Forum RenaultPT
Àrea Tecnica => Motor => Tópico iniciado por: pedro campos em 22 de Janeiro de 2012, 23:48 pm
-
Boas,
Tenho uma Laguna II phase 2 2.0 DCI (150cv) com 158.000 km (comprei nova e nunca teve nenhum problema), de ha uns meses para cá está com um atraso no arranque (quando se carrega no start) tipo o motor dar duas voltras antes de pegar, isto só acontece com o motor frio, se quente pega rápido como sempre pegou.
Nota: não tem a ver com temp. ambiente, se estiver sol e quentinho, desde que o motor esteja frio acontece o mesmo
já levei ao concessionario várias vezes, mas parecem um bocado perdidos com aquilo sem saberem o que é...ligaram ao computador e nao tem nenhum erro registado.
... já falaram em abrir o motor por poder ser segmentos, que os valores de compressao estariam baixos, mas entretanto chegaram à conclusao que afinal eram valores normais (e tem os mesmo valores nos cilindros todos)...assim afastou-se essa hipotese.
A centralina foi reprogramada para a versao mais recente e levou as 4 velas de incandescencia desta vez de risca branca (as antigas eram de risca preta) as brancas são mais rápidas e a central foi programada de acordo com essas velas rápidas.
Outra situação quem me lembrei foi que a bateria sendo de origem (fará 6 anos no final de Abril) também já nao tinha a carga ideal...lá pedi para verificarem e concluiram tb que precisava ser substituida...pelo que coloquei uma nova (caras como o raio...mas sao baterias de 80Ah...e coloquei de origem "por causa das moscas"
Com estas duas alterações e sendo que só posso testar com o motor completamente frio (leva horas) só pude ainda testar duas vezes, posso dizer que está melhor...mas não ficou bom, ainda se nota o atraso, mas já não tão longo.
A minha conclusão é que diminuimos o efeito, mas não encontrámos a causa !
alguem tem uma ideia do que possa ser ?
alguem já teve esse problema ?
-
Será que o motor de arranque tem a "genica" necessária para por o motor a rolar?
-
O mecânico diz que sim, mas tb já estava a pensar em pedir para fazermos um teste prático de substituição por outro...
Agora não sei se faça algum sentido isso só acontecer com o motor frio no caso do motor de arranque...
Alguem me consegue dar uma explicação que justifique o motor de arranque poder fazer isso apenas a frio ?
Obg desde já !
-
novo sintoma...
...hoje ao fim do dia quando peguei no carro (mais uma vez a frio) pareceu ter "pegado" (com o atraso que venho-me queixando anteriormente) mas apenas em dois cilindros, ficou a tremer descompensado e acendeu a luz do tablier do sistema anti-poluição... fui carregar novamente no start/stop para desligar o carro mas em vez disso quando carreguei, parecem ter arrancado os outros cilindros, e a luz apagou-se pouco depois... a seguir andei 50km sem problema algum e sem nenhuma luz...
...como já era fora de horas já não deu para passar na oficina...
alguma ideia do que possa ser isto ?
-
Estou a ter o mesmo problema... E também só a frio.
Já testei as velas, apenas tinha alguns bocados de carvão encrostados a elas, mas limpei e fiz o teste da incandescência e estavam boas. Melhorou mas pouco. A bateria também está boa e o motor de arranque também. Eu acho que é qualquer coisa tipo "falta de ar"...
Assim que tiver novidades eu comunico.
-
Boas.
O meu que esta sempre em garagem, muitas vezes(ainda hoje) de manha e entao se estiver 1 ou dois dias (por acaso hoje já fazia 3) sem andar para pegar começa grre...grre...grre...grre..até pegar.
Dá a sensaçao q é a eletronica q nao o deixa pegar bruscamente por estar frio para proteger a mecanica...será?
A minha bateria tambem é de 80Ah e tem pouco tempo.
Tambem é uma 2.0 Dci
Cumptos
-
a minha lista de testes a efectuar é a seguinte...
Sensor TDC ... (tambem conhecido por captor PMS, sensor TPS, sensor da cambota, sensor ponto morto do motor entre outros nomes) que possa estar a dar informação errada ou com atraso (embora o ralenti na clip seja indicado 830rpm o que me pareceu correcto), sei de alguns relatos de outros carros de que este sensor ao fim de alguns anos pode dar problemas com estes sintomas, normalmente basta passar uma lixa fina e voltar a colocar no sitio...não faço a minima ideia onde está colocado na Laguna... alguem sabe ?
Valvula EGR ... ha relatos de que tenha tido este tipo de problemas de arranque causados pela EGR...e tb ha relatos de quem já tenha limpo a EGR, e não tenha ficado contente com os resultados, tendo experimentado uma nova com resultados surpreendentes a nível do desempenho da viatura e tb com consumos substancialmente mais baixos...situação de consumo elevado tb eu me queixo já ha anos... a minha faz uma média de 9,3l/100 o que considero um exagero para o tipo de condução que pratico nesta viatura, tenho acesso a outros carros, por ex. ainda ontem fui de Aveiro a Lisboa e voltei num Mercedes CLS 320...velocidade de cruzeiro mais elevada que o costume na Laguna... carro muito mais pesado, cilindrada brutalmente maior e exactamente a mesma média 9,3l/100...não faz sentido a Laguna ter este consumo !... limpeza, não é...foi desmontada e voltada a montar ha uns 2 ou 3 meses e estava limpinha (sim sei que a Laguna tem sistema de auto limpeza, mas quis confirmar como aquilo estava)... tb pode ser alguma tubagem relaccionada com a EGR obstruida...nao foi desmontado muito mais...vamos ver...
Motor de arranque... embora aqui um colega diga que no caso dele não é do motor de arranque, não sei que tipo de ensaio fez para o comprovar, mas tb estava na minha lista...pode explicar como testou ? o mecanico no meu caso diz que nao deve ser dali...mas tb não parece saber qual possa ser a causa...e já lá vao algumas viagens para a oficina gastar dinheiro e perder tempo, sem resolver o problema...e de algum sitio tem de vir o problema...
medidor de massa de ar...este de vez em quando precisa de ser limpo/lavado...já o limpei algumas vezes com bons resultados... mas considero vir a testar com outro para confirmar...alguns relatos que limpar nem sempre resolve, mas nao conheço nenhum caso que tenha provocado estes sintomas...só outros mais relaccionados com o desempenho... (como me aconteceu a mim, mas bastou limpar...)
aceitam-se mais ideias...
peço desculpa pelo longo texto... mas é na tentativa de entreajuda aos colegas com o mesmo sintoma e para troca de ideias com quem entende disto por aqui.
-
"...Motor de arranque... embora aqui um colega diga que no caso dele não é do motor de arranque, não sei que tipo de ensaio fez para o comprovar, mas tb estava na minha lista...pode explicar como testou ? ..."
