boas malta.
epa,preciso de uma ajuda,tou desesperado
tenho um jimny com um 1.5dci 65cv
comprei-o em segunda mao, e desde a primeira vez que lhe mudei o oleo que estou com um problema
entao é assim:
se vir o nivel do oleo com o carro a quente (15,20 min depois de o desligar), o nivel do oleo está normal
no entanto,se deixar o carro quieto de um dia para o outro e for ver o nivel do oleo,está bastante acima
mais, se o ligar pouco depois de o ter desligado, a luz do oleo apaga pouco depois de pegar
mas se o ligar de um dia para o outro, o motor arranca em seco (sem oleo), de forma ruidosa, e a luz do oleo so apaga 5 a 10 segundos depois, altura pela qual o motor deixa de funcionar de forma ruidosa.
isto é de tal modo que em dias frios se nao lhe tiver pegado durante 2 ou 3 dias, ao arrancar ha um som metalico de fricçao, como som de riscar metal. obviamente tenho medo de gripar o motor,isto de arrancar em seco nao deve fazer nada bem ao motor.
ja fui ao mecanico que sugeriu (bem como outras pessoas) umaa avaria na valvula do filtro de oleo, que permite que este esvazie completamente, aumentando assim o nivel de oleo no carter e causando arranques a seco.
mas mudei o filtro e oleo (até aproveitei para meter 5w40 em vez de 10w40) e uma semana depois o problema voltou
tenho encontrado mais malta na net com este problema,mas soluçoes,nenhumas.
alguem sabe como se resolve isto? gosto mt do meu carro e nao o queria ver morrer por causa disto
mil obrigados