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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: octávio em 20 de Abril de 2011, 19:03 pm
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Boas amigos mais uma vez venho pedir a vossa opinião, como sabem o motor da minha maquina é um 1500 DCI de 80cv, quando comprei estava a levar elf td 10w40, mas passado algum tempo obtei mudar de oleo e graças a vossa ajuda mudei para o elf excelliun nf 5w40 mais uma vez obrigado black pela dica onde conseguir o oleo.
As revisões faço de 15 em 15 mil e mudo sempre o filtro de oleo e os restantes filtros menos o de gasoleo, agora a maquina conta com 100 mil km e eis a minha duvida após ler muita coisa sobre os bronzes de cambota.
Sera que por mero descargo de consiencia e para precaver algum dissabor deva mudar os bronzes de cambota na proxima muda de oleo? pois o preço do jogo de bronzes nem é assim tão caro trinta e poucos euros.
Que dissem?
desde já o meu obrigado
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lol
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Oh Octávio: :laugh:
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Boas amigos mais uma vez venho pedir a vossa opinião, como sabem o motor da minha maquina é um 1500 DCI de 80cv, quando comprei estava a levar elf td 10w40, mas passado algum tempo obtei mudar de oleo e graças a vossa ajuda mudei para o elf excelliun nf 5w40 mais uma vez obrigado black pela dica onde conseguir o oleo.
As revisões faço de 15 em 15 mil e mudo sempre o filtro de oleo e os restantes filtros menos o de gasoleo, agora a maquina conta com 100 mil km e eis a minha duvida após ler muita coisa sobre os bronzes de cambota.
Sera que por mero descargo de consiencia e para precaver algum dissabor deva mudar os bronzes de cambota na proxima muda de oleo? pois o preço do jogo de bronzes nem é assim tão caro trinta e poucos euros.
Que dissem?
desde já o meu obrigado
Ola, ate parece brincadeira o que te vou dizer,mas a onde eu trabalho que e na renault em França,mudamos por prvençao a partit dos 100 000 kms os bronzes,claro com o acordo do cliente, e por meu espanto quando se faz essa intervençao te digo que os bronzes quando se tiram ja nao estao famosos,mesmo assim a plataforma tecnica aqui em frança apoia neste sentido,porque esse problema e muito conhecido nos motores 1.5 dci, entao previnesse e assim nao temos problemas de gripar motores e ter que os mudar se algo acontecer nesse sentido?Abraço;
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Boas amigos mais uma vez venho pedir a vossa opinião, como sabem o motor da minha maquina é um 1500 DCI de 80cv, quando comprei estava a levar elf td 10w40, mas passado algum tempo obtei mudar de oleo e graças a vossa ajuda mudei para o elf excelliun nf 5w40 mais uma vez obrigado black pela dica onde conseguir o oleo.
As revisões faço de 15 em 15 mil e mudo sempre o filtro de oleo e os restantes filtros menos o de gasoleo, agora a maquina conta com 100 mil km e eis a minha duvida após ler muita coisa sobre os bronzes de cambota.
Sera que por mero descargo de consiencia e para precaver algum dissabor deva mudar os bronzes de cambota na proxima muda de oleo? pois o preço do jogo de bronzes nem é assim tão caro trinta e poucos euros.
Que dissem?
desde já o meu obrigado
Ola, ate parece brincadeira o que te vou dizer,mas a onde eu trabalho que e na renault em França,mudamos por prvençao a partit dos 100 000 kms os bronzes,claro com o acordo do cliente, e por meu espanto quando se faz essa intervençao te digo que os bronzes quando se tiram ja nao estao famosos,mesmo assim a plataforma tecnica aqui em frança apoia neste sentido,porque esse problema e muito conhecido nos motores 1.5 dci, entao previnesse e assim nao temos problemas de gripar motores e ter que os mudar se algo acontecer nesse sentido?Abraço;
ok obrigado pela ajuda e pela informação , pois pensava que tinha escrito aqui alguma anedota neste tópico ;-)
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e é uma «anedota» o sr mal disposto . Alem de que nem parece teu .... Sabes quanto custa um retentor de cambota ? 8€ prai .... e sabes quanto custa muda lo ? uma distribuição e bomba de agua .... Os bronzes custam se calhar esse valor e vais abrir o motor para muda los ? juntas , pernos , cabeça ao torneiro , etc ..... Trabalhando onde trabalhas e vindo de quem vem , só posso considerar uma anedota e duvido que alguem esteja disposto a fazer isso preventivamente
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lol
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lol
Essa resposta tem direitos de autor! ahahaah :)
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Desculpa lá qualquer coisa, mas tenho que te confirmar que "grande anedota" mesmo oh Octávio... Ainda tu hás-de desfazer da Scenic e os bronzes hão-de lá rodar sem problemas. Caso para questionar também que para quê inventar problemas onde eles não existem? Pah a sério, sendo o que é, esquece lá isso da prevenção. ;)
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Como já disse num topico que criei, eu vou mudar os meus, por forma preventiva e porque me fica barato mudar, o meu mecanico tem mudado muuuuitos, a ultima vez que tive na oficina ele tinha uma caixa cheia de bronzes velhos e posso dizer que o estado de alguns era de por as mãos á cabeça, se eles não foram para o lixo entretanto, eu tiro umas fotos a alguns deles. Alguns têm um desgaste tão grande que eu fico a pensar como é que não saltou nenhuma biela, chegam a ter no meio do interior desgaste até á camada inferior de material. Tudo bronzes de renault's, principalmente 1.5. Pelo que percebi, numa conversa paralela os bronzes tem de certa forma responsabilidade na pressão de oleo (Kg.) que chega ao turbo, uns bronzes em bom estado fazem com que o oleo que vai ao turbo tenha mais Kg. que uns em mau estado ou com folga.
