Autor Tópico: Clio 1.9 AC Não faz Frio  (Lida 35246 vezes)

Offline maddmaxx

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
Re: Clio 1.9 AC Não faz Frio
« Responder #60 em: 10 de Agosto de 2012, 17:42 pm »
hehehe concordo.
A minha sorte é que eu tenho carro. Este comprei para a minha esposa e só para a semana é que ela supostamente ia começar a pegar nele.
Se fosse meu carro principal bem a coisa tinha que ser gerida de outra forma.
« Última modificação: 10 de Agosto de 2012, 18:14 pm por carlosjcm »

Offline maddmaxx

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #61 em: 16 de Agosto de 2012, 22:15 pm »
Parece que não vou ter sossego com esta porra.
Ligaram-me da oficina hoje (3 semanas depois) com a info que o carro estava pronto com outro compressor.
Supostamente estaria a fazer frio conforme deveria, mas mal chego ao carro vejo que está tudo na mesma.
Referi isso e como desculpa ele disse que ia tentar arranjar outro compressor, e o certo é que eu estou aqui no meio a ficar mais do que passado com esta situação.
Chego a casa e abro o capot para ver o funcionamento, ligo o ar e o compressor atraca de imediato e começam logo os tubos a ficar gelados, 15segundos os mesmos deixam de fazer frio, mais 20seg tornam a fazer e isto repetidamente.
Os sintomas são precisamente os mesmos, no entanto as intermitências são mais regulares agora.
Estes dias ao telefone o homem descaiu-se e disse que estava com um problema pois havia um qualquer relé que acusava na maquina estando com problemas e ele andava a ver isso.
Depois quando lhe falei nisso ele já me disse que não era nada, como o compressor não estava bom, entrava em modo de protecção ou lá o que era.
Agora fiquei com essa "pulga" atrás da orelha, pois parece-me muito estranho ser o compressor, pois já foram testados 4 e nenhum estaria a funcionar?
Eu peço mais uma vez e desta já em modo de desespero alguma dica.
Como é que afinal funciona um ar condicionado(para tentar entender o que pode estar a acontecer? Que relé é esse? O que é que controla o ar? Porque é que um AC pode entrar no tal modo de protecção.
Isto quando começa a fazer frio (aqueles 15seg. Aquilo põe os tubos mesmo geladissimos, que com a mão nos tubos é dificil aguentar lá a mão, só se aguenta porque como referi é como desligasse o ar pois eles deixam de fazer frio, mas sem nunca o compressor desatracar, ou seja nestas intermitências o compressor nunca se ouve a desatracar. Dá a sensação que existe um sensor de temperatura que detecta o frio e desliga quando atinge um pico, mas por alguma razão esse sensor ou está a medir mal ou está no local errado, pois é como se medisse e passados segundos detecta que os tubos estão mesmo gelados e desliga assumindo que atingiu aquele ponto mesmo antes de congelar.
Estes dias como referi falaram-me na válvula de expansão, e agora pergunto alguém me consegue dizer o que é que ela faz?
Será que a válvula poderá estar na causa disto?
Existem 2 peças que não foram mudadas (a válvula e o filtro secador), poderá será alguma destas peças?

Agradeço mesmo uma ajuda.

Já agora e caso seja um assunto que ninguém esteja à vontade, poderiam dizer onde cá pelo norte seria possível obter um orçamento para resolver isto? Alguém sabe de alguma oficina especializada neste tipo de assunto?

Muito Obrigado

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #62 em: 17 de Agosto de 2012, 14:29 pm »
Faz lá um teste sff... Quando o AC estiver ligado, carrega um pouco no acelerador e vê lá se se te mantiveres a acelerar se tens sempre AC ou não :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline maddmaxx

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #63 em: 17 de Agosto de 2012, 15:47 pm »
Boas, Claro que não é favor nenhum :)
Mas só logo posso fazer o teste, mas qual é a tua ideia?
Ontem o mecânico veio trazer o carro para me entregar, a uma distância de +/- 25km, e veio com o AC ligado, depois eu tive que o levar a ele novamente à oficina e não notei o frio que deveria.
Penso que o teste que me pediste não irá fazer nada.
Eu em todos os meus carros vejo o tubo a ficar todo molhado da condensação e neste não fica, já o vi ficar quando ele tinha aquelas fases de trabalhar direito. Agora ele esfria, aquece esfria, aquece, e isto tudo em intervalos regulares.
Mas posso saber qual a tua ideia? Se pediste para testar é porque terias uma ideia.

