Autor Tópico: Novo Megane - Dúvidas e problemas  (Lida 13809 vezes)

Offline youresocool

• Megane II Luxe Priv. 1.5 dCi
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
Novo Megane - Dúvidas e problemas
« em: 24 de Setembro de 2012, 21:55 pm »
Boas.

Adquiri recentemente um novo veículo: Renault Megane II, com o motor 1.5 DCI 80cv, e nível de equipamento Luxe Privilege.  A nível de exterior está muito bom, pintura e jantes. Já no interior mostra algum desgaste, principalmente devido à cor Beje. Tem 166.000KM.

Pretendo com este tópico relatar os problemas detectados, e esclarecer algumas dúvidas. Isto porque ainda estou na dúvida se o mantenho ou se o vendo. Tenho preferência por motores a gasolina, comprei este devido a haver mais oferta de diesel e ter sido um bom negócio.

--- Antes demais: os KM. Apesar de ter comprado o veículo com 166.000 KM não confio a 100% neles. De notar que o carro é de Fevereiro e a última inspecção é de Agosto. No entanto, o farol esquerdo é novo e tem marcas de ter tido acidente, o que poderá justificar algum tempo imobilizado e a nova inspecção. Vale a pena consultar a Renault para saber algo do histórico do veículo?

--- O visor no quadrante onde deveria aparecer o carro (sinalizando as portas e pneus) está como na foto. Acho estranho visto que noutros quadrantes o simbolo do carro vê-se sempre, mesmo desligado.

--- O visor do rádio está como mostra a foto. Só de manha com temperaturas baixas melhora. Possivelmente será mau contacto na ligação, será necessário desmontar o tablier completo para poder verificar?

--- Surgiu uma fuga de combustivel junto à boia. Provavelmente era de uma pequena folga que a boia tinha, mas também poderá ser da borracha. Actualmente tem uma "achanadata", se voltar a acontecer coloca-se uma nova borracha e rosca que adquiri. É problema conhecido ou vinha mal montado?

--- O Ar Condicionado funciona bem mas tem aparentemente o famoso problema: surge água no chão do passageiro. Provavelmente será do esgoto entupido, mas como também já vi água dentro do filtro de habitáculo surge a dúvida: esgoto entupido, canais que escorrem a água para o exterior entupidos ou ambos?

--- Ainda relacionado com o AC: em todas as posições de controlo do fluxo, é sempre mandado ar para os pés. É caracteristica, feitio, ou avaria (algo desencaixado) ?

--- Último problema: ainda há cerca de duas horas chego ao carro e tenho uma surpresa, a bateria descarregada. Aparentemente os médios ficaram ligados desde manhã. Não percebo é o motivo, pois mesmo ao abrir a porta é suposto o carro desligá-los, coisa que já testei várias vezes. Das duas uma, ou realmente não os desligou, ou por qualquer motivo voltou a ligá-los!

Para já é tudo. Peço desculpa por tanta dúvida, mas creio que é a melhor forma de as esclarecer, tendo em conta que vocês percebem mais do que eu a nível de Meganes certamente!  :mrgreen:

Muito obrigado desde já.

Offline DiogoBrito

• Megane Break Luxe Dynamique 1.5 dCi 04' XH
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Drive the Change
  • Garagem : Megane Break Luxe Dynamique 1.5 dCi 04'
Re: Novo Megane - Dúvidas e problemas
« Responder #1 em: 24 de Setembro de 2012, 22:00 pm »
Esse problema do visor do rádio também acontece na minha e é do calor! A solução é trocar, porque das fichas não é! Eu conheço uma laguna das novas com o mesmo problema.

Sent from my GT-S5660 using Tapatalk 2

O que distingue um profissional de um amador é a consciência do risco.

Offline thegt4man

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Los Angeles - Felgueiras
  • Garagem : E39 M5 (US)
« Responder #2 em: 24 de Setembro de 2012, 22:28 pm »
Podes consultar o historial na Renault, mas penso só consegues alguma coisa se o carro tiver as revisões feitas na marca.

A inspecção feita fora do tempo "normal" não quer dizer nada. Alguns stands compram os carros e só passado alguns meses os põem à venda, simplesmente porque estiveram a fazer pequenas reparações nos carros antes de os vender.
A inspecção feita pelos stands antes de por os carros à venda é também uma maneira que de dizer ao comprador: "Olha como o carro é bom! Acabou de passar na inspecção!".

O display do rádio assim é um problema comum, só a mudar o display é que resolves o problema.
Já agora, de que ano é o carro? É que esse quadrante é dos Mégane II Fase I e o display parece ser de um fase II (os fase I não tinham linha a dividir as horas da frequência/nome da rádio, daí a minha dúvida)

« Última modificação: 24 de Setembro de 2012, 22:33 pm por carlosjcm »
YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #3 em: 24 de Setembro de 2012, 22:46 pm »
Só uma pergunta, mesmo com todos esses problemas, compraste o carro na mesma?
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline youresocool

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #4 em: 24 de Setembro de 2012, 22:52 pm »
Antes demais, obrigado pela ajuda.

O carro é de 2003. Mas o rádio é o Cabasse Auditorium, daí o display ser diferente. Se a solução é mesmo trocar, vou começar a procurar.

