Viva,
Tal como deve acontecer a todos nós, por vezes nas mudanças de óleo sobra um pouco no fundo do garrafão (meio litro, um litro, ...) e que na prática não nos serve de nada (a não ser para eventuais atestos entre mudanças), pois na nova mudança de óleo tem que vir outro garrafão, e "custa" usar aquele meio litro que está no garrafão que foi aberto há um ano, e que está na mala do carro, a apanhar calor, humidade, ...
De momento tenho 3 restos de óleos, todos eles 5w40 sintéticos (um resto da laguna e dois do meu swift a gasolina), com menos de 1 litro em cada garrafão. Fará mal juntar, num depósito cheio de gasóleo (70l) da Laguna, cerca de meio litro ou um litro de óleo? Em vez mandar o óleo para um centro de reciclagem, pelo menos aproveitava um litro de combustÃvel de "borla".
Eu sei que há pessoal a juntar óleo de fritar (com percentagens de óleo bem superiores ao que irei usar), e com poucos (nenhuns?) problemas. Até já li que um litro de óleo de motor de qualidade num depósito de combustÃvel poderá ser benéfico pois as capacidades detergentes dos óleos de motor poderão servir para remover pequenos depósitos que se acumulem nos injetores - mas o meu medo é que, em vez de poupar, venha a estragar alguma coisa.
Qual é a vossa opinião?
Abraço, e obrigado!