Muito obrigado
« Última modificação: 18 de Agosto de 2012, 10:44 am por carlosjcm »

Offline thegt4man

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Los Angeles - Felgueiras
  • Garagem : E39 M5 (US)
« Responder #64 em: 17 de Agosto de 2012, 16:31 pm »
Tenta verificar se mudando o relé do AC este fica a funcionar direito. Na minha Scenic o AC não funcionava e eu pensava que era o compressor que não funcionava. Quando fui verificar os relés esta terça reparei que ao mexer no do AC ele ligava e desligava conforme mexia (no relé).
YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #65 em: 17 de Agosto de 2012, 17:37 pm »
A minha fiat tempra até atingir uma determinada temperatura de motor, não fixa ou não atraca o AC enquanto não atingir cerca de 70º de motor salvo erro, apenas atraca quando vais a acelerar :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline maddmaxx

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #66 em: 18 de Agosto de 2012, 14:37 pm »
Antes de mais agradeço os comentários.
Tenta verificar se mudando o relé do AC este fica a funcionar direito. Na minha Scenic o AC não funcionava e eu pensava que era o compressor que não funcionava. Quando fui verificar os relés esta terça reparei que ao mexer no do AC ele ligava e desligava conforme mexia (no relé).
Mas no meu caso, ele atraca, por isso penso que o relé funcione, no entanto e face ao que que o mecânico uma vez disse (que acusou um problema no relé), seria uma possibilidade. O problema é que não sei onde é que isso está para poder dar uma olhadela.

A minha fiat tempra até atingir uma determinada temperatura de motor, não fixa ou não atraca o AC enquanto não atingir cerca de 70º de motor salvo erro, apenas atraca quando vais a acelerar :)
No meu caso é completamente diferente, pois eu como já disse mesmo depois de vários KM a rolar aquilo não faz nada, por isso não é a questão de temperatura.

Falaram-me na possibilidade de serem os sensores de temperatura.
Alguém sabe dizer onde está isso? Pelo visto são 2, mas eu não faço a mínima ideia onde isso possa estar.

Offline thegt4man

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Los Angeles - Felgueiras
  • Garagem : E39 M5 (US)
« Responder #67 em: 18 de Agosto de 2012, 15:32 pm »
No meu caso o AC atracava quando o carro estava parado, mas a andar o relé mexia-se com os movimentos do carro (aceleração, travagens, buracos na estrada, etc...) e não conseguia manter o AC a funcionar. Agora mudei o relé e está a funcionar bem.
Os relés estão junto dos fusíveis na zona do motor. No meu caso eles estão do lado direito do motor (olhando de frente para o carro), tapados por uma tampa de plástico preta, igual à da imagem em baixo. Para soltar esta tampa é preciso soltar para fora uma patilha (escondida na zona onde está o circulo vermelho) e puxar para cima. O relé do AC (no meu caso) é o 4º de cima para baixo da fila mais à direita.

YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!

Offline maddmaxx

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #68 em: 03 de Setembro de 2012, 11:45 am »
Finitas as férias, voltei à carga com esta situação.
Fui ao stand que com a minha presença decidiu enviar-me a uma oficina que está dentro destes assuntos.
Dirigi-me lá e em conversa com o dono da oficina me informou que poderia ser gás ( a menos), poderia ser a ventoinha do radiador.
De qualquer forma disse-me que seria algo fácil de reparação, mas que tinha que ver.
O carro ficou lá hoje e vamos ver como decorrem os trabalhos...
Já estou cansado desta situação...bolas...

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #69 em: 03 de Setembro de 2012, 12:01 pm »
Boa sorte desta vez. Talvez apanhes uma pessoa séria e que sabe o que está a fazer.

Offline maddmaxx

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #70 em: 06 de Setembro de 2012, 07:56 am »
Bem.... Só me apraz dizer: ALELUIA.
Finalmente tenho o problema resolvido.
Como disse o Stand enviou-me a uma oficina e o trabalho foi feito, mas como novela não pode ser novela sem novos capitulos, houve stress do grosso. Apresentaram-me uma conta de 190euros, e eu estupefacto, pois se o stand me envia lá para resolver o problema (cujo dono da oficina é amigo pelo visto), nem sequer pensei no contrario senão que era assumido pelo stand.
Quando lá cheguei o dono da oficina disse-me que já tinha falado com o homem do stand e que eu tinha que deixar o caro. Excelente digo eu...
Depois foi um stress para levantar o carro. Muita chatice, muita discussão, mas o stand lá assumiu o problema, que nem poderia ser de outra forma, pois competia a ele a reparação do problema que nunca tinha sido reparado e tendo eu documentos escritos pelo stand a comprometer-se na reparação do problema.

