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Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: urui em 17 de Março de 2011, 00:16 am
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Boas...estou a pensar fazer um reparação, recondicionamento do turbo da minha Laguna (1.9 dci) e falaram-me da casa Iberoturbo que sará das melhores ou a melhor casa a fazer este trabalho.
Gostava de saber se alguém conhece e se me pode dar um feedback desta casa?
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Boas conheço perfeitamente os serviços da Iberoturbo e acho que se tiveres um preço aceitável da parte deles será sem dúvida uma boa opção.
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E o que é um preço aceitavel? Geralmente dizem que consoante o estado do turbo pode ir de x a x... pelo menos aqui por onde perguntei é assim.
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E o que é um preço aceitavel? Geralmente dizem que consoante o estado do turbo pode ir de x a x... pelo menos aqui por onde perguntei é assim.
Sim tb é verdade mas tb podem dar om valor de um reconstruido e dessa forma fica logo com um valor máximo em mente.
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Apesar de não ser uma dúvida 100% no assunto do tópico, acho que este é o tópico mais correcto para colocar uma dúvida: A minha Megane 100cv tem turbo de geometria variável... Uma coisa que por vezes noto é que entre as 1600 e as 2000rpm's (valores +/- em que acontece) e em aceleração constante mas não muito agressiva (leia-se rápida, não a tentar uma aceleração o mais rápida possível) sente-se uma espécie de "solavancos" (o mais parecido que me ocorre e ser fácil de explicar é quando estamos com uma mudança demasiado alta na caixa de velocidades e o carro começa a morrer. Não tão pronunciados, mas parecidos), até entrar na parte em que a geometria está totalmente aberta (penso que seja apó as 2000rpm's). A minha dúvida é se isto poderá passar através de uma limpeza ao turbo ou se será necessário reparar. Sei que os dados são poucos mas gostava de ouvir opiniões de quem mais sabe! :)
Cumps
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Pode ser turbo, mas pelos sintomas poderá ser apenas a EGR parcialmente obstruída. Já alguma vez foi limpa? Começa por ver/mandar ver o estado da EGR, e se o problema se mantiver, manda ver o turbo.
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Também já pensei na EGR... E esqueci-me de o dizer aqui! Sorry, my bad... Outra coisa que me esqueci e daí te pensado no turbo: após uma viagem mais longa em auto-estrada (viagem com velocidades mais constantes e superiores) já não apresenta tanto estes sintomas...
Obrigado desde já pela resposta.
Cumps
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Hoje não consegui ligar para a iberoturbo, para ter mais informações, no que diz respeito a um turbo recondicionado, e tendo em conta o modelo, o que acham um preço justo? Tenho também que ter em atenção que sou de Coimbra.
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Boas, hoje consegui ligar para obter informações. Quem me atendeu foi bastante simpatico, explicou-me algumas duvidas que coloquei e deu-me os preços, não recondicionam turbos, o que fazem é um diagnostico e caso necessário colocam o kit de reparação, mas 90 e tal % dos turbos que lá chegam já não são possivel de consertar com este kit, o preço do turbo novo é de 800€ já com iva, noutra casa pediram-me 710€ por um turbo novo e 480€ por um turbo recondicionado.
Gostava que me indicassem os prós e contras do recondicionado para o novo e o que cada um de voces ponderava para optar por um deles.
recondicionado tem garantia de 1 ano e novo de 2.
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Boas, após alguma recolha de dados, e no meu caso, vou optar por colocar o kit de reparação, pois o meu turbo não partiu e não apresenta sinais de poder acontecer, pelo menos brevemente, poderá estar com carvão o que retarda e ou difilculta a abertura da geometria. De qualquer das maneiras esta reparação/manutenção apenas será confirmada aquando o diagnostico e abertura do mesmo.
Tudo isto vem no intuito de fazer uma revisão geral de manutenção e prevenção, nesta revisão (daqui a cerca de 4000Km).
