Autor Tópico: Temperatura e luz de STOP  (Lida 10395 vezes)

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Temperatura e luz de STOP
« em: 04 de Setembro de 2017, 11:15 am »
Viva malta,

No sábado à noite, pelas 23h30 ia em modo cruzeiro na A17 (entre os 110 e os 120km/h) quando de repente o motor começa a não ter força e engasgar-se. Acendeu a luz do STOP e a de injecção (julgo eu) e foi quando notei que o ponteiro da temperatura está nos limites.
Não cheguei a tirar foto por isso arranjei esta e editei, o ponteiro da temperatura apontava para onde está a seta, literalmente fora dos limites (tal como quando atestamos o depósito e o ponteiro também está no topo).

A temperatura apresentada não me faz qualquer sentido e parece-me que o problema seja outro, não houve qualquer indicação de temperatura elevada, só quando acendeu o STOP é que vi o ponteiro lá em cima.
As restantes luzes só aparecem quando o motor tentava fazer força, ao ralenti estava a funcionar sem "problema".

O carro irá chegar hoje à oficina mas só amanhã é que podem pegar nele por isso ainda não sei de mais nada.
Alguém sabe o que poderá ter acontecido?
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Re: Temperatura e luz de STOP
« Responder #1 em: 05 de Setembro de 2017, 23:33 pm »
Alguma fuga, que fez ficares sem líquido de refrigeração. É um instantâneo enquanto chega ao máximo. E falo por experiência própria.
Se o motor não agarrou, ficou lá próximo. Se sentes o motor preso quando começa a fazer esforço, por exemplo numa subida, é sinal que sofreu com o aquecimento.
Por outro lado, se fosse só uma avaria elétrica do circuito de refrigeração, por exemplo o sensor avariado, ou com curto circuito, a ventoinha fica sempre a trabalhar e a temperatura no máximo, mesmo com o carro frio. A luz service acesa e a do motor, se não me engano. Não tenho bem a certeza do que fica aceso, se também acende a luz que diz stop ou não.
Se for avaria elétrica não notas diferenças no trabalhar do motor.

Offline TC

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Re: Temperatura e luz de STOP
« Responder #2 em: 06 de Setembro de 2017, 11:06 am »
Ligaram-me agora da oficina. Aparentemente o único problema terá sido o sensor de temperatura que se passou e por isso a temperatura estava lá no infinito e o carro trabalhava bem se não estivesse em esforço (talvez a entrar em modo de segurança).
Temperatura alta por falta de liquido também me parecia estranho porque quando tive a fuga no sistema acabei por andar uns dias sem água  :embarrassed: em dias de calor no meio do transito e sem atingir temperaturas assim elevadas. Ali vinha às 23h30 na AE por isso devia ter-se aguentado bem se tivesse ficado sem água no sistema...
Logo à noite já vou buscar o carro e vejo se volta mais algum sintoma estranho.

Obrigado Tony pelo apoio  :amen:
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Re: Temperatura e luz de STOP
« Responder #3 em: 07 de Setembro de 2017, 00:15 am »
Espero que seja só um susto.
Quando isso aconteceu não verificasse se o radiador tinha líquido no vaso de expansão?
Pela experiência que tenho, confiar nos instrumentos é coisa que não faço. Em caso de dúvida verifico visualmente (níveis por exemplo).
Além disso devias ter verificado se o radiador estava quente ou não, se as tubagens estavam quentes, se havia líquido de refrigeração, etc. Além de ficares com uma percepção mais real do problema.
Como disse, se houve aquecimento notas no comportamento do motor. Se for só elétrico o motor trabalha normalmente. A ventoinha do radiador fica a trabalhar continuamente mesmo com o motor frio.
Se o termostato resolver ficar fechado parece que está tudo em condições, mas depois provoca o aquecimento execessivo do motor.
Quando tiveres o carro contigo, verifica o comportamento do motor, principalmente em subidas, se perde força e se a temperatura sobe acima do que seria normal.

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Re: Temperatura e luz de STOP
« Responder #4 em: 07 de Setembro de 2017, 14:33 pm »
Ontem já fui buscar a minha menina. Aparentemente tudo normal, temperaturas normais e nenhum sintoma estranho. Foi substituído o sensor de temperatura, tal como tinha indicado.
Quando parei estava demasiado escuro e a lanterna do telemóvel não era suficiente para conseguir perceber se os níveis estavam certos ou não (o depósito está um pouco escuro). O motor e respectivas tubagens estavam quentes, mas não "senti" que estivessem demasiado.
A ventoinha assim que punha a chave começava a trabalhar (como seria de esperar), o motor funcionava sem problemas ao ralenti, mas assim que começava em esforço, lá acendiam as luzes.

Aparentemente ficou tudo certo mas mesmo assim vou ver nos próximos dias se mais alguma coisa aparece, mantendo sempre olho nos níveis.

Obrigado mais uma vez pela tua ajuda Tony
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