Autor Tópico: Rotações  (Lida 5529 vezes)

Offline mantixl

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio mk2 ph1 1.2
Rotações
« em: 08 de Dezembro de 2012, 22:12 pm »
Boas,

Li no tópico da embraiagem que meter marcha alta com velocidade baixa pode danificar partes da embraiagem. Neste sentido, fiquei com uma dúvida: tendo eu um carro a gasolina (clio2 ph1 1.2) a partir de quais rotações é que deverei aumentar a marcha? Normalmente mudo às 2700rpm mais coisa menos coisa.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Rotações
« Responder #1 em: 08 de Dezembro de 2012, 22:41 pm »
Acho que o que se quer dizer com isso, é ires a 20km/h com a 5ª metida, quando deverias estar a utilizar uma 3ª ou 4ª. Ou ires em 5ª e reduzires para 3ª , ou ires em 3ª e passares logo para a 5ª...

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #2 em: 09 de Dezembro de 2012, 17:31 pm »
Danificar a embraiagem não acredito. Agora que não faz muito bem à mesma é verdade. Se tens o carro em rotação alta e mudas rapidamente de mudança a embraiagem é que tem que lidar com a diferença entre a rodas a baixa rotação e o motor a alta..

De resto esquece isso faz parte do conjunto de tretas que tinhas-mos que fazer para poupar o carro. Se fosse fazer isso nem passava das 2000 rpm, não travava a fundo, poupava combustivel, etc...

Por exemplo, uma das coisas que devemos é, como disse andar abaixo das 2000. Para mim considero um erro visto mudar para rotações abaixo das 1500 cria muitas vibrações no motor a gasóleo... Mas que o pessoal aconselha é verdade..
O que poucas em combustivel gastas depois em apoios de motor..

Offline mantixl

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio mk2 ph1 1.2
« Responder #3 em: 11 de Dezembro de 2012, 21:52 pm »
"20km/h com a 5ª metida" nunca experimentei tal coisa, mas algo me diz para não o fazer x)
A única coisa do género que já me aconteceu, e por pura distração, foi arrancar em 2ª à entrada de uma rotunda, o carro parecia que estava a soltar a franga.

Desconhecia essa recomendação de andar abaixo das 2000 rotações.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #4 em: 11 de Dezembro de 2012, 23:06 pm »
Se for com um diesel ainda consegues arrancar em 2ª com um a gasolina é mais difícil.
Andar em 5ª a 20km/h também se consegue, é deixar o carro ir com a embalagem em 5ª, e deixa-lo ir sem acelerar.
Claro que se for em terreno plano, e o carro não vá a fazer esforço, até poupas combustível, é quase como ir desengatado, mas uma aceleradela mais brusca ou um esforço adicional é a embraiagem que sofre.

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #5 em: 12 de Dezembro de 2012, 01:16 am »
Procura essas asneiras de baixar a média e vais ver...

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #6 em: 12 de Dezembro de 2012, 08:09 am »
No meu 1.5dCi em plano consigo trocar de mudanças às 1500 sem qualquer vibração excepto para 5ª. Vai do carro.
Tens de perceber o que o conjunto necessita. Do que me lembro do meu 1.2, trocava por volta das 2000rpm sem contar com subidas. Vai testando e vendo se o carro responde imediatamente e se não vai em esforço ao trocares de marcha a X rotações.
No entanto, como o sls disse, é possível poupar combustível com uma mudança alta e uma velocidade menor, se o carro se deslocar por outras forças como a da gravidade sem tu acelerares.

Offline bre

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Campinas - Belas
« Responder #7 em: 12 de Dezembro de 2012, 11:09 am »
Não há nada como ouvir o som do motor a trabalhar, saber o que ele está a pedir... à uns anos atrás muitos dos pilotos de rally e não só usavam mudanças directas, claro está, conhecendo de olhos fechados a machine.

Mas hoje a tecnologia das caixas e dos motores é outra... Mas a malta das motos, muitos ainda praticam isso, meter e retirar mudanças sem embraiagem.
Renault Mégane Break 1.4cc 16V RXE de 95cv - 1999
Rui Vitorino

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #8 em: 12 de Dezembro de 2012, 13:21 pm »
Isso é outra história diferente... Isso ai são mudanças não sincronizadas. Tens que acertar a rotação do motor com a da caixa senão aquilo não entra.. Já conduzi uma bedford com uma caixa assim e garanto-te que não é pêra doce a principio..

Offline Kovinha

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
« Responder #9 em: 12 de Dezembro de 2012, 13:36 pm »
Eu pelo menos vou muito pelo trabalhar do motor e tambem já vai da experiencia que tenha no carro...

Eu so tenho o meu C2 desde Agosto e ja lhe conheço as manhas todas...Não existe uma rotação especifica para trocar a mudança, agora o que dizem muitas vezes é que se deve trocar de mudança antes do turbo esgotar, ou seja, se ele entra cerca das 1750rpm (como no meu TCe) e esgota por volta das 2400rpm, deves trocar um pouco antes...

Evitas desgaste dos apoios do motor e poupas algum cmbustivel...

Agora nos carros com turbo é mais facil de controlar devido ao impulso do turbo, reconheço...

Offline bre

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Campinas - Belas
« Responder #10 em: 12 de Dezembro de 2012, 23:55 pm »
Blurr,

Claro que é outra história apenas o referi porque há muita malta que se guia pelas rotações sem "ouvir" o motor.

Isto são manias minhas de andar a conduzir um Clio de 99 durante 11 anos, sem conta rotações...

Ainda assim e com mudanças sincronizadas desengata-se com facilidade sem embraiagem.

Renault Mégane Break 1.4cc 16V RXE de 95cv - 1999
Rui Vitorino

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #11 em: 13 de Dezembro de 2012, 00:27 am »
Com mudanças sincronizadas é facílimo por e tirar mudanças sem usar a embraiagem, agora num camião com caixas daquelas que é preciso fazer "duplas" não é pêra doce, mas com um pouco de prática até se consegue  :wink:

Offline zelitto

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 13 de Dezembro de 2012, 22:07 pm »
Boas esta deve ser a primeira vez que eu digo qualquer coisa que não é uma pergunta :P

Então é assim apesar de ser ligeiramente off-topic mas para dizer uma coisa importante a rotação não é as 2000 nem as 3000 nem as 1000. tudo depende da rotação onde o torque do motor é maior, como o torque é maior o esforço para o motor se manter ou até mesmo mudar de regime é menor.

Por isso se queres saber qual a rotação por volta da qual deves de andar para evitar esforços mecânicos e poupar gota deve de estar no manual de isntruções do teu carro o regime em que o torque é máximo.

(isto para carro stock... nada de lobos em pele de cordeiro)