Esta é a lista de "operações" que quero fazer:
Oleo
Filtro de oleo
Filtro de ar
Filtro de gasoleo
Correia de alternador/ acessorios
Troca de valvolina
Bronzes das bielas
Revisão ao turbo (não sei ao certo em que consiste, sei que leva uns oringues, bronzes, é limpo a ultra-sons...)
Limpar colectores e EGR (EGR é nova mas aproveito para ver como está)
Limpar intercooler
Limpar e verificar tubagens do intercooler
Acho que não me está a faltar nada, pois o filtro do habitaculo vou mudar agora.
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Duas coisas:
- Falas da correia do alternador/acessórios. E a distribuição? Não dizes quantos km tem a carrinha nem quantos anos tem, mas se já tem 5 anos (e já deve ter) a distribuição já deveria ter sido mudada. Julgo que as correias de acessórios são vistas por essa altura
- Bronzes das bielas. Vais mandar abrir o motor /desmontar o cárter?!? Os bronzes das bielas têm dado chatices nas motorizações 1.5 dci, sobretudo na motorização com 100 cv (mas também na de 80 cv). Mas se não tens nenhum indicador que aponte problemas (um ruído que é descrito como um arranhar de peças metálicas com o motor em funcionamento), e tendo em conta que só abrindo o motor (ou no mínimo desmontando o cárter) é que se consegue ter acesso às bielas, o que é que queres mandar ver?
Fora isso, manda também ver a saúde dos órgãos de direcção e suspensão. A minha levou rótulas de suspensão aos 110.000 km, e agora com 130.000 vai levar sinoblocos traseiros e mais um bialete da direcção.
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Correia de destribuição já foi mudada 2 vezes apenas pelos 4 anos (carro de 2001) rotulas e suspenção estão ok, sinoblocos vou ver como estão. Os bronzes vão ser trocados atraves do carter, não fazem nenhum barulho, mas são conhecidos alguns casos nestas motorizações de bielas que "saltam" e estes ainda são os de origem, como disse esta manutenção tem como objectivo de evitar problemas futuros e a preservação do carro e do seu bom funcionamento.
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Meu amigo mudar os bronzes das bielas tem que se pelo carter obvio, mas isso da muito mais trabalho do que pensas, e quando te chegar o orcamento para essa operação vais desistir a da ideia de trocar os bronzes... até pk isso implica mexer no motor por completo, se nao for bom o mecanico arranjas mais problemas do que os que solucionas.
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Meu amigo mudar os bronzes das bielas tem que se pelo carter obvio, mas isso da muito mais trabalho do que pensas, e quando te chegar o orcamento para essa operação vais desistir a da ideia de trocar os bronzes... até pk isso implica mexer no motor por completo, se nao for bom o mecanico arranjas mais problemas do que os que solucionas.
Mecanico da renault, não de obra praticamente a custo 0. Fui ele que me aconselhou a mudalos :wink:
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Pode ser turbo, mas pelos sintomas poderá ser apenas a EGR parcialmente obstruída. Já alguma vez foi limpa? Começa por ver/mandar ver o estado da EGR, e se o problema se mantiver, manda ver o turbo.
Bem, confirmou-se este diagnóstico! Sempre saíu mais em conta! ;). A pessoa da oficina que levou o carro para ver este ponto (entre outros) teve a mesma sensação que eu ao inicio: que seria problema na geometria do turbo, tal era a forma como se notava o sintoma que referi acima! Mas após ver o estado em que a EGR estava (penso que mais obstruída que a do DIY que está cá no forum) mudou logo de opinião! :)
Obrigado pela ajuda e cumps a todos
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Ainda bem que se resolveu...é de ter em conta a ajuda e o espirito de equipa que se tem no forum, acaba por ser uma grande ajuda neste tipo de situações e em parte popar alguns €!!!
