Autor Tópico: Motor não arranca  (Lida 24769 vezes)

Offline Nuno Barreiros

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Re: Motor não arranca
« Responder #30 em: 17 de Março de 2011, 19:58 pm »
Então um óleo 10W40 da marca "x", pode ter propriedades diferentes do 10W40 da marca "y"?

Offline Artur

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Re: Motor não arranca
« Responder #31 em: 17 de Março de 2011, 19:59 pm »
sim , pode não cumprir as normas para uma marca e cumprir para outra

Offline Nuno Barreiros

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Re: Motor não arranca
« Responder #32 em: 17 de Março de 2011, 20:05 pm »
Estará disponível uma lista de marcas e referências recomendadas para os Renault? Sempre vi etiquetas ELF após as manutenções. Será que só esta marca cumpre os requisitos?

Offline Artur

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Re: Motor não arranca
« Responder #33 em: 17 de Março de 2011, 20:07 pm »
há mais , mas a renault tem uma parceria com a elf e recomenda elf , apesar de haver mais marcas a cumprir

Offline Nuno Barreiros

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Re: Motor não arranca
« Responder #34 em: 17 de Março de 2011, 20:21 pm »
Já agora, os aditivos à venda no comércio em geral, para limpar injectores e outras partes mecânicas, funcionam, ou os aditivos do combustível são suficientes? Já ouvi falar também de aditivos cerâmicos para o óleo. Estes produtos funcionam? É recomendável o seu uso?

Offline Artur

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Re: Motor não arranca
« Responder #35 em: 17 de Março de 2011, 20:40 pm »
opinião pessoal , revisões a tempo e horas , com material correcto e bem feitas , não é necessario aditivos . O unico aditivo que já usei foi o que o caçoila referiu , que a renault tem para desobstruir e ajudar a limpar o motor nesses casos que te aconteceu . De resto , aditivos disto e daquilo , não uso , nunca usei , nem tenciono usar , pois a maior parte deles só atrasa o problema que depois se torna maior 

Offline nelsonjrgomes

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Re: Motor não arranca
« Responder #36 em: 17 de Março de 2011, 22:32 pm »
Eu compreendo a ideia que me queres transmitir. Mas presumivelmente, o depósito do óleo no mínimo, terá por obrigação conter produto suficiente para efectuar uma lubrificação correcta. Mínimo e máximo. Se não for assim, no meu entender, o motor não está bem idealizado.

Já agora, qual a diferença entre 5W40, 10W40 e 5W30? O que representa o "10" e "40" ou "30"?


Essa informação já circula aqui pelo site, mas aqui vai:
10w40 - 10 é o indice de viscosidade a frio, 40 a quente. Basicamente, quanto menor for o índice de viscosidade a frio, melhor flui o óleo a baixas temperaturas. 
Os antigos óleos minerais multigraduados tinham (tipicamente) viscosidades 15w40. Os semisintéticos como o que, pelos vistos, tem vindo a ser utilizado na tua carrinha tem um índice de viscosidade a frio 10, enquanto os sintéticos têm viscosidade 5w40 (obviamente existem outros, como o 5w30 para carros com filtro de partículas, já não esquecendo 0w40 e muitos afins). Basicamente, um óleo 100% sintético garante uma melhor proteção logo no arranque, diminui o atrito e garante uma melhor limpeza do interior do motor, com a redução dos depósitos de carvão no interior.

Para não me alongar muito, vê este pdf do site da Renault no Reino Unido
http://www.renault.co.uk/Resources/PDF/Consumer_Leaflet.pdf

A Renault já tem normas próprias para os óleos que devem ser utilizados. No caso do teu carro (como basicamente todos os motores dci sem filtro de partículas) o óleo deverá cumprir a norma RN0710 (Renault Teste "1" + ACEA A3/B4, com viscosidades 0w40 ou 5w40). Exemplos de óleos que já vêm homologados para estas normas são o Shell Helix Diesel Ultra 5w40 (o que tem alimentado a minha Laguna 1.9 dci depois do turbo e motor partido, que se encontra relativamente barato na Norauto e afins, 30€ por 4 litros) ou um Castrol (não te sei dizer ao certo a referência, mas é também um 5w40 específico para Diesel que se pode encontrar nos hipermercados) - para não falar no Elf Evolution SXR 5w40 que geralmente põem nos concessionários, e que custa os olhos da cara...
Claro que também poderão existir outros óleos de qualidade ainda sem homologação específica - acredito que tenha que existir pagamento de royalties por parte do fabricante do óleo para a marca testar o óleo. Por exemplo, nenhum dos óleos da BP (pelo menos até há uns meses) tinha a homologação. De qualquer forma, um óleo 5w40 ou 0w40 sintético com a norma ACEA A3/B4 deve ser uma boa escolha (e pela diferença de preços para o Shell, por exemplo, não vale a pena andar a comprar óleos da marca Continente e afins...)

Tal como o Artur referiu, mudanças com bom óleo e realizadas a tempo e horas fazem maravilhas pela saúde do carro. Nos primeiros tempos em que a Renault lançou os dci com common rail (como o 1.9 dci) vinha uma informação que posteriormente foi revista, que poderia levar óleo 10w40 para interlavos de manutenção de 30.000 km. Poderá ter sido esse o motivo por tantos turbos partidos e motores à viola (o meu caso foi um deles).  Tal como referiste anteriormente, encurta os intervalos de mudança de óleo (pessoalmente faço-os a cada 10.000 km, mas a minha carrinha faz muita cidade) no futuro.

Que tudo acabe por correr pelo melhor!
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline Nuno Barreiros

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Re: Motor não arranca
« Responder #37 em: 18 de Março de 2011, 19:26 pm »
Obrigado pela informação. No entanto, uma dúvida persiste. Porquê a Renault escolhe o 10W40, se um 5W40 ou 0W40 é melhor? Não seria do interesse deles que o melhor óleo seja utilizado nos seus motores?

Offline Artur

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Re: Motor não arranca
« Responder #38 em: 18 de Março de 2011, 20:01 pm »
isso será uma duvida que terás de colocar aos engenheiros da renault ...
tanto dá um como outro , a escolha cabe ao cliente

Offline Nuno Barreiros

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Re: Motor não arranca
« Responder #39 em: 04 de Abril de 2011, 19:51 pm »
Finalmente tenho o carro pronto. De uma forma resumida foram substituídos: Cambota, bomba de óleo, turbo, segmentos, correia de distribuição e embraiagem. Mais uma data de tubos, parafusos, juntas, bronzes, molas etc. São três folhas detalhadas de peças.

Colocaram o óleo Elf Evolution SXR5W40. Disseram que podia andar sem limitações e para daqui a 2.000 km ir lá fazer uma verificação. Recomendaram a troca de óleo de 10.000 em 10.000 Km.

A Renault comparticipou a reparação em 70%.

Offline Artur

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Re: Motor não arranca
« Responder #40 em: 04 de Abril de 2011, 19:54 pm »
agora convem fazer uma pequena rodagem e ir verificando os niveis