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Aqui o que se poe não será o preço dos bronzes mas sim o que se tem que desmontar para se aceder aos mesmos, bem como a carga de trabalhos para o fazer, inviabilizando alguma vantagem na manutenção. E ir estando atento ao barulho do motor, pois lembro-me de ter lido por aqui que existe um barulho metalico caracteristico que o motor a frio faz que indica que os bronzes encontram-se nas ultimas!
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Aqui o que se poe não será o preço dos bronzes mas sim o que se tem que desmontar para se aceder aos mesmos, bem como a carga de trabalhos para o fazer, inviabilizando alguma vantagem na manutenção. E ir estando atento ao barulho do motor, pois lembro-me de ter lido por aqui que existe um barulho metalico caracteristico que o motor a frio faz que indica que os bronzes encontram-se nas ultimas!
Já agora repescando este topico. Como já é sabido os bronzes da minha DCI foram à vida com 67.000 kms. Quanto ao barulho que falas, quando o ouvires já é tarde. Essa é uma avaria que não da pre-aviso.Quando ouvires o barulhinho já era... A mim esse barulhinho vai custar-me 3622€.
Abraço ;)
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Aqui o que se poe não será o preço dos bronzes mas sim o que se tem que desmontar para se aceder aos mesmos, bem como a carga de trabalhos para o fazer, inviabilizando alguma vantagem na manutenção. E ir estando atento ao barulho do motor, pois lembro-me de ter lido por aqui que existe um barulho metalico caracteristico que o motor a frio faz que indica que os bronzes encontram-se nas ultimas!
Já agora repescando este topico. Como já é sabido os bronzes da minha DCI foram à vida com 67.000 kms. Quanto ao barulho que falas, quando o ouvires já é tarde. Essa é uma avaria que não da pre-aviso.Quando ouvires o barulhinho já era... A mim esse barulhinho vai custar-me 3622€.
Abraço ;)
Essa do "quando ouvires já é tarde" não é regra. Pode acontecer, como não.
Em especial para o Octávio: Megane II fase I 2003 1.5dCi 80cv 120 e tal mil kms zero problemas do que quer que seja do motor. Foi carro de serviço da Renault durante aproximadamente 1 ano e faz revisões sempre na Renault. Ah e a dona não anda devagar até o carro aquecer!
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alguns começa por se ouvir um roçar muito parecido com transmissão ou rolamento , nessa altura , ainda é bem tempo de intervir
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alguns começa por se ouvir um roçar muito parecido com transmissão ou rolamento , nessa altura , ainda é bem tempo de intervir
Mas esse roçar é constante?
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em baixa rotação e ao relantim
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Agora fiquei mais descansado! :)
Penso que o meu Megane tem um rolamento a começar a ir ao ar. Mas não é constante a fazer esse ruído, por isso ainda não foi para substituir. E claro, não faz ao relantim.
Cumps
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muitas vezes o barulho é confundido com esse e depois lá está o que foi dito atrás , too late
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Pelo que já aqui vi, quando se ouve em andamento normal já é muito mau sinal.
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lol
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Por isso perguntei logo. O rolamento só é audível em esforço. Ou seja, carro carregado e em curva para a esquerda. Como ainda mal se ouve, estou a deixar para a revisão daqui por 10000km's +/-. Isto se entretanto não começar a ser constante.
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Camarada...daqui a 10.000Km já deve estar a fazer uma grande zuada!!
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Aqui o que se poe não será o preço dos bronzes mas sim o que se tem que desmontar para se aceder aos mesmos, bem como a carga de trabalhos para o fazer, inviabilizando alguma vantagem na manutenção. E ir estando atento ao barulho do motor, pois lembro-me de ter lido por aqui que existe um barulho metalico caracteristico que o motor a frio faz que indica que os bronzes encontram-se nas ultimas!
