Autor Tópico: Clio 1.9D - Ruídos na Correia e nos Travões  (Lida 4172 vezes)

Offline KBA

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Faro
  • Garagem : 1.9D Comercial
Clio 1.9D - Ruídos na Correia e nos Travões
« em: 16 de Abril de 2012, 13:01 pm »
Bom dia

Já andei a ler sobre ruídos semelhantes aos do meu carro, mas o melhor é tentar explicar os do meu para que alguém me diga o que pode ser.

Acerca da correia de acessórios, como já li, até parece ser um problema comum nestes carros. Após uma revisão profunda (+/-700euros), assim que o comprei (já usado), foram todas as correias substituídas e mais algumas coisas no motor. Ficou tudo bem. Quando chegou o tempo húmido, começou a fazer algum barulho na correia de acessórios enquanto frio. Com o tempo, começou a durar mais esse barulho, até que resolvi ir ao mecânico, que me disse para mudar a correia (+/- 20 euros). A situação resolveu-se apenas por alguns dias (nem um mês). Depois começou a fazer aquele ruído a frio outra vez. Esse problema não pode ser da correia, mas sim de outra coisa qualquer que a estraga. E agora surge ainda outro ruído que é assim como que um assobio muito leve quando acabo de engrenar uma nova mudança (quando o motor faz aquele solavancozito de deixar o pedal da embraiagem, faz tb um assobio que acompanha esse solavanco. Se der dois solavancos, faz dois assobios...). O que acham que pode ser?

O outro ruído é quando deixo o pedal dos travões. Faz um ruído tipo uma mola ferrugenta que me parece vir dos tambores. Mas trava bem... o que pode ser também este ruído?

Obrigado

Offline Tó Lopes

• Qe soudades do meu clio!
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Picha
  • toujour a bombeer
  • Garagem : Saframo 2.1 TD Alissé
Re: Clio 1.9D - Ruídos na Correia e nos Travões
« Responder #1 em: 16 de Abril de 2012, 14:40 pm »
boas KAB

li o teu trópico e axo quisso nao deve serr nem mais nem menos que as patilhas com calos, é do poprio materrial delas na certa.

uma vez tabem me aconteceu depois dum rali cá na terra, querr disser nao foi benm um ralli foi mais umas voltas ca com os putos da terra, a faser umas piroletas a volta da igrreja e a acapar no cafe central a buber umas cocacolas.

poiz e os tavoes ficarram a chiar como caneco, mas eu e o meu cotta tirramos as patilhas e limamolas- as com uma pedra pomos e sabao azul e banco, só te digo ficarram um mimo de macias.

exsprimenta e depois disnos se nao ficazte satisfeito. melhor faz um DYW para a malta ver. :grin:

Offline KBA

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Faro
  • Garagem : 1.9D Comercial
« Responder #2 em: 25 de Abril de 2012, 02:09 am »
Boa Noite Tó Lopes

Estive a ler a tua resposta ao meu pedido de ajuda, e agradeço a tua opinião.
Eu gostava de poder fazer isso, mas não tenho as ferramentas necessárias nem um espaço para estar à vontade a mexer no popó.
Assim, fui ao mecânico (outro que não o que me disse ser normal o ruído na correia) por causa destes barulhos todos e o resultado foi o seguinte:
1 - Acerca dos travões, vão ser mexidos antes da inspecção e o ruído provém das molas que seguram as maxilas (nas rodas traseiras) no sítio. Tão já velhotas. No entanto, como o mecânico comprovou, não está em risco a segurança (espero eu!).
2 - Acerca do ruído na correia e na troca de marcha, o ruídos provinham do facto de a corrreia instalada (e a penúltima e a antepenúltima...) não serem exactamente a especificada para o carro. Ainda, e depois de falarmos e de eu pesquisar sobre o assunto, trocamos a polie do alternador (maciça), por uma polie, dita de roda livre. Este tipo de polie é bastante vantajosa para o funcionamento do motor e pode-se encontrar bastante informação na net. Este concerto ficou em 53 euros a polie, 14 euros a correia e 52 euros a mão de obra, já que foi necessário retirar a óptica e mais algumas peças para poder mexer no alternador, o que levou algum tempo. Fica ainda a faltar mudar, no futuro e quando me apetecer gastar mais uns 100 euros, a polie da cambota, que por possuir amortecimento (um anel em borracha) já não está a 100%, mas também não está a provocar um irregular movimento da correia (também os 140000 kms já vão pesando).

Optei por só escrever agora, porque primeiro quis ver se realmente o ruído com o motor frio (de manhã) tinha desaparecido, o que pude confirmar.

Cumprimentos e Obrigado

Offline Lutricio

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Norte
  • Garagem : Casa
« Responder #3 em: 25 de Abril de 2012, 19:42 pm »
Só te quero dizer que as cintas podem estar boas mas o barulho está entre as cintas e o prato que as segura, se deitares massa entre as cintas e a sua fixação o barulho passa. Quanto a correia o barulho vai sempre fazer e só  passa quando mudares a poli da cambota, que é o único problema do barulho.