Autor Tópico: Ajuda Clio II, liquido de refrigeração.  (Lida 17421 vezes)

Offline DMAM

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Garagem : Clio 1.9D
Ajuda Clio II, liquido de refrigeração.
« em: 10 de Outubro de 2012, 21:39 pm »
Boa Noite,

O liquido de refrigeração do meu Clio II "desaparece", após viagens longas em AE parece que agrava a situação, em 400/500 Km consegue passar do máximo para o mínimo  :angry: já levei o carro a um mecânico que o colocou numa maquina para ver se havia alguma fuga e nada se verifica, não existe fuga de ar  :shocked: .
Já aconteceu isto a mais alguém? Alguém tem ideia de como resolver esta situação?

Cumprimentos
DMAM

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Ajuda Clio II, liquido de refrigeração.
« Responder #1 em: 10 de Outubro de 2012, 22:12 pm »
Ora pode estar a ir para dentro do carro (a onde colocas os pés vê se está molhado), vê também se no óleo tem água misturada ou então pode ser o termostato mas ai deveriam ter dado com a fuga, mas pode ter-se dado o caso de não repararei.

Offline gclio

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Clio II Fase II Expression 1.2 75cv 16v 2003
« Responder #2 em: 10 de Outubro de 2012, 22:17 pm »
Não notas mais algum outro sintoma qualquer?
Como por exemplo... o nível do óleo do motor, como está?  Ou outro sintoma qualquer.. o aumento da temperatura que o ponteiro indica no quadrante?
[img width= height=]http://img94.imageshack.us/img94/239/manel2.jpg[/img]
                 Podia viver sem o meu menino..podia! Mas não era o mesmo ronco!

Offline DMAM

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 10 de Outubro de 2012, 22:26 pm »
Ora pode estar a ir para dentro do carro (a onde colocas os pés vê se está molhado), vê também se no óleo tem água misturada ou então pode ser o termostato mas ai deveriam ter dado com a fuga, mas pode ter-se dado o caso de não repararei.

Onde coloco os pés não apresenta humidade e relativamente ao nivel do oleo este encontra-se sempre bom mas vou reparar se tem para lá agua misturada. Relativamente ao termostato já coloquei a pergunta ao membro sls pois o clio dele tambem apresentava um elevado consumo de liquido de refrigeração, agora é esperar para ver qual a sua opinião.

Não notas mais algum outro sintoma qualquer?
Como por exemplo... o nível do óleo do motor, como está?  Ou outro sintoma qualquer.. o aumento da temperatura que o ponteiro indica no quadrante?

O nível do óleo encontra-se bem já relativamente a temperatura essa atinge , quando em para-arranca, temperaturas elevadas levando mesmo a que a ventoinha se ligue

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #4 em: 10 de Outubro de 2012, 23:29 pm »
ou está a junta queimada para o escape e a agua vai embora pelo sistema de escape, ou existe uma fuga no circuito, possivelmente bomba de agua

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #5 em: 10 de Outubro de 2012, 23:51 pm »
Alem do que já foi dito, ou ar no circuito ou pode ser também a tampa do vaso de expansão que já não esteja boa e não deixa o circuito chegar à pressão correcta e o liquido aquece mais depressa do que é normal, visto não haver fugas e o motoventilador estar a funcionar.

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #6 em: 11 de Outubro de 2012, 08:23 am »
Quando comprei o meu Clio 2 tinha o mesmo problema. Se eu andava apenas em cidade e ele já desaparecia a olhos vistos...
O gajo do Stand disse que era um sensor qualquer e trocou. Resultado, a mesma treta (ainda bem que estava na garantia).
Entretanto mudei a correia de distribuição e como era normal, bomba de água também e era aí que estava o problema.

Offline DMAM

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 11 de Outubro de 2012, 17:38 pm »
Obrigado pelas respostas, vou analisar a situação e ver se consigo resolver o problemas, é que volta e meia la tenho que andar a encher o recipiente  :angry:

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #8 em: 11 de Outubro de 2012, 17:49 pm »
Ou além do que foi dito tb poderemos ponderar sobre uma estaladela no bloco ou na cabeça do motor e quando aquece ( viagens mais prolongadas) a fenda abre e o liquido passa-se para a compressão saindo em gases pelo escape.

Offline danitrex

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Laguna 2 1.6 16v GPL
« Responder #9 em: 12 de Outubro de 2012, 21:32 pm »
De certeza que não é o radiador da chauffage? Ele fica no lado do pendura e quando está furado o chão fica húmido.
Nos 1.2 16v o que também custuma acontecer é que a peça do termostato parte e fica a perder água por ai.

Offline DMAM

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 12 de Outubro de 2012, 23:13 pm »
Já pensei em ver a peça do termostato e o user sls tem um bom DIY a explicar como verificar, é um dia ter um bocadinho e aventurar-me a mexer em espaço desconhecido  :azn:
« Última modificação: 12 de Outubro de 2012, 23:14 pm por carlosjcm »

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #11 em: 12 de Outubro de 2012, 23:14 pm »
Mas convém ver isso rápido...porque não sabes o que se está a passar e pode estar a estragar algo ;)

Offline DMAM

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 13 de Outubro de 2012, 03:21 am »
Sim, é algo que tenho que ver com urgência e também está na minha lista de urgência arranjar o problema de ora contar os km ora deixar de contar. Já verifiquei o conta-kilometros e esta Ok só falta agora verificar o sensor de velocidade mas esse ainda me anda a escapar da vista mas não deve ser por muito tempo  :assobio:
« Última modificação: 13 de Outubro de 2012, 07:43 am por sls »

Offline bre

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Campinas - Belas
« Responder #13 em: 22 de Outubro de 2012, 11:03 am »
Tive um clio que tb me consumia àgua... Um dia cheguei ao pé do carro e estava uma grande poça de água no chão... Tinha sido a bomba de água... Pelo que descreves apontava para a bomba de água ter ido para o galheiro...
Renault Mégane Break 1.4cc 16V RXE de 95cv - 1999
Rui Vitorino

Offline DMAM

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 22 de Outubro de 2012, 21:46 pm »
Obrigado pela resposta, o carro não me tem apresentado poças de água, passa os fins-de-semana parado na garagem e esta impecável o chão  :assobio:
Será possível, com um tempinho extra, eu próprio verificar o estado da bomba de água ou é muito complicado?

Cumprimentos
DMAM
« Última modificação: 22 de Outubro de 2012, 22:17 pm por sls »