Autor Tópico: Amortecedores Clio 2  (Lida 12009 vezes)

Offline tmfm

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Amortecedores Clio 2
« em: 07 de Agosto de 2012, 15:54 pm »
Bom dia,

alguém me saberá dizer como trocar os amortecedores (frente/trás) de um Clio 2 fase 3 dci?

Obrigado

Offline Sls a GPL

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Re: Amortecedores Clio 2
« Responder #1 em: 07 de Agosto de 2012, 17:52 pm »
A duvida que tens é como é que desmontas os amortecedores e montas os novos??
Em relação aos de trás é relativamente fácil,  quanto aos da frente é necessário uma ferramenta para apertar as molas.
Sem essa ferramenta é preciso armares-te em Macgyver, mas consegue-se.
Se forem essas instruções diz, que depois descrevo-te como é que deves fazer.

Offline henriqe

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Re: Amortecedores Clio 2
« Responder #2 em: 07 de Agosto de 2012, 18:06 pm »
A duvida que tens é como é que desmontas os amortecedores e montas os novos??
Em relação aos de trás é relativamente fácil,  quanto aos da frente é necessário uma ferramenta para apertar as molas.
Sem essa ferramenta é preciso armares-te em Macgyver, mas consegue-se.Se forem essas instruções diz, que depois descrevo-te como é que deves fazer.

Acho importante dizer que essa ferramenta é fundamental para desmontar e que sem ela (ou se for mal usada) aquilo pode disparar e até fazer fraturas cranianas.

Offline tmfm

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Re: Amortecedores Clio 2
« Responder #3 em: 08 de Agosto de 2012, 07:42 am »
Bom dia sls,

é exactamente isso que pretendo, desmontar os amortecedores velhos e colocar os novos.

encontrei uma chave compressora de molas por 50 euros (o par) na norauto.

preciso apenas de saber como desmontar e montar tudo novamente.

abraço

Offline Sls a GPL

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Re: Amortecedores Clio 2
« Responder #4 em: 08 de Agosto de 2012, 09:36 am »
Se tens chaves, ok , mas cuidado com a utilização, porque é uma operação perigosa, se for mal feita.
é preciso também uma chave especial para dar os apertos,  com os valores de aperto recomendados pela marca, mas na falta desta ferramenta, é naquela.... aperta até um pouco antes de partir....
Então é assim:
Amortecedores da frente:
Colocas o carro no ar.
Desapertas os parafusos que prendem o cubo ao amortecedor (vê um diy que eu fiz sobre substituir o veio de transmissão do clio 2 , que tens lá a explicação e o valor de aperto desses parafusos)
Depois desapertas o topo do amortecedor, é preciso 2 chaves, uma que enfias no veio do amortecedor, para evitar que este rode, e com uma chaves de lunetas desapertas a porca que prende o topo.
Depois retiras o amortecedor.
Colocas o amortecedor fixo num torno
Depois com a ajuda do aperta molas, apertas as molas, depois com uma chaves de lunetas, repetes o processo anterior.
Retiras a mola  sem abrir o aperta molas e colocas no amortecedor novo. Atenção à posição da mola, porque só tem uma posição para ser colocada.
Voltas a apertar o prato superior da mola, e fazes o processo inverso da desmontagem.
Os valores de aperto , não os tenho agora , mas se fores usar essa chaves de aperto especial diz que depois coloco os valores.

Amortecedores traseiros:
Atenção que só pode ser feito uma roda de cada vez, a outra roda tem que ficar no chão, atenção ao levantar o carro, não levantar demasiado, nem levantar dos dois lados ao mesmo tempo, para a mola não sair do sitio!
Desapertas o topo do amortecedor , mas não na totalidade , o método é idêntico ao do da frente.
Depois levantas o carro até o amortecedor ficar com folgas e não ficar a fazer força,
Desapertas a porca que prende o aro do amortecedor, ao pé da roda, desapertas o resto do topo do amortecedor e retiras o amortecedor velho.
Substituis as borrachas e colocas o amortecedor novo, e as borrachas novas , voltas a apertar as coisas da mesma forma como desapertaste.
Depois de tudo apertado voltas a colocar o carro no chão.
Podes utilizar a altura do carro ao chão para ajudar a deixar o amortecedor mais justo para apertares o topo do amortecedor.

Basicamente é isto, agora como já tinha dito, os valores de aperto só daqui a algum tempo é que os posso dar.

« Última modificação: 08 de Agosto de 2012, 09:38 am por sls »

Offline Caçoilauto

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Re: Amortecedores Clio 2
« Responder #5 em: 08 de Agosto de 2012, 09:52 am »
Não querendo interferir no processo de uma forma critica mas:

- Eu não confiaria numa "ferramenta " compressora de molas da norauto como se refere ( 50 eur ??? se fosse boa vou já comprar meia duzia e vender pelas oficinas que conheço em vez de os profissionais andarem a comprar a mesma "ferramenta" a 700 /800/1000 e mais €€€€€)

- Por outro lado a operação é bastante perigosa para quem não têm prática/ conhecimento base, infelizmente noutros tempos em que as coisas não estavam tão evoluídas, houve "profissionais" que tentaram a sua sorte e as fracturas apareceram outros mesmo acabaram por falecer.... Felizmente que hoje as práticas evoluiram e as pessoas também à medida que a informação se difunde.