Foi testado por um electricista, ele disse que o problema não poderia partir dali. Amanha se calhar bem, vou fazer um teste um bocado estúpido, vou sacar o filtro de ar fora e ver se reduz o tempo.
-
Pedro Campos, que tipo de combustível usas? Marca branca? Ou de marca?
Pergunto isto, porque já tive uns sintomas semelhantes na minha, que também é o 2.0 dci 150cv, ou seja: 1º arranque do dia, o processo de ignição parecia que se "arrastava" e o motor parecia que pegava por fases, se é que me faço entender.
Depois, nas restantes ignições ao longo do dia, já pegava normalmente.
Inicialmente, julguei que fosse bateria. Coloquei uma nova, mas continuou a fazer o mesmo.
Entretanto, disseram-me que poderia ser os injectores sujos, visto que eu usei durante muito tempo, diesel do Jumbo. E é sabido que estes injectores mais recentes, são algo sensíveis à qualidade do combustível.
O que é facto é que deixei de meter diesel de marca branca, ainda lhe meti um aditivo de limpeza do sistema de alimentação da STP, que a marca diz para usar de 15Mkm em 15Mkm e levei-a para a auto-estrada para tirar o carvão. Notei melhorias significativas, inclusive no arranque a frio.
Já chegou a estar uma semana parada e na 1ª ignição pegou normalmente.
Entretanto, a última vez que pus diesel, tive que pôr do Jumbo, e depois de andar uns dias com este combustível, começou novamente a fazer o mesmo!
Não sei se a causa será esta em exclusivo, mas que notei diferenças notei.
Eu também ainda estou em fase de despite deste problema.
Já agora, como é que fizeste a limpeza do medidor de massa de ar? Tens algum DIY deste processo?
Cumptos
-
Eu também tenho esse problema mas não acredito que seja do combustível, porque no meu caso meto sempre BP. A minha vai à renault, ligou o erro de injecção, e a situação piorou...
Não aconselho a limpar a MAF e a limpeza é feita automaticamente. Se quiseres arriscar podes usar um spray de contactos daqueles que evapora sem haver necessidade de usar os famosos cotonetes ou algodão...
-
Bem.... o combustível é do Jumbo...vou fazer esse despiste também...mas agora tá tanque cheio...
...mas quanto a tirar o carvão na auto-estrada...isso faço todos os dias :smiley:
quanto a limpeza da MAF, não é automática não senhor, (a da EGR é que é) primeiro soprou-se com o compressor para tirar o pó que tinha e depois com os tais spray's de contactos, de evaporaçã ultra rápida.
-
Pois é...usar combustíveis de marca branca é tentador, ainda mais quando é para atestar. Eu também só punha diesel do Jumbo.
Mas desde que um mecânico me disse, que já chegou a mudar injectores completamente obstruídos e calcinados, em carros com 10Mkm, que só levavam diesel do Jumbo, mudei de ideias.
E de facto não tem nada de científico: os diesel de marca branca, não têm os detergentes e aditivos que fazem a limpeza do motor. E o seu uso a longo prazo, acaba por ser prejudicial para o motor.
O que é certo, é que desde que passei a usar Repsol (é o que tenho ao pé de casa), notei diferença neste comportamento.
Mas também não digo, que a causa não poderá estar noutra coisa.
-
o combustivel do Jumbo costumava se Repsol... até lá tinham uns autocolantes a informar isso junto das bombas...
Em relação aos injectores obstruidos, no meu caso duvido, porque ainda ha poucos dias liguei a carrinha à Clip na Renault e o homem mais entendido naquilo disse que os valores de injecção estavam muito bons e eu vi os injectores quase não tem valores de compensação nenhuns, tipo + 0,2 -0,1 e todos por volta disso, logo daí não deve ser...
De qq forma vou fazer o teste...faço uma limpeza da injecção e teste outro combustivel se não encontrar outra causa entretanto...
Ao contrário as coisas tb tem que se lhe digam... no que diz respeito aos aditivos... a minha laguna anterior depois de experimentar Gforce diesel XPTO da Galp (quando ele saiu)nunca mais ficou boa, motor com comportamento estranho e disparou o consumo 2L/100...reclamei e disseram que tinham mais lagunas com os mesmos sintomas, mas ainda nao tinham descoberto axactamente a causa...nunca ficou boa e despachei-a...por isso eu fujo um pouco dos aditivos...a nivel de resultados depende muito de carro para carro...sem aditivos...mais barato (muito) e mais seguro...tb se pode sempre de vez em quando adicionar uma latita no deposito para limpeza + segura quando necessário...
Mas obg pela indicação
-
Uma sugestão:
Alguma possivel mini fuga num tubinho de gasoleo, que durante a noite (tempo que o carro esta mais parado) o deixe recuar um bocadinho e depois de manha custe a encher...
uma sugestão.....
cumps
joshuac
-
Também me disseram que poderia ser o gasóleo que recuava, mas não encontro fugas.
há novidades... o meu problema é de injecção, bomba ou injectores. Até agora meti sempre BP e uma vez GALP, mas andou algum tempo na reserva (o que não é habitual) se calhar mamou um bocado de "borra". Vou tentar fazer o mesmo tratamento que o ptravassos, e ver se noto alguma melhoria... Mas pelo sim e pelo não vou à Guimauto fazer o teste à dita cuja
-
Boas, Tambem tenho um 2.0dCi.
Está toda a semana parado, apenas ando com ele ao fim de semana, até agora tem pegado sempre bem e ainda tem a bateria de origem.
Abraço
-
mas se tivesse fuga, deveria ter o chao da garagem manchado...ou o motor...certo ?
a minha lag dorme dentro de casa...
chao seco/limpo e a forra tb esta limpinha e motor sequinho...
em principio amanha vou experimentar fazer a limpeza da injecção... a ver o que dá...mas sem grandes esperanças...alguem sabe rezar ?
abraço
-
Uma sugestão:
Alguma possivel mini fuga num tubinho de gasoleo, que durante a noite (tempo que o carro esta mais parado) o deixe recuar um bocadinho e depois de manha custe a encher...
uma sugestão.....
cumps
joshuac
Por acaso, uma coisa que reparei é que o tubo de gasóleo, tem uma pequena bolha de ar no interior, que anda ali a viajar.
Mas fuga, acho que não tem.
Entretanto, experimentei pressionar várias vezes aquela bomba preta que está acoplada ao tubo, para fazer o "enchimento", antes de a pôr a trabalhar, e ela pegou bem.
-
hummm... ar no tubo tem também aqui, também já tinha reparado, estranhei e já perguntei na oficina (do concessionário) e dizem que é mesmo assim...
mas acho que amanha antes de ligar...faço a purga como referes a ver no que dá... se resolver pago um copo... :happy:
...por acaso neste motor não me lembro de ver a bomba de purga :huh: (que costuma haver nos motores a gasoleo) mas se dizes que está lá...sou capaz de a encontrar amanhã... :wink:
abraço
-
Basta tirares o resguardo que cobre o depósito do "limpa vidros" e afins, e seguires o tubo que está ligado ao filtro de gasóleo.
Boa sorte
-
Entretanto, experimentei pressionar várias vezes aquela bomba preta que está acoplada ao tubo, para fazer o "enchimento", antes de a pôr a trabalhar, e ela pegou bem.
Parece-me então que o gasoleo esta a recuar... visto que "sangras-te" manualmente o circuito de gasoelo e ai ja pegou bem....
cumps
joshuac
-
poderá ser a válvula de retorno de combustível que não está a cumprir a sua função " Reter"
-
essa valvula qe falas é a que está junto ao filtro de gasóleo?
-
melhor ir ao electricista
:azn:
-
eu sangrei a minha e não resultou... o problema continua...
nota: tinha algum ar no circuito, amanha de manha vou verificar se tem ar de novo ou se está completamente sangrado.
nota2: tenho marcação para a limpeza da injecção amanhã...
-
O mais estranho é que não se nota perda de potência nem nada parecido... é apenas ao ligar...
Quantas bombadas é que deste?
-
uma funda, uma meia e uma curtinha, ficou a bomba rija
-
Bem, será que descobrimos um problema crónico no 2.0dci?
Por aqui o sangramento (ao contrário da última vez) também não sortiu efeito :azn:
A ignição continua a "arrastar-se" e durante esta, o motor vibra por todos lados.
Mas também não noto perda de potência.
-
Eu na minha 2.0dci não noto nada.
-
hoje de manhã apenas para confirmação foi ver se a bomba purgava alguma coisa de novo antes de ligar o motor, estava rija...não havia ar a mais...e continua a demorar no arranque.
Logo tenho marcação para limpeza da injecção (era para ser ontem, mas quando lá cheguei alguem tinha tomado a minha vez e a maq. já estava ocupada)
também espero ver/limpar o sensor de rotação do motor e medir massa ar.
-
se resultar contigo talvez seja a solução para a minha. A minha também tinha um erro no CB, mas foi resolvido hoje sem querer, era uma ficha desligada no motor. Agora vou ver como ela pega a frio. Anteriormente era preciso muita insistência.
-
Já fui fazer a limpeza da injecção, troquei filtro de gasoleo e filtro de ar e limpei o medidor de massa de ar.
Vamos ver como pega amanhã...
-
Só vi agora isto...
"...quanto a limpeza da MAF, não é automática não senhor, (a da EGR é que é) primeiro soprou-se com o compressor para tirar o pó que tinha e depois com os tais spray's de contactos, de evaporaçã ultra rápida."
Tanto a MAF como a EGR, possuem sistemas de limpeza automáticos mas ambos actuam de forma diferente. A MAF possui uma espécie de filamentos (resistência) que quando desligas o carro ela fica incandescente (tipo as velas) durante alguns segundos, e a temperatura atingida é até cerca de 1000ºC acho eu. Esse filamento é o que faz também o controlo da entrada no ar quente/frio, mantendo-se com o motor ligado a uma temperatura de cerca 170º ou menos... . Usar o compressor, não sei se foi boa ideia.
Se estiver errado alguém que me corrija.
-
Naturalmente a limpeza é feita com o motor desligado, a ficha da MAF é tirada fora e a propria MAF é tirada do carro para limpar, logo não faz qq diferença a limpeza primeiro com ar comprimido e depois com o spray de limpeza.
Mas posso garantir que o comportamento do carro depois de limpa é bem diferente, por isso recomendo a limpeza de tempos a tempos.
Infelizmente o atraso no arranque não ficou resolvido nem com esta limpeza nem com a limpeza da injecção :angry:
-
O que me estava a referir é que podias partir os filamentos, são muito frágeis. Mas se aconselhas a fazer isso e se dá resultados vou fazer hoje.
Já não metes gasóleo do Jumbo?
-
Já fui fazer a limpeza da injecção, troquei filtro de gasoleo e filtro de ar e limpei o medidor de massa de ar.
Vamos ver como pega amanhã...
Será que o problema tem origem eléctrica?
Já agora, podes dizer por quanto te ficou limpeza da injecção? e em relação à troca do filtro de gasóleo e a limpeza do medidor de massa de ar, são coisas que se fazem facilmente, ou tem alguma "ciência"?
-
Boas pessoal,
Depois de ter corrido vários post´s descobri que este se enquadra no problema que que acontece no meu megane II 1.5 dci 100 cv, acontece-me precisamente o mesmo, depois de um 1\2 dias parado o motor custa a rodar e só lá para a terceira quarta pega, parece que não tem força, velas ok, filtro gasóleo é novo... não sei muito bem o que poderá ser... alguém sabe se há relatos parecidos nos megane?
Cumprimentos
-
mas a seguir pega sempre bem? Verifica se não tens uma ficha desligada no motor como eu tinha... Que era a que alimentava as velas. Se calhar era melhor levar o carro a um electricista e medir a amperagem de alimentação das velas, só por despiste. E depois passas para o Combustível, motor arranque, válvula retenção...
-
Sim a seguir pega sempre bem, e só faz quando está bastante tempo parado, mais que um dia... se calhar vou fazer isso para tentar começar por algum lado...
-
Boas pessoal,
Depois de ter corrido vários post´s descobri que este se enquadra no problema que que acontece no meu megane II 1.5 dci 100 cv, acontece-me precisamente o mesmo, depois de um 1\2 dias parado o motor custa a rodar e só lá para a terceira quarta pega, parece que não tem força, velas ok, filtro gasóleo é novo... não sei muito bem o que poderá ser... alguém sabe se há relatos parecidos nos megane?
Cumprimentos
No teu caso parece mesmo bateria fraca...
Só vi agora isto...
A MAF possui uma espécie de filamentos (resistência) que quando desligas o carro ela fica incandescente (tipo as velas) durante alguns segundos, e a temperatura atingida é até cerca de 1000ºC acho eu.
Se estiver errado alguém que me corrija.
O que eu conheço que atinge sensivelmente essa temperatura é a FAP quando faz a regeneração... Não estarás a fazer confusão?
-
FAP tem resistências? A FAP é um filtro de partículas.
-
Não tem resistências, mas queima as particulas... daí atingir grandes temperaturas... na ordem do que foi dito por ti atrás.
Mais info aqui: http://www.renault.co.uk/about/innovations/fap.aspx (http://www.renault.co.uk/about/innovations/fap.aspx)
-
Só a operação de limpeza da injecção fica em 35€, incluindo o liquido para esse efeito.
Interrompem o circuito de alimentação de gasóleo junto do filtro de combustivel, ligam a uma máquina e nessa máquina é colocado o liquido para a limpeza, depois o carro fica a trabalhar ao ralenti 45 minutos ligado a essa máquina a consumir esse liquido como se fosse combustível.
a limpeza da MAF não tem ciencia, é só desapertar o tubo, tirar, ter cuidado de não tocar com nada no sensor lá dentro da tubagem, só mesmo ar comprimido (sem ser com muita força...ou seja nao encostes a pistola...sopra a 30/40cm) e spray de limpeza esperar uns 15 seg e soprar de novo, e voltar a colocar no sitio. Normalmente quando faço isso aproveito e troco o filtro de ar.
O filtro de gasóleo... basicamente é um filtro parecido com o de ar mas dos redondos... tb não é dificil, mas dá um pouco mais de trabalho e sujeira...já que aquilo tem gasoleo dentro da cx plastica, para abrires e trocar vai deitar gasoleo por fora... Normalmente coloca-se aquilo no torno (com jeito e umas borrachas de lado para nao marcar...)com um caixote do lixo por baixo e desaperta-se a parte de cima, ficando a sujeira contida no balde...depois tens um vedante que deves ter cuidado ao trocar (vem junto com o filtro)para nao sair do sitio (normalmente coloco umas pingas de oleo para ele deslizar melhor ao apertar e nao se mexer do sitio) depois de colocar tudo no sitio, apertas a bomba da purga para tirar o ar que lá ficou e já está.
-
Nuno Teixeira, o teu caso pela descrição não parece ser o mesmo que o nosso.
Um teste que podes fazer é pegares num voltimetro e medires a bateria antes de ligares o carro (com ele frio), se estiver rente aos 12,1V ...12V ou abaixo disso...é provavel que precises de uma bateria nova...
-
Quanto ao problema do arranque, que é o que está em causa...neste momento a minha inclinação é para problema com o sensor de temperatura do ar que entra no motor (nao confundir com o sensor de temperatura exterior).
Quando liguei o carro (morno), depois de 1,5 hr de estar a trabalhar nele para repara um problema no suporte do intercooler (reportado no post dos projectos) ligado a uma máquina este sabado acusava o ar a 24ºC e uns segundos depois com ele a trabalhar acusava a 31ºC, sendo que a temperatura exterior era de 10ºC ...achei suspeito...dai será o proximo passo...verificar dados deste sensor de temperatura que pode estar a confundir a gestao do motor.
Para fazer o teste de despiste correctamente tenho de ligar o carro à clip com ele frio e ver o valor que acusa, o que vai ser complicado de fazer esta semana... provavelmente só o consigo testar no proximo sabado...tenho cá uns Austriacos toda a semana por causa de uns projectos de trabalho que tenho de acompanhar todos os dias logo cedinho, por isso vou estar sem tempo para ir à oficina testar...
...Se algum dos colegas com este problema tiver possibilidade de fazer o teste durante a semana...
-
Boas pessoal,
Vou tentar testar a bateria assim que tiver um tempo, a bateria não tem muito tempo mas pode ser que de facto não esteja a cumprir as suas funções... mas não deveria fazer sempre? ou em frio o arranque exige mais da bateria??
Cumprimentos,
-
Pedro Campos, obrigado pelos esclarecimentos.
Por aqui continua tudo na mesma.
Vou ver se me lembro de filmar a 1ª ignição do dia, para ver se o problema é igual ao vosso.
cumptos
-
Não tem resistências, mas queima as particulas... daí atingir grandes temperaturas... na ordem do que foi dito por ti atrás.
Mais info aqui: [url]http://www.renault.co.uk/about/innovations/fap.aspx[/url] ([url]http://www.renault.co.uk/about/innovations/fap.aspx[/url])
Aprendi mais uma coisa nova. Mas estava a referir-me mesmo à MAF.
http://www.tuning.online.pt/DIY/diagnostico-maf.php (http://www.tuning.online.pt/DIY/diagnostico-maf.php) É um site da concorrência mas também tem informação muito útil. :)
pedro campos infelizmente eu também não tenho essa disponibilidade.
Só mais uma pergunta, a tua MAF tinha filtro ou rede? A minha não tinha e as ultimas que vi tinha.
-
não, a minha nao tem filtro/rede
-
A minha tambem nao tem rede. ou outra proteçao
-
Ainda bem então. Sei que aquela rede é para controlar o fluxo de entrada de ar, e se não tem é porque não é preciso... digo eu
-
Acrescento que desde que limpei a injecção tenho andado com BP ultimate e o problema continua a manter-se... :cry:
meti hoje o segundo tanque de combustível... 100€ um tanque cheio... :sad:
na proxima semana vou deixar o carro na renault para mais um diagnostico... vamos ver se é desta...
-
Um ex-técnico da renault disse-me que era cancro do motor. Há formas de reduzir o tempo, que é fazer ligar umas 3 vezes a resistência por exemplo (Unicamente a frio). Não há cura...
-
Boas. Pedro Campos, não terás alguma vela de aquecimento do arranque queimada?
Não utilizes aditivos de limpar injectores e bombas de alta pressão que isso estraga mais do que limpa.
Outra causa pode ser não sei se é o teu caso, mas muita gente tem o costume de acelerar e desligar logo o motor. Depois o arranque é mais difícil porque as câmaras dos pistões estão cheias de combustível por queimar.
-
Um ex-técnico da renault disse-me que era cancro do motor. Há formas de reduzir o tempo, que é fazer ligar umas 3 vezes a resistência por exemplo (Unicamente a frio). Não há cura...
Eu continuo a achar(julgo q li nao sei aonde...) q isso é para quando o motor está mais frio e o oleo muito escorrido, nao pegar bruscamente e poupar a mecanica.
Tal como acontece nestes motores(2.0dci) ao desligar, ele desliga suavemente, ou seja tambem é degressivo, sem aquele "bac" q a maioria dos motores a gasoleo faz.
Cumptos
-
Hoje filmei a ignição.
A carrinha esteve parada uma semana e por acaso desta vez, nem foi das piores.
Mas já me aconteceu, aquela subida de rotação do motor no início da ignição, ser ainda mais arrastada, e já chegou a pegar só à 2ª.
Outra coisa que noto nestas 1ªs ignições do dia, é a excessiva vibração do motor.
http://img804.imageshack.us/img804/218/9tq.mp4 (http://img804.imageshack.us/img804/218/9tq.mp4)
-
Um ex-técnico da renault disse-me que era cancro do motor. Há formas de reduzir o tempo, que é fazer ligar umas 3 vezes a resistência por exemplo (Unicamente a frio). Não há cura...
lol
-
Epah, pelo que vi no video isso é da pilha do cartão... Muda lá isso que vais ver que melhora.... :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
-
Artur lol é para meninos.
Já não sei o que fazer quanto ao problema por isso estou sempre aberto a sugestões e esta por mais parva que seja funcionou, ou melhor, melhorou...
