Autor Tópico: Lisboa - Eléctrico 28  (Lida 5272 vezes)

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13926
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Lisboa - Eléctrico 28
« em: 19 de Dezembro de 2012, 09:25 am »
Apresento agora o relato de um passeio feito já há alguns meses.
Digamos que é um passeio diferente, o qual nunca tinha feito, mesmo já morando nos arredores de Lisboa há mais de 12 anos e de por lá ter estudado, nunca se proporcionou. Muito apreciado por turistas estrangeiros, pois permite ver uma parte da capital que nem sempre aparece em fotos ou guias turisticos. Tem o seu quê de pitoresco passar em alguns bairros antigos, com o seu comércio tradicional, as suas gentes e costumes. Apesar de muito famoso entre os turistas, serve essencialmente para as pessoas que moram nos locais onde ele passa, principalmente os idosos. Na parte inicial, entre o Martim Moniz e a Sé, nota-se uma grande degradação da maioria dos edificios, o que é pena.

Para começar, um pouco de história:

O eléctrico 28 que actualmente cobre o extenso percurso desde os Prazeres até à Graça (e ao Martim Moniz no seu itinerário mais longo) é o mais emblemático exemplar da rede de eléctricos da Carris em Lisboa. Desde a inauguração da linha em 1914, restrita a um trecho entre a Praça de Camões e a Estrela, que a sua rota já incluía algumas das mais belas passagens da cidade.

Ao longo das primeiras décadas do século passado, o "28" foi ampliando o seu trajecto pelas colinas de Lisboa, primeiro através de um prolongamento até à Estrela, em 1928, quando passou a ser conhecido com o nome de linha 28 Rossio-Estrela, e quatro anos mais tarde com a inclusão de mais um trecho até os Prazeres. Onze anos depois, surgia uma linha adicional, a 28 A, desde a Rua da Conceição até os Prazeres. É somente em 1973 que o Eléctrico 28 passa a cumprir o extenso percurso até a Graça, tornando-se um dos "ex-libris" da capital e atraindo um crescente número de turistas encantados pela habilidades dos condutores através das curvas apertadas e das ruas estreitas do bairro.

Em 1984, o trajecto é mais um vez aumentado, desde a Graça ao Martim Moniz, devido à eliminação de outras linhas e ao reforço do serviço com a linha 28 B, que fazia a rota Martim Moniz-Rua da Conceição, que mais tarde foi também prolongada até à Estrela. Cinco anos mais tarde é inaugurada a raquete na Praça de Camões, um tipo de términos circular onde o eléctrico não necessita de executar a manobra de inversão de
marcha, que também viria a ser instalada na Estrela e nos Prazeres, na Praça S. João Bosco.

Assim, os típicos carros bidirecionais da série "700", com potência de 90 cavalos (dois motores de 45 cavalos), travões manuais a ar comprimido, electromagnético e electropneumático, fabricados por Leito Maley & Taunton, continuam a circular pelas colinas de Lisboa, com a inconfundível pintura amarela e o constante tilintar da campainha.

Um verdadeiro eléctrico do desejo, o "28", mais do que um simples meio de transporte, é uma forma original de passear por Lisboa e conhecer a sua história. Até para quem aqui vive.

In Rotas & Destinos


O percurso está aqui: http://www.carris.pt/pt/electrico/28E/descendente/

Neste dia fiz o percurso a partir do Martim Moniz até aos Prazeres e como o cartão "Lisboa Viva" ainda dava, foi feito o percurso de volta ao local de partida.



















































































































































































































A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Lisboa - Eléctrico 28
« Responder #1 em: 19 de Dezembro de 2012, 10:50 am »
ora ai está algo diferente, boas fotos rui ;)

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13926
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Lisboa - Eléctrico 28
« Responder #2 em: 19 de Dezembro de 2012, 11:18 am »
Obrigado Artur.
Faltou referir que estas fotos foram tiradas no dia 29-03-2012.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline sHinta

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 975
  • Garagem : Clio II 1.2 16v
Re: Lisboa - Eléctrico 28
« Responder #3 em: 19 de Dezembro de 2012, 11:35 am »
Excelente report fotográfico da minha zona :P! Não viste os Sr. Carteiristas?
Renault clio I 1.2 | 94

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13926
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Lisboa - Eléctrico 28
« Responder #4 em: 19 de Dezembro de 2012, 11:39 am »
Houve um artista que me pareceu ser dessa profissão. Mas como o eléctrico ia com pouca gente, o gajo acabou por sair e entrou logo de seguida noutro. :laugh:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline sHinta

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 975
  • Garagem : Clio II 1.2 16v
Re: Lisboa - Eléctrico 28
« Responder #5 em: 19 de Dezembro de 2012, 11:57 am »
Bruxo! Queria sentir o calor da carteira  :laugh:
Renault clio I 1.2 | 94

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13393
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Lisboa - Eléctrico 28
« Responder #6 em: 19 de Dezembro de 2012, 11:58 am »
Fizeste algo que eu adorava fazer mas parece que nunca calha em mão :/
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13926
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Lisboa - Eléctrico 28
« Responder #7 em: 19 de Dezembro de 2012, 12:02 pm »
É apenas uma questão de pensares no imediato, que foi o que fiz. A malta saiu de casa sem destino certo e de repente vem a ideia "vamos dar uma volta no 28" e pronto.
A vantagem do 28 é que não precisas de marcar ou fazer reserva, o gajo tá sempre a circular. :laugh:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13393
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Lisboa - Eléctrico 28
« Responder #8 em: 19 de Dezembro de 2012, 13:13 pm »
Eu vejo-o quase todos os dias, sempre que vou para o hospital (são josé) está ele a passar á porta do metro :P
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Mensagens: 13316
  • Let's do this!
  • Garagem : Skoda, Yamaha, Seat, Nissan, Volvo
Re: Lisboa - Eléctrico 28
« Responder #9 em: 19 de Dezembro de 2012, 13:30 pm »
Tqmbém nuncq fiz esse passeio embora tenha alguma curiosidade.
Conheço é muitas partes do percurso e já o fiz de bicicleta num passeio organizado anualmente pelo instituto superior de ciencias policiais.

Bom report Rui e boas fotos :)

Offline Amilcar Rocha

  • Laguna 1.6 16V
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 867
  • Be cool :)
  • Garagem : Laguna I PHII 1.6 16V
Re: Lisboa - Eléctrico 28
« Responder #10 em: 26 de Março de 2013, 11:39 am »
Ja fiz este passeio e outros em Lisboa, é diferente e repara se em coisas que de carro e na nossa rotina diária não vemos.

Boas fotos :)

Offline zecmax

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sobralinho
  • Mensagens: 788
  • SPOOOOOOOOOORTING
  • Garagem : Renault Megane Sport Tourer Bose 1,5
Re: Lisboa - Eléctrico 28
« Responder #11 em: 27 de Março de 2013, 15:11 pm »
Turista... :afro: :afro: :afro: