Boa Noite Tó Lopes
Estive a ler a tua resposta ao meu pedido de ajuda, e agradeço a tua opinião.
Eu gostava de poder fazer isso, mas não tenho as ferramentas necessárias nem um espaço para estar à vontade a mexer no popó.
Assim, fui ao mecânico (outro que não o que me disse ser normal o ruÃdo na correia) por causa destes barulhos todos e o resultado foi o seguinte:
1 - Acerca dos travões, vão ser mexidos antes da inspecção e o ruÃdo provém das molas que seguram as maxilas (nas rodas traseiras) no sÃtio. Tão já velhotas. No entanto, como o mecânico comprovou, não está em risco a segurança (espero eu!).
2 - Acerca do ruÃdo na correia e na troca de marcha, o ruÃdos provinham do facto de a corrreia instalada (e a penúltima e a antepenúltima...) não serem exactamente a especificada para o carro. Ainda, e depois de falarmos e de eu pesquisar sobre o assunto, trocamos a polie do alternador (maciça), por uma polie, dita de roda livre. Este tipo de polie é bastante vantajosa para o funcionamento do motor e pode-se encontrar bastante informação na net. Este concerto ficou em 53 euros a polie, 14 euros a correia e 52 euros a mão de obra, já que foi necessário retirar a óptica e mais algumas peças para poder mexer no alternador, o que levou algum tempo. Fica ainda a faltar mudar, no futuro e quando me apetecer gastar mais uns 100 euros, a polie da cambota, que por possuir amortecimento (um anel em borracha) já não está a 100%, mas também não está a provocar um irregular movimento da correia (também os 140000 kms já vão pesando).
Optei por só escrever agora, porque primeiro quis ver se realmente o ruÃdo com o motor frio (de manhã) tinha desaparecido, o que pude confirmar.
Cumprimentos e Obrigado