O ex-técnico da renault que falei, é o meu mecânico actualmente (está a trabalhar por conta própria), e segundo ele é uma coisa "habitual" nestes carros. Se ele o diz, quem sou eu para o negar?
-
Epah, pelo que vi no video isso é da pilha do cartão... Muda lá isso que vais ver que melhora.... :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:
Ainda bem que tens tanta certeza nesse diagnóstico! É que a pilha do cartão tem 2 dias!
-
Então ai tens a prova... Mudaste a pilha há dois dias e mesmo com o carro parado há uma semana o arranque não foi dos piores e foi logo à primeira... A pilha do cartão faz milagres. :laugh: :laugh:
Mode joke off:
Epah, essa filmagem não terá sido dos melhores exemplos com certeza, é que ai não lhe noto praticamente arrasto nenhum de anormal.. Com o frio que tem estado, carro parado há uma semana, isso parece-me normalíssimo. Agora se dizes que por vezes tem de ser à segunda, isso sim será algo de anormal...
-
Artur lol é para meninos.
Já não sei o que fazer quanto ao problema por isso estou sempre aberto a sugestões e esta por mais parva que seja funcionou, ou melhor, melhorou...
O ex-técnico da renault que falei, é o meu mecânico actualmente (está a trabalhar por conta própria), e segundo ele é uma coisa "habitual" nestes carros. Se ele o diz, quem sou eu para o negar?
não, não é coisa habitual nestes motores. O problema há de estar em algum lado ( não sei onde ) mas coisa habitual não é. E a credibilidade dele por ser ex-tecnico ou por trabalhar por conta propria para mim é zero, pois conheço imensos motores desses com zero problemas. Faz me lembrar os mails que veem assinados " trabalha no bes" " engenheiro" "advogado" para dar credibilidade as tretas. Eu proprio tenho uma laguna com esse motor e não faz nada disso com 300 mil km . Há mais quem tenha no forum e nada disso faz. Portanto, problema desses motores não é garantidamente.
Ainda bem que tens tanta certeza nesse diagnóstico! É que a pilha do cartão tem 2 dias!
não é sinonimo de estar boa, pode estar na prateleira há algum tempo e se for daquelas dos chineses então quase de certeza que é sinonimo de não estar em condições, já não é o primeiro que vai ao chines comprar uma e depois compra uma da varta e voilá, problema resolvido
-
lol
-
Artur lol é para meninos.
lol
produtiva a conversa ;)
-
não me lembrei de outra coisa na altura e era também para saber qual era a sensação. :)
-
a quem sugeriu as velas de aquecimento... agradeço a sugestão, mas nao é o caso, pois como já referi, foram trocadas, inicialmente andava com velas de risca preta e actualmente com velas de risca branca de aquecimento mais rápido e com actualização do software da central para suportar estas mais recentes.
Quanto ao video postado, agradeço o post, realmente é disso que me queixo, temos seguramente o mesmo problema, umas vezes assim, outras vezes com mais voltas ainda antes de pegar...algumas vezes nota-se o motor muito descompensado e irregular (e com mais trpidação) até agora apenas 2 vezes precisou de uma segunda tentativa para pegar no meu caso. E não, não é normal nestes 2.0 DCI, pode ser noutros carros mas nao neste, estes motores costumam pegar bem mais rápido, não está fácil é descobrir a causa.
-
quanto a acelerar e desligar, não não faço isso neste carro... mas por acaso costumo fazer isso em outros carros em que dá muito gosto de fazer quando meto o carro na garagem aqui de casa... :smiley: um dos casos é um Porche Cayman S com alterações a nível de escape e admissão... :dance: o meu filho aparece logo na garagem (é a melhor forma de o chamar quando chego) a minha mulher diz que a casa abana toda... :assobio: outro era uma carrinha Alfa 159 2.4 (200cv de origem alterada para 230cv) que foi vendida na semana passada, mas que tb dava muito gozo de conduzir.
-
Se o motor te engasga ao conduzir em baixas rotações entre 1000 e 2000 rpm então estás tramado, prepara-te para mudares bomba de alta pressão e os 4 injectores.
Se fizes-te uma repro de aumento de potência atenção que pode estar mal feita.
-
não...se leste os post's anteriores, refere-se que é só mesmo no arranque, anda bem em qq situação , nao engasga nada.
Quanto à central, tb refiro que foi programada, mas com nova versao do software da renault para suportar as velas de aquecimento de risca branca, nunca tive repro de fora neste carro.
por isso nenhum dos casos se aplica, obg na mesma pelas sugestoes
-
Epah, troca de velas neste tipo de motores no nosso clima quanto a mim é completamente inútil mas enfim, a carteira não é minha.... :assobio: :assobio:
-
A minha carteira tb não sentiu nada (sobre as velas)...não paguei... :assobio:
As velas com que ando são de um carro que está imobilizado, foram só para teste, mas ainda nao as tiraram da carrinha... :assobio:
-
Mas o carro que estava parado era novo? Foram testadas pelo menos?
-
boas, PEDRO CAMPOS , e outros claro, palpita-me a motor de arranque "estafado" o cabo de massa ao motor está bem apertado? já agora, quantos mil têm?
-
Deixem lá a ideia das velas, e se foram testadas ou não que com certeza estão lá a fazer o trabalho delas, ou seja, tapar o buraco onde encaixam, não fazem mais nada que valha a pena para o problema em causa...
-
então tira as velas fora do teu carro e mete lá um taco. Depois quero-te ver a por o carro a trabalhar em frio. Filma para me rir um bocado.
-
caro amigo caracol, o carro pega na mesma, estamos a falar de motores com uma gestao electronica completamente diferente do que se via há uns anos atrás em que bastava 2 velas para o motor já nao pegar à primeira. as velas ajudam a o motor ficar mais estavel quando pega enquanto está frio, mas se as desligar e der arranque ele pega, nestes motores novos, claro
-
A minha bravo pegava à primeira só com uma vela, ficava era muito tempo na ignição, mas pegava, e pouca electrónica tem.
Vou tirar as velas do meu megas e vende-las, já que não fazem falta nenhuma. Assim sempre ganho mais uns trocos.
-
então tira as velas fora do teu carro e mete lá um taco. Depois quero-te ver a por o carro a trabalhar em frio. Filma para me rir um bocado.
Pra te rires um bocado, aprendes e depois voltas praqui e já te consegues rir com quem diz coisas como tu.... :laugh: :laugh: :laugh:
Se não sabes e não queres aprender não sei o que fazes aqui... Agora se queres aprender então lê que já foi por aqui dito muitas vezes e por muitos users que velas em motores diesel com bombas de alta pressão e no nosso clima só servem para tapar o buraco onde estão. Se fores pra Noruega és capaz de precisar delas agora cá podes perfeitamente vende-las e ganhar uns trocos que não te fazem falta absolutamente nenhuma.
-
eu sei que lol é para meninos... mas... lol!
Há alguma ficha de alimentação das velas no motor?
-
speedround afinal tinhas razão, pesquisei mais um bocado no fórum e já fiquei mais esclarecido em relação às velas. :dance:
Eu apenas achei estranho porque aqui a tempos saquei uma ficha que estava no motor aquando a extracção das tubagens e nunca mais me lembrei de a colocar. O que se segue, é que partir dai o carro a frio custava a pegar e por vezes só à quarta. Depois de quente, ligava sempre sem problemas nenhuns. Foi então que me lembrei de verificar passo-a-passo o que andei a fazer e vi a tal ficha (YEAH!!). Quando tive a oportunidade de estar com um electricistas, perguntei-lhe de que era a ficha, respondendo-me de imediato, “É a ficha de alimentação das velas” Depois claro, aparece um indevido a dizer de que as velas não fazem nada, fiquei logo de pé atrás.
Afinal de que era a ficha? Retorno do gasóleo por exemplo?
off topic...
Se não sabes e não queres aprender não sei o que fazes aqui... Agora se queres aprender então lê que já foi por aqui dito muitas vezes e por muitos users..
Eu apenas estava a ser sarcástico desculpa se levaste a mal. Se não sabes lidar com pessoas como eu, então também não sei o que fazes aqui. Eu sei que sou teimoso, não tenho culpa de aprender com as pessoas erradas. Mas quando estou errado admito-o.
Já aprendi muito por aqui, mas não sabia que se andava neste fórum apenas para aprender, porque desde o início eu tenho andado por aqui a socializar… É proibido?
-
cinjam se ao topico sff
-
Bora lá então...
Fiz um vídeo também mas está fraquito e o som não é o melhor.
120214184917 (http://www.youtube.com/watch?v=Sda0qkXCGVY#)
O carro estava parou às 13H30 mais ou menos, e tornei a pegar nele às 19H. Não foi um dos piores arranques até agora.
-
o carro tem 160.000Kms...e o mecânico garante que não é do motor de arranque
-
Estás como eu. A minha está com 163.000kms.
AInda não pude levá-la ao mecânico.
O video do caracol, está mais elucidativo deste problema.
-
Detectei que tenho um consumo permanente com o carro fechado/desligado apos vários minutos na ordem dos 0,28 V, que poderá eventualmente ser a causa do problema de arranque reportado já ha algum tempo.
começo por perguntar se alguem com conhecimentos mais profundos acha que este consumo pode drenar a bateria ao fim de várias horas para valores que causem problemas de arranque ?
Alguma pista no que poderá estar a causar este consumo ?
Alguem sabe se é normal tal consumo ?
Alguem com o problema de arranque tem possibilidade de fazer a medição ?
Descobri que removendo o fusivel 21 da cx junto da bateria o consumo cai abruptamente para 0,02 podera ajudar eventualmente a localizar a causa ou excluir outras opções.
Alguem sabe o que corta este fusivel ?
O teste que vou fazer é retirar este fusivel quando chegar a casa com a bateria carregada e colocar apenas no dia seguinte antes de arrancar a ver se faz a diferença na questao do arranque ou não.
Independentemente disso ser a causa do problema de arranque, fico intrigado com o consumo existente com o carro desligado, mesmo apóes vários minutos.
-
uma pergunta, o teu carro é de cartao maos livres?
cumps
-
só vendo nos esquemas o que é o fusivel 21 e não tenho aqui comigo
-
sim o carro é de cartao maos livres... posso perguntar o porquê da questão ?
-
porque ao ser de mãos livres o carro tem que estar sempre a consumir corrente, para detetar o cartão na proximidade ;)
não sei se tem alguma coisa a ver com esse fusível ou não...
-
bem visto...não pensei nessa :embarrassed:
Mas gostaria de saber de qq forma se este consumo é normal, claro que ha sempre algum consumo, pretendo é aferir quanto é que é normal nesta viatura, alguem sabe ?
Nota: de qq maneira já confirmei que não é esta a origem do problema do arranque, já que hoje tive o mesmo problema, apesar do carro ter ficado a noite toda com o fusível fora...
...a busca continua...
-
o consumo mede se em amperes . De qualquer forma, existe sempre um consumo minimo , quanto mais não seja , a memoria do rádio , o led do quadrante a piscar ...
-
sim, eram 0,28A obviamente e não 0,28V, typing error...sorry
Eu sei que existe um consumo minimo, mas 0,28A não é um pouco exagerado ?
-
O cartão mãos livres só recebe transições ou também envia?
Se enviar, experimenta fazer o teste novamente mas sem com o cartão mãos livres por perto. Não sei se o carro por estar a detecta-lo próximo do veículo o faz alterar o modo de standby.
-
Esse consumo não é preocupante, alias se gastasse um ampere por hora em exemplo, quantos amperes tens na bateria?
Muitos claro o que dava para passar bem a noite e o dia. Não sou eletricista mas penso que isso é visto da seguinte maneira, desligar um borne(penso que é assim que se escreve) e ligar o amperimetro entre o borne desligado e o respetivo na bateria, os valores devem andar no 0,5 ampere mais ou menos, mas estes carros modernos né, se não forem utilisados durante dias entram em modo de poupança de energia
-
Boas... Comigo aconteceu-me algo parecido mas a carrinha não pegava á primeira...
Foi o sensor que indica a posição da bomba injectora mas sei que existe outro na cambota a fazer o mesmo...
AGORA ESTES DEFEITOS COMIGO TANTO ERAM A FRIO COMO A QUENTE...
CUMPS
-
bem... fazendo um update...
A situação tb se nota ligeiramente a quente, mas é mais pronunciado a frio. um pessoa menos atenta apenas notará a frio dado que o atraso é mais notorio, a quente existe mas é bem menor, e só se começa a notar a quente mais tarde e nao logo que o problema surge no carro.
Entretanto estive no concessionario umas poucas de vezes e o técnico responsavel pelo meu caso depois de perceber os sintomas, diz que já o detectou em outra viatura igual (2.0 150cv) que apareceu por lá com kms proximos do meu e o proprietario nao se apercebeu nem se queixou de nada, foi lá por outras razoes.
Alem disso esta semana expôs o caso para a Renault e diz que já se estao debruçados sobre outro caso igual, tb numa 2.0 150cv... esperemos que haja novidades em breve
...Agora essa do sensor que indica a posição da bomba injectora, para mim é nova...nem faço a mínima o que seja tal coisa...vamos investigar !
se alguem souber onde isso está e como poderemos testar a nossa se está ok, agradeço informação .
abraço
-
Pois, isso foi o que eu já disse...
"O ex-técnico da renault que falei, é o meu mecânico actualmente (está a trabalhar por conta própria), e segundo ele é uma coisa "habitual" nestes carros. Se ele o diz, quem sou eu para o negar?"
