Autor Tópico: Aplicar turbo em Renault Clio 1.9D  (Lida 20757 vezes)

Offline Jesse

• 1.0 SCe
  • *
Aplicar turbo em Renault Clio 1.9D
« em: 21 de Junho de 2012, 22:27 pm »
Boas,
Tenho um Renault Clio 1.9D de 99, e estou a considerar a hipotese de aplicar um turbo.
Gostava de saber quais as vossas opiniões sobre isso, e se o turbo do motor 1.9 Dti dá para instalar lá relativamente facil.

PS: Utilizei a pesquisa, mas não encontrei nada, se já houver algum tópico aberto sobre este assunto as minhas desculpas.

Cumps

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
Re: Aplicar turbo em Renault Clio 1.9D
« Responder #1 em: 21 de Junho de 2012, 23:26 pm »
Isso vai dar mau resultado, o motor nao esta preparado para as pressoes do turbo... vai durar pouco!
O melhor é meteres o motor completo dti!
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Renault Laguna 1.9dci com açucar e Clio 1.9dti
« Responder #2 em: 21 de Junho de 2012, 23:40 pm »
pesquisei essa mod durante uns 4 anos...também para um clio 1.9D de 99, acabei por colocar o motor, caixa do DTI, até hoje não me arrependo...e já lá anda á uns 6 anos!!
Renault...o disign deixa-as a babar da junta

Offline Jesse

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 21 de Junho de 2012, 23:51 pm »
Também já pensei na opção de meter o motor 1.9 DTi, mas como sou de São Jorge, Açores, torna-se bastante mais difícil. Pois o mais barato era comprar um motor no continente, e corro sempre os riscos de comprar um motor sem saber bem ao certo o seu estado, para além de tornar-se dispendioso o transporte, etc...

Eu sei que muitos user's são contra a aplicação de turbos em motores atmosféricos, na minha opinião desde que o trabalho seja bem executado, que haja o mínimo de cuidados com o carro e que não se exagere na pressão, não há problema.
Conheço vários carros em que foi feita esta modificação e que se estão a portar bem.

Além do mais, a minha ideia era aplicar o turbo, e por a pressão máxima por volta de 0,75 bar para não forçar muito e dar uma "ajudinha" ao motor.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #4 em: 22 de Junho de 2012, 02:50 am »
em qualquer lado que compres o motor, não vais saber o estado, só depois de o montar .
o transporte é dispendioso ? tudo na vida o é , se queres fazer tens de gastar .
Aqui ninguem é contra colocar um turbo, o que te disseram e bem é que o motor não está preparado para isso internamente e vai se deitar num instante mesmo com baixas pressões , mas se queres poupar de um lado , vais ter mau resultado por outro e depois gastas o dobro do dinheiro .

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #5 em: 22 de Junho de 2012, 08:35 am »
Já te disseram tudo rapaz. Podes meter o turbo mas para isso é obrigatório mudar os componentes internos e mesmo o bloco não sei se aguenta. Ora esta operação torna-se dispendiosa. Faz as contas para as duas coisas e analisa prós e contras para chegares a uma conclusão. De qualquer modo, se fores para turbo e fizeres como manda a lei, apoio-te a 100%.

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #6 em: 22 de Junho de 2012, 09:58 am »
Ora bem Já foram dadas algumas opiniões mas mesmo assim deixa-me aqui corrigir algumas e acrescentar algumas dicas :

Fala-se no 1.9 dti, pelo que alerto que o dti não é igual, tendo em conta o colector de escape não dar na cabeça do 1.9d. Além de que para o dti será sempre necessária a obtenção de centralina ( para controle da Bomba injectora e seu módulo)

Eu percebi o que o user pretende, trata-se de no motor 1.9 d colocar o componente "turbo"

Pois é provavelmente não dará face ao bloco. O bloco terá que ter o "orifício rasgado" para ser colocado o tubo de descarga de óleo do turbo, ( ver índice de motor) os índices que conheço com tal componente são : (F8Q) 610, 740 e 768.

Quanto ao tubo de alimentação de óleo ao turbo, proveniente da bomba de óleo por norma nos blocos do 1.9 d já vêm com aquilo que na gíria chamamos de "tampão", e fica colado á tampa da distribuição no lado do colector.

Alerto tb que para tal alteração é sempre necessário substituir o colector de admissão pois o mesmo além de ser mais curto já se encontra com as saídas necessárias para vácuo à solenoide de controlo do turbo.

Quanto às molas das válvulas as mesmas são reforçadas de forma a exercerem maior compressão, por outro lado as touches e suas pastilhas, além de serem feitas com um poder de segmentação maior, têm uma espessura bastante inferior face às aplicadas no 1.9 d.

Posto isto acho que deves ponderar bem sobre essa alteração toda ou optares por uma alternativa diferente:

- Comprar um motor completo F8Q 610, 740 ou 768 ( aplicado nos R19 TD), este com bomba manual.
- Caso queiras apenas uns póneis a mais ( esta sim uma alteração mais económica) colocar uma bomba injectora Bosch e ai sim consegues dar mais débito.
São alterações que não ficam baratas é certo mas tb hoje em dia o que é que é barato.

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Renault Laguna 1.9dci com açucar e Clio 1.9dti
« Responder #7 em: 22 de Junho de 2012, 10:57 am »
Como disse, no meu caso coloquei o motor completo com caixa do dti, tenho visto na net por vezes motores dti por cerca de 700€, na minha altura dei bem mais, é uma questão de teres algum familiar/amigo que te possa ver os motores por cá (continente) e veres o valor do transporte. Além disso é necessaria a cablagem e algumas coisas mais, na altura eu arranjei um carro completo.
Quanto ao td como te disse o caçoilauto, também vi esse na altura, tem 90 ou 92cv no negane, não sei se é o mesmo que no 19, contra os 80 do dti no caso do clio e 105 no caso de ser no megane. No td apenas consegues mexer na mecanica, já no dti consegues mexer na mecanica e na centralina.
No meu, com o dti proveniente de um clio igual, foi tirar um e meter o outro, foi cerca de 1 dia e meio, desmontar o meu, desmontar o outro, coloca-lo no sitio sem muitas pressas e sair da oficina a andar. Até hoje foi das melhores coisas que fiz, sendo um motor muito fiavel.
Renault...o disign deixa-as a babar da junta

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #8 em: 22 de Junho de 2012, 22:43 pm »
- Caso queiras apenas uns póneis a mais ( esta sim uma alteração mais económica) colocar uma bomba injectora Bosch e ai sim consegues dar mais débito.
São alterações que não ficam baratas é certo mas tb hoje em dia o que é que é barato.

Esta confirmo eu e o caçoila sabe do que está a falar... No meu 1.9D tava com um motor que tinha montada a bomba Lucas e há uns 2 meses foi necessário mudar de motor, colocou-se um com a bomba bosch... o andamento é completamente diferente e tem mesmo outra alma.

Ainda... caso pensasse em fazer um TD eu compraria o motor, nunca fazia alteração. :)

Offline Cfilipemartins

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Oiã
  • Garagem : Clio 2 1.9d Comercial 2000
« Responder #9 em: 31 de Agosto de 2015, 22:25 pm »
Eu tenho um renault clio 1.9 Comercial de 2000 , e também já pensei nisso , e já vi que tem consequências, é possivel que trocando as peças certas o motor aguente bem o turbo ?
Os melhores cumprimentos , Carlos.

Xmarine

• Visitante
« Responder #10 em: 31 de Agosto de 2015, 23:19 pm »
Aguenta até partir...

Sent from my french rubbish car with a Beneton suspension