Autor Tópico: Juntar óleo de motor junto com gasóleo é saudável para o motor?  (Lida 12584 vezes)

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
Viva,

Tal como deve acontecer a todos nós, por vezes nas mudanças de óleo sobra um pouco no fundo do garrafão (meio litro, um litro, ...) e que na prática não nos serve de nada (a não ser para eventuais atestos entre mudanças), pois na nova mudança de óleo tem que vir outro garrafão, e "custa" usar aquele meio litro que está no garrafão que foi aberto há um ano, e que está na mala do carro, a apanhar calor, humidade, ...

De momento tenho 3 restos de óleos, todos eles 5w40 sintéticos (um resto da laguna e dois do meu swift a gasolina), com menos de 1 litro em cada garrafão. Fará mal juntar, num depósito cheio de gasóleo (70l) da Laguna, cerca de meio litro ou um litro de óleo? Em vez mandar o óleo para um centro de reciclagem, pelo menos aproveitava um litro de combustível de "borla".

Eu sei que há pessoal a juntar óleo de fritar (com percentagens de óleo bem superiores ao que irei usar), e com poucos (nenhuns?) problemas. Até já li que um litro de óleo de motor de qualidade num depósito de combustível poderá ser benéfico pois as capacidades detergentes dos óleos de motor poderão servir para remover pequenos depósitos que se acumulem nos injetores - mas o meu medo é que, em vez de poupar, venha a estragar alguma coisa.

Qual é a vossa opinião?

Abraço, e obrigado!
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline Icewolf

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Oliveira de Azeméis
  • Garagem : Laguna II Fase I Privilege 1.6 16v
Re: Juntar óleo de motor junto com gasóleo é saudável para o motor?
« Responder #1 em: 17 de Setembro de 2012, 23:44 pm »
nos motores antigos por norma juntava-se de longe a longe 1 litro de oleo num deposito cheio.... isto em carro antigos ainda me lembro de ver o meu pai a fazer isso...

nos motor actuais, com injectores piezo eletricos, nunca penso sequer nesse método.... não sei porque, mas não me dá confiança nenhuma, injectores cada vez mais sensíveis e cada vez mais caros....
||  Laguna II Fase I Privilege 1.6 16v GPL  || Laguna I Fase II Break RXT 1.9 dCi  ||  Toyota Yaris P1 1.0 16v   ||

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #2 em: 18 de Setembro de 2012, 00:32 am »
é como o melhoral, nem faz bem nem mal

Offline pmcb

• Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Clio V Tce 100 Intens GPL
« Responder #3 em: 24 de Setembro de 2012, 21:31 pm »
Concordo com o Artur.

Apesar dos injectores cada vez serem mais sensíveis e caros e de já não serem só aquela peça metálica, acredito e acho que não faz mal, fiz isso muitas vezes no motor diesel 5 cilindros do meu Discovery, até ficava mais silencioso.

Offline DiogoBrito

• Megane Break Luxe Dynamique 1.5 dCi 04' XH
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Drive the Change
  • Garagem : Megane Break Luxe Dynamique 1.5 dCi 04'
« Responder #4 em: 24 de Setembro de 2012, 22:04 pm »
A minha pergunta é mesmo com os sistemas de injecção novos? É que nunca tinha ouvido tal coisa! É só novidade...

Sent from my GT-S5660 using Tapatalk 2

O que distingue um profissional de um amador é a consciência do risco.

Offline Icewolf

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Oliveira de Azeméis
  • Garagem : Laguna II Fase I Privilege 1.6 16v
« Responder #5 em: 25 de Setembro de 2012, 00:18 am »
em motores injector-bomba (TDI's por exemplo), ou motor mais antigos, uso sem problema e sem medo... sistemas Common Rail, prefiro não arriscar... mas sei de quem use e não se tenha queixado até hoje, mas eu por mim não arrisco...

A curto prazo pode-se até nem sentir nada, mas a longo prazo acredito que não dê saúde nenhuma....
||  Laguna II Fase I Privilege 1.6 16v GPL  || Laguna I Fase II Break RXT 1.9 dCi  ||  Toyota Yaris P1 1.0 16v   ||