Autor Tópico: Vibração ao Ralenti  (Lida 33839 vezes)

Offline Black Phoenix

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Re: Vibração ao Ralenti
« Responder #15 em: 11 de Novembro de 2010, 23:56 pm »
O Volante de motor Bi-massa serve para absorver, pancadas e vibrações devido aumento de potencia dos carros recentes.

As vantagens do Volante de motor BiMassa:

Alto conforto;
Absorção das vibrações;
Eliminação de ruídos;
Conforto ao conduzir em baixas rotações;
Economia de combustível;
Reduz o esforço na cambota e na caixa de velocidades.

Limitação: Aumento da amplitude de ressonância pelo aumento do momento de inércia das massas. Nos volantes bimassas isto é percebido na ignição e no desligar do motor; muito mais do que em um sistema convencional de embraiagem. Além disto, a menor inércia do motor propicia uma maior instabilidade sobre as flutuações da rotação do motor.

A embraiagem funciona de encontro com o volante bimassa.

Offline DiogoIglesias

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Re: Vibração ao Ralenti
« Responder #16 em: 12 de Novembro de 2010, 03:11 am »
Obrigado pelas explicaçoes.

 Em principio vou levar a Megane á Renault para ver o que eles dizem.

Offline heber_3666

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Re: Vibração ao Ralenti
« Responder #17 em: 12 de Novembro de 2010, 04:49 am »
depois diz alguma coisa aqui no topico porque tambem fiquei curioso

cumprimentos e boa sorte

Offline Markx

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Re: Vibração ao Ralenti
« Responder #18 em: 12 de Novembro de 2010, 18:50 pm »
Esperemos que seja apenas um apoio porque o volante bimassa nova ui ui!

Offline el_pibe

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Re: Vibração ao Ralenti
« Responder #19 em: 12 de Novembro de 2010, 18:56 pm »
Já ouvi dizer que ficam algo dispendiosos...
« Última modificação: 20 de Outubro de 2012, 13:40 pm por sls »
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El_Pibe

Offline Markx

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Re: Vibração ao Ralenti
« Responder #20 em: 12 de Novembro de 2010, 19:04 pm »
€700 para cima! Só o volante, fora mao de obra!

Offline DiogoIglesias

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Re: Vibração ao Ralenti
« Responder #21 em: 25 de Maio de 2011, 20:37 pm »
Boas amigos, infelizmente trago más noticias...
Foram hoje verificados os apoios de motor e inclusive substituido um, mas o problema mantém-se.
Só resta uma hipótese já confirmada pelo o mecânico da Renault.
Volante bimassa.
Orçamento com mão de obra: 800€, susceptível de sofrer descontos ainda mas mesmo assim, custa...
A Megane está com 101.000km e o problema já se manifesta pelo menos à 10.000km ficando cada vez pior.
Pensei que estas coisas durassem mais tempo lol

Cumps
« Última modificação: 20 de Outubro de 2012, 13:41 pm por sls »

Offline St3wie

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Re: Vibração ao Ralenti
« Responder #22 em: 26 de Maio de 2011, 14:42 pm »
Boa sorte com a reparação amigo :sad:
Que tudo corra pelo melhor, dentro do possível
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Offline Artur

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Re: Vibração ao Ralenti
« Responder #23 em: 26 de Maio de 2011, 14:57 pm »
e  será que só tem mesmo 100 mil km ?

Offline Caçoilauto

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Re: Vibração ao Ralenti
« Responder #24 em: 26 de Maio de 2011, 15:14 pm »
 Volante bi-massa   
 


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No volante bi-massa, é separada a massa de um volante do motor. Tal como é habitual, uma parte pertence ao momento de inércia de massa do motor. A outra aumenta o momento de inércia da caixa de velocidades.

Sistema de mola/amortecimento

As duas massas estão ligadas através de um sistema especial de mola/amortecimento. Um disco de embraiagem sem amortecedor de torção assume a separação e ligação.

Este é colocado entre a massa secundária e a caixa de velocidades. Desta forma, é possível operar a caixa de velocidades mais facilmente e a sincronização sofre menos desgaste.

Equipamento de amortecimento

Quanto maiores forem os momentos de inércia da massa oscilante, mais forte é o aumento da ressonância e os picos de binário relacionado com este.

No caso do volante de bi-massa, isto seria especialmente perceptível ao ligar e desligar o motor.

Por este motivo, um equipamento de amortecimento adicional impede uma sobrecarga em caso de ressonância.
No funcionamento normal, este equipamento de amortecimento encontra-se desactivado e as oscilações de rotação do motor são filtradas pelo amortecedor de mola.

Isolamento das oscilações

A relação da fricção e da flexibilidade de mola é muito importante para um isolamento optimizado das oscilações.

Quanto mais maleável for a mola, melhor é o isolamento das oscilações. As molas extremamente longas da nova geração de volantes de bi-massa conseguem eliminar, quase na totalidade, os aumentos de ressonância na caixa de velocidades durante a condução diária.
 

Offline missing

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Re: Vibração ao Ralenti
« Responder #25 em: 26 de Maio de 2011, 18:21 pm »
Más noticias realmente.. tou com medo de sofrer do mesmo mal :/

Offline DiogoIglesias

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Re: Vibração ao Ralenti
« Responder #26 em: 26 de Maio de 2011, 19:35 pm »
e  será que só tem mesmo 100 mil km ?

Foi comprada como carro de serviço da Renault. Veio com 40.000km.
Pode não significar muito mas o estado do volante, manete mudanças etc... correspondia a kilometragem, ou seja estava em bom estado.
Livro de revisoes correspondia.
É de 2007, só este ano é que foi ao IPO.
Penso que não fomos aldrabados nos km's.... penso....
« Última modificação: 20 de Outubro de 2012, 13:43 pm por sls »

Offline pedroc2006

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Re: Vibração ao Ralenti
« Responder #27 em: 20 de Outubro de 2012, 12:39 pm »
Ola.

Não sei se fiz bem em mecher neste topico ou devia abrir outro!!!

Tenho uma scenic com um problema muito identico a este, ou seja, apenas quando faço marcha atras a viatura vibra mais que o normal (quando quero estacionar).
Ao usar a caixa para andar para a frente nao tem problema algum, apenas quando se usa a marcha-atras!!!

Alguem me consegue dar a sua opinião?

Obrigado

Offline Sls a GPL

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Re: Vibração ao Ralenti
« Responder #28 em: 20 de Outubro de 2012, 13:30 pm »
Já experimentaste ver em que estado estão os apoios do motor? Com o carro desligado tenta abanar o motor , se notares que ele se mexe demasiado possivelmente são os apoios do motor/caixa de velocidades  gastos.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2012, 13:34 pm por sls »

Offline pedroc2006

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Re: Vibração ao Ralenti
« Responder #29 em: 20 de Outubro de 2012, 15:32 pm »
vou faze-lo e pedir opinião de um tecnico e posteriormente coloco a solução encontrada, pois o meu receio é que seja a embraiagem  :azn:

obrigado desde já