Autor Tópico: Clio 3 TCE - Óleo a desaparecer...rápidamente  (Lida 2393 vezes)

Offline RAMMSTEINER

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Clio 3 TCE - Óleo a desaparecer...rápidamente
« em: 01 de Dezembro de 2016, 21:27 pm »
Boas

Eu tenho aqui uma desconfiança em relação a este problema mas gostava de ter mais umas opiniões.

O meu Clio 3 TCE de 2007 perdeu cerca de meia vareta de óleo em 2000km, ele já tinha dado uns avisos mas um consumo destes é inédito.
Hoje pus-me a pesquisar um pouquinho, andei debaixo do carro a ver se havia fugas, retirei o resguardo e nada, tudo sequinho.
Da parte de cima idem aspas nem sinal de óleo.

Tirei o tubo que vai do filtro de ar para o turbo e apenas havia uma pequena humidade de óleo, residual mesmo.

Tirei as velas e verifiquei que têm todas um aspecto normal, sem indícios de queima de óleo apenas aquela fuligem cinzenta nos pólos e uma fuligem um pouco mais escura na base mas nada que indique estar a queimar óleo.

Por fim fui ver o escape e notei que a fuligem vinha um pouco húmida... e quanto mais para o interior do escape mais húmida ela era. Pedi que dessem umas acelaradelas enquanto via o escape e não deita qualquer cheiro ou fuma mas... "cospe" oleo com fuligem. O chão por baixo da saída do escape ficou todo salpicado e nota-se bem no chão as pingas de fuligem rodeadas por uma maior de óleo com um aspecto quase saído do bidon.

Isto só pode querer dizer que tenho um problema no turbo na turbina dos gases de escape certo? Alguma ideia do que poderá ser?

Cumprimentos

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Re: Clio 3 TCE - Óleo a desaparecer...rápidamente
« Responder #1 em: 02 de Dezembro de 2016, 01:55 am »
Folga no eixo e por isso perde óleo por ai. Solução, reparar o turbo, o quanto antes.

Offline rodrigopt

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Re: Clio 3 TCE - Óleo a desaparecer...rápidamente
« Responder #2 em: 02 de Dezembro de 2016, 07:03 am »
Se for só turbo e não forem os segmentos a começar a dar passagem estás com sorte....  :lipsrsealed:
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Offline Sls a GPL

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Re: Clio 3 TCE - Óleo a desaparecer...rápidamente
« Responder #3 em: 02 de Dezembro de 2016, 13:11 pm »
Rodrigo, é mais provável ser do turbo, se não havia queima de óleo dentro dos cilindro no caso dos segmentos, e por isso, fumo e cheiro a óleo queimado.

Offline RAMMSTEINER

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Re: Clio 3 TCE - Óleo a desaparecer...rápidamente
« Responder #4 em: 03 de Dezembro de 2016, 15:16 pm »
Obrigado pelas dicas!

Não há mesmo sinal nenhum que o óleo está a ser queimado... daí também ter pensado logo no turbo.

Poderá estar a acontecer algo deste género?

OIL AT THE TURBINE OUTLET

Problems with the oil drain system can cause leaks to turbochargers as well. The majority of turbocharger oil leaks are recognized at the turbine (exhaust) outlet. This is because you will get an indication of oil coming out the tailpipe or leaking out the parting lines of the center housing and turbine housing. If the center housing does not drain back to the sump properly, the level of oil in the bearing housing will exceed the height of the seals and leak. Check the following conditions and correct them to eliminate the problem. Make certain that the turbo oil drain port is pointing down at no more than a 35 degree swing on either side of a vertical center-line. On gravity drain systems (no scavenge pump) ensure the drain lines slope downward with no kinks or bends to gather oil and create a blockage.
Finally, check the condition of the drain lines. Those made from a rubber-lined fabric covered hose may not cause any problems at all after running several years in one position. Even though the exterior of the hose looks fine, the rubber interior lining has become brittle. When replacing the turbocharger at any time, it is very possible that such a drain line could be disturbed and bent, causing pieces of the brittle rubber to break off inside the drain line and partially obstruct the flow of oil. To prevent this from happening, always inspect the drain line when the turbo-charger has been removed.
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