de que falo, foram acompanhados de uns barulhos estranhos, que me parecem do motor de arranque, poderão as escovas estar gastas?

Ola eu que deves de ir a renault para ligar a clip se esta nao detectar avarias relacionadas pede par te aplicarem a nota tecnica 4391A DONNEES TECHNIQUES
Ressenti client
– Ralenti moteur instable.
– Démarrage difficile ou impossible.
– Calage moteur.
– Allumage du voyant d'injection.
Cause possible
– Stratégie du calculateur d'injection
[/quote]
Título: Re: trabalhar estranho a frio
Enviado por: Richa em 04 de Fevereiro de 2011, 15:53 pm
Só para deixar o final, desde sexta que o carro tem estado sempre normal, nem vibrações, nem barulhos estranhos, sem fumo branco, nada.

Tudo Impec.

Deve ter sido alguma crise da "meia idade"
Título: Actualização de estado
Enviado por: Richa em 03 de Maio de 2012, 16:36 pm
Passados 14meses desde a ultima mensagem aqui estou eu a actualizar o estado do 1.5dCi 80cv.

- por volta dos 155mil, 2 185 55R15, os que lá estavam fizeram 120mil;
- 165mil, mudança de óleo;
- 170mil, 2 rótulas de direcção e 2 casquilhos da barra estabilizadora;
- 172mil, 2 195 50 R15, averbados no livrete; os 185 55R15 que lá estavam, fizeram 57mil, sempre à frente;
- 183mil, rolamento da roda de tras do lado do condutor;
- 185mil, mudança do óleo e filtro do óleo, ar e gasóleo;

Nos ultimos 2/e meses tenho andado um pouco mais devagar, o preço do gasóleo assim obriga, mas o carro anda a gastar um pouco mais desde Outubro/Novembro!!!! Tb noto em algumas subidas de auto-estrada, que dantes a 140km carregava e ele puxava, agora perde um pouco.

antes sem me preocupar muito fazia medias de 5.2/5.3L/100 com velocidades de 120/140. Se andar às mesmas velocidades, gasta facilmente 5.5.

Acham que são apenas os cavalos a ficar cansados? Ou passa-se alguma coisa?
Título: Re: trabalhar estranho a frio
Enviado por: Maxado em 03 de Maio de 2012, 16:52 pm
boas..pode não ser das velas, mas sim dos relés, ou do circuito de pré aquecimento.
mesmo as velas sendo novas, se os relés estiverem estragados( Sao estes que enviam a informaçao as velas) é como se as novas velas fossem as velhas..
esse fumo branco desaparecia assim que o ponteiro da temperatura subia um pouco né?
Título: Re: trabalhar estranho a frio
Enviado por: Richa em 03 de Maio de 2012, 16:59 pm
Esqueci-me de referir que o carro nunca mais fez vibrações, nem fumo branco, nada do descrito há um ano, nunca mais teve os mesmos sintomas.

eu dava à ignição, o carro pegava, mas de seguida começava a baixar de rotação, a vibrar e a deitar fumo branco acendendo a luz da resistência. Quando dava um pouco de acelerador, até às 1500RPMs deixava de fazer isso. Estamos a falar de um intervalo de 15 a 30s. O carro não chega a aquecer o suficiente para "mexer o ponteiro" da temperatura.
Título: Re: trabalhar estranho a frio
Enviado por: Maxado em 03 de Maio de 2012, 17:07 pm
exacto, isso é circuito de pré aquecimento a dar o berro..cada cillindro tem uma vela direccionada, se umas delas ou um dos relés estiver estragado fica descompensado ao ligar o que pode provocar oscilaçoes na rotaçao, fumo branco e um leve trepidar, que acaba por passar quando o carro aquece um pouco...
nao estou a dizer que é isso com certeza absoluta, porque so vendo mesmo é que se pode dar a certeza, mas parece.
Título: Re: trabalhar estranho a frio
Enviado por: Rui em 03 de Maio de 2012, 17:30 pm
Pois, mas tinha-as mudado na mesma, podia era terem sido só 3


para que  ? ainda nao percebi e acho que nem nunca vou perceber porque o pessoal gosta de mudar velas nos diesel ....
já tive carros com 300 e 400 mil com velas de origem .... e na maquina acusavam queimadas desde os 50 mil ou menos ...
as velas no diesel servem apenas para por o motor a trabalhar quando a temperatura é inferior a 0 graus ..... E quando ligam , as vezes nem 3 segundos trabalham .....
mas ok , força com as velas