Autor Tópico: Bronzes Cambota/Bielas  (Lida 44737 vezes)

Offline octávio

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Utilizador: oct79
  • Scenic previllege 1500 Dci 80cv 2005
Bronzes Cambota/Bielas
« em: 20 de Abril de 2011, 19:03 pm »
Boas amigos mais uma vez venho pedir a vossa opinião, como sabem o motor da minha maquina é um 1500 DCI de 80cv, quando comprei estava a levar elf  td 10w40, mas  passado algum tempo obtei mudar de oleo  e graças a vossa ajuda mudei  para o elf excelliun nf 5w40  mais uma vez obrigado black pela dica onde conseguir o oleo.
As revisões faço de 15 em 15 mil e mudo sempre o filtro de oleo e os restantes filtros menos o de gasoleo, agora a maquina conta com 100 mil km e eis a minha duvida após ler muita coisa sobre os bronzes de cambota.
Sera que por mero descargo de consiencia e para precaver algum dissabor deva mudar os bronzes de cambota na proxima muda de oleo? pois o preço do jogo de bronzes nem é assim tão caro trinta e poucos euros.
Que dissem?

desde já o meu obrigado

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
Re: Bronzes Cambota/Bielas
« Responder #1 em: 20 de Abril de 2011, 19:08 pm »
lol

MRC

• Visitante
« Responder #2 em: 20 de Abril de 2011, 19:49 pm »
Oh Octávio: :laugh:

Offline R.Miguel

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: GUIMARAES
« Responder #3 em: 20 de Abril de 2011, 20:28 pm »
Boas amigos mais uma vez venho pedir a vossa opinião, como sabem o motor da minha maquina é um 1500 DCI de 80cv, quando comprei estava a levar elf  td 10w40, mas  passado algum tempo obtei mudar de oleo  e graças a vossa ajuda mudei  para o elf excelliun nf 5w40  mais uma vez obrigado black pela dica onde conseguir o oleo.
As revisões faço de 15 em 15 mil e mudo sempre o filtro de oleo e os restantes filtros menos o de gasoleo, agora a maquina conta com 100 mil km e eis a minha duvida após ler muita coisa sobre os bronzes de cambota.
Sera que por mero descargo de consiencia e para precaver algum dissabor deva mudar os bronzes de cambota na proxima muda de oleo? pois o preço do jogo de bronzes nem é assim tão caro trinta e poucos euros.
Que dissem?

desde já o meu obrigado
Ola, ate parece brincadeira o que te vou dizer,mas a onde eu trabalho que e na renault em França,mudamos por prvençao a partit dos 100 000 kms os bronzes,claro com o acordo do cliente, e por meu espanto quando se faz essa intervençao te digo que os bronzes quando se tiram ja nao estao famosos,mesmo assim a plataforma tecnica aqui em frança apoia neste sentido,porque esse problema e muito conhecido nos motores 1.5 dci, entao previnesse e assim nao temos problemas de gripar motores e ter que os mudar se algo acontecer nesse sentido?Abraço;

Offline octávio

• 1.6 TCe
  • *
« Responder #4 em: 20 de Abril de 2011, 22:15 pm »
Que dissem?

desde já o meu obrigado
Ola, ate parece brincadeira o que te vou dizer,mas a onde eu trabalho que e na renault em França,mudamos por prvençao a partit dos 100 000 kms os bronzes,claro com o acordo do cliente, e por meu espanto quando se faz essa intervençao te digo que os bronzes quando se tiram ja nao estao famosos,mesmo assim a plataforma tecnica aqui em frança apoia neste sentido,porque esse problema e muito conhecido nos motores 1.5 dci, entao previnesse e assim nao temos problemas de gripar motores e ter que os mudar se algo acontecer nesse sentido?Abraço;

ok obrigado pela ajuda e pela informação , pois pensava que tinha escrito aqui alguma anedota neste tópico ;-)

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #5 em: 20 de Abril de 2011, 22:25 pm »
e é uma «anedota» o sr mal disposto . Alem de que nem parece teu .... Sabes quanto custa um retentor de cambota ? 8€ prai .... e sabes quanto custa muda lo ? uma distribuição e bomba de agua .... Os bronzes custam se calhar esse valor e vais abrir o motor para muda los ? juntas , pernos , cabeça ao torneiro , etc ..... Trabalhando onde trabalhas e vindo de quem vem , só posso considerar uma anedota e duvido que alguem esteja disposto a fazer isso preventivamente

Offline octávio

• 1.6 TCe
  • *
« Responder #6 em: 20 de Abril de 2011, 22:28 pm »
lol

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #7 em: 20 de Abril de 2011, 22:29 pm »
lol