Já agora aqui ficam 3 fotos do veículo.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #5 em: 24 de Setembro de 2012, 22:57 pm »
Esses problemas são problemas que até se resolvem, desde que o carro tenha sido um "achado", ate pode ter sido boa compra. O display central do radio é trocar esse por outro que fica resolvido ;) o quadrante tanto pode ter o lcd avariado como ser avaria do quadrante, só trocando o lcd e experimentando ;) a bateria descarregada ate pode ser alternador que nao está a carregar ou a bateria estar nas lonas... bomba de combustivel mal montada é a resposta :) agua nos pes do pendura é o esgoto do AC que está entupido ou uma fuga no radiador da sofagem :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline DiogoBrito

• Megane Break Luxe Dynamique 1.5 dCi 04' XH
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Drive the Change
  • Garagem : Megane Break Luxe Dynamique 1.5 dCi 04'
Re: Re: Novo Megane - Dúvidas e problemas
« Responder #6 em: 24 de Setembro de 2012, 23:06 pm »
É que esse quadrante é dos Mégane II Fase I e o display parece ser de um fase II (os fase I não tinham linha a dividir as horas da frequência/nome da rádio, daí a minha dúvida)

A minha é uma fase 1 e tem a linha a separar. Deve ser dessa linha que eles maram! :D
Sent from my GT-S5660 using Tapatalk 2
« Última modificação: 25 de Setembro de 2012, 08:19 am por sls »

O que distingue um profissional de um amador é a consciência do risco.

Offline youresocool

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #7 em: 24 de Setembro de 2012, 23:18 pm »
Só uma pergunta, mesmo com todos esses problemas, compraste o carro na mesma?

Enquanto testei o carro só tive oportunidade de detectar alguns problemas, nomeadamente o display do rádio e do quadrante (apesar de nem me ter apercebido bem). Os outros obviamente só com o uso normal e testes mais intensivos. Pelo preço também não podia exigir tudo 100% funcional, excepto o motor.

Tendo em conta que não preciso de colocar o carro numa oficina, eu e outro amigo tratamos dele, não considero os problemas graves. A ideia é mesmo esclarecer algumas dúvidas, e perceber se vale a pena investir, se entretanto não surgir um bom negócio a gasolina.  :azn:

@ Gonçalo

Em relação ao LCD do rádio ainda pensei que fosse da ligação, mas pelo que dizem tenho mesmo de procurar um. O do quadrante, como referi, só me faz alguma confusão o meu ser o único com "linhas fundidas", os outros que vejo estão 100% funcionais, até com o quadrante desligado mostram a imagem do carro.

A descarga da bateria provavelmente foi alguma "falha electronica". Isto porque com o manipulo sempre nos médios ou desligado (modo automatico) ao abrir a porta do condutor é suposto desligar-se as luzes, assim como acontece com o rádio. Tenho a certeza que não mexi no manipulo depois de sair do carro, logo ou as luzes não se desligaram, ou ligaram-se posteriormente por vontade do carro! O alternador está bom, a bateria já se sabe que não vai ser a mesma, mas enfim.

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #8 em: 24 de Setembro de 2012, 23:21 pm »

O do quadrante, como referi, só me faz alguma confusão o meu ser o único com "linhas fundidas", os outros que vejo estão 100% funcionais, até com o quadrante desligado mostram a imagem do carro.

Os quadrantes a que te referes que desligando o carro aparece é diferente do teu, o teu não é para mostrar isso com o carro desligado. São 2 tipos de quadrantes diferentes.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #9 em: 24 de Setembro de 2012, 23:22 pm »
Carlos, o user tem razao :) o meu carro aparece mesmo desligado :)

Pois, deve ter sido alguma falha, supostamente deve desligar tudo mas... mas...

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
« Responder #10 em: 24 de Setembro de 2012, 23:25 pm »
Será? Vejam esta imagem, temos 2 quadrantes desligados um aparece o carro com as portas abertas e o outro não

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #11 em: 24 de Setembro de 2012, 23:26 pm »
Não me estás a entender. Neste quadrante, high series, com o carro desligado (e quadrante com corrente, como é obvio e como o user tirou foto) as rodas aparecem e o carrinho tambem ;)

Offline leandro

• Renault Megane II
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: V.N.Gaia
  • Renault Megane II
  • Garagem : Renault Megane II 1.5Dci / Renault Captur 0.9Tce
« Responder #12 em: 24 de Setembro de 2012, 23:27 pm »
quanto as luzes não é bem assim...
no meu fase I tambem, se o interruptor estiver em modo auto funciona assim mas se estiver ligado se fechar o carro e por algum motivo o voltar a abrir elas ficam ligadas mesmo depois de fechar...
eu ando sempre em auto, desde que tinha a bateria nas lonas e um dia ficou assim a noite toda e de manha quando saia para o trabalho atrasado fiquei a pé......
Renault Megane II - 1.5 Dci 80 póneis cansadinhos - 05/2003

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
« Responder #13 em: 24 de Setembro de 2012, 23:28 pm »
Sim Gonçalo, no que me explicas sim, mas o user na resposta para ti fala em "quadrante desligado" logo associei a quadrante sem corrente. ;)

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #14 em: 24 de Setembro de 2012, 23:29 pm »
Tens aqui Carlos