Passou-lhe centenas de carros pelas mãos, e até agora, pelas palavras dele, é difícil dar com o problema.
-
Por aqui, tudo na mesma.
Depois de uma semana parada, só pegou à 3ª.
Isto pode parcecer um disparate, mas quando o tempo está mais instável ( diferenças grandes de temperatura entre noite e dia), parece que esta situação se agrava!
Pelo menos na minha tem sido assim! Mas por enquanto, ainda só faz a frio.
-
Dei com este problema noutro forúm: VW 1.9tdi
Sendo um motor diferente, não sei se isto pode-se aplicar ao 2.0 dci, mas poderá ser mais uma possivel causa para este problema.
"...no meu so acontecia de manha ou quando o carro estava parado por longo período de tempo. (mais de 6 ou 7 horas)
descomandava ao fim desse tempo de repouso.
depois de pegar a 1 vez pegava sempre bem. ( era a posição do carreto de distribuição na cambota)
quando apanhava a posição correta pegava..."
-
o 2.0 dci renault e corrente, não é correia, acho dificil senão quase impossivel descomandar
-
Sensor de posição da bomba injectora segundo o mecânico do concessionário não existe na Laguna... ajudem aí por favor a esclarecer este ponto dmencionado pelo RicardoZF
obg desde já
-
HÁ carros, como o megane 1.5dci de 80cvs e o de 100 penso que também, têm um sensor no carreto da bomba injetora para saber o cilindro a injetar+ um sensor de rotaçoes para saber as rotaçoes do motor(que fica na caixa para ir buscar informaçao à cambota.
Na sua laguna, o sensor de rotaçoes faz tudo, penso que nao tem o sensor de fase.
-
tem pelo menos tb sensor de rotação da arvore de cames... mas esse já testei trocar com outro de um carro que arranca bem e o meu manteve-se com o problema...
alguem tem mais ideias ?
-
Boas.
Estive agora na semana da Pascoa na Beira Alta em q as temperaturas eram entre os zero graus á noite-Quinta feira santa nevou-e 6 a 10 graus de dia e a Laguna 2.0dci fazia sempre o tal pegar de ram-ram-ram-ram-ram-grrrrrrrrrrrrrr.
Desde q estivesse um bocado parada lá acontecia isso. Claro q de manha ainda era pior porque ficava na rua.
Atençao q a bateria nem 1 ano tem e foi posta na Renault(custou quse 140,00€) e ainda tem mais Amp. q a original, tanto q custa a caber no lugar.
Aqui em Sintra, desde q cheguei pega sempre logo.
Cumptos
-
Acho que descobri qual o problema do atraso de arranque da minha carrinha. Em breve, dou noticias se sempre era isso.
-
Pois o meu agora tambem faz sempre isso só de manhâ.
Mas se carregar 2 vezes no botao de arranque antes de trabalhar, já nao acontece.
Vou ver se mudo as velas. Pode ser q seja disso...
-
Caracol, já descobriste o problema?
cumptos
-
Agora só te posso dar certeza absoluta lá para segunda-feira. Mas desde já que há um teste simples, de verificar se tens o mesmo problema que o meu, o que duvido. :)
-
Ok, ficaremos a aguardar.
Mas já agora, qual é esse teste?
É que quantos mais despites, melhor :wink:
-
No meu caso um dos testes foi retirar o tubo de respiro do motor. Saia muito vapor e na realidade só deveria sair ar.
-
Já experimentaram, carregar no botao, ligar a igniçao sem pôr o pé no travao ou aceleradorr, esperar 3 a 5 segundos e depois pôr o pé no acelerador ou embraiagem e ver se pega sem atraso?
De manha faço sempre isso e agora pega logo sem o tal atraso.
Tenho a sensaçao q o temporizador que aquece as velas e injecta gasoleo, deveria estar mais tempo ligado...
Da maneira q faço esse problema fica resolvido.
Cumprimentos
-
Poderá ser o tal temporizador das velas...
-
Boas.
Já resolvi o problema do atraso.
Substituí as velas e pega sempre rapidamente de manhâ.
Mas...
Pus-me a estudar o assunto e acho que pus as velas erradas.
Depois de muito pesquisar mandei vir estas velas: http://www.pecasautoviaweb.com/i243683/vela-de-incandesc%C3%AAncia-bosch-0-250-603-001.html (http://www.pecasautoviaweb.com/i243683/vela-de-incandesc%C3%AAncia-bosch-0-250-603-001.html) convencido que eram as certas.
Quando estava a trocá-las reparei que as antigas tinham um anel preto e estas um anel branco.
Depois de voltar a pesquisar percebi que as que meti novas, sao velas"rapidas" enquanto que as de origem sao velas "lentas"...
Agora nao sei que fazer pois tenho receio que elas se deteriorem rapidamente e lixem o motor...
Ahhhh... e estas sao para uma tensao de 7v e as antigas sao para 11v.
Que acham que faça?...
Cumprimentos
-
O facto de as novas suportarem uma tensão inferior às do sistema original pode ser mau, não?
-
Acelera o desgaste delas.
-
Ainda cai um bocado para dentro do cilindro e la se vai o motor...
Se soubesse que aguentavam sem problemas, por ex. 50mil Klm (da para eu andar 5 anos) deixava as ficar, mas nao percebo nada disso.
E o facto de serem velas de aquecimento rapido,(ao contrario das que tinha) nao sei se haverá problema.
-
Eu tenho uma regra. Invenções relacionadas com motor, passo :P
-
Mas eu nao tentei inventar.
Eu pensei que tinha encomendado as proprias.
Só quando as mudei é que me apercebi que a côr do anel era diferente.
Cumprimentos
-
Devias ter encomendado pela referencia das velas de origem, e assim não havia enganos :wink:
-
Mas eu nao tentei inventar.
Eu pensei que tinha encomendado as proprias.
Só quando as mudei é que me apercebi que a côr do anel era diferente.
Cumprimentos
Sim, eu percebi que foi engano teu. Mas agora estás na dúvida se mantens essas e é a isso que me refiro.
-
Eu explico o que se passou.
Eu tirei uma vela fora para ver a referencia.O que está lá gravado na vela e que consta no Dialogys é:
Ref. Bosch 0250503002;
Ref. Renault8200546885;
Fui a varias casas de peças e ninguem conhecia por esta ref, nao obstante ser a que está gravada na vela;
Fui á Renault Vesauto disseram-me que essa ref. já existia e que era outra mas que as 4 velas-e só vendem ás 4-custavam a modica quantia de 184.00euros +IVA que sao 227euros!
Perguntei qual era a nova ref. e ele disse-me que nao era permitido fornecer-ma.
Daí eu ter ido para a pesquisa online e ter comprado estas, depois de vasculhar em varios foruns internacionais.
Pelos vistos foi deitar dinheiro fora.
Paciencia, melhores dias virão...
