Autor Tópico: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem  (Lida 13126 vezes)

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
« Responder #30 em: 06 de Julho de 2016, 10:46 am »
Meus amigos, todos nós acabamos por saber a legislação... e o que diz é para ser cumprida.

Mas sejamos honestos... os mínimos na pratica não servem para nada.

Ou seja sempre que é necessário sinalizar o veiculo é porque as condições de visibilidade são reduzidas e como tal se sobre põe também a utilização dos médios (denominados no código como luzes de cruzamento).

E como toda gente sabe, seja a que distancia for, quando os médios estão ligados estes abafam por completo os mínimos.

Ou seja no NORMAL utilização do veiculo, os mínimos nem sequer cumprem a sua função.

Mais ainda se o veiculo estiver estacionado na estrada à noite, este ou está a fazê-lo na berma e como tal a luzes de mínimos não servem de nada pois um carro que vem de frente não vai colidir com um veiculo que está na berma do outro lado. Ou basta o veiculo estar parcialmente na via para obrigar a ter as luzes de emergência (4 piscas) ligadas para o sinalizar.

Conclusão: Sejamos realistas, os mínimos só servem para delimitar o veiculo em caso de uma lâmpada de médio (luz de cruzamento) estar fundida. De resto não servem para nada.


Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: chumbo na IPO em megane GT line 2012 com as luzes de origem
« Responder #31 em: 06 de Julho de 2016, 12:03 pm »
Boas

A questão é que se olharmos para a essência do que diz a disposição legal que é qualquer coisa deste tipo, não a tenho de cor, os carros são obrigados a ter luzes de presença atrás e à frente, sendo que à frente assumem a denominação de mínimos.

Claro que se tenho uma lâmpada de 55W junta a uma de 5W, opá, acendo a de 55W e o trabalho está feito, afinal o grande "leva" o grande e leva o pequeno e nem a bem da verdade estabelecem a real delimitação do veículo, todos conhecemos aqueles volvo que além dos mínimos têm aquelas luzinhas laranjas que acendem com os mínimos, penso até que a UE quando estabeleceu a obrigação de luzes diurnas (que na prática fazem o mesmo que os mínimos sinalizam) pensou nesta solução utilizada pela volvo mas optou por outra e quanto a mim bem senão, a meu ver, os carros seriam assim tipo camião com luzes de lado e se calhar até por cima, carrinho de feira.

A ideia que eu tenho, eu renaults não conheço muito, na verdade, o meu 1º carro foi um renault e tenho agora desde abril o meu 2º de resto tenho andado com outras marcas e em muitos carros, é que os carros ( eu até desforrei uns "quantos") é que trazem variada cabelagem que não está ligada; este meu captur por exemplo não traz a cabelagem para tweeters mas traz para alarme e tenho no vão do motor mais 3 fichas (até agora) no ar, de algo serão, do quê, não sei!

Mas pronto e efetivamente já o tema descambou e o user já resolveu o problema que só podia ser resolvido assim onde já se viu chumbar um carro só porque tem as coisas... como saíram de fábrica.

Eu pessoalmente até concordo com a essência das IPO, sendo feitas em condições, em prol do que está escrito trazem segurança aos utentes das estradas e até acho que os vulgares "mata velhos", carros sem carta de condução e motorizadas deviam ter, tudo o que circula na estrada devia ser obrigado a IPO, feitas em condições, em prol da segurança e não para "sacar dinheiro" que é aquilo que "se vê", aacho que há centros IPO que são sérios.

E calroq ue isto passa por profissionais competentes coisa que neste caso não se viu, a meu ver.

Cumprimentos