Autor Tópico: Problema com fusivel 7B  (Lida 4953 vezes)

Offline Joao Joaquim

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gaia
  • Mensagens: 3
Problema com fusivel 7B
« em: 18 de Outubro de 2012, 12:51 pm »
Boas,

Tenho um Megane II 3P de 2003 (1a fase) e ontem reparei que não tinha o mínimo, o médio, a presença traseira e parte da iluminação dos comandos do tablier, pelo que fui verificar o fúsivel 7B (esta situação já me tinha acontecido há cerca de 2 semanas). Realmente o fúsivel estava queimado, pelo que o troquei. Mas quando fiz o teste para verificar se já estava tudo ok ouço um clic na zona dos fúsiveis e de luzes nada. Tirei o fúsivel e estava queimado!
Hoje experimentei a desligar todas as luzes da óptica da frente e da óptica de trás e meti novo fúsivel. E mais uma vez o fúsivel queimou logo. Experimentei um fúsivel mais forte e nem ele aguentou mais que 1 segundo.

Alguém faz ideia do que possa estar a provocar este problema? Será um curto-circuito?


Desde já agradeço a ajuda.



Cumps.
João Joaquim

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Problema com fusivel 7B
« Responder #1 em: 18 de Outubro de 2012, 13:59 pm »
Curto-circuito à certa.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Problema com fusivel 7B
« Responder #2 em: 18 de Outubro de 2012, 14:03 pm »
Provavelmente deves ter algum fio descarnado a fazer curto-circuito.
Primeiro tenta seguir as cablagens e ver se há alguma que esteja danificada, ou se tens algum componente, luzes interiores, etc, danificados que possam estar a fazer curto-circuito.
Colocar fusíveis de maior amperagem, é um tremendo erro, podendo provocar um incêndio, ou danificar a cablagem.

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Problema com fusivel 7B
« Responder #3 em: 18 de Outubro de 2012, 14:05 pm »
Só uma pergunta, já que se torna muito apetecível por muita gente, tens algum kit xénon instalado???

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: Problema com fusivel 7B
« Responder #4 em: 18 de Outubro de 2012, 14:13 pm »
Tens de ver tudo o que isso alimenta. Colocar um fusivel mais "resistente" ou seja que suporte uma carga maior não é solução, aliás pode ser ainda pior. Porque estás sujeito a que o que esteja a provocar queimar o fusivel acabe por queimar outras coisas antes de ir queimar o fusivel.
Podes ter alguma cablagem descarnada e que esteja a provocar esse curto. Verifica bem o que alimenta esse circuito.
Não sei se trocaste rádio, ou alguma coisa assim, ou se andaste a mexer na consola central, mas pode ser alguma coisa que com as mexidas tenha rompido o isolamento e esteja a provocar isso.
A mim aconteceu-me quando andei de volta do AC, encostei o da iluminação dos comandos à massa e o fusivel foi-se.

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Problema com fusivel 7B
« Responder #5 em: 18 de Outubro de 2012, 17:39 pm »
verifica as fichas do falor traseiro que por norma fazem contatos de massa e podem originar isso

Offline Joao Joaquim

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gaia
  • Mensagens: 3
Re: Problema com fusivel 7B
« Responder #6 em: 24 de Outubro de 2012, 15:25 pm »
Boas,

Antes de mais obrigado pelas vossas opiniões e sugestões.

O problema já desapareceu, no entanto como andei a fazer tentativas/testes acabei por não ter a certeza do que era.
Depois de desligar os faróis (dianteiros e traseiros do lado do condutor), que não são de xénon, são os de origem, continuava a dar curto. Desliguei o isqueiro e as luzes de matrícula traseiras e o curto desapareceu.

Comecei a ligar novamente os componentes, primeiros os faróis e nada de curto. Mas o médios apareceu fundido...
Arrisquei em ligar as luzes de matrícula e tudo ok novamente. Arrisquei novamente a ligar o isqueiro e tudo ok!

Não sei se teve a ver com o médio, pois com a óptica desligada tinha o curto.
Seria algo no isqueiro ou nas luzes de matrícula a fazer curto, que com a desmontagem/montagem deixou de fazer?

A parte positiva é que já está tudo ok novamente.  :grin:


Colocar um fusível de maior resistência foi só para testar, obviamente que agora tenho um fusível da resistência indicada. Existe uma boa razão para os fusíveis terem indicação da resistência, logo jamais facilitar nesta parte.