Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Geral Renault => Tópico iniciado por: jpcp em 11 de Maio de 2011, 14:18 pm
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Boas,
Já andei aqui a fazer umas pesquisas e não encontrei nada em concreto, mas caso esteja a repetir assunto peço que me indiquem algum tópico sobre isto.
Tenho uma mégane 1.5dci 80cv de 01/2004 que vai à beira dos 170.000km. Até à data tudo bem com o motor, consumos de 5.2l e apenas noto algum fumo negro quando lhe dou uma esfrega acima das 3.000rpm. O meu circuito diário não é em cidade e acho que tendo em conta o motor que é não está nada preguiçoso, chega aos 170-175kmh com relativa facilidade e mesmo em AE o consumo fica-se nos 6.5/6.7 a uma média de 140kmh.
Devido à idade e quilometragem ando a pensar se será boa ideia fazer-lhe uma limpeza à injecção com um daqueles aditivos que se vendem para juntar ao gasóleo, mas como já ouvi dizer bem e mal destes produtos estou na dúvida...
Alguém já fez isto, e notou melhorias? Pessoal mais "expert", recomendam?
Obg
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Boas,
Já andei aqui a fazer umas pesquisas e não encontrei nada em concreto, mas caso esteja a repetir assunto peço que me indiquem algum tópico sobre isto.
Tenho uma mégane 1.5dci 80cv de 01/2004 que vai à beira dos 170.000km. Até à data tudo bem com o motor, consumos de 5.2l e apenas noto algum fumo negro quando lhe dou uma esfrega acima das 3.000rpm. O meu circuito diário não é em cidade e acho que tendo em conta o motor que é não está nada preguiçoso, chega aos 170-175kmh com relativa facilidade e mesmo em AE o consumo fica-se nos 6.5/6.7 a uma média de 140kmh.
Devido à idade e quilometragem ando a pensar se será boa ideia fazer-lhe uma limpeza à injecção com um daqueles aditivos que se vendem para juntar ao gasóleo, mas como já ouvi dizer bem e mal destes produtos estou na dúvida...
Alguém já fez isto, e notou melhorias? Pessoal mais "expert", recomendam?
Obg
tenho o meu carro exactamente nas mesmas condições que tu e com os mesmos Km.
Motor igual, mesmas prestações..
De vez em quando uso desses aditivos e só coloco combustível de marca.
Abraço
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Já agora que aditivo costumas usar? Pelo que sei devemos juntar o aditivo ao depósito cheio e se possível fazê-lo antes de uma viagem longa, certo?
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Tem um novo STP para injecção common rail, podem encontrar em qualquer hipermercado. Á quem note diferença, á quem não note nada...acho que qualquer um de vós pode experimentar sem problema, depois podem fazer aqui os relatos do que acharam!!
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desperdicio ....
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placebo automóvel.
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desperdicio ....
é um bocado a ideia inicial que tenho.. sei que se pode também fazer uma limpeza à injecção em oficinas (oficinas, não é Roadys nem Feuverts ;), com o devido respeito) usando um líquido pressurizado, mas segundo um conhecido que trabalha numa dessas mesmas oficinas este tipo de intervenção justifica-se caso notemos algum sintoma no carro (perder força, muito fumo, etc...).
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essa acção preventiva feita em oficinas da especialidade e com maquinas proprias ( fiz há uns anos numa audi a4 1.9 tdi 130cv ) nota se bem a diferente . Notei melhor rendimento , melhor consumo , menos fumo . Paguei 60€ na altura , há cerca de 5 anos
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Quem me disse isso trabalha na Bosch e falou-me actualmente em +/- 75€+IVA (a inflacção é f*** :))! Mas pronto, no fundo já me elucidaram e vai de encontro ao que tinha na ideia: líquidos desentupidores = banha da cobra.
Abraço
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Quem me disse isso trabalha na Bosch e falou-me actualmente em +/- 75€+IVA (a inflacção é f*** :))! Mas pronto, no fundo já me elucidaram e vai de encontro ao que tinha na ideia: líquidos desentupidores = banha da cobra.
Abraço
Atenção que há agentes bosch ( vulgos bosch car service ) e oficinas mais especializadas na injecção. Nem tudo é igual.
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placebo automóvel.
desperdicio ....
é um bocado a ideia inicial que tenho.. sei que se pode também fazer uma limpeza à injecção em oficinas (oficinas, não é Roadys nem Feuverts ;), com o devido respeito) usando um líquido pressurizado, mas segundo um conhecido que trabalha numa dessas mesmas oficinas este tipo de intervenção justifica-se caso notemos algum sintoma no carro (perder força, muito fumo, etc...).
A Toyota, quando os veiculos vão a revisão, oferece sempre uma embalagem de 500mL para por no deposito cheio do veiculo para limpeza de injectores. Se é placebo ou não isso já não sei!
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No tempo do meu 205 XAD, experimentei alguns desses produtos supostamente milagrosos.
Nunca notei nada de especial e mais, alguns dos que nesse tempo apareceram, hoje estão completamente desaparecidos.
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No tempo do meu 205 XAD, experimentei alguns desses produtos supostamente milagrosos.
Nunca notei nada de especial e mais, alguns dos que nesse tempo apareceram, hoje estão completamente desaparecidos.
Esqueci-me de indicar que a embalagem e mesmo da Toyota, ou seja é um produto mesmo indicado pela marca, nao e produtos tipo Redex e afins.
Realmente penso que a limpeza de injectores deverá fazer o mesmo que as supostas Ultimates e GForces e afins, limpeza de resíduos do motor, nada mais! Ou não, até provas ou um estudo feito em grande escala (2 veículos iguais, um a levar liquido de limpeza desde o 0 Km a cada 10000Kms e outro sem nunca ter levado, fazendo o mesmo percurso todos os dias).
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Enquanto usei GForce o carro não fazia fumo praticamente nenhum, acho que até o meu Twingo a gasolina fazia mais! Mesmo a nível de consumos e do estado do filtro do gasóleo na revisão, notei bem a diferença enquanto a usei.
Mas agora a estes preços já custa meter gasóleo normal, quanto mais GForce.
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desperdicio ....
Como eu costumo dizer :
Esses liquidos / fluidos/ protectores/ etc não são nem bons nem maus não há melhores nem piores .... Não fazem nem bem nem mal e são todos iguais.
Já se for efectuada uma limpeza de injectores em equipamento próprio, com liquido pressurizado etc aí sim tratam-se de acções preventivas que devem ser equacionadas no entanto nos dias que correm o pessoal "só se lembra de St. Barbara quando há trovões"
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desperdicio ....
Como eu costumo dizer :
Esses liquidos / fluidos/ protectores/ etc não são nem bons nem maus não há melhores nem piores .... Não fazem nem bem nem mal e são todos iguais.
Já se for efectuada uma limpeza de injectores em equipamento próprio, com liquido pressurizado etc aí sim tratam-se de acções preventivas que devem ser equacionadas no entanto nos dias que correm o pessoal "só se lembra de St. Barbara quando há trovões"
eu tenho posto bp ultimate, e ja reparei que com o mesmo dinheiro consigo fazer praticamente os mesmos quilómetros que com o gasóleo normal...
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desperdicio ....
Até acredito mas o que estamos a falar não tem muito a ver com combustível xpto.
Poderá até ajudar mas não é a mesma coisa.
Como eu costumo dizer :
Esses liquidos / fluidos/ protectores/ etc não são nem bons nem maus não há melhores nem piores .... Não fazem nem bem nem mal e são todos iguais.
Já se for efectuada uma limpeza de injectores em equipamento próprio, com liquido pressurizado etc aí sim tratam-se de acções preventivas que devem ser equacionadas no entanto nos dias que correm o pessoal "só se lembra de St. Barbara quando há trovões"
eu tenho posto bp ultimate, e ja reparei que com o mesmo dinheiro consigo fazer praticamente os mesmos quilómetros que com o gasóleo normal...
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Artur consegues me indicar uma dessas oficinas na zona de Lisboa?
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Na zona de Sintra tens uma Bosch Car Service - Servidiesel em que a especialidade deles é injecção diesel. Há séculos que o meu avô ia lá com os carros que lhe iam para a oficina para eles fazerem limpeza de injectores. O meu megas já teve de levar um vedante de compressão no 4º cilindro em Fevereiro e fui lá que fui. A única coisa que se vê no balcão são bombas injectoras. É uma casa que eu confio e recomendo.
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Boas os líquidos que se vendem nas lojas de peças, que se deita com o deposito cheio não servem para limpar os injetores.