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Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: alvaro carvalho em 15 de Janeiro de 2010, 17:25 pm
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Boas.
Alguem me sabe dizer quando se devem mudar- ou seja se está previsto em alguma revisao preconizada pela Renault- as velas de pré-aquecimento?
Estou com 93 000 Klm e nao sei se o devo fazer.
O motor é o 2.0 DCI M9R Laguna 2 FaseII.
Obrigado e cumptos
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eu aproveito o topico pra vazer a mesma pergunta mas para um gasolinas ;)
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Se há algum intervalo preconizado não sei...
Mas normalmente mudam-se quando começa a custar a pegar, em que um dos sinais mais óbvios, é o motor de arranque ainda rodar, já depois de o motor estar a trabalhar (a meio gás), mesmo depois de esperar aqueles segundos para as velas aquecerem.
Cumprimentos
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eu aproveito o topico pra vazer a mesma pergunta mas para um gasolinas ;)
Num gasolinas devem-se mudar no máximo de 40 em 40 mil kms ou de 2 em 2 anos assim para o geral. No entanto isso varia bastante de caso para caso.
Sintomas são vários, desde consumos superiores ao normal, falhas de relanti e aceleração, falta de força/potencia.
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eu no meu tenho comecado a sentir o relentim inconstante principalmente e frio. sera que e hora de mudar as velas?
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Se há algum intervalo preconizado não sei...
Mas normalmente mudam-se quando começa a custar a pegar, em que um dos sinais mais óbvios, é o motor de arranque ainda rodar, já depois de o motor estar a trabalhar (a meio gás), mesmo depois de esperar aqueles segundos para as velas aquecerem.
Cumprimentos
Pois realmente eu noto esse sintoma, mas quando o ponho a a trabalhar de manhã pela 1ª vez.
Depois durante o dia nos outros arranques já nao volta a fazer isso.
Vou mesmo muda-las.
Nao deve ser tanto dinheiro como isso...
Cumptos
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eu no meu tenho comecado a sentir o relentim inconstante principalmente e frio. sera que e hora de mudar as velas?
Por apenas esse sintoma, pode ou não ser das velas... Quanto tempo ou kms têm as mesmas?
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Se há algum intervalo preconizado não sei...
Mas normalmente mudam-se quando começa a custar a pegar, em que um dos sinais mais óbvios, é o motor de arranque ainda rodar, já depois de o motor estar a trabalhar (a meio gás), mesmo depois de esperar aqueles segundos para as velas aquecerem.
Cumprimentos
Pois realmente eu noto esse sintoma, mas quando o ponho a a trabalhar de manhã pela 1ª vez.
Depois durante o dia nos outros arranques já nao volta a fazer isso.
Vou mesmo muda-las.
Nao deve ser tanto dinheiro como isso...
Cumptos
Por acaso não costumam ser muito baratas... Mas com uns 80/90 euros acho que já se consegue mudá-las. ;)
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Se há algum intervalo preconizado não sei...
Mas normalmente mudam-se quando começa a custar a pegar, em que um dos sinais mais óbvios, é o motor de arranque ainda rodar, já depois de o motor estar a trabalhar (a meio gás), mesmo depois de esperar aqueles segundos para as velas aquecerem.
Cumprimentos
Pois realmente eu noto esse sintoma, mas quando o ponho a a trabalhar de manhã pela 1ª vez.
Depois durante o dia nos outros arranques já nao volta a fazer isso.
Vou mesmo muda-las.
Nao deve ser tanto dinheiro como isso...
Cumptos
No meu antigo Punto paguei 125€ num centro feu vert para mudarem as 4.
Em relacção as velas dos carros a gasolina, estas são bem mais caras!
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nos diesel recentes , até pegam com as velas completamente queimadas , mas convem pensar em mudar quando o carro custa a pegar
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eu no meu tenho comecado a sentir o relentim inconstante principalmente e frio. sera que e hora de mudar as velas?
Por apenas esse sintoma, pode ou não ser das velas... Quanto tempo ou kms têm as mesmas?
sinceramente nao sei, como comprei o carro usado, nao sei. mas na minha mao o carro tem um ano e 25mil km's. acho que vou mudar so para descargo de consciencia.
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O que eu tenho lido (e não sei se é verdade ou não), é que num diesel, como as velas de pré-aquecimento ficam no motor por vários anos, e graças aos depósitos de carvão, é que na altura da mudança por vezes é bastante complicado tirá-las, havendo a possibilidade de se partirem no bloco (e depois é necessário remover a cabeça do motor para as tirar). Já li em fóruns Ingleses que representantes da marca obrigavam os clientes a assinarem um termo de responsabilidade (ou de desresponsabilização do stand!) caso algo corresse mal na mudança...
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nos diesel recentes , até pegam com as velas completamente queimadas , mas convem pensar em mudar quando o carro custa a pegar
O meu clio já andou assim, e mesmo depois de mais uma noite de trabalho lá dava à chave... mesmo frio pegava sem problemas, mas houve um dia que precisei de ligar à máquina e lá apareceram elas, ainda se fez o teste arcaico do fio e da faísca mas nem sinal, até fiquei parvo por não ter notado nada, nem uma para contar a história, o preço delas rondou os 20 euros da bosh....
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nos diesel recentes , até pegam com as velas completamente queimadas , mas convem pensar em mudar quando o carro custa a pegar
100% comprovado.
Eu tinha as 4 velas queimadas, e mesmo assim o motor pegava.
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Boas.
Alguem me sabe dizer quando se devem mudar- ou seja se está previsto em alguma revisao preconizada pela Renault- as velas de pré-aquecimento?
Estou com 93 000 Klm e nao sei se o devo fazer.
O motor é o 2.0 DCI M9R Laguna 2 FaseII.
Obrigado e cumptos
:huh: :huh: as velas de pré-aquecimento só funcionam com temperaturas (se não estou em erro) abaixo de 3 ou 4 graus!!! é completamente desnecessário mudares as velas. no diesel só serve para arrancar o motor em dias muito frios.
Agora num carro a gasolina é diferente...velas deteriodas, vai prejudicar o rendimento ..aceleração...consumos!!
mas se tens muito para gastar força aí.. :rolleyes:
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leites...se fores ao manual de manutenção do teu carro (igual ao meu) diz lá que as velas são aos 60 mil ...claro que se fizeres muitos trajectos curtos e com pára-arranca mudas aí aos 40mil ..mas 25mil é cedo ... :rolleye: