Autor Tópico: Remover A/C? (1.5 dci)  (Lida 8854 vezes)

Offline metale

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santarém
  • Garagem : Clio 1.5dci 2003
Remover A/C? (1.5 dci)
« em: 30 de Outubro de 2012, 09:28 am »
Bom dia a todos.

Tenho um clio 1.5dci 65cv de 2003, e não estou nada familiarizado com a mecânica do mesmo. Alguém tem ideia se é viável/fácil mandar remover o ar condicionado manual, mantendo o normal funcionamento da sofagem? As razões são basicamente duas:

- Não uso; tanto eu como a minha esposa ficamos com dores de garganta só de ouvir dizer "ar condicionado".
 - Libertar o carro do peso dos componentes, e libertar o motor do atrito que os componentes em causa provocam, mesmo estando desligado o A/C.

Há forma fácil de fazer isto? A correia é a dos acessórios ou há uma correia separada? Passará por remover o compressor e etc, colocar uma correia mais pequena e pronto?

Cumps

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Remover A/C? (1.5 dci)
« Responder #1 em: 30 de Outubro de 2012, 09:51 am »
Coisa fácil e sem gastar euros, desligas apenas o botão do AC e ficas só com a sofagem.

Offline metale

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 30 de Outubro de 2012, 10:00 am »
Nem nunca liguei o botão em causa ;) Não adianta nada é em relação ao segundo ponto.

Não faço questão de não gastar euros, não sou inclinado mecânicamente, ainda para mais num carro com o qual não estou familiarizado. Resta-me saber é se é exequível dizer ao meu mecânico para "tirar esta correia e desligar este componente e o outro", digamos assim.

Eu sei que pode parecer um bocado absurdo ou extremo, mas faz parte do meu instinto; tenho outro carro em que até os isolamentos de som debaixo das alcatifas eu tirei para tirar peso  0:))

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #3 em: 30 de Outubro de 2012, 11:04 am »
Really? Podes dizer o porquê de tirar peso?
A sério que não compreendo a tua ideia. Um carro com AC vale mais que sem.

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
« Responder #4 em: 30 de Outubro de 2012, 11:21 am »
Ele ha' de tudo, ha' quem queira meter tudo e mais alguma coisa e quem queira andar apenas com o "quadro e as rodas"  :laugh:

Agora a serio, consegues tirar sem grandes chatices o sistema de AC desse carro, se a correia que acciona o compressor do AC, nao passar por mais nenhum elemento (tipo alternador). Como eu nao tenho a certeza se nesse motor existe uma correia para fazer apenas AC, so' vendo. Se passar pelo alternador, para começar tinhas que comprar uma correia mais curta.

Quanto a sofagem, nao te preocupes que e' independente do AC e fica sempre a trabalhar bem.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline metale

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 30 de Outubro de 2012, 12:49 pm »
Really? Podes dizer o porquê de tirar peso?
A sério que não compreendo a tua ideia. Um carro com AC vale mais que sem.

Menos peso = menos desgaste/consumo de tudo (combústivel, travões, pneus, amortecedores e casquilhos). Claro que 4kg a menos no compartimento do motor não fazem nem de perto tanta diferença como 1kg a menos em cada jante (peso não-suspenso), por exemplo. Mas tudo somado... Se quisesse adicionar peso é que era estranho ;)
Quanto ao "valor" é-me indiferente, não tenho os carros para revenda.

Agora a serio, consegues tirar sem grandes chatices o sistema de AC desse carro, se a correia que acciona o compressor do AC, nao passar por mais nenhum elemento (tipo alternador). Como eu nao tenho a certeza se nesse motor existe uma correia para fazer apenas AC, so' vendo. Se passar pelo alternador, para começar tinhas que comprar uma correia mais curta.

Quanto a sofagem, nao te preocupes que e' independente do AC e fica sempre a trabalhar bem.

Thanks, vou dar uma olhadela às correias e depois vejo
. Certas marcas têm correia à parte para A/C, mas suspeito que este motor tem apenas uma. Se for esse o caso é mais complicado, para descobrir uma que seja à medida do "novo circuito".

Cumps

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #6 em: 30 de Outubro de 2012, 13:20 pm »
Se não estou em erro, retiras o compressor, o tensor da correia dos acessórios (se tiver), o alternador, e a peça de suporte ao compressor e alternador, depois montas o alternador no sitio a onde está montado o suporte de acessórios (ao certo não sei bem em que localização, mas é como se fosse um carro sem AC), e depois colocas a correia do alternador para um carro igual mas sem AC.

Offline metale

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 30 de Outubro de 2012, 13:33 pm »
Thanks, parece então confirmar-se que é a mesma correia que "alimenta" o alternador e o A/C. Eventualmente também a direcção assistida.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2012, 13:34 pm por carlosjcm »

Offline henriqe

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
« Responder #8 em: 30 de Outubro de 2012, 15:18 pm »
Um AC é uma mais valia sempre. Um dia, numa possível venda, o carro não vai valer mais mas ajuda numa decisão de compra. Retirar não vai fazer diferença absolutamente nenhuma.

A única vantagem é uma possível venda do material posteriormente. Mas depois vais ficar com um botão que nada faz - a não ser que troques isso, mas já envolve custos.

A desmontagem a ideia que eu tenho é o que o sls disse ;)

Offline gclio

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Clio II Fase II Expression 1.2 75cv 16v 2003
« Responder #9 em: 30 de Outubro de 2012, 17:52 pm »
Lembrem-se que o AC não provoca tantas alergias e afins, se houver uma boa manutenção a nível de troca de filtros e limpeza do 'sistema'... :)
Falo isto também para a chofagem, e sou bastante sensível a estas coisas  :sad:
[img width= height=]http://img94.imageshack.us/img94/239/manel2.jpg[/img]
                 Podia viver sem o meu menino..podia! Mas não era o mesmo ronco!

Offline henriqe

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
« Responder #10 em: 30 de Outubro de 2012, 18:12 pm »
Exacto. Eu mudo os meus filtros a da 6 meses mesmo por isso. Tenho sinusite e essas tretas todas e nunca deixei de usar o AC. Agora é preciso saber usar e fazer a correcta manutenção. Em dias de muita humidade e não só, é óptimo nem que seja para desembaciar os vidros.

Offline metale

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 30 de Outubro de 2012, 18:19 pm »
Duvido que se vier a ter que vender, alguém olhe para os 400.000km (mais os km que faça entretanto) e torça antes o nariz ao facto de não ter o A/C.

Quanto à saúde, tenho a colecção toda das asmas, bronquites e afins. Simplesmente não uso, nenhum dos meus outros carros tem, e basta-me uns minutos numa sala de espera com A/C para ter que ir comprar coisas para a garganta.

Nem toda a gente tem as mesmas prioridades, nem toda a gente usa os carros da mesma forma. Eu gosto dos meus carros simples, leves e ágeis. Há quem só não coloque máquina de café no carro porque entre o leitor de dvd e a PS3 não cabe, e eu respeito isso. ;)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #12 em: 31 de Outubro de 2012, 02:55 am »
Se fosse eu que fizesse, anulava só a correia ao compressor, mas no teu caso, que queres aliviar peso, primeiro, mandava esvaziar o sistema do AC, e depois desmontava todo ou tudo que desse para desmontar do AC e depois vendia as peças, pois há muita gente a querer montar AC em carros que não tem, e pagavas os gastos com a desmontagem com isso, ficava a custo 0 ou até com lucro.
Só não entendo é uma coisa, se não querias o AC porque é que adquiriste um com AC? Porque não havia outra hipótese?

Offline metale

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #13 em: 31 de Outubro de 2012, 09:28 am »
Só não entendo é uma coisa, se não querias o AC porque é que adquiriste um com AC? Porque não havia outra hipótese?

O carro era do meu pai, foi nas mãos dele que fez desde os 190.000km aos 385.000km que tem agora. Decidiu trocar por um clio mais recente (2011 julgo), e pelo valor que lhe davam pela retoma, comprei-lho para o dia-a-dia do caminho para o trabalho, e para a minha esposa começar a conduzir mais (não gosta de carros grandes).

Assim sendo, não tive grande escolha em relação ao equipamento. E por um lado são muitos km, mas por outro lado como estava na família tenho acesso ao historial das manutenções, e sei que pelo menos até agora não tem dado problemas.

Quero ver se entretanto abro um tópico de apresentação (do carro), mas o facto de ainda não ter tirado nenhuma foto para colocar tem atrasado. De qualquer forma é um clio comercial branco, exemplos não faltam :)

Vou ver se o levo entretanto ao mecânico para verificar o estado dos braços de suspensão da frente e das ponteiras de direcção, porque sinto umas "ondulações", e como tenho que meter pneus breve queria deixar essa parte afinada (para depois não andar a comer pneus por causa de outros problemas).

Cumps

Offline dj-clark

• dCi 80cv + IC 100cv + Turbo KP39b (Toxicated By TM)
  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • dCi 65cv
  • Garagem : Clio 2 Ph2 5L dCi 65cv + Inj. 80cv + IC 100cv
« Responder #14 em: 31 de Outubro de 2012, 11:05 am »
Ora bem.
Já montei um AC num clio de 2004 e o que precisas para o tirar é:

Tirar a correia de acessórios e comprar uma para um carro igual sem AC.
Tirar alternador
Tirar compressor
Tirar Suporte de Alternador e Compressor
Arranjar um suporte apenas para alternador que é diferente
Tirar a caixa de motoventilador e arranjar uma sem o AC para ficar o serviço bem feito.
Por dentro não me parece que precises de mexer em nada.

Mas isto é uma loucura... lol O AC desligado não prende nada. Aliás, os que não tem AC tem igualmente uma polie ou lá o que é, do tamanho da do compressor para a correia dar a volta. No entanto, a correia é de tamanho diferente nos dois sistemas...