Autor Tópico: Refrigeração URGENTE  (Lida 11513 vezes)

Offline cliomv

• [color=red]User Banido[/color]
  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Braga
Refrigeração URGENTE
« em: 04 de Setembro de 2012, 16:20 pm »
Caros Foristas,

Tenho um Clio II, 1.9d, e ontem tive que lhe trocar o corpo do termostato pois estava a verter pela vedação.
Mudei o corpo do termostato e o termostato e coloquei-lhe os dois sensores, branco e verde, tal como tinha no corpo do termostato antigo. Purguei o sistema e ficou tudo ok.
Acontece que agora, a temperatura sobre no manómetro um pouco acima do meio e dá-me a impressão que não liga a ventoinha. Além disso, a luz indicadora da temperatura da água não acende.

Preciso de opiniões válidas o mais rapidamente possível. Preciso fazer uma viagem longa e estou com receio.

Um abraço.

Offline fmatos

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Portalegre
  • Garagem : Clio II Fase I 1.9d
Re: Refrigeração URGENTE
« Responder #1 em: 04 de Setembro de 2012, 18:39 pm »
Sobe um pouco acima do meio ou sobe ao primeiro traço grande depois do meio? Se o teu quadrante for dos primeiros será quando chegar ai que liga a ventoinha. Quanto à luz aguarda que alguém já te virá dizer alguma coisa.
Opel Corsa 1.2 GLS (94) - Audi 80 1.9TDI (92) - Renault Clio II 1.9d (98)
Spritmonitor.de" border="0

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #2 em: 04 de Setembro de 2012, 20:14 pm »
Boas
Dava jeito saber qual o ano do carro  :wink:
Deverás primeiro verificar o estado dos fusíveis, tanto no interior do carro como os do compartimento do motor.
Se a luz não acende, também se pode dar o caso de estar fundida.
A purga do sistema de refrigeração foi bem feita? há uns diy que explicam como fazer, nos clios 2.
Sempre podes fazer o teste, deixas o carro a trabalhar ao relantim, vais verificando o comportamento da temperatura e verifica se a ventoinha trabalha. se a temperatura subir para perto do vermelho e a ventoinha não trabalhar, pode se dar o caso de teres ai algum problema. Mas primeiro, faz os testes que te disse, e depois diz quais os resultados.

Offline cliomv

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 05 de Setembro de 2012, 18:13 pm »
Caro SLS,

Antes de mais obrigado pela ajuda.

O carro é de 99 e o motor é o F8Q. O que se passou é que o corpo do termostato estava a verter devido a fuga no vedante. Comprei um corpo novo, que já vinha com termostato, e mete-lhe também os dois sensores - o da informação e o outro.
Fiz a purga do sistema e verifiquei o estado das luzes, desmontando o tablier, e dos fusíveis.
Já testei os termostatos para ver se estão a abrir bem e, de facto, o novo abre mais tarde que o velho.
De resto a temperatura normal fica um pouco acima do meio e quando chega ao 4º trato aciona a ventoinha.
Agora já não sei se é confusão da minha cabeça ou o que é.
De qualquer modo, acho que a luz da temperatura da água devia acender quando dou à chave para provar o funcionamento, tal como todas as outras, mas não acende.
O que poderá ser, uma vez que já mudei tudo o que poderia acioná-la?

Obrigado pelo contributo e parabéns pelos teus DIY, és fantástico.

Um Abraço!

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #4 em: 05 de Setembro de 2012, 20:16 pm »
Como tu comprovaste, o novo termóstato abre mais tarde, por isso é que o ponteiro fica um pouco mais acima do que tinhas anteriormente.
No meu clio II não tem luz de temperatura, só tem o ponteiro, no teu não sei se é igual, mas amanha vou ver se vejo alguma coisa sobre isso.

Offline cliomv

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 05 de Setembro de 2012, 23:47 pm »
Caro SLS,

É verdade, a diferença que faz o termostato. Só para dissipar dúvidas meti-lhe o velho e confirma-se. Variações da temperatura de abertura do termostato. Enquanto o velho abre aos 89ºC o novo abre aos 95ºC.

Um assunto à parte que nada tem que ver com este, mas outro dia vi que fizeste o DIY de mudança dos travões traseiros do teu clio, cintas e bombitos.

Tenho cá em casa um corsa C para meter cintas, que por acaso já comprei, mas ainda não tive coragem de as mudar. Como nunca o fiz estou com receio. Podes-me dar algumas luzes para não comer erros de palmatória? Discos e calços já mudei montes, mas cintas nunca.

Um abraço,

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #6 em: 06 de Setembro de 2012, 00:43 am »
SLS teu clio 2 não possui luz de temperatura??? mostra lá isso... Não tens ou não acende??? Nunca vi um sem luz....

O teu pelo ano possui um quadrante em que as lampadas são daquelas pequenas e possuem tendencia a fundir... Tenho no meu tópico como desmontar o tablier. As lâmpadas são perto de 0.50€. Mas mostra primeiro uma foto do quadrante

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #7 em: 06 de Setembro de 2012, 01:20 am »
quando aquece acende a luz vermelha que diz STOP ;) nao tem uma luz especifica para a temperatura

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #8 em: 06 de Setembro de 2012, 01:30 am »
Manda lá foto disso...

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #9 em: 06 de Setembro de 2012, 01:37 am »
esta no meu db uma foto do quadrante

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #10 em: 06 de Setembro de 2012, 10:27 am »
Exactamente no clio II fase II não tem luz especifica para a temperatura. ;)

Offline cliomv

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 06 de Setembro de 2012, 15:29 pm »
Muito obrigado pessoal pela ajuda muito válida. Finalmente o problema está resolvido.

Abraço

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #12 em: 06 de Setembro de 2012, 22:56 pm »
Pessoal não me levem a mal mas duvidei do que me disseram... Sei que no meu de 2004 com quadrante digital tem luz mas no antes desse tinha a dúvida.. Como tal não vou ser teimoso e faço apenas uma pergunta que quero que respondam com uma fotografia do manual de proprietário e quero que coloques o que lá diz sobre o indicador abaixo assinalado.

Uploaded with ImageShack.us

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #13 em: 06 de Setembro de 2012, 23:30 pm »
Duvidaste e fizeste bem, é isso mesmo fiquei agora a saber, estamos cá para aprender, essa luz é para a temperatura do liquido de refrigeração como o meu não tem o manual pensei que essa luz fosse referente a outra coisa.

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #14 em: 06 de Setembro de 2012, 23:33 pm »
Ah obrigado carlosjm é que voces os dois disseram o mesmo e fiquei calado... Tinha quase a certeza mas uma coisa aprendi na vida ou se fala com certeza ou se fica calado e admite-se o erro... Obrigado