Autor Tópico: Clio II Fase I volante aos solavancos  (Lida 7501 vezes)

Offline fmatos

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Portalegre
  • Garagem : Clio II Fase I 1.9d
Clio II Fase I volante aos solavancos
« em: 29 de Setembro de 2012, 18:43 pm »
Boas pessoal já há algum tempo que não vos chateava com problemas no carro (e ainda bem). Mas há uns dias apareceu-me um problema que não consigo perceber o que é. Na 3ª ia eu a caminho do meu trabalho de verão, de manhã nascer do sol pelos olhos e estava numa localidade em que já não passava há algum tempo uma p..a duma lomba mal feita que dói. Passei por ela a uns 70 km/h :S quase que partia o carro ao meio. Segui viagem e não notei nenhum estrago. No dia a seguir apareceu então os supostos danos, vou a conduzir e o volante não vai quieto, vai tipo aos solavancos da direita para a esquerda e assim sucessivamente. Se estiver a fazer alguma manobra dá-me a impressão que a direcção patina ou algo do género. O que acham que pode ser? Jantes empenadas ou descalibradas, direcção desalinhada, alguma outra peça danificada? Será melhor ir a um mecânico ou a uma casa de pneus?
Desde já o meu obrigado e peço desculpa pelo testamento.   
Opel Corsa 1.2 GLS (94) - Audi 80 1.9TDI (92) - Renault Clio II 1.9d (98)
Spritmonitor.de" border="0

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Clio II Fase I volante aos solavancos
« Responder #1 em: 30 de Setembro de 2012, 01:48 am »
Direcção desalinhada :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline stileproject

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 30 de Setembro de 2012, 02:34 am »
  Existem algumas situações:   
O volante treme a baixas e altas velocidades.
Nesse caso a causa provável é um pneu deformado (aço quebrado) ou a roda (aro) torta (visivelmente torta). Rolamentos e articulações com folga podem causar uma sensação parecida, mas nesse caso seria acompanhada de ruído.

O volante treme somente em altas velocidades (acima de 80 km/h).
A causa mais comum é a falta do balanceamento da roda, que é corrigido com aqueles “chumbinhos” que a máquina balanceadora determina onde colocar. O balanceamento ideal é feito com a roda retirada do carro. A máquina que faz a roda girar no próprio veículo é prejudicial ao diferencial (componente da transmissão) e nem sempre dá um resultado satisfatório.

O volante treme somente ao frear.
 Esse problema pode estar no empeno dos discos de freio e é resolvido com a troca do conjunto discos e pastilhas. No momento da desmontagem dos discos, é necessário verificar o empeno do cubo de roda, onde o disco é fixado. Se o empeno for superior ao tolerado pelo fabricante, se faz necessária a troca do rolamento de roda e do cubo também.
« Última modificação: 30 de Setembro de 2012, 08:03 am por sls »

Offline fmatos

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 30 de Setembro de 2012, 13:16 pm »
Gonçalo espero que seja só mesmo isso  :wink:
stileproject eu não caracterizo o que o volante faz como tremer, é mais do tipo solavancos a andar de um lado para o outro sozinho e já reparei que só faz a baixas velocidades. A partir de 70 km/h o que faz é guinar absurdamente para a direita por isso acho que poderá ser o que disse o Gonçalo. Agora não sei é se isso justifica os sintomas a baixas velocidades :S secalhar pode estar algum pneu deformado também ou assim. Já estive a ver os pneus e as jantes mas a olho não apanhei nada. Mais logo vou até ao roady (a ver se não me arrependo lol) porque amanhã preciso mesmo do carro e não tenho a quem recorrer hoje.

Offline stileproject

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 30 de Setembro de 2012, 13:33 pm »
a partida sera mesmo so um pneu ou jante mas como falaste numa boa pancada pode tambem ser outra coisa, eu por exemplo aconteceu me o mesmo aqui a uns tempos mas era por causa de um pneu que tinha barriga, assim que troquei passou logo :wink:

cumprimentos :smiley:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #5 em: 30 de Setembro de 2012, 13:54 pm »
Faz o seguinte, poe o carro no ar como se foces mudar um pneu, e roda-o, depois olha para ele enquanto roda, e ve se ele tem um rolar normal, ou se vês o pneu como se tivece a abanar. Aproveitas vê se tem folgas, agarras o pneu e vê se sentes a abanar. Repetes o mesmo no outro pneu.
Depois ficas com uma ideia do que é que se passa, pode ser tudo aquilo que ja disseram antes, e até podes ter algum elemento mecanico com folga ou danificado.

Offline henriqe

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
« Responder #6 em: 30 de Setembro de 2012, 14:50 pm »
Quando fizeres isso que o sls com a roda a rodar no carro no Ar, encosta na roda algo duro (uma chave de fendas por exemplo) apoiando em alguma coisa de forma a não mexer nada.

Se a roda em algum ponto fizer um barulho a bater na chave de fendas significa que tens um empeno na jante. É suposto a roda nao andar para os lados enquanto roda .

Offline fmatos

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 30 de Setembro de 2012, 17:37 pm »
sls e henrique obrigado pela vossa ajuda acho que vou ter mesmo que fazer isso. Em ponte de sor é um bocado complicado mas vou tentar. No roady foi a mesma palhaçada de sempre disseram que aos domingos não alinham direcções nem calibram rodas loool mas que abriam uma excepção para calibrar as rodas. Declinei educadamente porque para variar os diagnósticos são feitos por suposições sem sequer ver a cor do carro.   

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #8 em: 30 de Setembro de 2012, 22:08 pm »
Acredito nos pneus ainda esta semana o dci do meu pai estava com os pneus depois das lonas.. Havias de ver o volante virava completamente sozinho Nem podia dar mais que 50..  De certeza que deve ser pneu.... Nem sempre é facil de verificar.. Mas mesmo que aches que pode ser outra coisa tenta montar o suplente nem que seja um da cada vez na frente.. Sempre é algo que podes fazer sem mecânico...

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #9 em: 01 de Outubro de 2012, 22:45 pm »
Fmatos andas por aqui (ponte de sor)????
Mas o que é complicado? por o macaco no carro e levantálo? Ou encontrares uma casa de pneus em condições, para te calibrarem as rodas?

Offline fmatos

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 02 de Outubro de 2012, 12:19 pm »
sls eu vivo em ponte de sor  :grin: costumo estar também em portalegre porque estudo lá. O que era difícil era levantar o carro aqui em ponte de sor lol. Mas já consegui levantar e dei com um problema que já resolvi, tinha um casquilho da barra estabilizadora todo destruído já lhe faltava um borracha. Mas agora parece que ainda ficou pior :S
stileproject e Blurr já rodei as duas rodas no ar e não apanhei nada nem jante empenada nem pneu deformado. Talvez com o alinhar de direcção e calibragem das rodas fique bom. Amanhã já vou a uma oficina e reporto.
Abraço.

Offline fmatos

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 06 de Outubro de 2012, 20:31 pm »
Pessoal está resolvido. Era um pneu deformado. Estava deformado ao longo de 1/3 do pneu +/- mas quase não se notava.
Obrigado a todos os que tentaram ajudar.
Abraço

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #12 em: 06 de Outubro de 2012, 22:11 pm »
Ainda bem que conseguiste resolver o problema.
Agora o que está a faltar é um DB deste clio  :assobio: