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DIY => DIY - Electrónica / Electricidade => Tópico iniciado por: carlosjcm em 23 de Julho de 2011, 16:07 pm
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Vamos então resolver a questão da luz do airbag andar sempre acesa ou até quando ela acende e apaga em andamento e na qual pode o airbag não disparar quando for preciso e depois disto não precisamos mais de nos preocupar e temos assim os airbag a funcionar.
(http://img641.imageshack.us/img641/5126/53247445.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/641/53247445.jpg/)
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É necessário fazer no banco do pendura e no do condutor, o processo é o mesmo
Ferramentas necessárias: (um secador ou isqueiro também será preciso e na qual não consta na foto)
(http://img88.imageshack.us/img88/5500/97909365.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/88/97909365.jpg/)
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1º Desligar a bateria com a chave de bocas nº8 e esperar 5minutos
2º Desencaixar a ficha cinzenta puxando para fora a peça amarela como mostra a seta(caso tenho lá uma fita a fazer força na ficha cortar a fita)
(http://img17.imageshack.us/img17/2253/47223288.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/17/47223288.jpg/)
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(http://img846.imageshack.us/img846/2739/68723391.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/846/68723391.jpg/)
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3ºDepois de desencaixar a ficha e apontar as cores do fio que encaixa um no outro cortar os fios rentes a ficha
(http://img3.imageshack.us/img3/1051/90460798.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/3/90460798.jpg/)
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4ºColocar as novas ligações
(http://i1251.photobucket.com/albums/hh542/carlosjcm/HPIM4984_zps090f110a.jpg)
5ºColocar a manga termoretractil e chegar calor (secador ou isqueiro) para a manga se ajustar
banco pendura
(http://i1251.photobucket.com/albums/hh542/carlosjcm/HPIM4987_zpsabd7881f.jpg)
banco condutor
(http://img225.imageshack.us/img225/2643/94621473.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/225/94621473.jpg/)
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6º Depois de tudo bem ligado procedemos á ligação da bateria
(http://img268.imageshack.us/img268/9403/78918757.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/268/78918757.jpg/)
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7º Ligamos o carro e verificamos se está tudo ok (se fizerem tudo como aqui está estará ok de certeza)
(http://img3.imageshack.us/img3/9451/60159510.jpg) (http://imageshack.us/photo/my-images/3/60159510.jpg/)
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Como podem ver está tudo OK e assim não nos vai chatear mais a luz do airbag.
Tempo: 45minutos
Custo: 3euros
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Bom DIY, mas apenas um pormenor: Não apagaram todas as luzes amarelas do quadrante!!! :D :P
Cumps e obrigado pela partilha! ;)
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Infelizmente a outra no meu já começa a andar mais vezes acesa que a do airbag :laugh: :police:
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Pois a outra amarela fica mais cara compo-la :lol1: para apagar a luz precisa de 5/6 litros de gasolina logo tem de ser 10euros, a do airbag ficou mais barato.
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bom diy :) obrigado pela partilha
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Boa malha, bem feito o DIY
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Obrigado, e claro tenho de agradecer ao Artur, Hardcore, caçoilauto e Rui pelo apoio moral senão ainda tinha pensado 2x se o fazia ou não. :grin: :grin: :grin:
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Muito util, tambem em tempos tive o mesmo problema.
Parabens muito bem explicado.
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Bom DIY, parabens e obrigado ;)
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Vai ajudar o pessoal daqui visto que tem sido uma questão que tem sido levantada pelos users e não conseguem resolver.
Bem explicado e com um trabalho limpo!!
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Limpo, barato e nada complicado.
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Bom DIY, poderá ser muito útil. :wink:
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Porreiro o DIY. :smiley:
Quando fiz isto no meu ex-Clio, usei terminais com isolamento e como tal não foi precisa a manga termo-retráctil.
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Ainda pensei nisso ou até mesmo noutras fichas, mas as fichas pôs logo de lado porque pensei e se volta a acontecer. Depois fiquei nos terminais com isolamento e até cá tinha em casa mas dado nunca ter experimentado a manga termo-retráctil resolvi-me pela manga.
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Ainda pensei nisso ou até mesmo noutras fichas, mas as fichas pôs logo de lado porque pensei e se volta a acontecer. Depois fiquei nos terminais com isolamento e até cá tinha em casa mas dado nunca ter experimentado a manga termo-retráctil resolvi-me pela manga.
E é sem dúvida a melhor opção. O trabalho fica melhor ;)
Parabén e bom serviço aí Carlos.
Abraço
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Bom trabalho, e obrigada pela partilha ;)
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Bom tópico. No entanto deixem-me referir uma coisa. O tópico apenas ensina a resolver o problema das fichas debaixo dos bancos com mau contacto. Mas a luz de airbag pode aparecer por inumeros problemas:
-Fita de airbag partida
-Sensor satelite avariado
-Algum airbag ou pré-tensor com o detonador avariado
-Fichas desligada em algum airbag ou pré-tensor
-Sensor de posição do banco do condutor avariado
-Unidade central de airbag bloqueada devido a acidente
-Valores de resistencia de algum airbag ou pré-tensor incorrectos (cablagem com mau contacto)
-Incompatibilidade de unidade central de airbag
-Unidade central de airbag des-sincronizada com a UCH pelo sinal can-bus
Estes são os que ja vi....
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Atenção!
Creio que a partilha de conhecimento seja util a todos, por isso picardias por partilhas serão automaticamente apagadas.
Agradece-se que isto não se repita.
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bom diy obrigado :wink:
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Pois, no meu caso é mesmo a fita do airbag que anda por lá solta.. Nada feito, tenho mesmo de levar com as luzes todas, parece uma pista de aterragem o quadrante.
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Alguém sabe se é possível desactivar através da maquina de diagnóstico os airbags dos bancos sem que fique acesa a luz no quadrante? e os frontais a funcionar normalmente..
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a clip faz isso e há outras formas de fazer tambem
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Mas já agora, qual é o objectivo de desligar os airbags dos bancos??
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basicamente mandei estofar o banco do condutor , e o inteligente do estofador partiu me o encaixe do sensor de posiçao do banco... ja o consegui por ao sitio soldando o plastico, penso estar bem colocado... mas a luz nao apaga... so tou a procurar alternativas para apagar a luz... e como os airbags dos bancos a meu ver nao sao necessarios se tiver q desactiva los pr a luz apagar, por mim 5*, e em caso de azar é menos essa despesa
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a clip faz isso e há outras formas de fazer tambem
ja agora fiquei curioso, quais outras formas?
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Usando um calculador que simula a presença do airbag...
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ja agora fiquei curioso, quais outras formas?
lamento mas vais ficar curioso, pelo menos da minha parte pois não vou explicar como desactivar um sistema de segurança de uma viatura, que está lá para ajudar em caso de acidente e que não deve de forma alguma se desativado.
quanto a luz não apagar é porque existe um problema no circuito e não é garantidamente o sensor de posição do banco pois esse apenas faz o air bag encher mais e mais rapido. O problema está noutro lado
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Não será mau contacto nas fichas dos bancos?? Experimenta solda-los e se mesmo assim continuar a luz acesa, é porque não é só mau contacto. Aproveitas, com spray para limpar contactos eléctricos, limpas as fichas que vão ao airbag, e ao pré tensor dos bancos.
Já agora, quem devia ter arranjado isso era o estofador, visto ter sido ele a partir o sensor.... acho eu :assobio:
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Pois dever devia.... mas quando nao existe profissionalismo , nao vale a pena bater no ceguinho, chateie me com o gajo e pus me a andar... ms em relaçao a resolver a situaçao, pode de facto ser as fichas a dar mau contacto, visto o estofador tb as desligou e depois voltou a ligar... tenho que ver e mecher para ver se a luz apaga e acende... porque o que partiu mesmo foi o o encaixe do sensor de posiçao de banco, que posteriormente soldei e colocei no sito, ms a luz continha la :\ deixo a foto:
(http://i50.tinypic.com/2laoeb.jpg)
(http://i45.tinypic.com/6hjj87.jpg)
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Bom tópico. No entanto deixem-me referir uma coisa. O tópico apenas ensina a resolver o problema das fichas debaixo dos bancos com mau contacto. Mas a luz de airbag pode aparecer por inumeros problemas:
-Fita de airbag partida
-Sensor satelite avariado
-Algum airbag ou pré-tensor com o detonador avariado
-Fichas desligada em algum airbag ou pré-tensor
-Sensor de posição do banco do condutor avariado
-Unidade central de airbag bloqueada devido a acidente
-Valores de resistencia de algum airbag ou pré-tensor incorrectos (cablagem com mau contacto)
-Incompatibilidade de unidade central de airbag
-Unidade central de airbag des-sincronizada com a UCH pelo sinal can-bus
Estes são os que ja vi....
No meu caso teve que levar aquela peça dos piscas e manete das luzes situada no volante nova. quase 300 euros para eliminar a luz do airbag.
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slipknot, evita usar abreviaturas, sff ; Depois, uma coisa que devias fazer antes de mais é fazeres um diagnostico com a clip para saberes de onde é o problema da luz do airbag, possivelmente ao partir o sensor do banco, pode o ter danificado e estar a dar esse erro.
É muito provável que seja só mau contacto nas fichas, mas andar às apalpadelas, é preciso ter muita sorte para dar com o "gato". Vais ter que soltar a forra do banco e ver se as fichas estão bem ligadas ao airbag.
Por isso é que digo, antes de fazer mais alguma coisa é fazer o diagnóstico, para saberes a onde procurar. Depois se for necessário trocar algum componente avariado e se os €€ não abundarem por ai, sempre podes procurar num centro de abate.
JPCAB essa peça, chama-se "rotativo do airbag" ou fita do airbag, como se diz na gíria. Por vezes, se comprares num centro de abate uma usada em bom estado fica sempre menos uns €€€
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Diagnóstico feito, o erro afinal estava no banco do passageiro, apesar de ninguém la ter mexido... :huh: :huh: mau contacto nas fichas, bastou abanar para a luz apagar.... fim da historia... :smiley:
Certamente se continuar a acender as luzes , la vou ter q soldar aquilo ou então eliminar...
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Muito problemas possuem vocês com isso... Não costumo ter esses problemas.. Os meus acendem 1 ou 2 vezes por ano... Também meus carros são ou de 2 lugares ou de 5 portas.... Penso que nos de 3 portas com 5 lugares o pessoal que precisa de andar a puxar o banco para entrar para trás deve ser pior... Mas essa ideia de conectores tipo coluna é uma grande ideia...
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Depois de ter feito isto a luz anda numa de acender novamente, e analisando os valores de ohm noto que ele acende dado o valor aumentar de 3.3 (valor normal) para valores de 7 e 8 a pergunta é, este aumento de valor deve-se a que?? Alguém sabe?? Será que ao soldar este aumento acaba????
Nota: isto passou a acender mais regularmente depois do apoio lombar ter ido à vida :cry: não sei se terá alguma influência.
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Isso são valores dados pela clip, certo? Se esta a aumentar de 3,3 para 7 e 8, quer dizer que está a aumentar a resistência ou seja maior dificuldade na continuidade, muito provavelmente terás ai algum mau contacto.
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Sim são valores com a Clip. Sendo assim terei que ir para a soldadura dos fios definitivamente, tentei sempre evitar mas agora não posso mais evitar porque se acende na IPO pumba chumba. E agora que o banco tem de ser retirado para desforrar e colocar o apoio lombar :S
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Bom dia
Gostaria de saber se terá havido alguma alteração por parte da Renault em relação a estas fichas pois a solução dos terminais é uma boa resolução mas duas fichas de melhor qualidade ficaria mais perfeito. Mas mesmo assim que no meu caso detecto que o comprimento dos cabos são mesmo justos pois ao deslocar o banco todo a trás o cabo fica esticado....
Cumprimentos
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Não existe alteração por parte da renault, se te referes a alguma ots. Infelizmente isto sucede-se em muitas marcas.
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Pois eu acredito que seja em mais marcas, mas sendo o que faz funcionar sistemas de segurança como o airbag deviam pelo menos quando os carros la vão com esse problema ter uma solução eficaz e definitiva. Assim será sempre algo que acabara por aparecer.
Tanks
Cumprimentos
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A definitiva é que te soldam os fios e assunto arrumado.
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Essa é uma solução mas e quando por algum motivo se quiser tirar o banco? Ou mesmo porque não vem ja soldados de fabrica?
cumprimentos
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Coloca terminais como está aqui neste DIY, até tu fazes isso ;)
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Ya visto que já coloquei duas abraçadeiras de cada lado na ficha para ajudar a ficar mais apertar e volta e meia mesmo sem deslocar os bancos a luz acende e depois vem um buraco e apaga :azn: tenho é receio que seja algum fio partido!
Cumprimentos
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Nada disso o problema e a resolução está aqui por isso é contigo
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No caso de se soldar os fios, para se retirar o banco, basta desligar o fio no airbag , no pré tensor e no sensor de regulação do banco, dá algum trabalho, mas não é nada do outro mundo.
Quanto ao fio ser justo, podes retirar as abraçadeiras que o prendem e dar um pouco mais de folga ao fio, na zona da ficha, e retirar folga em zonas onde menos precisa.
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Sim está :grin:
Tanks
Cumprimentos
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Bom Dia,
Esta situação de fichas debaixo do banco também se aplica para um Laguna II Fase I, e as mesmas estão mesmo no banco ou debaixo da alcatifa??
Cumpt.
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Sem fazer diagnostico para saber onde surgio o problema, o mais sensato é ver as zonas mais provaveis e mais volneraveis. Neste caso os bancos e a fita do airbag do condutor.
À partida as fichas estão presas por baixo , ao próprio banco.
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Qualquer dia tenho que fazer o mesmo ao meu... O sistema queixa-se de um pre-tensor e dos airbags laterais :lipsrsealed:
Um mecânico já me disse que já viu carros serem chumbados na inspecção por terem os fios soldados..
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Se o fizeram é porque são parvos.. A ficha é para remover o banco.. Se o soldar significa que teremos que os dessoldar ou cortar quando quisermos tirar os bancos..
Chumbar por isso é parvo...
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A não ser que tenham soldado e não tivessem protegido isso por exemplo com manga termoretractil, tivesse ficado á vista e ai concordo o chumbo.
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Sem fazer diagnostico para saber onde surgio o problema, o mais sensato é ver as zonas mais provaveis e mais volneraveis. Neste caso os bancos e a fita do airbag do condutor.
À partida as fichas estão presas por baixo , ao próprio banco.
Boas estamos a falar destas fitas das fotos ou há outras que não esta tão há vista??as fitas de airbag do condutor já troquei esta na mesma, creio ser mesmo algo de baixo pois a uns tempos ligava desligava agora tá sempre ligado como no inicio do topico diz.
(http://i1348.photobucket.com/albums/p736/msousa96/foto2_zps58189e15.jpg) (http://s1348.photobucket.com/user/msousa96/media/foto2_zps58189e15.jpg.html)
(http://i1348.photobucket.com/albums/p736/msousa96/foto3_zps598e6ca7.jpg) (http://s1348.photobucket.com/user/msousa96/media/foto3_zps598e6ca7.jpg.html)
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sim, a 2ª foto é do pré-tensor. tebs que ver se no banco os fios vão ligar a uma ficha que por sua vez liga a cablagem que passa por baixo da alcatifa. É essa ficha que tem que ser substituida.
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Ai sim compreende-se mas alguém que faz isso carlos nem devia mexer num carro.. Isso é o mesmo que pegar no positivo e negativo e deixar à vista e esperar que não toquem um no outro...
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sim, a 2ª foto é do pré-tensor. tebs que ver se no banco os fios vão ligar a uma ficha que por sua vez liga a cablagem que passa por baixo da alcatifa. É essa ficha que tem que ser substituida.
ok, entao estas duas vão ligar a outra ficha que fica debaixo da alcatifa, para chegar lá só sem o banco, acho que a renault não vende só essa ficha correcto??
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Só vendem a cablagem completa, mas como mais cedo ou mais tarde o problema volta, o ideal é substituir a ficha por uma que não haja maus contactos. Ou substituis a ficha por terminais destes mais comuns ou então soldas os fios.
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ok, obrigado
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Boas
Faltam algumas fotografias do tópico inicial.
É possível visualizar tudo de novo?
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È possivel atualizar as fotos? O meu resolveu andar com a luz acesa no fim de semana
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Samuelc isso não tem nada que enganar, por baixo dos bancos tens lá umas fichas, que são as do airbag, pré tensor , sensor da posição do banco do condutor , etc.
Essas fichas costumam dar maus contacto, é uma questão de as apertares bem e ver se ficam bem encaixadas. se isso não resolver a solução que fica 100 garantido, é eliminar as fichas e soldar os fios. Ou então substituis a ficha por outro tipo de terminais/ficha.
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Verifica agora.
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Ainda não está.
Acho que aparecem as mesmas
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Aqui aparece os fios com os terminais e depois com manga retratil.
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Eu queria ver o meterial necessário. Tenho de cortar os fios todos certo?
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sim, tens que anular a ficha que lá está. Tem é atenção para depois soldar os fios nas posições correctas.
O material necessário, é alicate, ferro de soldar e manga retratil.
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Ou encaixes como estão na foto de um lado um macho e do outro uma fêmea e pronto!
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Mas queria saber o tamanho dos encaixes, fêmea e macho
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Vais ao carro e vês a grossura dos fios e assim vais ver o que deves comprar. Não tornes o que é fácil em difícil ;)
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Obrigado pela ajuda.
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o que acontece com os fios azuis e castanho que ligavam a peça branca?
Enviado do meu SM-T110 através de Tapatalk
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Boas.
Podiam fazer o upload das fotos novamente. Pelo menos a mim não me aparecem. Ando com esse problemas à que tempos no carro e não consigo solucionar. Anda bem um tempo e depois volta ao mesmo.
Obrigado desde já.
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Boas, também estou a tentar resolver o problema das fichas no meu clio, as fotos aqui estão quase todas em baixo, podem confirmar se as fichas a eliminar são estas?
(https://scontent-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xtp1/v/t1.0-9/11040181_997607106930842_1189971188596877254_n.jpg?oh=9b74f8982b0dcd47f68dcefb41b268ca&oe=55D4D132)
obrigado
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Sim, são essas.
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Obrigado pela ajuda, depois a ver se meto umas fotos do que fizer :wink:
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Deves meter porque vais ajudar quem vier depois como te ajudaram agora a ti
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Quando falei em meter já foi com essa intenção senick :smiley:
Bem então eu em vez de soldar os fios ou usar aqueles terminais vistos no primeiro post, que na minha opinião é como fica melhor, usei uns "ligadores" que era o que havia mais à mão, material requerido apenas uma faca para cortar e descarnar os fios mais chave de fendas para apertar os ligadores. Despesa foi apenas 1.20€ dos ligadores comprados numa grande superfície, duas réguas de 12 ligações cada e só uma fez falta.
As fichas como já viram em cima são aquelas, mas tirei uma foto a apanhar também o banco para ter noção de onde estão:
(https://scontent-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xfa1/v/t1.0-9/11143410_998508406840712_9131347444196027946_n.jpg?oh=9e230c2554cfa71ddbfa39f89b28d304&oe=55CF50AD)
Depois ha que removê-las do banco, convém cortar uma braçadeira ou outra para conseguir trabalhar melhor mais tarde:
(https://scontent-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xta1/v/t1.0-9/11265083_998508403507379_8206426053361227777_n.jpg?oh=58be072521bb4823cf3228772cbebc6d&oe=55D4B77F)
As fichas estão presas com uma mola, dá para remover com algum trabalho e deixo aqui os encaixes, mas eu optei por arrancar a mola e não se estragou, mesmo que estraga-se podemos prender com alguma fita ou braçadeira de plástico.
(https://scontent-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xfa1/v/l/t1.0-9/10402685_998508400174046_2806784516030688741_n.jpg?oh=77d76adcab7047c724fa0891f714d5f1&oe=55CCD412)
(https://scontent-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xpt1/v/t1.0-9/11269476_998508483507371_2796161635794362636_n.jpg?oh=562b9de14a5154f952c04faaf57a1b4d&oe=560495D5)
Convém também desprender a outra ficha que é suposto estar boa para ter mobilidade:
(https://scontent-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/10984479_998508513507368_5293391350625445474_n.jpg?oh=5df31f06ba2aba87557efd5ba7fd4131&oe=55C84607)
Aqui cortei os ligadores à medida do que precisava para a ficha do banco do condutor que são 6 ligações:
(https://scontent-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xft1/v/t1.0-9/11259802_998508520174034_3553750465711530130_n.jpg?oh=1aa4dbc5f008fb4b6a93b0b62522ffb8&oe=5606A392)
E depois à medida que ia cortando os fios ligava-os logo para não haver enganos e assim nem é preciso estar a fazer marcações:
(https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfa1/v/t1.0-9/11141274_998508556840697_4414404243324266236_n.jpg?oh=6fa05629330704d1fd29b9e7e254bc42&oe=560CC235&__gda__=1443180803_29a76b042ae1accf30a43f6e1d2b8ce3)
(https://scontent-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xap1/v/t1.0-9/11227031_998508570174029_6116655663374505351_n.jpg?oh=f1c8f19cccff200a504759cc47607cb1&oe=55D8AB24)
(https://scontent-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xap1/v/t1.0-9/11223653_998508606840692_2021319059349868541_n.jpg?oh=7b30ce96e377373b12cfc25e25818d74&oe=55D87F81)
E num bocadinho fica feito:
(https://scontent-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xtp1/v/t1.0-9/10429501_998508656840687_48072697179890841_n.jpg?oh=24e051807b69b3ea0379ad9779856d36&oe=55D14112)
Ficha do lado do passageiro:
(https://scontent-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/11245487_998508686840684_5220350716864789569_n.jpg?oh=080dc110fedc499119cd5d6644d0edb1&oe=55D8A95D)
Só tem duas ligações dá menos trabalho :laugh:
(https://scontent-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xaf1/v/t1.0-9/22498_998508700174016_6170382206955762717_n.jpg?oh=7b36e15a1568df52015800e4b2fffff2&oe=55D2E5CF)
Não tinha fita isoladora nem braçadeiras comigo então ficou assim, mas vou isolar tudo para não ficar a apanhar pó e prender bem ao banco de maneira que não haja movimento naquela parte dos fios.
Não sendo esta a melhor solução, é uma bastante fácil e barata. Espero que sirva de ajuda a alguém :smiley:
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Agora fora isso das fichas fiquei foi igual :laugh: a luz continua acesa, mas de qualquer maneira isto era algo que dava problemas por isso não foi tempo perdido, amanhã vou ao mecânico que chega finalmente o sensor de pressão do colector de admissão que é uma pipa de massa por uma treta daquelas... e aproveito que têm que ligar à maquina para verem de onde vem o erro do airbag, vamos a ver se não é da fita :rolleyes:
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Ou do airbag :laugh: Antes de começares a investir na fita do airbag, testa-a primeiro
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É melhor ligar á maquina, mas se calhar ate pode ser da ficha preta :D
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Então como falei hoje lá foi o carro ligado à maquina e parece que o tal sensor se calhar até estava bom, vou fazer post no sitio certo que também preciso de ajuda.
Do airbag tinha lá varios erros mas depois de limpos só retornou um que é do 1º airbag do passageiro, circuito aberto permanente, sabem qual é esse? Ou onde poderá estar o problema?
Tentou-se desligar o airbag e ligar com a chave mas o erro permaneceu sempre.
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Estará a ficha ligada?? (a onde colocaste a chave para activar/desactivar)
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As fichas que estavam visíveis debaixo do banco estavam ligadas Carlos, as outras não procurei.
Quanto a desactivar o airbag foi em algo assim só que estava na porta do passageiro e usei a chave do carro:
(http://www.renault.ma/central/media/---nouvelle-iv/Koleos/equipements/scene/securite/att00138389/pp_KOL_575x392_secu5.jpg)
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Sim eu refiro-me a ficha que encaixa nesse botão de activar/desactivar e nao na debaixo dos bancos.
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Hum, é bem pensado, para mexer nessa ficha não é preciso desligar a bateria? Basta uns toques com uma chave de fendas para saltar?
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Afinal o meu pensamento está errado, quando desligas por ai acende outra luz de airbag é tipo um airbag com uma cadeirinha, a não ser que seja essa luz que tens acesa.
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Obrigado pelo despiste Carlos, a luz que tenho acesa é mesmo a do airbag e a do Serv:
(https://scontent-mad.xx.fbcdn.net/hphotos-xfp1/v/t1.0-9/21708_998508786840674_6569416914778814914_n.jpg?oh=9347f9f539b9f096efd286a23b2b65ab&oe=55BF62A8)
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O erro é mesmo airbag do passageiro, ou airbag do banco do passageiro????
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Na maquina dizia 1º airbag passageiro, não falava em banco.
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Sendo assim tens de analisar o airgab do passageiro e a sua cablagem
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Também terei que dar um jeito no meu clio. Sabem-me identificar onde ligam cada uma das fichas nas fotos em anexo? A castanha suspeito que seja dos pretensores e a azul do airbag do lateral dos bancos. Mas e a branca e preta/cinzenta?
Banco do pendura:
(http://i58.tinypic.com/10o0f9v.jpg)
Banco do condutor:
(http://i61.tinypic.com/dzfin7.jpg)
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De que carro é? tens algum tipo de acessório eléctrico no banco, como por exemplo, bancos aquecidos, ou comandos eléctricos do banco? pode ser disso.
Mas não há nada como seguir os fios e ver onde vão ligar.
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Esqueci-me de referir que é um clio II fase 1. Penso que não tenho acessórios dissimulados no banco para além dos componentes de segurança. Penso que um dos sensores daqueles que me faltam identificar é um sensor de posição do banco...
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Sensor de posição só no banco do condutor, o do pendura não tem.
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Sensor de posição só no banco do condutor, o do pendura não tem.
Então esse sensor deve ser o da ficha maior, a branca!
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Tenho um Megane II e também tenho a luz do Airbag acesa junto com a do Service, alguém consegue por as imagens originais? Aqui não aparecem
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Já resolvi. Eram as fichas dos pretensores e dos airbags laterais. Entretanto aviei também a ficha da terra que aquilo estava bastante solto. Mantive apenas a ficha do sensor de posição do banco e prendi os fios com braçadeiras ao banco, mas sem apertar muito para permitir o deslizamento dos fios aquando do ajustamento do banco (antes estavam muito apertados o que poderá ter danificado os encaixes das fichas).
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Tenho um Megane II e também tenho a luz do Airbag acesa junto com a do Service, alguém consegue por as imagens originais? Aqui não aparecem
As fichas mudam de modelo para modelo (e até mesmo dentro do mesmo modelo para carros de anos diferentes), mas o procedimento é o mesmo, tem-se que ter em atenção a ligação entre os diversos fios. No meu caso tinhas duas fichas diferentes onde numa tive que ligar azul-castanho e castanho-azul, e noutro caso azul-azul e castanho-castanho. E em vez de soldar, usei barras de junção.
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Tenho um Megane II e também tenho a luz do Airbag acesa junto com a do Service, alguém consegue por as imagens originais? Aqui não aparecem
Já ligaste o carro á maquina para saberes que é mesmo as fichas debaixo do banco?
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Não porque não conheço ninguém que tenha ou saiba interpretar a máquina e € tá escasso.
No entanto a fita do volante está intacta
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É que megane 2 costuma ser a fita por isso eu perguntar
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Fui lá mexer nas fichas mas as minhas tão fixas, não têm folga absolutamente nenhuma parece que tem um trinco a segurar onde junta as duas fichas o cabo, não quis tar a forçar muito aquilo até porque só com uma mão também não dá muito jeito, alguém me pode ajudar?
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Fiz no banco do condutor mas ficou igual, cortei os fios dos dois lados e liguei, achei estranho foi um dos cabos com o carro ligado desligar-se eu tocar-lhe e não apanhar choque
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acho que ainda troquei a ordem a dois mas com tão pouco espaço :angry:
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Ya... 12v DC dão choques danados :laugh: :laugh:
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E ajudares-me em vez de me gozares?
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Até ajudava... mas com esse mau feitio.... :smoke:
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E ajudares-me em vez de me gozares?
Tanta sensibilidade porquê?
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LooL, uma dica para trabalhos deste género, é tirar fotos antes de desmanchar seja o que for, por forma a perceber como estava antes, ter a atenção Às posições dos fios, etc.
Agora é assim, se o erro for permanente a luz não desliga,apesar das fichas estarem bem encaixadas, não quer dizer que haja maus contactos na mesma.
Se inverteste a posição de algum fio, o melhor a fazer, é tirares uma foto para ver se há alguém com um carro igual para confirmar se as posições são iguais ou não, depois é identificar a ficha onde fizeste essa alteração, e saber se é de algum pré tensor, airbag, ou sensor de posição do banco.
Depois é imprudente andar a mexer na cablagem, com a bateria ligada, quanto mais com o carro a trabalhar, principalmente a dos airbag, pois um simples curto circuito, pode provocar o disparo do airbag.
Mostra lá essas ligações e vê onde é que esses fios vão ligar para te podermos dizer se isso está bem ligado ou não ;)
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Eu não cortei rente, pelas cores estão todos a bater certo mas esta semana o carro descarrega-me a bateria (aqui há coisa de um mês liguei-me os cabos ao contrário) sem motivo aparente, será disto?
Alguém conhece um electricista auto na Margem Sul como deve ser que não seja chulo?
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Boa tarde, será possível fazer reupload das fotos? Preciso de fazer isto no meu
Peço desculpa por "desenterrar" se houver por aí outro tópico a explicar o mesmo, não consegui encontrar e este pareceu-me ser mesmo o que preciso
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A fotos mostram o local onde se encontram os fios do airbag do banco e como foram soldados.
Mas não tem nada de enganar, olha para baixo do banco e vais encontrar as fichas presas por baixo do banco. Depois, é só seguir o pinout das fichas e soldar os fios, ou então substituir as fichas por outras que tenham menos problemas de mau contacto.
De referir que esta operação deve ser feita com a bateria desligada.
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Mandei o carro à máquina e diz que o erro é o pré tensor do banco do condutor. Poderá ser a ficha?
Enviado do meu Aquaris M5 através de Tapatalk
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Normalmente soldam os fios e voilá, sem problemas!
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Quando o autor do tópico fala em instalar as novas ligações, que ligações são essas? Que materiais precisarei para fazer isto?
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Boa tarde, será possível fazer reupload das fotos? Preciso de fazer isto no meu
Peço desculpa por "desenterrar" se houver por aí outro tópico a explicar o mesmo, não consegui encontrar e este pareceu-me ser mesmo o que preciso
Prepara 120€, deves ter a fita do airbag no volante partida.
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É mesmo da ficha dos bancos, a luz do airbag não está sempre acesa e o volante não faz qualquer barulho ao girar
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As "novas ligações" a que o autor do tópico se refere, são os novos terminais que utilizou.
Se colocares terminais vais precisar dos terminais e isoladores para os ditos terminais (podem ser feitos com manga termo-retratil por exemplo).
Ferramentas : ferro de soldar a estanho, alicate corta arame ou universal ou alicate especial para colocação de terminais.
Se optares por soldar os fios sem colocar terminais, só precisas de manga termo-retratil e das ferramentas.
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Obrigado, resolvi hoje de tarde o problema. Resolvi soldar sem terminais, pondo apenas a manga à volta
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Essa é a solução que menos chatices dá :laugh: :laugh:
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Boas.
É o seguinte, comprei uma gt line e agora aparece-me no painel "mandar verificar airbag condutor" não me recordo ao certo a mensagem. Peguei no carro e fui à Renault fazer o diagnóstico na máquina, ao qual acusou um sensor do lado do condutor que determina o posicionamento do banco. Penso eu que seja isto. Pedi orçamento e ronda os 300€. Não há maneira mais simples de resolver isto?
Se mexer nos fios debaixo do banco apaga, outras vezes não apaga, à dias que nunca acende, enfim é um dilema dos diabos que me deixa a cabeça em água.
Que posso fazer?
Agradeço a vossa ajuda.
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Primeiro verifica se não há nenhum problema com o fio ou se não há nenhuma ficha mal encaixada.
Se tiver tudo ok, troca a ficha ou solda os fios que vão ao sensor do banco.
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Obrigado pela resposta.
Pois perguntei na Renault para me fazerem a ligação direta das fichas disseram que não podia. Que tinha de levar um sensor novo que era o erro que acusava.
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A renault não faz esse tipo de reparações, por exemplo, se tens um problema numa ficha eles substituem o segmento de cablagem afectado, mas não arranjam a ficha.
Eles na pratica substituem peças, não as arranjam.
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Estou com o mesmo problema na minha Megane Carrinha de 2012 tem a luz de serviço e a do airbag ligado, andou um tempo apagado mas agora decidiu acender de vez, foi a maquina e diz que é o (Sensor de Posiça do Banco do Condutor) avariado, e efetivamente o custo da reparaçao é esse mesmo cerca de 300€, sera que este sensor é assim tao sensivel? parece-me a primeira vista que este sensor é um microswitch, abre e fecha o contacto, sera assim? se alguem souber o funcionamento interno agradecia alguma informaçao ou outra forma de dar a volta á situaçao porque 300€ por uma coisa tao insignificante
parece-me exagerado.
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É mais provável que seja a cablagem/fichas a causar o problema, pois é mais provável serem estes pois quando se mexe o banco, ou quando vão coisas para de baixo do banco, são estes que apanham as porradas.
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No modelo de 2012 o sensor de posiçao ja nao tem fichas os 2 fios saiem de dentro do sensor, são uma peça unica devem ter anulado os terminais para nao dar problemas mas o sensor continua a nao dar garantias nenhumas, alias estive a ver um forum frances e eles teem o mesmo problema com o dito sensor, aqui vai ja traduzido automaticamente,
Confirmo, eu só me tire esse problema após 4 meses de procrastinação com a Renault.
Este é um contato com defeito em um cabo sob o assento do motorista.
De acordo com a Renault, esta é uma doença crônica do Scenic e Megane 3
Meu conselho:
- Aplicar directamente na concessão (que conhecem o problema), em vez de em uma pequena garagem Renault
que tem menos chance de conhecê-lo (o meu não sabe o que fazer quando a concessão soube imediatamente o que fazer)
- Solicitar um suporte de 100% dizendo que este é um problema / falha conhecida pela Renault.
- Verifique cuidadosamente a operação após que a Renault não tem quebrado você o suporte de copo
(a tomada de diagnóstico está localizado atrás)
Aqui estão os detalhes da operação:
- Fiação de Segurança / ref. 870697484R / quantidade 1 / 135.32 euros
- VIS CBLX M10-38 1 / Ref. 7703006348 / Quantidade 1 / 2.31 euros
- VIS EMBASE H RDL / Ref. 7703620056 / Quantidade 1 / 2,38 euros
- OS ctrl CTÉ fiação / Ref. 8224 / Duração 1h / 55,21 euros
- Dep-rep assento fiação OS / Ref. A2P4 / Tempo 0,4 / 22.08 euros
- Banco da frente OG-depósito REP1 inteira / Ref. 7016 / 0,4 Tempo / 22.08 euros
Cumpms
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Quarta feira vai para a oficina mudar o sensor, ja nao aguento mais ver o quadrante tao laranja.
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Olha que no tempo dos clios 2 serem mais novos muita cabelagem foi soldada na Vesauto
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Hoje já fiz as ligações direitas no módulo amarelo debaixo do banco a pensar de ser isso. Afinal a luz continua acesa à mesma. Antes acendia, apagava, acendia e apagava, à três dias para cá nunca desligava.
Agora o sensor que determina a posição do banco é uma parecida ou igual mesmo a esta. Como resolver o problema deste switch ou microswitch? O problema é este mesmo esta peça não é as fichas que estão num módulo/encaixes amarelo.
(http://i50.tinypic.com/2laoeb.jpg)
(http://i45.tinypic.com/6hjj87.jpg)
[/quote] (fotos de um utilizador do fórum)
Ajuda ser favor estou a dar em doido. Só me apetece mandar o carro por uma barreira abaixo.
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Se o problema deve-se ao sensor de posição do banco estar partido, das duas uma, ou trocas o sensor, ou então soldas o plasttico de forma a que fique como antes, como é uma peça pequena, é complicado soldar, mas com paciência, consegue-se.
Por baixo do banco deves ter também uma ficha preta, certo?
No banco do condutor, tens duas fichas se não me engano (air bag lateral e pré-tensor e outra ficha para o sensor do banco), no banco do passageiro, só tens uma ficha que é do air bag e do pré-tensor. Esta do banco do passageiro também costuma dar problemas.
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Obrigado pela resposta.
Eu acho que o sensor não está partido e está no sitio. Aquilo voltou novamente a ligar, desligar, ligar e desligar.
Se for o sensor onde arranjo o sensor?
Aquilo tem é uma ficha amarela que encaixa noutra. Que agora já anulei pois pensei ser dai é problema
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Por baixo do banco do condutor tens duas fichas iguais a estas
(https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR5HGoBCmICX1tew4rdRnByYOpMm5nyJtgd9e4Il5NSdmsf__5l)
No do passageiro só tens uma delas.
Para que deixe de haver esse problema da luz do airbag, tens que substituir as fichas dos dois bancos.
Quanto ao sensor de posição do banco, tem que estar devidamente encaixado no sitio. Se tiver estragado ou partido, tens que o trocar ou arranjar caso seja possível.
Se não for, podes comprar novo na renault ou então usado na net ou num centro de abate de veiculos.
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Não tenho ficha nenhuma dessas preta.
