Boas amigos mais uma vez venho pedir a vossa opinião, como sabem o motor da minha maquina é um 1500 DCI de 80cv, quando comprei estava a levar elf td 10w40, mas passado algum tempo obtei mudar de oleo e graças a vossa ajuda mudei para o elf excelliun nf 5w40 mais uma vez obrigado black pela dica onde conseguir o oleo.As revisões faço de 15 em 15 mil e mudo sempre o filtro de oleo e os restantes filtros menos o de gasoleo, agora a maquina conta com 100 mil km e eis a minha duvida após ler muita coisa sobre os bronzes de cambota.Sera que por mero descargo de consiencia e para precaver algum dissabor deva mudar os bronzes de cambota na proxima muda de oleo? pois o preço do jogo de bronzes nem é assim tão caro trinta e poucos euros.Que dissem?desde já o meu obrigado
Citação de: octávio em 20 de Abril de 2011, 19:03 pmBoas amigos mais uma vez venho pedir a vossa opinião, como sabem o motor da minha maquina é um 1500 DCI de 80cv, quando comprei estava a levar elf td 10w40, mas passado algum tempo obtei mudar de oleo e graças a vossa ajuda mudei para o elf excelliun nf 5w40 mais uma vez obrigado black pela dica onde conseguir o oleo.As revisões faço de 15 em 15 mil e mudo sempre o filtro de oleo e os restantes filtros menos o de gasoleo, agora a maquina conta com 100 mil km e eis a minha duvida após ler muita coisa sobre os bronzes de cambota.Sera que por mero descargo de consiencia e para precaver algum dissabor deva mudar os bronzes de cambota na proxima muda de oleo? pois o preço do jogo de bronzes nem é assim tão caro trinta e poucos euros.Que dissem?desde já o meu obrigadoOla, ate parece brincadeira o que te vou dizer,mas a onde eu trabalho que e na renault em França,mudamos por prvençao a partit dos 100 000 kms os bronzes,claro com o acordo do cliente, e por meu espanto quando se faz essa intervençao te digo que os bronzes quando se tiram ja nao estao famosos,mesmo assim a plataforma tecnica aqui em frança apoia neste sentido,porque esse problema e muito conhecido nos motores 1.5 dci, entao previnesse e assim nao temos problemas de gripar motores e ter que os mudar se algo acontecer nesse sentido?Abraço;
lol
Aqui o que se poe não será o preço dos bronzes mas sim o que se tem que desmontar para se aceder aos mesmos, bem como a carga de trabalhos para o fazer, inviabilizando alguma vantagem na manutenção. E ir estando atento ao barulho do motor, pois lembro-me de ter lido por aqui que existe um barulho metalico caracteristico que o motor a frio faz que indica que os bronzes encontram-se nas ultimas!
Citação de: Black Phoenix em 21 de Abril de 2011, 12:31 pmAqui o que se poe não será o preço dos bronzes mas sim o que se tem que desmontar para se aceder aos mesmos, bem como a carga de trabalhos para o fazer, inviabilizando alguma vantagem na manutenção. E ir estando atento ao barulho do motor, pois lembro-me de ter lido por aqui que existe um barulho metalico caracteristico que o motor a frio faz que indica que os bronzes encontram-se nas ultimas!Já agora repescando este topico. Como já é sabido os bronzes da minha DCI foram à vida com 67.000 kms. Quanto ao barulho que falas, quando o ouvires já é tarde. Essa é uma avaria que não da pre-aviso.Quando ouvires o barulhinho já era... A mim esse barulhinho vai custar-me 3622€. Abraço
alguns começa por se ouvir um roçar muito parecido com transmissão ou rolamento , nessa altura , ainda é bem tempo de intervir