Autor Tópico: Renault Clio 1.6 16v - 110cv  (Lida 8715 vezes)

Offline Sam_Renault

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 RN '98
Renault Clio 1.6 16v - 110cv
« em: 11 de Setembro de 2012, 14:02 pm »
Boa tarde,
Tenho andado a reparar num motor algo raro da Renault que é o 1.6 16v que equipava o Clio há uns anos. Através da pesquisa não existe nenhum tópico sobre este motor, nem nas dúvidas, nem nos projectos.

Alguém já teve problemas com este motor, experiências, ou conhece alguma coisa, algum boato?

É que é um carro que está ao mesmo preço de um 206 GTI ou de um Cup, e sinceramente, gostava muito mais de ter um Clio, pois tenho um 1.2, que conduzo mas não é meu, e que gosto bastante. E até já estão mais ou menos ao mesmo preço dos que referi, com poucos quilómetros.

Alguma coisa que saibam a nível de performance ou problemas que deram, ou o porquê de ser tão raro, coloquem aqui.

Cumprimentos

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Renault Clio 1.6 16v - 110cv
« Responder #1 em: 11 de Setembro de 2012, 14:09 pm »
São raros porque o preço, com a nossa espectacular carga fiscal em cima, atira-se para valores parvos.
Com o valor que era pedido por um exemplar desses, aqui no nosso rectângulo a malta prefere dar o mesmo por um diesel...

Faz uma pesquisa usando apenas "1.6", que de certeza encontras vários relatos de Megane e Laguna com esse motor.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Sam_Renault

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 11 de Setembro de 2012, 14:12 pm »
Os Cup tiveram mais saída e tinham a mesma cilindrada. Assim como a gama GTI. E agora até estão mais ou menos ao mesmo preço. Não consigo é obter informação sobre o motor para saber se vale a pena.

Offline Icewolf

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Oliveira de Azeméis
  • Garagem : Laguna II Fase I Privilege 1.6 16v
« Responder #3 em: 11 de Setembro de 2012, 23:57 pm »
Esse motor é o mesmo dos Lagunas...

o codigo do motor é K4M....

É um motor extremamente fiável, foi o que me levou a comprar um Laguna II Fase I 1.6 16v (com esse mesmo motor)... até agora 5 estrelas...

Pontos a ter em atenção:

- Ponto do motor, esse motor requer ferramentas especificas para colocar o motor no ponto quando se troca a correia da distribuição.
- Bobines, pode acontecer ir-se uma ou outra a vida e motor ficar com trabalhar inconstante, mas nada como cerca de €30 se resolva em menos de 10 minutos e troca-se a bobine defeituosa (as Sagem de origem são muito frágeis mesmo, já tenho 2 Vale montadas)

De resto é gota e andar... um bom oleo, manutenção a tempo e horas e é motor para durar, é também um excelente motor para GPL, a Renault na França tem lançado carros para o mercado a GPL de fábrica com esse mesmo motor.

No Laguna nota-se alguma dificuldade no motor em recuperações principalmente em subidas, mas isso deve-se ao peso do carro, agora no Clio.... isso é um foguete... :D

Também passei de um Clio 2 Fase 2 1.2 8v (D7F) para esta máquina e até agora satisfeito....
||  Laguna II Fase I Privilege 1.6 16v GPL  || Laguna I Fase II Break RXT 1.9 dCi  ||  Toyota Yaris P1 1.0 16v   ||

Offline Sam_Renault

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 12 de Setembro de 2012, 09:26 am »
Obrigado pelo feedback Icewolf,

Eu calculo que em aceleração, recuperações e consumos seja superior devido ao Clio andar a ronda apenas os 1000kg.

Só uma última questão:
Com quantos km's compraste a tua e quantos já tem?

Cumprimentos

Offline pedro1987

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • DCI 105 | RS172
  • Garagem : MEGANE II CLIO II
« Responder #5 em: 12 de Setembro de 2012, 11:24 am »
Um amigo meu tá a vender o dele, tá impoecavel, com interior rs, e fi pintadinho de novo à pouco tempo..
Adoro o carro, pena ele ter de o vender, pois já tem mais outro carro e mota e vai vender o 1.6 tb por ser a gasolina..
come antes uma peça de fruta que te faz melhor rapaz!!

Offline Sam_Renault

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 12 de Setembro de 2012, 11:30 am »
Eu prefiro este Clio a qualquer Cup ou GTI.
Secalhar é o mesmo que ando a ver.

Mandas-me o link dele, se estiver na net, por pm?

Cumprimentos

Offline Icewolf

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Oliveira de Azeméis
  • Garagem : Laguna II Fase I Privilege 1.6 16v
« Responder #7 em: 12 de Setembro de 2012, 11:59 am »
Obrigado pelo feedback Icewolf,

Eu calculo que em aceleração, recuperações e consumos seja superior devido ao Clio andar a ronda apenas os 1000kg.

Só uma última questão:
Com quantos km's compraste a tua e quantos já tem?

Cumprimentos

Comprei com 135 mil km's +- já vai com 142 mil km's.... comprei a no final de Junho....

Mas andam por aí fora muitas com mais de 300 mil....

Este motor é o mesmo que equipa os Laguna I, Meganes I, Scenics, Clios, Meganes II, Lagunas II, etc.... a Renault pelo que vi usa-o a bastantes anos, senso considerado um motor muito fiável... com a diferença que antigamente não tinha VVT e agora tem VVT (válvulas variáveis, um sistema em todo idêntico a VVT-i e Vtec...)

Consumo não me posso queixar, ultimamente não tenho tido preocupações nenhumas com o consumo, estou com misto de 7.1l/100, mas raramente faço cidade.
||  Laguna II Fase I Privilege 1.6 16v GPL  || Laguna I Fase II Break RXT 1.9 dCi  ||  Toyota Yaris P1 1.0 16v   ||