Tenho isto
https://imageshack.us/i/poORu62cj
https://imageshack.us/i/pnRkLLqcj
https://imageshack.us/i/pl84xSkBj
https://imageshack.us/i/pnF3zDwAj
https://imageshack.us/i/poX2gN7bj
https://imageshack.us/i/poORu62cj
https://imageshack.us/i/pnRkLLqcj
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No banco do condutor já eliminei as fichas e está direto. Mas ainda tenho três fios naquela ligação amarela. Pois ele ligam de uma ficha à outra mas não faz conexão de uma para a outra. Parece tipo uma pré instalação de algo. Há pinos vazios.
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Pode ser os fios do pré tensor do cinto. se depois de teres feito a ligação directa, e se continua a acender a luz, é porque pode também ser as fichas do outro banco a fazer mau contacto
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Eu continuo a achar que o problema é naquela peça preta pequenina que tem dois fios por cima e tão tipo colados com cola preta. Porque ontem carreguei nos fios para dentro e aquilo apagou.
O pré tensor e uma peça que parece uma pilha? É vermelha e amarela e está do lado esquerdo.
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Liguei o carro de novo à máquina e acusa o sensor de posição do banco do condutor. O mecânico disse que era a tal peça preta que tenho nas fotos que causa isso.
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Nesse caso, o sensor está estragado e tens que substituir por outro ;) ou então tentar arranjar esse.
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Sabe onde posso arranjar esse sensor sem ser na própria marca que pede um balúrdio?
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Tenho de mudar isto tudo?
A peça que falo é onde está o X
Noutro fórum inglês chamam a isto de "Seat Belt Tensioner - Pressure Switch". Basta só mudar o sensor certo? Isto lá dentro do plástico preto tem uma resistência.
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(http://imagizer.imageshack.us/v2/497x455q90/922/eqyhQG.jpg)
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Tens duas hipóteses, mais baratas que na renault, ou compras online ou vais a um centro de abate e compras um ;)
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O problema é que não sei onde comprar online e não sei o nome certo da peça. Já pesquisei na net só para comprar o sensor e não acho nada.
Centros de abate aqui na minha zona não abundam
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Em lisboa e arredores o que não falta é centros de abate....
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Já não estou em Lisboa. Agora estou em Santarém.
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Para esses lados não conheço, mas procura no forum um tópico que tem uma lista de centros de abate, pode ser que tenha algum perto de ti.
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Tive o mesmo problema no Sensor do Posicionador do Banco do Condutor, era essa peça preta que mais parece um Microswitch mas não é, alguém falou que tem uma resistência dentro se calhar tem mesmo porque eu encontrei 4 resistências
de 1/4 debaixo do meu banco, devem ter ficado esquecidas durante a reparação, uma coisa é certa o Sensor não é o mesmo e a avaria ficou reparada mas custou cerca de 300€, é muito dinheiro para uma avaria que é frequente demais e a marca nada fazer para a alterar, ja agora também procurei nos centros de abate mas não consegui, boa sorte com a reparação.
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Boa tarde, havia hipótese de colocarem novas imagens, uma vez que as originais já não estão disponíveis?. Obrigado
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Boas, queria ver se encontrava o esquema das fichas para ver se soldava isto duma vez por todas... visto a luz já não desligar (temporariamente) com limpeza das fichas, no entanto, os fios de entrada e saída das respectivas têm cor diferente....
(https://i.imgur.com/0iueXAU.jpg)
E não tenho a certeza se são as duas fichas dos airbags por isso é que estava á procura dos esquemas.
Encontro DIY's mas as fotos já se foram de todos... alguém me consegue ajudar?
Cumps.
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A solução mais facil, é ires retirando fio a fio e ligares ao seu respectivo par para não haver enganos, mas para a semana já procuro o pin out dessas fichas.
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Se puderes arranjar sim agradecia, eu também pensei em fazer um a um mais ou menos da forma como estão ligados, só que como as cores são diferentes... não queria fazer porcaria.
Obrigado.
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AS cores até no esquema podem estar diferentes, como disse a forma mais segura é soldar um a um com o seu respectivo par.
Se não me engano o fio grosso laranja é o do airbag do banco.
Não esquecer de fazer isso com a bateria desligada ;)
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Bom dia,
Tenho um Clio III 1.2 de 2007 e recentemente a luz do airbag e do SERVICE andam a ligar e desligar em andamento e as vezes parado, sem perceber porque, não parece ser de virar o volante como já vi alguns problemas na net serem das ligações do airbag dentro do volante.
Alguém consegue-me arranjar as fotos do DIY que estavam neste topico ou indicar-me onde e quais as ligações neste carro que podem estar a causar mau contacto?
Obrigado pela ajuda desde ja! :wink:
Cumprimentos
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As fotos deste diy eram das fichas dos airbag dos bancos e pré tensões dos cintos. As fichas encontra-se por baixo do respectivo banco.
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Consegue-me arranjar essas fotos? é que tive a ver por baixo dos bancos e não encontrei, não têm tambem cabos do aribag dentro do volante e por baixo do porta copos?
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Pó baixo do banco, tens lá os fios.. Devem estar escondidos por baixo da alcatifa.
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Este DIY serve para qualquer Renault? Tenho uma Laguna mk3 2.0dci de 2008. Por vezes acendem-se essas luzes e outras vezes andam apagadas na minha carrinha. Se sim, podes enviar novamente as fotos é que só consigo ver as últimas 3.
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Como as fotos estão alojadas em servidores externos ao forum, dificilmente se consegue recuperar, a não ser que o autor ainda as tenha.
Basicamente é eleminar as fichas por baixo dos bancos, e soldar os fios.