Boas...
Ontem troquei o oleo ao megane... anteriormente havia posto Elf turbodiesel 10w40... Mas ontem Meti Elf Exelium 5w40.
O carro esta com 180.000, esta ligeiramente reprogramado e ontem fui dar uma volta para ver se tava tudo bem (pois tambem mudei a barra de direcção), e o carro esta um pouco estranho...
Sintomas
Em 5ª a fundo, hesita algures nos 140/150, e depois parece que ganha o folego novamente e prossegue bem. Ele nao perde potencia nem se engasga, mas noto que fica ali a moer e depois parece que acaba de "fazer calculos" e prossegue bem.

(isto acompanhado com o erro verificar injeccao e luz service acesa... que mais tarde apagou se sozinha)
Numa das vezes em que parei num semaforo, qd carrego na embraiagem para parar num sinal vermelho para o desengatar, ele ficou me acelarar sozinho!!
ficou algures nas 4500 rpm a oscilar entre as 3000 e as 4500 e estava me a preparar para fazer o procedimento de "mandar" o carro abaixo com a caixa nao fosse ele estar a desalvorar... e derrepente... estabiliza e fica tudo normal, ralenti...tudo normal!
Alem do mais, o carro teve parado 3 semanas, efectuei a troca da barra de direcao, oleo e filtro, e apresentou me estes sintoms todos.
Sera que o oleo por ser demasiado fino para os 180.000 km's que ele tem, ele esta-se a passar e está a queimá-lo ? e por isso e que ele se acelarou ?
Sera que o facto de ele nao progredir bem em 5ª tem a ver com o oleo ?
Devo tirar este oleo e voltar ao 10w40 ???

(a juntar a isto, estou com o rolamento de encosto nas coves... parece que ando de avioneta

)