Apenas como recomendação :cool:

Offline henriqe

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Re: Amortecedores Clio 2
« Responder #6 em: 08 de Agosto de 2012, 11:12 am »
Era mesmo isso que o caçoilauto disse que queria dizer.

Até porque isso é uma operação relativamente barata e com sorte fica mais barato que a tal ferramenta dos chineses que viste..  :tongue:

Os riscos não valem apena nesse caso.

Offline Guess

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Re: Amortecedores Clio 2
« Responder #7 em: 08 de Agosto de 2012, 22:13 pm »
A menos que esteja redondamente enganado esse modelo tem molas também atrás  0:))

Offline henriqe

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Re: Amortecedores Clio 2
« Responder #8 em: 08 de Agosto de 2012, 22:21 pm »
Tem, mas não precisas de aparelho nenhum para tirar porque a mola é independente do amortecedor.
« Última modificação: 08 de Agosto de 2012, 22:42 pm por henriqe »

Offline Sls a GPL

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Re: Amortecedores Clio 2
« Responder #9 em: 08 de Agosto de 2012, 22:32 pm »
Exactamente, as molas estão montadas na base da barra da suspensão traseira, e os amortecedores estão montados na ponta da barra, junto às rodas. Se virem o diy - upgrade de travagem para o clio, tem lá umas boas fotos da suspensão traseira do clio.
« Última modificação: 08 de Agosto de 2012, 22:34 pm por sls »

Offline Blurr

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Re: Amortecedores Clio 2
« Responder #10 em: 08 de Agosto de 2012, 22:37 pm »
Vai a um mecânico.. Vais pagar provavelmente o mesmo que as aperta molas... Depois tens aquilo num canto e nunca mais dás uso... Enferruja e não podes usar mais.. Eu com 4 carros em casa não me atrevo a fazer sozinho e já a fiz no mecânico sendo ele a dar-me as instruções..

Offline henriqe

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Re: Amortecedores Clio 2
« Responder #11 em: 08 de Agosto de 2012, 22:42 pm »
Eu paguei metade do que ele diz que custa o aparelho e não corri riscos de fazer asneirada e me magoar.

Offline Blurr

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Re: Amortecedores Clio 2
« Responder #12 em: 08 de Agosto de 2012, 23:01 pm »
Mais me ajudas Henrique...

Offline tmfm

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Re: Amortecedores Clio 2
« Responder #13 em: 17 de Agosto de 2012, 15:31 pm »
Se tens chaves, ok , mas cuidado com a utilização, porque é uma operação perigosa, se for mal feita.
é preciso também uma chave especial para dar os apertos,  com os valores de aperto recomendados pela marca, mas na falta desta ferramenta, é naquela.... aperta até um pouco antes de partir....
Então é assim:
Amortecedores da frente:
Colocas o carro no ar.
Desapertas os parafusos que prendem o cubo ao amortecedor (vê um diy que eu fiz sobre substituir o veio de transmissão do clio 2 , que tens lá a explicação e o valor de aperto desses parafusos)
Depois desapertas o topo do amortecedor, é preciso 2 chaves, uma que enfias no veio do amortecedor, para evitar que este rode, e com uma chaves de lunetas desapertas a porca que prende o topo.
Depois retiras o amortecedor.
Colocas o amortecedor fixo num torno
Depois com a ajuda do aperta molas, apertas as molas, depois com uma chaves de lunetas, repetes o processo anterior.
Retiras a mola  sem abrir o aperta molas e colocas no amortecedor novo. Atenção à posição da mola, porque só tem uma posição para ser colocada.
Voltas a apertar o prato superior da mola, e fazes o processo inverso da desmontagem.
Os valores de aperto , não os tenho agora , mas se fores usar essa chaves de aperto especial diz que depois coloco os valores.

Amortecedores traseiros:
Atenção que só pode ser feito uma roda de cada vez, a outra roda tem que ficar no chão, atenção ao levantar o carro, não levantar demasiado, nem levantar dos dois lados ao mesmo tempo, para a mola não sair do sitio!
Desapertas o topo do amortecedor , mas não na totalidade , o método é idêntico ao do da frente.
Depois levantas o carro até o amortecedor ficar com folgas e não ficar a fazer força,
Desapertas a porca que prende o aro do amortecedor, ao pé da roda, desapertas o resto do topo do amortecedor e retiras o amortecedor velho.
Substituis as borrachas e colocas o amortecedor novo, e as borrachas novas , voltas a apertar as coisas da mesma forma como desapertaste.
Depois de tudo apertado voltas a colocar o carro no chão.
Podes utilizar a altura do carro ao chão para ajudar a deixar o amortecedor mais justo para apertares o topo do amortecedor.

Basicamente é isto, agora como já tinha dito, os valores de aperto só daqui a algum tempo é que os posso dar.

Boa tarde sls,

onde posso eu comprar as borrachas que falas para substituir nos amortecedores traseiros?!

um abraço
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Offline tmfm

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Re: Amortecedores Clio 2
« Responder #14 em: 17 de Agosto de 2012, 15:36 pm »
Sei que a referencia das borrachas é: 7700 839 388 (retirei a ref. da peça)

dirigi-me à Renault Republica e lá disseram-me que essa referencia não existe.
Quando expliquei de que peça estava a falar disseram-me que as borrachas não se vendem em separado, tem que se comprar o amortecedor traseiro completo....  :shocked:

a dúvida é onde poderei comprar essas borrachas, são 4.
abraço