Já agora repescando este topico. Como já é sabido os bronzes da minha DCI foram à vida com 67.000 kms. Quanto ao barulho que falas, quando o ouvires já é tarde. Essa é uma avaria que não da pre-aviso.Quando ouvires o barulhinho já era... A mim esse barulhinho vai custar-me 3622€.
Abraço ;)
Essa do "quando ouvires já é tarde" não é regra. Pode acontecer, como não.
Em especial para o Octávio: Megane II fase I 2003 1.5dCi 80cv 120 e tal mil kms zero problemas do que quer que seja do motor. Foi carro de serviço da Renault durante aproximadamente 1 ano e faz revisões sempre na Renault. Ah e a dona não anda devagar até o carro aquecer!
Acredito, mas por acaso nunca notei barulho algum anormal no motor. E tenho o habito de ver o nível do óleo a frio e depois de trabalhar um minuto ao relantim, aproveitando também para ouvir a batida do motor. Quando questionei na oficina da Multiauto se deveria ter reparado em algo anormal, comportamento do motor, etc... Para ficar atento no futuro. A resposta que me deram foi que esta é infelizmente uma avaria silenciosa que quando se faz notar já é tarde.
De qualquer forma indo a tempo ou não, a despesa nunca deixa de ser considerável, ja que apesar dos bronzes serem relativamente baratos, a intervenção não o é de facto. Digo eu... ;-)
Abraço
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Não estará, pois como disse acima, se começar antes a ser permanente, vai logo para arranjar! :)
Ele só me deu esses sintomas no rally de portugal em que ia carro com tralha até cima e só era audível em curvas muito apertadas. Tentamos todos ouvir novamente em auto-estrada e não faz nenhum barulho. Pode ser que amanhã, ao ir para o Algarve, fique já perceptível. Coisa que preferia pois ia logo para a substituíção...
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Aqui ficam algumas fotos de alguns bonzes que o meu mecanico tem subtituida, não se assustem, pois isto é apenas uma pequena amostra do monte que lá está e apenas de renault, também não é caso para se assutarem pois não sei os km que os carros tinham!!
(http://img576.imageshack.us/img576/1748/26042011021.jpg)
(http://img705.imageshack.us/img705/7323/26042011022v.jpg)
(http://img171.imageshack.us/img171/6448/26042011025.jpg)
(http://img195.imageshack.us/img195/6554/26042011024.jpg)
(http://img847.imageshack.us/img847/5196/26042011023.jpg)
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so vejo ai 2 em mau estado .... e acredita que já os vi piores ....
continuo a achar que preventivamente eu não o fazia , mas cada um sabe do seu bolso
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tb já vi piores..... alguns só meia capa e outros não dava para mostar aqui pois estavam agarrados á cambota
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Boas tardes. esta semana fui trocar os bronzes das bielas da minha clio 1.5 dci de 2004. tinha ouvido falar que a renault recomenda a mudança das mesmas aos 120000 km em todos os motores dci por isso como a minha já tem 167000 km fui tratar disso. além dos bronzes é necessário a mudança de óleo do motor(o cárter tem de ser removido) e a junta do cárter. Não é uma reparação barata mas é melhor que ter de reconstruir o motor mais tarde. Os bronzes da minha clio apresentavam pouco desgaste, mas recomendo a todos fazerem esta manutenção.
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quanto é que te ficou a troca de bronzes,tudo mais a mão de obra?
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eu mudei no meu aos 116mil já estavam um pouco coçados mas ainda nada de mais mas mudei
Motor dci 105cv preço na renault com desconto 350€
Capas
oleo
filro de oleo
junta do carter
anilha do bujon
mao de obra 4h
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Boas
Aqui vão as fotos dos bronzes das bielas
do meu Laguna II 1.9Dci de 2001,
trocados nestes últimos dias,
com 196000km.
(http://imageshack.us/a/img707/342/imgp027702.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/707/imgp027702.jpg/)
(http://imageshack.us/a/img689/9964/imgp027602.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/689/imgp027602.jpg/)
(http://imageshack.us/a/img153/7696/imgp027502.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/153/imgp027502.jpg/)
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Já vi pior, mas também já vi melhor.
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A cambota tb deve estar linda
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boas tardes pessoal.
pois é. a minha carrinha começou com o famoso "tac tac tac tac". fui ver e eram os bronzes.
aqui tem a foto dos bronzes: https://www.dropbox.com/sc/wq29zhs6gon99x5/Ggq0SI08so (https://www.dropbox.com/sc/wq29zhs6gon99x5/Ggq0SI08so)
será necessário mudar mais do que os bronzes? O mecânico diz que é necessário mudar a cambota, rectificar o motor e mais qualquer coisa.
Não percebo muito, e nao gostaria de pagar a mais. Qual a vossa opinião?
E por que preços poderá ficar esta "brincadeira"?
Obrigado a todos.