Mas novela à parte, o que interessa é que o problema está sanado, aquilo já faz frio desde o momento que ligo o AC até ao momento que o desligo.
Antes da chatice toda eu perguntei ao tipo da oficina qual era o problema, e ele disse-me que seria a válvula de expansão.
Certo é que levou uma nova válvula de expansão, e a quem me levantou o carro, ele disse também que havia um tubo entupido, (o que mostra a eficácia da outra oficina quando supostamente limpou todo o circuito).
Resumindo, desentupiram o tubo, mudaram a válvula de expansão e uma carga de gás e ficou a rolar.
Eu já andava a cismar demais com este problema, pois para mim era impossível ser tão complexo, e certo é que logo quando deixei o carro nesta oficina eles testaram e chegaram logo ao veredicto sobre o problema. Quem sabe sabe. e quem não sabe inventa. No final da semana passada recebi um contacto da oficina do stand para ir meter um novo compressor  (OUTRO???????hehe já só era o 5º). Curiosamente após um user daqui me falar num problema semelhante passado com ele, eu disse-lhe sobre a válvula de expansão (à oficina do stand), e ele garantiu-me que não era e até por descarga de consciência comprou uma nova para testar, embora essa nova eu nunca a tenha visto no carro.

De qualquer forma ficou o problema resolvido ao que parece e agora sim ligo o ar e os tubos fazem frio por mais de 10segundos e ficam assim o tempo todo.

Acabo da mesma forma que comecei.
ALELUIA!!!!! quase 4 meses depois e de ter sido privado do carro bastantes semanas fora as deslocações (que a oficina do stand ainda fica bem longe), gasóleo e portagens. Em 2 dias ficou o assunto resolvido (mas tive que me chatear e bem).

Só posso agradecer a gloriosa ajuda de todos que me tentaram ajudar.

Obrigado a todos

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #71 em: 06 de Setembro de 2012, 08:01 am »
Finalmente rapaz! eheheh
Neste país há quem sabe e há quem julgue que sabe. O que interessa é que a oficina arranjou e o stand pagou o resto é conversa :P
Bons quilómetros com fresquinho ;)

Offline maddmaxx

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #72 em: 06 de Setembro de 2012, 13:49 pm »
Finalmente mesmo... até sinto que me saiu um peso.
Andava ao tempo a pensar que o problema era irreparável ou melhor, que tinha que mudar o sistema todo (já pouco faltava ehehe)
Tá feito
Obrigado, conto fazer os km fresquinho, ou melhor, conto que a minha esposa faça, mas não muitos porque a gota está exageradamente cara :).
Fico impressionado com a velocidade que o gasóleo desaparece com tão poucos km.

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #73 em: 06 de Setembro de 2012, 13:52 pm »
Vê lá se agora não tens outros problemas que agravem o consumo :P

Offline maddmaxx

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #74 em: 18 de Setembro de 2012, 09:14 am »
Ora cá estou eu mais uma vez.
Pensava que estava resolvido e afinal.......
Tive o carro encostado uns dias depois de ir buscar "reparado", e nesse dia estava 5*.
Este Sábado chego ao carro e estava muito calor, ligo o AC e pelos episódios anteriores, decidi ir abrir o capot e ir sentir os tubos.
Resultado: BOLAS, os tubos refrescam um bocado mas não ficam gelados como ficavam. Esperei e notei que há uma grande diferença, antes via-se a ventoinha a ligar e desligar (o que penso que seja o ac a ligar e desligar), mas agora trabalhava sem parar, e mesmo os tubos refrescavam um bocado mas não voltavam a aquecer, mantinham aquela temperatura.
Muito estranho, e acima de tudo estou bastante FARTO desta situação.
O tipo que queria os 200euros, e que os deve ter recebido pelo stand, vai ter que ver isto de novo, embora dado o stress que existiu tenho receio que ele não aceite ver o carro.
Haja sorte.