Essa resposta tem direitos de autor! ahahaah :)

MRC

• Visitante
« Responder #8 em: 21 de Abril de 2011, 00:56 am »
Desculpa lá qualquer coisa, mas tenho que te confirmar que "grande anedota" mesmo oh Octávio... Ainda tu hás-de desfazer da Scenic e os bronzes hão-de lá rodar sem problemas. Caso para questionar também que para quê inventar problemas onde eles não existem? Pah a sério, sendo o que é, esquece lá isso da prevenção. ;)

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Renault Laguna 1.9dci com açucar e Clio 1.9dti
« Responder #9 em: 21 de Abril de 2011, 08:25 am »
Como já disse num topico que criei, eu vou mudar os meus, por forma preventiva e porque me fica barato mudar, o meu mecanico tem mudado muuuuitos, a ultima vez que tive na oficina ele tinha uma caixa cheia de bronzes velhos e posso dizer que o estado de alguns era de por as mãos á cabeça, se eles não foram para o lixo entretanto, eu tiro umas fotos a alguns deles. Alguns têm um desgaste tão grande que eu fico a pensar como é que não saltou nenhuma biela, chegam a ter no meio do interior desgaste até á camada inferior de material. Tudo bronzes de renault's, principalmente 1.5. Pelo que percebi, numa conversa paralela os bronzes tem de certa forma responsabilidade na pressão de oleo (Kg.) que chega ao turbo, uns bronzes em bom estado fazem com que o oleo que vai ao turbo tenha mais Kg. que uns em mau estado ou com folga.
Renault...o disign deixa-as a babar da junta

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #10 em: 21 de Abril de 2011, 12:31 pm »
Aqui o que se poe não será o preço dos bronzes mas sim o que se tem que desmontar para se aceder aos mesmos, bem como a carga de trabalhos para o fazer, inviabilizando alguma vantagem na manutenção. E ir estando atento ao barulho do motor, pois lembro-me de ter lido por aqui que existe um barulho metalico caracteristico que o motor a frio faz que indica que os bronzes encontram-se nas ultimas!

Offline drakkullae

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Évora
« Responder #11 em: 21 de Abril de 2011, 13:06 pm »
Aqui o que se poe não será o preço dos bronzes mas sim o que se tem que desmontar para se aceder aos mesmos, bem como a carga de trabalhos para o fazer, inviabilizando alguma vantagem na manutenção. E ir estando atento ao barulho do motor, pois lembro-me de ter lido por aqui que existe um barulho metalico caracteristico que o motor a frio faz que indica que os bronzes encontram-se nas ultimas!

Já agora repescando este topico. Como já é sabido os bronzes da minha DCI foram à vida com 67.000 kms. Quanto ao barulho que falas, quando o ouvires já é tarde. Essa é uma avaria que não da pre-aviso.Quando ouvires o barulhinho já era... A mim esse barulhinho vai custar-me 3622€.

Abraço ;)
Megane Break Exclusive _ 1.5 DCI _ 105cv _ 05/08 _ xx - FR- xx
Opel Corsa_1.5 TD SPORT_'94_ + de 400.000 kms   Poderás mover-te primeiro, mas eu movo-me mais rápido.

MRC

• Visitante
« Responder #12 em: 21 de Abril de 2011, 14:24 pm »

Já agora repescando este topico. Como já é sabido os bronzes da minha DCI foram à vida com 67.000 kms. Quanto ao barulho que falas, quando o ouvires já é tarde. Essa é uma avaria que não da pre-aviso.Quando ouvires o barulhinho já era... A mim esse barulhinho vai custar-me 3622€.

Abraço ;)

Essa do "quando ouvires já é tarde" não é regra. Pode acontecer, como não.

Em especial para o Octávio: Megane II fase I 2003 1.5dCi 80cv 120 e tal mil kms zero problemas do que quer que seja do motor. Foi carro de serviço da Renault durante aproximadamente 1 ano e faz revisões sempre na Renault. Ah e a dona não anda devagar até o carro aquecer!

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #13 em: 21 de Abril de 2011, 14:25 pm »
alguns começa por se ouvir um roçar muito parecido com transmissão ou rolamento , nessa altura , ainda é bem tempo de intervir

Offline Bruny

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Famalicão
  • Megane Break dci 100cv
« Responder #14 em: 21 de Abril de 2011, 14:33 pm »
alguns começa por se ouvir um roçar muito parecido com transmissão ou rolamento , nessa altura , ainda é bem tempo de intervir

Mas esse roçar é constante?