Volante bi-massa

Uploaded with
ImageShack.usNo volante bi-massa, é separada a massa de um volante do motor. Tal como é habitual, uma parte pertence ao momento de inércia de massa do motor. A outra aumenta o momento de inércia da caixa de velocidades.
Sistema de mola/amortecimento
As duas massas estão ligadas através de um sistema especial de mola/amortecimento. Um disco de embraiagem sem amortecedor de torção assume a separação e ligação.
Este é colocado entre a massa secundária e a caixa de velocidades. Desta forma, é possÃvel operar a caixa de velocidades mais facilmente e a sincronização sofre menos desgaste.
Equipamento de amortecimento
Quanto maiores forem os momentos de inércia da massa oscilante, mais forte é o aumento da ressonância e os picos de binário relacionado com este.
No caso do volante de bi-massa, isto seria especialmente perceptÃvel ao ligar e desligar o motor.
Por este motivo, um equipamento de amortecimento adicional impede uma sobrecarga em caso de ressonância.
No funcionamento normal, este equipamento de amortecimento encontra-se desactivado e as oscilações de rotação do motor são filtradas pelo amortecedor de mola.
Isolamento das oscilações
A relação da fricção e da flexibilidade de mola é muito importante para um isolamento optimizado das oscilações.
Quanto mais maleável for a mola, melhor é o isolamento das oscilações. As molas extremamente longas da nova geração de volantes de bi-massa conseguem eliminar, quase na totalidade, os aumentos de ressonância na caixa de velocidades durante a condução diária.