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Ainda bem que se resolveu...é de ter em conta a ajuda e o espirito de equipa que se tem no forum, acaba por ser uma grande ajuda neste tipo de situações e em parte popar alguns €!!!
Sem dúvida! Foi com esta informação que antes de partir para o mais caro, comecei pelo menos dispendioso! Mas também há que agradecer a informação aqui partilhada dessa casa! Mal sinta sintomas que envolvam turbo, já sei que pode existir algo mais em conta como esse kit de reparação. Já agora, sempre foi em frente essa ideia?
Cumps
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Em principio só em junho ou julho irei fazer toda a revisão que descrevi, isto estando eu a fazer contas aos Km que me faltam até lá, o que dará mais ou menos nesta altura.
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Bem...já está com as tripas de fora, ontem lavei o intercooler e todos os tubos do intercooler, hoje vamos retirar o colector de admissão para descarbonizar e o carter para depois mudar os bronzes...depois de mais voltas e contas optei por colocar o turbo novo...mesmo novo. Vou dando noticias dos trabalhos...
Bem...ontem ainda se fez mais qualquer coisa, o turbo já saiu, aparentemente está "bom" no que se pode ver, mas apresenta uma pequena folga, o novo já veio, abri a caixa com mais convicção do que aquela com que abro as prendas de natal...
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Boas!
Estas a pensar gastar quanto nessa operação? Eu em Julho vou estar uns dias fora e estou a pensar em aproveitar e fazer a "revisão" ao turbo nessa altura.
Tu o que estas a fazer ao certo na tua carrinha?
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Bem...já está com as tripas de fora, ontem lavei o intercooler e todos os tubos do intercooler, hoje vamos retirar o colector de admissão para descarbonizar e o carter para depois mudar os bronzes...depois de mais voltas e contas optei por colocar o turbo novo...mesmo novo. Vou dando noticias dos trabalhos...
Bem...ontem ainda se fez mais qualquer coisa, o turbo já saiu, aparentemente está "bom" no que se pode ver, mas apresenta uma pequena folga, o novo já veio, abri a caixa com mais convicção do que aquela com que abro as prendas de natal...
É normal ter uma ligeira folga no veio. Julgo que mesmo quando novo, a têm.
Verifica o estado das pás e componentes internos.
Isto é que eu chamo uma grande manutenção :)
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Boas...no turbo novo o veio nem mexe...nadica de nada!! quanto ao que eu tinha vou ficar com ele, as pás quer de um lado quer do outro estão de boa saude e não apresentão qualquer desgaste...amanhã quando tiver uns € a mais mando reparar e guardo...nunca é de mais ter peças suplentes!!!
Quanto á manutenção...sim é grande, quero deixar tudo ao fininho e ser eu a cuidar daqui para a frente de uma coisa que é nova, estou em pulgas para lhe meter as mãozinhas...em principio é sabado.
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Olá!
Acho de extrema utilidade este tópico. Muito bom. Já agora, deixo aqui mais uma casa especializada em turbos na zona do Porto:
Turbocenter
Descarbonizam turbos (geometria presa) e reparam tambem. Tambem hibridam certos turbos para quem precisar.
Espero ter ajudado.
Abraços!
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Este tipo de info faz sempre falta a alguém!!!
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Já ouvi falar muito bem da Turbocenter!
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Neste caso/tópico acabei por optar por colocar um turbo novo, cheguei a colocar a duvida soube o reconstruído Vs. Novo, mas ninguém respondeu/sabia responder, mas acaba por passar um pouco por aqui, imaginamos que eu me chego ao pé de qualquer um de vocês e pergunto - "queres um turbo novo ou queres um reconstruído?" mesmo sem perceberem de mecânica o que é que vocês vão querer? Tirando esta inexplicável sensação que sentimos e não explicamos de que novo é sempre novo!! Mas porquê é diferente? Devemos ter em conta também que o novo tem 2 anos de garantia contra 1 do reconstruído. Depois mais um ponto que todos damos importância é o preço de cada um deles, no meu caso o reconstruído andava á volta de ~480€ e o novo á volta dos ~ 630€. Comentem...dêem a vossa opinião sobre o assunto...porque com mais ou menos problemas uma grande parte de nós um dia vai ter que pensar no assunto.
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Dado essa diferença de preço preferia sempre um novo com 2 anos de garantia, so se consiguesse arranjar um na casa dos 300€ preferia o rescontruido mesmo que desse o berro e tivesse que comprar outro futuramente o o preço dos 2 não seria o de um novo.
Mas pelo que eu percebi sondas-te varias casa e foi o minimo que arranjas-te avança para o novo! :wink:
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Os 480€ que falas de um turbo "reconstruído" é relativo a tu comprares um turbo reconstruído ou levares o teu turbo para reparar? Se for relativo à compra de um, não chegaste a pôr em consideração as casas onde levas o turbo e o reparam?
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Não cheguei a avançar com a reparação do meu...só por me ficar "longe". e porque tinha que pagar o teste antes de saber se era viavel repara-lo.
Quanto aos reconstruidos existe sempre um problema, a maior parte de casas que vi apenas mexe nos turbo, nem os tiram do sitio, popas dinheiro, sim, mas imagina que o turbo parte e por algum motivo consequentemente o motor parte...depois agarras-te a quê? o mecanico diz que é dos gajos que repararão o turbo, os do turbo dizem que é de quem o montou. Sou a favor de poupar...mas à casos que não devemos pensar só nisso.
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Pois, eu tinha pensado num futuro mais ou menos próximo avançar para a reparação do meu, mas realmente apenas se forem os mesmos a mexerem em tudo, porque se algo dá para o torto, depois a culpa morre solteira...
O turbo da minha está com 3 anos e um mês, e estou a pensar daqui por mais um ano / ano e meio avançar para um diagnóstico/reparação do meu... Ela não está a beber óleo e os consumos nunca estiveram tão baixos, mas tem andado muito em cidade e está a começar a fazer fumo demais para meu gosto... A EGR foi limpa há 15 dias porque parece que estava toda entupida (tinha sido limpa há menos de 1 ano, na revisão dos 120.000 km), mas ainda deita um pouco de fumo... Só espero que o turbo não dê raia outra vez...
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Boas pessoal...já cá tenho a menina!!!
Ainda só fiz uns 20 km, o mecanico disse-me pelo menos nos primeiros 50, 100Km, para não andar a fazer grandes acelerações, mas mesmo devagar já dá para notar que está mais solta e com melhor resposta, o que acho "estranho" é o som que faz o turbo, faz um "assobio" mais grosso/cheio, mas não alto, só por volta das 2000rpm é que faz o "assobio" normal mais fino/agudo, será normal?
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ve lá se o mecanico não deixou cair um apito lá para dentro
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Boas pessoal...já cá tenho a menina!!!
Ainda só fiz uns 20 km, o mecanico disse-me pelo menos nos primeiros 50, 100Km, para não andar a fazer grandes acelerações, mas mesmo devagar já dá para notar que está mais solta e com melhor resposta, o que acho "estranho" é o som que faz o turbo, faz um "assobio" mais grosso/cheio, mas não alto, só por volta das 2000rpm é que faz o "assobio" normal mais fino/agudo, será normal?
Esse assobio nao será por falta de folga no veio?...lol
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Urui, em quanto ficou a brincadeira? Eu estou a pensar em fazer o mesmo no meu em breve, pelo menos a reparação do turbo.
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Urui, em quanto ficou a brincadeira? Eu estou a pensar em fazer o mesmo no meu em breve, pelo menos a reparação do turbo.
Ainda não tenho a conta!!
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Urui, em quanto ficou a brincadeira? Eu estou a pensar em fazer o mesmo no meu em breve, pelo menos a reparação do turbo.
Ainda não tenho a conta!!
loooooool