Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
21 de Outubro de 2025, 22:55 pm
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Electrónica / Electricidade
»
Clio 1.9 AC Não faz Frio
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas:
1
[
2
]
3
4
...
7
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Clio 1.9 AC Não faz Frio (Lida 35248 vezes)
maddmaxx
1.0 SCe
Localidade: Gondomar
Re: Clio 1.9 AC Não faz Frio
«
Responder #15 em:
12 de Julho de 2012, 14:28 pm »
Passados estes dias todos, volto à carga com este assunto.
Dado que quando fui buscar o carro pela 3ª e na viagem de regresso após algum tempo ele começou a fazer frio, pensei que o meu problema estava resolvido, mas enganei-me.
Eu como o carro ainda não está com este problema resolvido tenho evitado andar com ele, é panca minha, mas eu só quero andar com ele quando estiver tudo direitinho.
Peguei nele após a suporta reparação e a porra do ar estava da mesmÃsima maneira, ou seja não faz frio.
Relembro o sintoma que é o facto de que quando o AC é ligado a ventoinha começa a funcionar e instantaneamente os tubos do sistema ficam gelados e dentro do carro sente-se a começar a fazer frio, mas passados uns 5 ou 10segundos sente-se os tubos a voltarem à temperatura ambiente e o compressor desatraca e a ventoinha para, ou seja o sistema desliga.
Expus novamente o problema ao stand, pois da ultima vez disseram-me que o carro não tem problema nenhum e está impecável, mas medindo à minha frente obteve uns 17º a sair das condutas, e isto num dia normal, ou seja num dia de calor deve sair bem quentinho, e ontem ligaram-me para deixar lá o carro novamente, embora eu tenha dito que não tinha confiança em lá ir, pois se me disseram que o carro não tem problemas e é mesmo assim, como iriam resolver um problema que não existe? De qualquer forma o homem garantiu-me que desta o problema (que antes supostamente não havia) iria ficar resolvido, pois ele era competente para tal, inclusive esteve a falar com um amigo que trabalha apenas nessa área e que o aconselhou a sacar o sistema todo fora (tubagens e radiadores, embora o radiador do AC que penso chamar-se condensador é novÃssimo tem uns 200 ou 300km ainda), e lavar os tubos, pois que lhe disseram que poderá ser lixo a bloquear o sistema e que quando o AC liga, ganha gelo, e entope o sistema o que origina a que o sistema leia que a temperatura está baixa e desligue (como normalmente faz, mas dado o facto de estar presumivelmente entupido acontece logo após uns 10segundos) embora depois o mesmo dificilmente torna a ligar.
Bem, pediu-me 4 dias para fazer esse serviço, que segundo ele é todo à frente, pois perguntei se ia desmontar o tablier e disse que não.
Este relatório todo para perguntar: O que é que poderá estar a causar esta situação? Compressor? A informação que lhe deram é que o compressor atraca 1x quer dizer que o problema não é dele. Eu se encostar o ouvido a ele, mesmo estar desligado, sinto uma espécie de rolamento gripado, mas não sei se terá algo a ver.
Gostava de ter uma ideia do que poderá ser.
Outro problema que o carro tem é que o botão de reciclagem do ar quando pressionado, liga a luz e na frente oiço um estalinho, (sinto que um motor funciona, mas trabalha em seco) e ele já abriu a tampa e diz que era a comporta partida ou desencaixada, e teria que se desmontar tudo para reparar. Pergunto, uma vez que ele agora vai sacar tudo fora, o processo dessa reparação torna-se possÃvel, é um problema comum? A reparação é fácil? Alguém pode informar como é essa comporta? alguém tem fotos disso?
Desde já agradeço as dicas que me possam dar.
Obrigado
Registado
maddmaxx
1.0 SCe
«
Responder #16 em:
18 de Julho de 2012, 07:52 am »
Boas!
Relativamente ao problema do AC, informo que o carro já foi para a oficina, não sei qual será a solução, mas o homem disse-me que ia desmontar todo o sistema de AC e limpar as tubagens e tornar a instalar tudo.
Gostava de saber se é possÃvel entrar lixo para dentro das tubagens, sempre tive carros com AC e nunca tive problema semelhante, mas o maior receio é que vá lá buscar a lata e ela venha igual, e como a oficina ainda é longe o transtorno é bem grande, para não falar dos dias que fico sem carro.
Relativamente ao problema da comporta da reciclagem do ar, pelo visto, o motor queimou e a Renault demora 5dias úteis a entregar um novo motor, e essa situação irá ser resolvida também uma vez que está tudo desmontado, o que para mim é ótimo.
Só na próxima semana é que tenho o carro e já o deixei lá no domingo, pois a entrega do motor vai atrasar tudo.
De qualquer forma apenas queria deixar aqui o andamento das coisas, pois num futuro nunca se sabe se este episódio vai ser útil a alguém.
Quando levantar o carro deixo aqui o feedback, pois se for mesmo o tal lixo das condutas como referi pode vir a ser útil a informação.