-
se fosses a uma casa de peças com as ref da renault, davam-te as velas correctas, alias as que compraste pelos sites também são adequadas para o teu motor, possivelmente a diferença é a vida útil delas
-
...
Agora nao sei que fazer pois tenho receio que elas se deteriorem rapidamente e lixem o motor...
Ahhhh... e estas sao para uma tensao de 7v e as antigas sao para 11v.
Que acham que faça?...
Cumprimentos
Aconselho a fazer o mesmo que o pedro campos.
Em relação à deterioração, acho que não há perigo nenhum.
... as 4 velas de incandescencia desta vez de risca branca (as antigas eram de risca preta) as brancas são mais rápidas e a central foi programada de acordo com essas velas rápidas...
-
Obrigado pela informaçao Caracol. Nao tinha reparado nesse post.
Mas estou com um problema,
Será que na Renault me vao atualizar o software para velas rapidas sem lá as ter comprado? Ou num Bosch Car Service?...
Cumprimentos
-
Aconselho a fazer o mesmo que o pedro campos.
Em relaçao á actualizaçao de software que o pedro campos fez, acabei de vir agora de um concessionario Renault e eles disseram que nao têm conhecimento que teriam que atualizar qualquer software.
Se fossem eles a fazer o serviço, limitavam-se simplesmente a trocalas ....
Mas uma coisa é certa no Dialogys diz que têm que se ligar á maquina e fazer a alteraçao para velas rapidas...
Em que ficamos?
Tambem me confirmaram que têm instruçoes para pôr velas de anel branco.
As de anel preto já eram...
Bem, pelo menos o a arranque com atraso desapareceu.
Cumprimentos
-
Essa actualização possivelmente e ligar a CLIP e numa das opções disponiveis trocar o tipo de vela, tal como se selecciona o idioma do quadrante ou se tem jante 15 ou de 16.
-
Boa notícia Alvaro.
Apesar de todos os conselhos para não tocares nas velas que não valia a pena, inclusivé do próprio mecânico da renault, é a prova que não se deve descartar nenhuma possibilidade.
Também vou mudar as minhas. Pode ser que também resolva o meu caso.
Se calhar vou é directamente à Bosh e faço lá tudo.
Cumptos
-
Boas, ptravassos.
Nao te esqueças de dizer na Bosch que as velas têm que ser as chamadas "rapidas" com o anel branco.Há por aí muita incompetencia...
Na Renault-e estive a ver no Dialogys tambem-confirmaram-me que têm instruçoes para nao meter as "lentas" de anel preto.
Cumprimentos
-
Ok Alvaro, obrigado pela dica.
Cumptos.
-
Bem, depois de contactar a Bosh, e mencionar a questão da "vela rápida de anel branco", disseram-me que no sistema deles nem aparece velas para este carro!!
O funcionário aconselhou-me a tirar a ref. da vela que está no carro para ver se eles têm equivalência, ou ir Renault e perguntar que velas é que eles estão a meter neste momento.
Mistério....!
-
referencia preto : 8200 546 855 substituida por - 11 06 558 13R
referencia branco : 8200 561 251 - 45.32€ mais iva cada
conjunto 4 brancas : 11 06 558 13R - 184.58€ mais iva
-
Obrigado Artur.
As de referencia branco sao as que eu montei.
Assim já fico com a certeza que nao meti algumas erradas...
Só me assalta a duvida, se tenho que alterar o software como está escrito no Dialogys, ou se faça como me disseram num Agente Renault que me disseram que "nao tinham conhecimento que teriam que actualizar o software" e que faria tal como eu "limitavam-se a trocar as velhas pelas novas pura e simplesmente". Se calhar, estou a complicar a coisa sem necessidade.
É a mania que tenho de querer saber tudo...lol.
A verdade é que as anteriores 8200 546 855 tinham uma tensao de 11v e estas têm só 7volts. Daí serem possivelmente mais eficazes, digo eu.
-
Obrigado pela info Artur
-
a dúvida que me assiste é se as velas não ficam tão em brasa que possam partir e cair a ponta para o topo do cilindro, mas alguem mais esclarecido se chegue à frente.
-
É só uma ideia, mas o que eu acho, é o seguinte, as velas de pré-aquecimento só funcionam no momento que se ligam o carro, depois por serem de 7V (rápidas) e como recebem mais corrente que as normais ou lentas (11V) aquecem mais depressa por isso é que se chamam rápidas, e o mais que pode acontecer é a resistência queimar mais depressa que as ditas normais ou lentas, agora a partirem-se não acredito.
-
As velas sao de pré e pós aquecimento.
Depois do arranque podem manter-se ligadas até 3 minutos(li isso em qualquer lado...) para ajudar a queimar melhor o gasoleo e desse modo poluir menos, entre outras coisas.
Cumprimentos
-
tem alguma lógica, manterem-se quentes até o motor atingir uma determinada temperatura, para melhorar o seu funcionamento a frio. Mas em relação a questão que se pôs, a diferença em relação as 11v pode ser mesmo é na sua vida útil, durarem para menos tempo.
-
eu a cerca de 15 dias, meti 4velas de incandescencia no meu megane 1.5 80cv, e custaram me nem 40 euros... :lipsrsealed:
-
bump...
problem ainda nao resolvido... :angry:
para ajudar ao colega que está com problema semelhante faço a historia vir para cima...
-
Boa tarde Pedro Campos,
Não sei entretanto já resolveu o problema da dificuldade no arranque, mas já verificou a "potência de arranque"da bateria que tem?
Digo isto porque na minha Laguna, puseram uma de 75Ah com 570A e julgo que o problema possa estar aí.
Esta semana a minha bateria descarregou e levou carga de um carro com uma bateria de 100Ah com 760A de arranque.
E posso dizer que teve um arranque vigoroso, como nunca teve!
Assim que possa, vou trocar a minha.
-
Boas malta,
O meu Laguna 2.0 DCI 150cv 160.000 acaba de começar com o mm problema que o Pedro Campos relatou no inicio deste topico.
Troquei velas mas... tudo igual.
Só ao ligar 2 vezes o painel e depois colocar a tabalhar é que pega melhor, em esmo assim é mt mau!
Ao procurar informações no Forum dei com este tópico, mas vi que desde 2014 nunca + foi comentado....
Alguem chegou a alguma conclusão? Obrigado
-
Sim. Tem-se falado disso noutro topico.
A soluçao na maioria das vezes, passa por reparar as camisas/segmentos.
Cumptos
-
E já tens as velas rapidas e devidamente programadas? costuma aliviar o problema por uns tempos.
-
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11996.435 (http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11996.435)
tem-se falado mais aqui.
-
Boas.
Obrigado pela informação do Topico. Tchiiiiiii 30 paginas de Topico??? Isto é que vai aqui 1 problema hein??
Vou escrever também lá.
Cumps