Alguma dica que queiram deixar estou recetivo.
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
«
Responder #17 em:
18 de Julho de 2012, 15:06 pm »
há sempre impurezas no circuito, se não estou em erro o circuito até tem um filtro.
Registado
maddmaxx
1.0 SCe
«
Responder #18 em:
18 de Julho de 2012, 15:19 pm »
Desconhecia por completo.
Pensei que como é algo que me parece estar "selado" que só é possÃvel o acesso ao interior ao gás quando é carregado, nunca imaginei que fosse possÃvel isso.
Mas as impurezas são trazidas pelo gás? Pois não estou a ver outra possibilidade.
Obrigado pela resposta
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #19 em:
18 de Julho de 2012, 15:37 pm »
e pelo desgaste dos materiais.
Registado
maddmaxx
1.0 SCe
«
Responder #20 em:
18 de Julho de 2012, 15:39 pm »
Epá agora que falas nisso, faz todo o sentido.
Nunca tinha pensado em algo assim.
Mas convenhamos que tinha que haver um desgaste grande para aquilo conseguir entupir os tubos.
Vamos ver é se fica resolvido.
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #21 em:
18 de Julho de 2012, 16:21 pm »
por acaso não percebo lá muito do ac, mas vamos supor que o circuito já tenha tido uma fuga , é o mais que suficiente para depois entrar impurezas para o sistema, por exemplo. ou o desgaste das peças que fazem o gás circular, ou até mesmo a degradação natural da passagem do gás pelas tubagens.
Quanto ao filtro, julgava que tinha, filtro com a capacidade para reter as impurezas, mas estive a ver e não vi nada com esse "nome", tem um filtro secante ou coisa do género, mas não faço a mÃnima ideia para que é que serve.
Registado
maddmaxx
1.0 SCe
«
Responder #22 em:
18 de Julho de 2012, 17:59 pm »
Epá pelo menos ajudaste-me a ver as coisas de outra forma, completamente diferente do que eu tinha em mente.
Vamos ver como é que a lata vem.
Obrigado
Registado
scenick
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #23 em:
18 de Julho de 2012, 21:06 pm »
por norma aquela *botija* que está ao lado ou próximo do radiador/condensador de A/C é um filtro
se o carro já for antigo se calhar já usou o R14 * agora proibido* e teve de mudar o filtro para passar a usar o R134 , mas há quem trabalhe no ramo e consiga * lavar* o filtro para passar de R14 para R134
Registado
maddmaxx
1.0 SCe
«
Responder #24 em:
19 de Julho de 2012, 08:02 am »
Pelo que andei a ver, essa botija é o "secador".
Este carro é de 1999, seguramente já levou o R14, mas quando se faz o carregamento do AC, ele não retira tudo o que está no sistema antes de meter o novo? e esse processo não faz uma limpeza, uma vez que remove tudo?
É que o problema disto é que ele frio faz, mas é só nos primeiros segundos. Embora eu quando o fui levar à oficina aquilo foi a trabalhar normalmente, e NUNCA tinha trabalhado normalmente.
Eu não sabia que ao trocar o gás o processo não era algo pacifico, pensei que fosse só necessário substituir o gás e tá feito.
Mas é aconselhado fazer algo além do que já está feito?
Registado
scenick
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #25 em:
19 de Julho de 2012, 15:46 pm »
possivelmente tens de mudar a *botija* para uma apropriada a gás R134 , informa-te numa casa especializada
Registado
maddmaxx
1.0 SCe
«
Responder #26 em:
19 de Julho de 2012, 16:14 pm »
Já que ele está la para essa"reparação, vou falar nesse pormenor do secador.
Por curiosidade e dado que não consegui saber, a partir de quando é que os carros começaram a usar o R134 em vez do R14? Ou melhor, a partir de quando deixou de haver o R14?
Registado
energyprivilege
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Matosinhos
Ford Focus Tdci 109cv
Garagem : Clio III Break DCI 85 CV - PH1
«
Responder #27 em:
19 de Julho de 2012, 16:18 pm »
salvo erro a mudança foi ali entre 93 e 95, o polo é de 97 e ja usa o r134...
Registado
Ford Focus 1.6 TDC
i
109cv
-
maddmaxx
1.0 SCe
«
Responder #28 em:
19 de Julho de 2012, 17:28 pm »
Boas, eu primeiro quero agradecer as respostas.
Relativamente ao perÃodo de transição, e então é possÃvel que este meu carro sempre tenha usado esse, e pois ele é de 06/1999. E se esse for o caso, possivelmente esse problema nem se coloca certo?
Registado
scenick
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #29 em:
19 de Julho de 2012, 20:45 pm »
eu aqui há dias deparei-me com uma situação semelhante em que o dialogys me perguntou se a botija era R14 ou já para R134
Registado
Imprimir
Páginas:
1
[
2
]
3
4
...
7
Ir para o topo